Elixir

by

Info/ Curiosidades

Elixir – Nunzio DeFilippis e Christina Weir
Primeira Aparição: New Mutants Vol.2 #5 (2003)
Nome: Joshua “Josh” Foley
Outros Nomes:
Nacionalidade: Estadunidense (Flushing, Queens, NY, EUA) Terra 616
Raça: Mutante (Nível Ômega segundo o Fera)
Status: Ativo

Poderes Mutantes:

  • Biomanipulação

–  Toque curativo quando sua pela está dourada podendo reconstruir tecidos, músculos, órgãos vitais, etc;
–  Toque destrutivo quando sua pele está negra; podendo decompor, gerar queimaduras, tumores, etc;
– Manipular elementos orgânicos em geral.

Equipamentos:
Habilidades:
Todos os conhecimentos de genética, medicina e biologia humana ou mutante do Fera.

Características Psicológicas:
Características Físicas:
– anteriormente: loiro, porte físico de um adolescente normal
– Com poder: Pele dourada / Pele negra

Afiliações: Carniceiros, Academia X – Novos Mutantes (2), Novos X-Men, X-Force

Base de Operações: Instituto Xavier, Ilha Utopia

Ocupação: Estudante

Parentes Conhecidos:
Pai – Howard Foley
Mãe – Grace Foley
>>Dois irmãos mais novos – nome não revelados

Guardiã legal – Danielle Moonstar (Miragem)

Relacionamentos:
Feromona, Lupina, Loa

Biografia (Atualização em verde)

1- Inicio: Josh era aquele garoto popular que caçoava dos esquisitos, principalmente de mutantes. Se afilia a uma nova versão dos Carniceiros, grupo de ciborgues arruaceiros liderados por Donald Pierce que alimentam idéias anti-mutantes. Josh resolve colaborar mas nega a por os implantes biônicos. No meio de sua primeira missão ele descobre que é mutante ao usar seu poder curativo tocando em um colega ferido.
Durante a missão Pierce fere mortalmente Laurie Collins (futuramente conhecida como Feromona), Josh resolve salva-la com seu dom da cura, assumindo a todos seu poder mutante.

2- Academia X: É convidado por Danielle Moonstar a estudar no Instituto Xavier, ele nega. Mas sente o preconceito na pele ao ver que seus grandes amigos e sua família o rejeitaram ao descobrir que era mutante. E repensa na proposta.

Já no instituto, foi humilhado ainda mais quando seus pais deram a custódia dele ao instituto. Sensibilizada por Josh , Dani Moonstar assinou os papéis e aceitou ser sua guardiã legal, bem como sua conselheira na escola. Divide o quarto com David Alleyne (o Prodígio) que o odeia, porém aos poucos viram grandes amigos. Inicialmente ele era amigo de Julian Keller (Satânico) e dos demais membros da turma, mas após o incidente onde ele acordou Magma do coma e quase incinerou a ala médica, ambos ficaram em detenção, foi quando sua amizade começou a estremecer, isso porque Julian falou que Josh havia sido membro da “Última esperança da Humanidade” e que haviam sido eles que tinham atacado Magma.
Quando Rahne (Lupina) retornou à escola, Josh ficou atraído por ela e ajudou trazer Noriko Ashida à mansão. Consegui fazer com que Rahne voltasse a utilizar seus poderes mutantes, sem conseguir controlar seu impulso ela o atacou violentamente, e ele só foi salvo graças a Laurie, a Feromona. Foi ressuscitado graças aos choque de Noriko, e ao tentar curar-se algo estranho aconteceu: Sua pele se tornou dourada! Rahne virou instrutora da esquadrão dos Paragões.
Laurie e Josh iniciaram um namoro, entretanto, Joshua se encontrava as escondidas com Rahne. Kevin (Decompositor) que também era apaixonado por Laurie, descobriu o relacionamento de Josh com a instrutora Rahne, contando tudo a Laurie, que terminou com Josh. Além de ser desprezado por seus colegas após esse incidente, Rhane pediu demissão como instrutora do Instituto e foi trabalhar na X-Factor Investigações. Laurie, para tentar causar ciumes em Josh, usa seus poderes em David Alleyne para ele a beijar.

Elixir não conseguiu salvar o Estrela Polar (instrutor do Esquadrão Alfa) que estava gravemente ferido por um ataque do Wolverine.

3- Novos X-Men: Após o Dia-M, Josh consegue manter seus poderes mas o mesmo não acontece com a maioria dos estudantes, somente 27 dos 182 estudantes registrados no Instituto mantiveram seus poderes. Com a quantidade reduzida de alunos, não havia mais necessidades de tantos esquadrões, então foi promovido um batalha entre os estudantes ainda com poderes ativos para saber quem ia se tornar um Novo X-Men. Josh consegue entrar para a equipe.
Colossus comenta que Josh poderia utilizar melhor seus poderes, e até de forma defensiva, mas curiosamente teve uma sequencia de insucessos na utilização do poder justo quando mais precisava:
Photobucket
Tentou curar o braço de sua ex, Feromona que foi deteriorado acidentalmente por Decompositor que tinha achado que tinha perdido os poderes; Também não conseguiu ajudar os estudantes que tinham perdido seus poderes e foram mortos pelos Purificadores e, para piorar, Laurie é morta com um tiro na cabeça na frente dele, também pelos purificadores, e Josh novamente não soube fazer nada.
Josh tentou matar um deles mas foi contido por Wolverine, embora Josh tenha invertido seu poder pela primeira vez e causado lesões e bolhas em Logan. Ao encontrar Stryker, o líder dos purificadores, sua pele dourada tornou-se toda preta, revertendo novamente seu poder, e o matou com o toque. Depois de tanta tragédia, entrou em um estado quase-catatônico. Ao se recuperar, tentou levar uma vida mais zen e ter mais controle de seu poder.

Quando a Mansão é atacada por Hulk, Elixir usa o seu toque da morte novamente mas causa apenas algumas bolhas em Hulk.

Para ter um melhor controle, Elixir estava estudando sobre anatomia quando Anole diz que um X-Man não aprendia estudando. Sem que Fera percebesse, as irmãs Stepfords compartilham mentalmente com o Elixir todos os conhecimentos de genética, medicina e biologia dele. Logo depois, elixir recupera a visão de David Alleyne que nunca mais precisará usar óculos. Logo, depois, Elixir ajuda David Alleyne novamente, quando teve o coração arrancado por Belasco, Elixir reconstrói o coração inteiro, utilizando os conhecimentos absorvidos do Fera antes mesmo de ocorrer algum dano cerebral em Alleyne.

Após salvar a vida de seu amigo, começou a meditar seriamente sobre seu dom da vida e da morte e a se excluir de todos.

3.1- Complexo de Messias: Elixir não quis ir com os Novos X-Men para Washington enfrentar os Purificadores afirmando que iria matar todos se fosse, e não queria isso. E assim ficou na mansão que foi destruída pelos Sentinelas, com o ataque, uma parede caiu por cima dele deixando-o em coma. Não podendo usar seus dons de curandeiro para salvar Satânico que voltou da missão contra os Purificadores gravemente ferido pela Lady Letal.

4- X-Force: Foi chamado para curar Lupina, e retirou a heroína que os Purificadores injetaram nela, além de regenerar seu joelho machucado pela bala de Matthew Risman, mas quando ela acordou ela o nocauteou e arrancou as asas de Anjo, quando ele tentou regenerar as asas de Warren não conseguiu, pois elas não eram orgânicas.

Depois do ataque aos Purificadores, Elixir sabendo da X-Force se amedrontar ao ouvir X-23 dizer que o único recurso tático de Ciclope seria matá-lo, ele e os membros da X-Force vão assistir um teste de como Lupina reagiria ao ver Anjo, ela enlouquece e parte para cima dele, mas eles estavam separados por uma parede de vidro, Anjo se torna Arcanjo e quebra a parede, Ciclope o manda longe e Elixir usa seus poderes para fazer Rahne dormir e a leva para um local seguro, logo depois, as Cucos estão no Ninho do Anjo a pedido de Elixir que queria se esquecer do que sabia sobre X-Force, mas acaba resolvido que ele se alie ao time. Quando a X-Force foi capturar o Vanisher, ele vai se teletransportando por todos os seus esconderijos no Japão, onde em cada um tinha um X-man pronto para ferí-lo, ao chegar no quarto e último esconderijo, Elixir cura todos os ferimentos causados por Arcanjo, X-23 e Wolverine além de fazer um tumor inoperável no cérebro de Vanisher, assim o obrigando a ajudar a X-Force.

4.1- Guerra de Messias:

5- Necrosha: 

A X-Force foi para Genosha para tirar Selene e seu círculo ínterno . Em Genosha, Elixir enfrentou Decompositor em uma luta até a morte. Decompositor exclamou que ele mataria Josh por não proteger Laurie, que só o próprio Kevin poderia tê-la salvo e ele foi o único a amá-la. Elixir mudou para sua forma negra, disse Kevin ele sempre amou Laurie, então reverteu os efeitos do Decompositor, transformando Kevin pó.

Elixir foi transferido para Utopia onde esteve sob os cuidados do Dr. Nemesis. Lá, ele foi revivido pela deusa nórdica da morte Hela, a pedido de Hrimhari, para que ele pudesse salvar Lupina e sua criança que estava pra nascer. Elixir foi capaz de salvá-la, transferindo algum do poder de seu bebê para fortalecer o corpo de Lupina para suportar o embrião Asgarniano crescendo dentro dela.

Citações:

Edições Importantes:
. Primeira aparição – New Mutants Vol.2 #5 (2003) No Brasil- ??

Quer acrescentar alguma informação? Encontrou algum erro? Dúvidas? Comente:

Anúncios

Páginas 1 2

Tags:

22 Respostas to “Elixir”

  1. Gean Frank Says:

    Sobre os mutantes Ômegas, esqueceram de colocar o Apocalipse. Na saga Massacre, quando Cable se une à En Sabar Nur para resgatar Franklin Richards, o vigia faz uma referencia aos dois: “O Ômega e o Alfa juntos. É na hora do desespero que alianças incomuns são feitas” ou foi algo parecido que o Vigia falou. Mas se referiu aos dois como Alfa e Ômega sim.

  2. bolivartrask Says:

    Olá Gean Frank, eu acho que o Vigia não estava se referindo as classificações mutantes não. Primeiro pq na época ainda não tinham inventando esse papo de classe ômega, só inventaram isso depois.
    E segundo que Alfa é a primeira letra do alfabeto grego, enquanto ômega é a última, e (dentre outros significados) simbolizam o início e o fim de tudo. Acho que é mais nesse sentido que ele tava querendo dizer.

    []’s

  3. Samuel Guthrie Says:

    Poderia citar agora na parte de Complexo de Messias, que ele não quis ir com o Novos X-Men para Washington afirmando que iria matar todos os purificadores, e não queria isso. Ficando na mansão que foi destruída pelos Sentinelas uma parede caiu por cima dele e ele ficou em coma, não podendo usar seus dons de curandeiro para salvar Satânico.
    E depois em X-Force que ele foi chamado para curar Lupina, e retirou a heroína que os Purificadores injetaram nela, além de regenerar seu joelho machucado pela bala de Matthew Risman, e que quando ela acordou ela o nocauteou e arrancou as asas de Anjo, quando ele tentou regenerar as asas de Warren não conseguiu, pois elas não eram orgânicas.

  4. Samuel Says:

    Ah, e em relacionamentos coloca a Loa, eles ficaram na época dos Novos X-Men e em X-Force ele e Laura comentam sobre esse envolvimento.

    E mais de biografia:

    Depois do ataque aos Purificadores, Elixir sabendo da X-Force se amedontra ao ouvir X-23 dizer que o único recurso tático de Ciclope seria matá-lo, ele e os membros da X-Force vão assistir um teste de como Lupina reagiria ao ver Anjo, ela enlouquece e parte para cima dele, mas eles estavam separados por uma parede de vidro, Anjo se torna Arcanjo e quebra a parede, Ciclope o manda longe e Elixir usa seus poderes para fazer Rahne dormir e a leva para um local seguro, logo depois, as Cucos estão no Ninho do Anjo a pedido de Elixir que queria se esquecer do que sabia sobre X-Force, mas acaba resolvido que ele se alie ao time.
    Quando a X-Force foi capturar o Vanisher, ele vai se teletransportando por todos os seus esconderijos no Japão, onde em cada um tinha um X-Man pronto para ferí-lo, ao chegar no quarto e último esconderijo, Elixir cura todos os ferimentos causados por Arcanjo, X-23 e Wolverine além de fazer um tumor inoperável no cérebro de Vanisher, assim o obrigando a ajudar a X-Force.

  5. Jackson Says:

    O Nome correto é Biocinese, significa a mesma coisa, sendo que o nome correto é este. Bio manipulação seria a mistura de duas linguas, Bio é vida e Cinese (Kinesys) é controle.

  6. Pedro Guevara Says:

    Quem te disse que o termo “cinético” significa controle? Na verdade, significa movimento, meu caro. Telecinésia por exemplo, significa “Movimento da Mente”. Afinal, com este poder é possível mover objetos com um pensamento.

    O poder de Gambit é outro exemplo. Ele energiza objetos com energia cinética, assim ele aumenta o movimento e velocidade dos objetos, e o impacto dos objetos se torna explosivo com o acréscimo de energia dado por Gambit.

    Quem já assistiu alguma aula de Física em sua vida, sabe que energia cinética é referente ao campo da Mecânica, ou seja, movimento.

    • Jackson Says:

      Não, isso q vc está dizendo é energia Sinética q é diferente da palavra Cinese q em latim em controle.
      Pirocinese não significa Movimento do fogo
      Hidrocinese tbm não
      Aerocinese, Geocinese, Biocinese, Umbracinese, Fotocinese, Fitocinese ou Klorocinese, Chronocinese, Magnetocinese, Eletrocinese e Psicocinese não são: Movimento do ar, Movimento da terra, da vida, da sombra, da luz, da planta, do tempo, de compos de força eletromagneticos, de eletricidade, e movimento mental.

  7. Pedro Guevara Says:

    É mesmo? Procure então o significado da palavra Cinético e verá que eu tenho a razão.

    A palavra que você mencionou, Sinética, na verdade é referente a Sinetia, que significa apatia fisiológica por um medicamento, causada pela sua ingestão habitual.

    Agora se você procurar pelo significado de Cinético nos bons dicionários, você verá que a palavra é referente a movimento, não a controle. Então eu diria que não estou equivocado.

    Cinético
    Significado de Cinético
    adj. Relativo ao movimento.
    Arte cinética, forma de arte contemporânea proveniente da abstração e fundada sobre o caráter mutável da obra, seu movimento aparente ou real.
    Energia cinética, energia de um corpo em movimento. (Para um sólido em movimento de translação, a energia cinética é a metade do produto de sua massa pelo quadrado de sua velocidade.)

  8. Bruno Mello Says:

    Uma pras curiosidades:

    A Pedra Filosofal, objeto de desejo dos alquimistas, teoricamente seria capaz de transformar metais inferiores em [b]ouro[/b], além de ser um dos sintetizadores do [b]Elixir[/b] da Longa Vida, também conhecido como ouro potável.

    Segundo os alquimistas europeus, o elixir poderia prolongar a vida somente até que um acidente os matasse, ou seja, não é um elixir da imortalidade.

    Johann Conrad Dippel teria elaborado um óleo animal, chamado de Óleo de Dippel, que, alguns acreditam que seria o Elixir da Longa Vida. Uma destacada lenda urbana diz que o cientista Isaac Newton criou e bebeu essa poção, mas em vez de proporcionar-lhe a vida eterna, proporcionou-lhe a [b]morte[/b].

    Coincidências, ou será que a personagem foi realmente inspirada nessas ideias?

  9. bolivartrask Says:

    Deve ter sido inspirado nao.. ja que ele foi adquirindo essas 3 caracteristicas (a cor dourada, o nome Elixir, e o toque da morte) em períodos diferentes e com escritores diferentes (Nunzio DeFilippis e Kyle/Yost).
    Mas fica como curiosidade.

    Sobre a discussão antiga de Biocinese e tal.. o melhor é usar os termos aplicados pela editora. por mais pseudo-científico que eles porventura possam ser.

  10. Bruno Mello Says:

    Sim, não digo que inspirou a criação da personagen, mas sim os conceitos que surgiram depois e de certa forma o moldaram.

    Mas valeu.

  11. bolivartrask Says:

    Mas a parte da morte que eu acho bem forçada rssrrs
    Kyle/Yost pensarem em um toque destrutivo faz todo sentido por gerar dualidade.. toque que cura / toque que destroi (tanto que já tinham pensado nisso muito tempo antes, o Xian de X-Men 2099 tinha poderes semelhantes)

    Se for reparar, os Novos mutantes de Nunzio DePhillips não tinham poderes muito ofensivos (exceto faisca mas que não usava tanto de forma ofensiva na época) predominava mais os “poderes brancos”, acho que a mudança foi mais no processo dos escritores substitutos de deixarem os personagens mais mothafocas

    Uma coisa interessante de ressaltar é que, com esse upgrade no Elixir, o Decompositor perdia um pouco sua razão de existir la na mansão X.

  12. Bruno Mello Says:

    Verdade.

    Mas você lembra que mesmo no começo, os poderes do Elixir não eram tratados simplesmente como “cura”, até porque o conceito por tras deles, é a manipulação biológica da matéria orgânica.

    Lembra de uma edição da Novos Mutantes, que eles estavam treinando na sala de perigo, e o Elixir usou os poderes pra afetar uma gosma orgânica?Ele retardou a propagação da gosma ou coisa parecida.

    E com esse conceito, era questão de tempo pros carnineiros Kyle e Yost se tocaquem que, se ele podia manipular a estrutura biologica da matéria pra curar…ele também poderia matar ou causar doenças, como o tumor no cérebro do Vanisher. E o lance do dourado/negro é so pra deixar as coisas mais metafóricas e faceis de compreender, eu acho.

    Bom ja falei demais XD

    Nem precisa postar o lance da morte que realmente é meio forçado…mas o lance da Pedra Filosofal e do Elixir da Longa Vida eu acho bacana e bem provável… lembrando que esse elixir além de ser dourado, era dito como a “cura universal’, por mais de uma cultura.

    Abraço.

  13. bolivartrask Says:

    Isso aí Bruno, atualizei agora com a sua curiosidade.
    Melhorei a definição dos poderes tb.. Vê se ficou melhor assim.

  14. Nexxys Says:

    Vale constar também que ele apenas não conseguiu curar o braço da Feromona pelo fato de ele(o braço) já estar “morto” e decomposto, não por falta de habilidade.

  15. rafa Says:

    tenho uma revista da dinastia M em que ele,mesmo na pele dourada,ao tocar na faísca,consegue fazer com que o sangue dela rompa os vasos sanguineos e inundasse os pulmões…
    a explicação foi só que ele aumentou demais o metabolismo dela

  16. Raimundo Says:

    Cara,sei não,mas na mini série X-Force: Seox e Violência,ele aparece curando Dominó.Que eu saiba isso acontece depois de Segundo Advento,por tanto depois de X-Necrosha.

  17. Caio Ribeiro Says:

    Podiam atualizar as fotos dele e do Hellion com um traço melhor e mais característico…

  18. Rafael Mianes Vargas Says:

    o poder do elixir de toque da cura pode ser usado nele mesmo? seria correto dizer que ele seria imortal então?

  19. Ronimar Gonçalves Says:

    Necrosha

    Elixir foi transferido para Utopia enfermaria sob os cuidados do Dr. Nemesis. Lá, ele foi revivido pela deusa nórdica da morte Hela, a pedido de Hrimhari, para que ele pudesse salvar Lupina e sua criança que esta pra nascer. Elixir foi capaz de salvá-la, transferindo algum do poder de seu bebê para fortalecer o corpo de Lupina (a limites indefinidos) para suportar o embrião Asgarniano crescendo dentro dela.

    Após a reunião com sua equipe, X-Force foi para Genosha para tirar Selene e seu círculo íntimo . Em Genosha, Elixir enfrentou Decompositor em uma luta até a morte. Decompositor exclamou que ele mataria Josh por não proteger Laurie, que só o próprio Kevin poderia tê-la salvo e ele foi o único a amá-la. Elixir mudou para sua forma negra, disse Kevin ele sempre amou Laurie, então reverteu os efeitos do Decompositor, transformando Kevin pó.

    Elixir sair do time, citando a dificuldade na mudança de sua forma negra. Elixir optou por ficar em Genosha, cura e enterrar os cadáveres deixados por Selene e seu círculo interno, mas descobrem que ele não podia curar mais.

    Elixir aparentemente não tomou qualquer parte durante a Segunda Vinda, o Cisma ou o conflito entre Vingadores vs X-Men , e não se matriculou em qualquer equipe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: