Amanda Sefton

by

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias


Amanda Sefton – Chris Claremont e Dave Cockrum
Primeira Aparição: Uncanny X-Men #98 (1976)
Nome:
Jimaine Szardos (Nome original)
Outros Nomes: Errante, Magia (II)
Nacionalidade: Alemã (Baviera, Alemanha) Terra 616
Raça: Humana
Status: Desconhecido

Poderes:

  • Feiticeira do Caminho Tortuoso

– Conjurar encantamentos: Metamorfose, teleporte, encantamentos, escudos místicos, rajadas de força mística, hipnotismo e a manipulação de outras forças mágicas
– Os poderes do Caminho Tortuoso são instáveis, crescendo e minguando dependendo do período

Outros Poderes:

Equipamentos:
– Espada espiritual: capaz de desfazer qualquer magia ou encantamento e gerir ou matar seres sobrenaturais passando sobre a criatura como se fosse intangível.
Para tudo que não for mágico ou sobrenatural, a espada se comporta como uma espada normal.
Poucas pessoas conseguem empunhar a espada. Entre elas: Illyana, Lince Negra

– Armadura Mística

Habilidades:

Características Psicológicas:

Características Físicas: Loira

Outras Características: Cultura cigana

Afiliações: Ilha Muir, Excalibur, Limbo

Base de Operações: Ilha Muir, Limbo

Ocupação: ex-Trapezista, ex-comissária de bordo

Parentes Conhecidos:
Mãe – Margali Szardos
>> Irmão (morto) – Stefan Szardos
>> Irmão adotivo – Kurt Wagner (Noturno)

Relacionamentos: Noturno

Biografia:
1-Origem: Jimaine Szardos é filha da feiticeira Margali Szardos, que também adotou Kurt Wagner, o futuro x-man conhecido como Noturno. Crescendo no circo de sua mãe, eles foram treinados no trapézio e aos poucos se apaixonaram. Quando Kurt decidiu abandonar o circo para explorar o mundo exterior, Jimaine quis acompanhá-lo, mas Margali revelou que as mulheres de sua família eram feiticeiras do Caminho Tortuoso e a responsabilidade de Jimaine seria um dia empunhar a Espada Espiritual.

Jimaine não se importava nem um pouco com a feitiçaria e ainda estava decidida a ir com Kurt, mas na tarde em que partiriam, Margali, disfarçada como o demônio Belasco, matou a artista que tomaria o lugar de Jimaine no show. Acreditando que, na verdade, ela era o alvo do “demônio”, Jimaine decidiu ficar com sua mãe e lapidar suas habilidades mágicas.

2-Amanda Sefton: Posteriormente, mãe e filha abismaram-se com a revelação de que Kurt executara Stefan, o irmão mais velho de Jimaine que deixara o circo em um momento anterior. Enquanto Margali preparava uma terrível vingança, Jimaine não conseguia acreditar que Kurt fosse um assassino. Ela mudou seu nome para Amanda Sefton e tornou-se uma comissária de bordo de uma companhia aérea. Misticamente evitando que Kurt reconhecesse seu rosto, ela começou a se encontrar com ele pouco após ele unir-se aos X-Men.

Em ambas as vezes que Arcade seqüestrou amigos e familiares dos X-Men para que os heróis participassem de seus jogos macabros no Mundo do Crime, Amanda estava entre os cativos, mas foi resgatada sã e salva.
Um dia, Margali voltou para vingar o assassinato de seu filho Stefan e colocou Noturno em um inferno ilusório que havia criado, baseado no Inferno de Dante. Com a ajuda do Doutor Estranho, os X-Men seguiram-no e, quando eles finalmente alcançaram o último círculo do inferno, Jimaine materializou-se e apontou o caminho até Margali. Ela falou em nome de Kurt e, com o Olho de Agamotto do Doutor Estranho, Noturno pôde provar que Stefan tornara-se um assassino serial. Tentando pará-lo, ele o matou acidentalmente. Margali perdoou-o e deixou-os, enquanto Jimaine revelava que estivera com Kurt o tempo todo, na forma de Amanda Sefton.

Como namorada de Noturno, Amanda ocasionalmente se encontrava lutando entre os X-Men durante suas missões. Ela ajudou a combater o Clube do Inferno, a Irmandade de Mística e também participou da Guerra dos Espectros.

Não foi somente aos X-Men que Amanda uniu-se em batalhas. Quando se soube que Clea, a aprendiz do Doutor Estranho o deixara e que ele estava procurando uma nova pupila, Margali enviou Amanda para treinar sob orientação do Mago Supremo, e ela foi uma dos muitos místicos a pedir para trabalhar com Estranho.

Contudo, ele não estava procurando um novo discípulo, e depois que ele enfrentou Margali (que chamava a si mesma de Maga Suprema) e venceu, Amanda uniu-se ao Doutor Estranho para descobrir quem espalhara a notícia da partida de Cléa.

Vendo quão acirrada era a competição entre os magos, Amanda prometeu a Kurt nunca mais praticar magia, conforme ela achou melhor. Todavia, quando ela sentiu que alguma coisa aconteceu ao espaço, Amanda quebrou sua promessa e começou a buscar uma razão para isso. Noturno estava usando seus poderes para saber o que estava acontecendo e de onde vinha aquela sensação, ele disse a ela para certificar-se de que estava sendo cuidadosa. Amanda avisou Kurt que havia um encantamento transdimensional ao redor de seu apartamento, mas antes que pudesse dizer a ele para não se teleportar, Kurt o fez e acabou em outra dimensão, Crystallium, onde encontrou Crystar, o Guerreiro Cristalino. Enquanto Kurt aventurava-se com ele nesse novo mundo, Amanda preocupava-se com o paradeiro de seu namorado. Porém, horas depois, Kurt estava apto a teleportar-se de volta à Terra, trazendo um presente para Amanda — as jóias que Ika de Crystallium usava.

Mais tarde, depois que os X-Men encontraram o Beyonder, as crenças religiosas de Noturno foram estilhaçadas. Querendo ficar sozinho, ele discutiu com Amanda e depois que a insultou, acusando-a de usar seus poderes mágicos para fazer com que ele a amasse, ela deixou Kurt. Uma coisa que sempre foi um empecilho entre a relação dos dois foi que ela é muito fechada e Kurt exige franqueza. Logo em seguida, ela arrependeu-se dessa decisão e tentou contatá-lo pelo telefone, mas naquele momento os X-Men haviam viajado para São Francisco.

3- Ilha Muir:Muitos meses depois, Amanda ouviu que Noturno havia ressurgido no grupo britânico Excalibur e ela decidiu fazer as pazes, mas não os encontraram quando foi até farol onde a equipe se reunia. No lugar deles, ela encontrou a Brigadeiro Alysande Stuart, uma amiga do grupo.
Juntas, as duas mulheres viajaram para a Ilha Muir para questionar Moira sobre o paradeiro da equipe, mas quando chegaram à ilha, encontraram-se sob ataque dos Carniceiros. Amanda salvou Banshee, que havia sido baleado, de afogar-se no oceano, ela se transformou numa criatura marítima, o resgatou no mar e o teleportou para o laboratório de Moira. Ela concordou em ajudar contra os ciborgues de Donald Pierce com seus poderes mágicos até a retirada dos Carniceiros, embora o incidente também tenha mostrado as limitações de seus poderes. Quando tentou conjurar uniformes “X” para as pessoas presentes, ela falhou completamente, e os ciborgues foram apenas parcialmente afetados por seus feitiços, devido ao ferro em suas próteses mecânicas, contrapondo-se à sua magia.

Em seguida, Amanda, como os outros moradores da Ilha Muir, sucumbiu ao controle mental do Rei das Sombras e permaneceu assim por muitas semanas. Até que Charles Xavier, os X-Men e o X-Factor derrotaram o Rei das Sombras durante a Saga da Ilha Muir. Aparentemente, Amanda deixou a ilha após se libertar do domínio do vilão.

4- Excalibur: Muito tempo depois, Noturno chamou sua ex-namorada Amanda Sefton para auxiliar o Excalibur com suas habilidades mágicas. Familiarizada como o problema em questão, fez o melhor que pôde para ajudar Meggan e Rachel Summers a resgatar um Capitão Britania perdido no fluxo temporal, mas, ao fazerem contato, conseguiram apenas trocar Brian por Rachel, que em seu lugar, entrou no fluxo temporal para emergir em algum futuro distante.

Após esse incidente, Kurt e Amanda viajaram para a Alemanha, onde sua mãe Margali fora capturada por Desespero. Kurt se questionava como uma feiticeira tão poderosa poderia ser aprisionada contra sua vontade. Errante explicou que o Caminho Tortuoso não era apenas uma disciplina mística, mas também uma jornada com altos e baixos. Na época, Margali estava em um ponto baixo e sem poderes ou então Desespero nunca a teria derrotado.
De volta à Ilha Muir, Amanda foi a única que reconheceu que o cientista Rory Campbell era o homem destinado a se tornara o caçador de mutantes do futuro, A-hab, mas ela prometeu a ele manter segredo e ofereceu-se para estar lá quando surgisse necessidade.

Depois do Excalibur ter sido atacado por feiticeiros adversários que tentavam adquirir a Espada Espiritual da falecida Illyana Rasputin, Amanda convenceu Lince Negra, herdeira da arma, a entregar o artefato para mantê-la em segurança.

Amanda pensou que o melhor a fazer era entregar a espada à sua mãe, mas apenas mais tarde ela descobriria que Margali usou-a para matar todo e qualquer mago à sua frente no Caminho Tortuoso. Embora ela nunca tivesse sido tão poderosa, isso não foi suficiente para Margali. Então, disfarçada, ela se uniu ao Clube do Inferno de Londres, com sua Rainha Vermelha, dando seguimento ao seu plano de destruir Londres e se apossar da Bretanha.

Pouco tempo depois de ajudar a derrotar sua mãe e o Clube do Inferno de Londres, Amanda deixou o Excalibur sem nem mesmo falar com Noturno.

5- Regente do Limbo:Na verdade, não foi Amanda quem tomou essa decisão, mas Margali, que havia tomado seu corpo. Após sua derrota no Clube do Inferno, ela fora capturada por Belasco e vinha sendo torturada no Limbo, de onde trocou secretamente de mentes com sua filha pra que pudesse se recuperar e ganhar novamente sua liberdade e posição no Caminho Tortuoso. Depois, Margali, usando o corpo de Errante, fez seu caminho de volta para o Limbo, onde mãe e filha reverteram a troca de mentes e derrotaram Belasco com a ajuda de Noturno.
Margali desculpou-se por ter submetido sua filha a tanto sofrimento e rapidamente desapareceu. Apenas depois da partida de sua mãe, Amanda percebeu que com Belasco e sua mãe desaparecidos, não havia ninguém além dela capaz de assumir o manto de regente do Limbo. Abandonar a dimensão vulnerável parecia muito perigoso, dado que inúmeros demônios usariam seus discos de teleporte para invadir a Terra.
Embora ela estivesse relutante no início, Amanda logo veio a aceitar sua nova tarefa e adotou o codinome de Magia para que seus vários inimigos pensassem ser ela Illyanna Rasputin, a antiga regente daquela dimensão mística.

Foi durante essa época que Amanda teve de frustrar Belasco e os N’Garai em seus planos de dominar o Limbo e a Terra, onde ela foi forçada a esconder sua verdadeira identidade dos seus amigos íntimos, até o final da batalha, quando aqueles que ainda não haviam percebido que ela não era Illyanna ficaram sabendo do novo papel de Amanda.

Em seguida, Magia reuniu os governantes de todos os outros círculos do inferno para uní-los em uma meta comum — a preservação de suas dimensões. Amanda também aprendeu com maestria a controlar os discos de teleporte do Limbo, assim como Belasco fez antes dela, e praticou o manejo da Espada Espiritual. Estava fazendo um ótimo trabalho como guardiã do Limbo.

Até fugir do Limbo por um portal dimensional aterrissando em uma pequena vila alemã pedindo por socorro. O limbo estava sendo atacado pelas hordas do Belasco. Ela ajuda o novos X-Men Satânico e Faísca assim como uma Sentinela da Uni a encontrar os estudantes da Mansão que foram sequestrados por Belasco.
Amanda perdeu seu posto de líder do Limbo para a Filha do Inferno (outrora a Magia inicial, Illyana Rasputin).

Sua atual localização é desconhecida.

Citações:

Edições Importantes:
. Primeira Aparição (Uncanny X-Men #98, 19??) No Brasil – X-Men Classic II #1 (1995 – Ed. Abril)
. Revela a Noturno ser Jimaine (Uncanny X-Men Annual #4, 19??) No Brasil – ??
.Treinada para ser discípula do Dr. Estranho (Doctor Strange V2 #57-58, 1983) No Brasil – ??
. Se une a equipe de Moira na ilha Muir (Uncanny X-Men #253-254, 1989) No Brasil – ??
.Uniu-se ao Excalibur (Excalibur #1 75, 1994) No Brasil – ??
. Lider do Limbo (X-Men Unlimited Vol. 1 #19, 1998) No Brasil – ??
. Domínio das dimensões do Inferno (X-Men: Magik #1-4, 2001) No Brasil – ??

(Contribuição de Pedro Guevara)

Quer acrescentar alguma informação? Encontrou algum erro? Dúvidas? Comente:

Anúncios

Páginas: 1 2 3

3 Respostas to “Amanda Sefton”

  1. Carlos Says:

    Ela tembém é Governante de Limbo,

    Aqui umas paginas oficiais da marvel falando dela…
    http://marvel.com/universe/Magik_(Amanda_Sefton)
    http://marvel.com/universe/Glossary:L#limbo

  2. rafael Says:

    ela é mais forte do que a Yllyana Rasputin (magia)?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: