Mandarim


Curiosidades:

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias

Significado de Mandarim

Era um título que se dava a altos funcionários públicos, na antiga China.

Também é chamado de Mandarim o idioma oficial da China e de Taiwan e uma das quatro línguas oficiais de Singapura.

Referencias do personagem:

1- Genghis Khan – Foi um imperador mongol, grande conquistador e estrategista. Conseguiu a façanha de ter o maior império da história.

2- Fu Manchu

É um personagem fictício do escritor inglês Sax Rohmer. É o arquétipo do gênio do crime com diversos estereótipos ocidentais sobre os chineses: misteriosos, traiçoeiros, ardilosos, com um gosto particular por ciências obscuras, torturas e venenos e, o principal: O famoso bigode de Fu Manchu.

Outros personagens no mesmo estereótipo do Fu Manchu são o Garra Amarela e o pai de Shang Chi (que era chamado de Fu Manchu antes da Marvel perder os direitos do nome)

Anti-comunismo

Nas histórias dos anos 60 do Homem de Ferro, era muito comum vermos vilões russos e asiáticos já que eram atuais inimigos políticos dos EUA. Os vilões geralmente eram quase sempre retratados como terroristas loucos e megalomaníacos.

Porém, no caso do Mandarim, foi um pouco diferente pois o vilão também é contra a política comunista chinesa.

ERRO: Chines que luta karatê?

Logo na primeira edição do vilão, que é chinês, dá um golpe de Karatê (arte marcial japonesa).

Como esse tipo de personagem na época era totalmente baseado em estereótipos, imagino que o mais correto seria ele lutar Kung Fu (Wushu), que é uma arte chinesa.

Ok Stan Lee, em 1964 as artes marciais asiáticas estavam apenas começando a aparecer na cultura pop, então nós te daremos uma colher de chá mas não foi em uma e nem em duas histórias antigas que o Mandarim cita que luta karatê…


Capa editada 

O desenho original desta capa o Mandarim tinha unhas compridas mas porque será que na capa final retiraram as unhas ?

 

linha protoc

Estilista fail

É um personagem que nunca conseguiu ter um uniforme realmente icônico. Apenas uma bela sequencia de trajes de mau gosto.


A Teoria dos Anéis

Mesmo sem aparecer no primeiro filme do Homem de Ferro, Mandarim é lembrando em algumas referencias. Como o grupo terrorista chamado 10 aneis.

Além disso, uma interessante teoria levantada pelo do blog Quartier é que todos os personagens em posição de poder possuem anéis.



17 comentários sobre “Mandarim

  1. Pô, perderam a chacne de fazer uma charada Senhor dos Anies XD.

  2. Homem de Ferro 3
    Diferença com os Quadrinhos: NÃO É O MANDARIM!

  3. O nome correto é anel rearranjador de matéria e não anel reorganizador.

  4. Legal, mas hoje em dia tosco.

  5. Na vdd, ta faltando na parte Outras mídias q na vdd o Mandarim é o cara com poder de calor lá

  6. Na boa, os visual do Mandarim no Armored Adventures é o melhor. Queria que fosse assim no filme… e que o vilão realmente existisse =/

  7. ♫Gene Khan, tira onda é humorista de Stand up..♪

    ….mas também o mandarim…♫

  8. Como ele conseguiu se vestir tão mal durante o tempo dele como super vilão ( /’^’)/

  9. Podem acrescentar, que teve um curta metragem – spinn off (acho que é assim), do Homem de Ferro 3, Mostrando o falso “Mandarim” na prisão, e foi reveladoque o MANDARIM realmente existe, e o uso de seu nome o irritou…
    Se não me engano o nome do curta é “All Hail to the King”

  10. Agora, confirmado no filme do Shang-Chi como Wenwu, seu pai, sendo Mandarim um dos nomes usado por ele.

  11. Na primeira aparição está escrito 1864, não seria 1964?

  12. No filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, a origem do Mandarim é revelada, seu nome é Xu Wenwu, há 1000 anos, ele era um conquistador que encontrou 10 anéis místicos (inspirado em anéis de ferro usado em treinamentos em artes marcias chinesas como Hung Gar e que se parecem com argolas). Ele ganhou poderes como soltar energia e a imortalidade, ele deu o nome de seu exército/organização de Dez Anéis, na década de 90, ele conseguiu invadir Ta Lo, mas se apaixonou pela guardiã de Ta Lo, Ying Li, abandonando tanto os anéis, quando a organização, tendo dois filhos Xu Shang-Chi e Xu Xialing, mas tudo muda, quando o a triad Iron Gang mata Ying Li, ele volta a usar os anéis e refaz a organização (que agora se parece com uma triad e um clã ninja), ele coloca o Mercador da Morte para treinar o Shang-Chi, ele manda Shang-Chi matar o líder da Iron Gang, horrorisado por ter cometido um assassinato, Shang-Chi foge pros Estados Unidos, adotando o nome Shaun, Xu Xialing foi impedida de treinar, mas aprendeu sozinha a dominar o dado e a corda, ela também foge e cria um clube de lutas clandestinas em Macau, o Golden Daggers Club (uma alusão a seita Golden Daggers que a Fah Lo Suee/Zheng Bao Yu teve nos quadrinhos), acreditando que sua esposa estava viva, Wenwu tenta voltar a Ta Lo e sequestra os filhos, afirmando que sempre soube onde eles estavam:

    https://marvelcinematicuniverse.fandom.com/wiki/Xu_Wenwu

    https://en.wikipedia.org/wiki/Wenwu

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.