Thor Odinson

by

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias

Thor – Stan Lee & Jack Kirby
Primeira Aparição:
Journey Into Mystery #83 (1962)
Nome: Thor Odinson
Outros Nomes: Deus do trovão, Filho de Asgard, Donald Blake, Sigurd Jarlson, Siegmund Siegfried, Eric Masterson, Jake Olsen, Donar, Arkin Torsen
Nacionalidade: Asgardiano (Asgard 616)
Raça: Deus Asgardiano (Æsir)
Status: Ativo

Poderes :

Poderes físicos comuns à raça asgardiana, porém muito mais desenvolvidos.

  • Força sobre humana vasta
  • Vigor sobre humano

– pode lutar por meses a fio, ou segurar a respiração por uma semana, ossos e tecido super densos, o que contribui de alguma maneira para seu peso fora do normal,

  • resistencia sobre humana, de tal nivel que o torna praticamente invulnerável

–  suporta tiros de grosso calibre, tiros de mísseis, extremos de temperatura e pressão, quedas de alturas orbitais, ataques dos repulsores do homem de ferro e até mesmo ataques nucleares.

    • Velocidade muito superior ao limite humano
    • Agilidade e reflexos sobre humanos

– pode ver e reagir a ataques em super velocidade, ou objetos super rápidos

  • Sentidos ampliados
  • Capacidade de se regenerar muito mais rápido que um ser humano ( porem em nivel inferior a seres como Wolverine e Hulk.)
  • Alta longevidade e aparente imortalidade
  • Imunidade a todas as doenças terrestres.
  • Mesmo sem Mjolnir, seu martelo, Thor pode controlar, porem em nivel menor , eletricidade.
  • Força Odin

Equipamentos:

  • Martelo Mjolnir – Forjado com o metal uru pelos anões Brokk e Eitri.
    -Indestrutibilidade
    -Convocar todos os elementos como vento, chuva e raio.
    -Pode ser arremessado, fazendo seu detentor alçar vôo
    -Sempre retorna à mão de seu detentor por merecimento
    -Criar portais dimensionais.
    -Nenhum outro ser na Terra (nem mesmo a força do Hulk) pode ergue-lo do chão o místico Mjolnir, pois somente pode empunhá-lo o deus do trovão, ou alguém de igual nobreza de alma.
  • Jarnbjorn – Machado de Guerra – Recebido antes de Mjolnir

Habilidades:

– Conversar com sapos

Características Psicológicas:

Características Físicas: Possui aproximadamente 2 metros, cabelos loiros e olhos azuis

Outras Características:

Afiliações: Deuses de Asgard, Vingadores, Thor Corps

Base de Operações:

Ocupação: Ex-príncipe de Asgard, ex- Médico (como Donald Blake), ex-paramédico Técnico EMS (como Jake Olson), Rei de Asgard,

Parentes Conhecidos:

Bisavô Paterno (presumidamente morto) – Buri “Tiwaz”

>>Avô materno (presumidamente morto) – Bolthorn

>>>>Pai – Odin Borson
>>>>Mãe – Gaia
>>>>Mãe adotiva – Frigga
>>>>>>Irmão adotivo – Loki Laufeson

>>>>>>>>Sobrinha – Hela

>>>>>>>>Sobrinho (morto) – Jormungand “Serpente de Midgard”

>>>>>>>>Sobrinho –  Fenris

>>>>>>Meio- Irmão – Vidar

>>Avô (morto) – Bor Búrison

>>Avó (presumidamente morta) – Bestla

>>>>Tio (presumidamente morto) -Vili

>>>>Tio (presumidamente morto) – Ve

>>>>>>Sigyn (irmã adotiva)

Relacionamentos: Sif, Jane Foster, Encantor, Valquíria (Brunhilde), Lorelei

Biografia: (Novas atualizações em verde)

1- Início: Asgard é um outro mundo existente numa dimensão acima da Terra (conhecida por eles como Midgard) e é lá onde vivem os míticos deuses nórdicos. Nesse mundo existem outros diversos reinos como por exemplo a terra dos gigantes de gelo e Valhalla ( onde vão os espíritos dos guerreiros que morrem em combate). Os nove mundos de Asgard são ligados pela Ponte do Arco-Íris, que é guardada por Heimdall, o eterno guardião da ponte

1.1- Origem: Seu nascimento se deu quando Odin, o deus soberano da Terra, desejou uma criança de Asgard e Midgard (Terra), conseqüentemente cortejado a deusa da Terra Jord (também conhecida como Gaea ou Gaia) e dando a luz em uma caverna pequena em Noruega.

Odin o tomou e o criou em Asgard aos cuidados de sua esposa Frigga. Seu meio-irmão Loki sentia uma forte inveja por Thor ser o filho mais querido de Odin.

1.2- Jarnbjorn: Em seu oitavo aniversário, Odin ordenou construir o martelo Mjolnir encantado com poderosa magia e decretou que Mjolnir seria entregue a Thor quando ele provar ser um guerreiro digno. Assim, Thor passou os anos seguintes se dedicando a isso. Enquanto isso, Thor recebe o machado de guerra Jarnbjorn.

Jarnbjorn.jpg

É atacado por Apocalipse, guardião dos Celestiais sob ordem de Rama-tut. Thor precisa recuar. Até que o Deus do Trovão com ajuda de Loki consegue deixar seu machado de Guerra mais poderoso a ponto de atravessar a armadura celestial que Apocalipse possuía.

Thor viajou à terra pela primeira vez no século 9 em resposta a sua adoração entre os vikins. Anos mais tarde, um grupo de vikins matou habitantes inocentes de um monastério cristão em seu nome. Em choque e desiludido, abandonou seus adoradores e retornou para a Asgard. A religiões baseadas nos deuses asgardianas foram morrendo durante os séculos depois desse evento.

Até que finalmente Odin deu o martelo ao Thor, declarando o jovem deus ser o grande guerreiro do reino eterno. O que aumentou ainda mais a vontade de Loki de tramar a morte do irmão e a posse de Asgard.

1.2- Segunda Guerra Mundial: Novamente na Terra, Thor foi persuadido a ajudar a causa dos alemães, descendentes dos povos que o tinham adorado uma vez, na segunda guerra mundial. Thor enfrentou a equipe conhecida como os Invasores e quase matou o segundo Union Jack com um relâmpago de seu martelo. Thor mudou de lado ao perceber as intenções malígnas dos nazistas, Thor restaura a saúde de Union jack e, no processo, lhe concedeu o poder de descarregar poderosas descargas elétricas de seu corpo.

2- Donald Blake: Já no século XX, quase deflagrou uma guerra entre os deuses de Asgard e os gigantes gelados de Jotunheim ao violar uma trégua entre os dois mundos. Decididdo a ensinar-lhe uma lição de humildade, Odin enviou Thor a Terra e o transformou em um mortal – o aleijado Donald Blake privando-o das lembranças de sua verdadeira identidade.

Como Blake, aprendeu o valor da humildade e preserverança ao lidar com sua perna defeituosa, e passou a lidar com doentes e moribundos, no início como estudante de medicina, depois de formado, salvou muitas vidas e abriu um consultório particular em Nova Iorque, onde se envolveu com a enfermeira Jane Foster. Praticando a profissão durante dois anos, Blake viu-se impelido a passar férias na Noruega. O que ele não imaginava é que foi induzido por Odin a tomar essa decisão.

Nesta ocasião, uns alienigenas feitos de pedra que auto-denominavam Kronan, os Invasores de Saturno pousam na Terra com a intenção de dominar o planeta. Um cidadão local testemunha a chegada das criaturas, mas poucas pessoas acreditam nele exceto Donald Blake, que tenta investigá-los e acaba tropeçando na nave, se deixando localizar pelas criaturas. Blake ficou encurralado numa caverna (na verdade, o local de seu nascimento milênios atrás) e, apesar da desvantagem de não poder correr, o jovem encontrou o martelo Mjolnir, sob a forma de bengala e, batendo com o pedaço de madeira contra o chão, foi transformado novamente no glorioso Príncipe de Asgard. Blake, como Thor, impediu os alienígenas.

Thor não podia ficar longe do martelo por mais de 60 segundos. Caso isso aconteça, ele volta a ser o indefeso médico novamente.
Apos enfrentar algumas ameaças  chegou a momento onde se deparou com Loki, que havia conseguiu escapar de Asgard e atormentou Thor em Nova Iorque. Blake, transformado em Thor, reconhece o deus da mentira de imediato porem sem lembrar que é seu irmão. saber que o poder místico de Loki é vulnerável a água

2.1- Vingadores: O vilão Loki tenta manipular o incrivel Hulk para atrair seu irmão Thor para uma cilada, mas o embuste acaba atraindo outros heróis como Homem de Ferro, Vespa e Homem Formiga. Thor percebe que Loki está por trás disso e vai atrás dele e o detém, levando até os outros heróis. Após todos se unirem para derrotar Loki, os heróis decidem se unir, formando os Vingadores.

Thor atuou com os Vingadores por muitos anos, ausentando-se  ocasionalmente para lidar comquestões em Asgard. Graças a seu excelente desempenho como um dos heróis mais poderosos da Terra, ele é conhecido e benquisto pela população em geral. No entanto, poucos creem que ele seja verdadeiramente o Deus do Trovão asgardiano.

Suas memórias foram aos poucos retornandoa até que Odin se revela para ele lhe contando todo seu passado, vindo a descobrir que sempre foi Thor e que Donald Blake não passou de uma criação de seu pai Odin que percebeu a invasão dos Kronan e criou uma sugestao em Thor para querer viajar até sua terra natal.

Desde então, apesar de ter aprendido a lição de humildade, Thor divide seu tempo entre Asgard e a Terra, pois sua compaixão com os mortais fez com que ele preferisse continuar em Midgard à retornar definitivamente à Asgard. Outro fator não menos importante era o seu amor por Foster que durou anos. Mas Odin não aprova o relacionamento de um Deus e uma mortal e o proibe de revelar sua verdadeira identidade a ela, criando um estranho triangulo amoroso entre Foster, Thor e Blake.

Agora com sua memória recuperada volta a ter contato com sua amiga de infancia, a guerreira Sif, complicando o relacionamento entre Thor e Foster até que ela se apaixona por Kevin Kincaid, um mortal como ela. Mas logo corre sérios riscos de vida e só sobreviveu porque Sif se mesclou com ela. As duas foram separadas quando Foster foi capturada. Thor, Sif e Kevin resgataram Foster e os dois mortais se casam.

Vivendo durante anos a vida dupla entre médico e Deus, Thor acabou abandonando de vez a figura de Donald Blake após conhecer Bill Raio Beta, que em duas ocasiões se mostrou digno de empunhar o martelo. Odin levou Bill Raio Beta a Asgard e lhe deu um martelo similar e passou o encanto de tornar-se Blake ao martelo de Bill. Thor voltou para Asgard, retornando a Terra quando necessário.

3- Thor Sapo: Após levar um beijo de uma certa dona de casa (que não sabe estar sendo controlada por Loki), Thor vira sapo, e deixa os asgardianos preocupados, se perguntando onde ele está. Na Terra, Thor ajuda os sapos que conhece na cidade, e fica amigo de Pocinha, um dos sapos que encontra. Thor é convencido a ajudar os sapos numa guerra contra ratos.

Em Asgard, Loki ri e se sente satisfeito pelo sumiço de Thor, enquanto Heimdall e Harokin põe em ação um plano para que os asgardianos não desconfiem que Thor desapareceu. Harokin que é um sósia de Thor, acaba se passando pelo mesmo, para deixar o povo asgardiano mais tranqüilo, porém Heimdall e Harokin tentam adiar a eleição para o cargo de líder de Asgard, pois sua farsa poderia ser descoberta. Loki então descobre a farsa dos dois e planeja acabar com ela. Na terra, Thor enconta crocodilos no esgoto, mas é surpreendido quando tem seu corpo controlado pelo morlock Flautista, que também controla os crocodilos. Thor então consegue pegar a flauta com um super salto, e foge a levando. Após um tempo eles são reencontrados pelo Flautista que os acaba ajudando a levar os crocodilos  atrás dos ratos. Após a derrota dos ratos e a nomeação de um novo rei dos sapos, Thor retorna a Asgard, para acertar as contas com Loki.

Em Asgard, Loki desmascara Harokin, inclusive erguendo seu martelo que é uma cópia de mjolnir, porém nesse exato momento Thor retorna, e leva Loki, porém deixa os asgardianos apreensivos com a aparência bizarra. Thor consegue fazer Loki desfazer o encanto, e acaba se reunindo com os asgardianos outra vez, e mostra sua cicatriz adquirida no confronto com Hela quando foi resgatar almas inocentes de seu reino.

4- Com Barba e Armadura: Thor deixou a barba crescer para esconder as cicatrizes em seu rosto causadas por Hela.

Hela, vingou-se de Thor amaldiçoando-o com algo pior que a própria morte. Na verdade, agora ele não podia morrer e, ao mesmo tempo, seus ossos iriam ficar enfraquecidos a cada batalha. Ou seja, levaria uma vida eterna de dor, com seu esqueleto se esfacelando dentro do corpo.

Para conter essa deficiência, Thor criou uma armadura que, apesar de moldada em uma fundição na Terra, foi fortificada com a magia de seu martelo. E Thor passou a utilizar a armadura durante um tempo.

Durante o Massacre de mutantes nos túneis dos Morlocks, Thor teve um braço quebrado, graças a maldição de Hela.

Usando o uniforme de Destruidor, Thor se vinga da deusa Hela por esta ter feito seus ossos ficarem frágeis e surpreendentemente fez isso com ajuda de seu irmão (e vilão) Loki, que ajudou mais por ego do que por bondade. Thor recupera sua boa forma novamente e sua antiga aparência.

Thor agradece Loki por todo trabalho que tem dado nesses anos todos, sem o qual não teria amadurecido como herói mas, mesmo assim, Thor calmamente quebra o braço de Loki com o martelo encantado, como punição por suas trapaças.

5-  Thor mostrou mais uma grande bravura ao despertar o Demogorge de Atum e ser tragado pelo Demogorge para assim ter forças suficiente para derrotar o deus serpente Set que invadiu a Terra. Ele conseguiu com sucesso e Atum decide devolver o corpo de Thor por tamanha bravura por um planeta de seres que Atum julga tão inferiores.

5- Sigurd Jarlson: Mais tarde, nas esperanças de criar uma outra identidade para permanecer mais facilmente na terra, o Thor procurou a ajuda de Nick Fury e a S.H.I.E.L.D. A organização ajudou o Thor a criar uma identidade como Sigurd Jarlson, um trabalhador braçal noruegues.

Seu novo alter-ego foi atacado pelo vilao Mangusto enquanto trabalhava em uma construção. O vilão causou danos na estrutura do edifício, fazendo com que Thor segurasse toda a obra para não ferir os trabalhadores, evitando uma tragédia maior. Só causou uma vítima: Eric Masterson, o arquiteto do edifício. Escombros caídos graças a batalha o atingiram quando tentava livrar um colega de ser esmagado. Thor consegue socorrê-lo.

Usando magia asgardiana, o deus do trovão o salvou, fundindo o corpo de Eric ao seu. Mesmo ocupando o mesmo corpo, Thor e Eric possuíam consciências distintas.

Eric acabou depois recebendo uma parcela dos poderes de Thor, tornando-se em seguida o Trovejante. Tempos depois morreu em uma missão dos Vingadores.

6- Massacre: Durante a batalha com o Massacre, Thor e os principais heróis marvel foram enviados para outro universo, enquanto Thor estava neste outro universo, os habitantes de Asgard também haviam desaparecido.

Quando voltou a terra foi obrigado a dividir sua existência com um outro humano, Jake Olson, que morreu durante um confronto dos heróis com o Destruidor, depois disso o Deus do trovão reencontrou Odin e os outros habitantes de Asgard.

Apesar dos muitos testes que Odin elaborou com o passar dos anos para determinar a prontidão e capacidade do filho para um dia governar em seu lugar, Thor sentiu-se completamente despreparado para ascender ao trono após a morte de Odin em combate contra Surtur. Depois de um período de muitas dúvidas e luto, o Deus do troão assumiu a coroa e o cetro de Odin, relutantemente executando o legado de seu pai como o regente dos deuses. A humildade e compaixão aprendidas durante os anos de exílio na Terra capacitaram Thor a governar Asgard com muita sabedoria.

7- Ragnarok: Loki, em união com Surtur e outros inimigos de Thor, empunhando martelos e outras armas forjadas na mesma forja que mjolnir foi feito, eles fazem um violento ataque a Mir Krul, durante uma cerimônia fúnebre em homenagem aos anões mortos na emboscada de Loki. A luta toma proporções violentas, até que Sif perde um braço. Durante um ataque conjunto contra Thor, as investidas são tão fortes a ponto de criar um cogumelo atômico, chegando ao ponto de destruir Mjolnir. Thor é arremessado ao fundo das águas, e chega ao ponto de pedir ajuda dos Vingadores. Ao retornar a Asgard, já acompanhado de Homem de Ferro e Capitão América, e encontram Asgard completamente destruída. Thor, ao lado dos Vingadores, enfrenta  seus inimigos ainda sem o martelo,  apenas carregando seus pedaços, lutando só com seus poderes e força naturais. Após expulsá-los, Thor e os Vingadores vão a um agrupamento asgardiano e encontram Balder morto. Mesmo com seu martelo despedaçado, Thor ainda consegue reenviar Capitão e Homem de Ferro à terra e resolve se reunir aos asgardianos para uma investida final. Thor reencontra Volstagg, e tem mais péssimas noticias, a morte de Fandrall e Hogun. Thor e Volstagg retornam a Asgard onde ocorre o confronto contra uma horda de inimigos, após uma batalha ferrenha, eles ganham mais uma ajuda, Bill Raio Beta. Thor decide se ausentar de Asgard, para conseguir a sabedoria de Odin e deixa Bill em seu lugar. Vestindo sua armadura, e alçando vôo com seus bodes, Thor vai a paragens Hidstalf, onde tudo se vê, Thor então começa a meditação, quando um garoto etéreo, com Hugin e Munin, os corvos de odin em seus ombros, aparece para ele. Na verdade  garoto é a Força Odin em forma infantil, que diz que Thor era inapto a governar tal força durante seu tempo como governante, e então oferece rituais para Thor cumprir e ganhar o poder e sabedoria. Então Thor vai a Yggdrasil, a arvore da vida, e entrega seus dois olhos no poço de Mimir, pois não poderia repetir o caminho de Odin, que entregou um olho apenas. Thor então consegue a sabedoria. Então, Thor descobre que o Ragnarok é um ciclo, que se repete inúmeras vezes, de diferentes formas. Thor então tem que viajar ao futuro e conseguir a magia das runas, porém não sem antes fazer um novo sacrifício, que é o de tirar sua própria vida e renascer. Thor se enforca, como seu pai, e fica por dias pendurado, quando o conhecimento rúnico começa a cair sobre ele, mas Thor se recusa, e vai parar no reino de Hela, como conseqüência. Porém a forma de Odin o resgata. Thor se encontra com os deuses acima das sombras, e os desafia, e acaba retornando a Asgard. Mesmo tendo se recusado a passar por todo sacrifício, Thor conseguiu o domínio sobre as runas, a Força Odin e visão além do alcançe, com a qual pode continuar a levar sua tarefa. Thor confronta Mangog, um de seus maiores e mais poderosos inimigos, e o destrói como se fosse nada. Thor encontra Loki, que tenta desafia-lo enviando vários inimigos que são facilmente destruídos por Thor com seu novo poder.Thor arranca a cabeça de Loki, e a Leva para observar o caminho de Thor, que está decidido a encerrar o ciclo do ragnarok. Thor encontra Surtur e o pede para reforjar seu martelo. Thor considera apropriado , pois foi pela mesma forja que iniciou toda essa historia, e é por lá que deve ser terminada. Thor abre caminho para Surtur e suas hordas e eles vão de encontro ao que restou de Asgard e seus guerreiros, e assim, o plano de Thor tem continuidade. O ragnarok está quase completo, quando Thor vai de encontro as Sinas, que escrevem o fio da história. Thor então encerra o ciclo do ragnarok e, de certa maneira, desaparece e é dado como morto assim como todos os Asgardianos e até sua terra, cessaram de existir. Assim fecha mais um capitulo da historia asgardiana.

8- Nova Asgard: Após a queda dos deuses no Ragnarok, Thor estava morto quando encontra Donald Blake que também não mais existia.

Donald explica que o mundo precisa novamente do Thor para evitar que a terra seja destruída. Thor retorna dizendo que ele deixou de existir e, por isso nada poderia fazer. Donald responde que basta ele querer para voltar a existir e assim Thor volta para Midgard como rei dos asgardianos.

Com seu retorno, e na forma de Donald Blake, resolve encontrar um novo local para situar Asgard, já que seu lugar original havia desaparecido. Após alguns dias de viagem, Donald encontra um grande terreno em Oklahoma e resolve compra-lo com tesouro asgardiano a fim de situar o castelo naquele local.  Thor assume e fixa o castelo a alguns metros acimado solo. Com isso, Thor resolve procurar os outros asgardianos que, agora, estão adormecidos em corpos mortais.

De início, Thor encontra Heimdall no corpo de um jovem que estava preparado para proteger seu povo da “ameaça fantasiada”. Não sem razão pois, ao mesmo tempo, Thor se reencontra com Tony Stark e resolve punir seu antigo amigo por ter manipulado seu código genético para criar um clone.

Ao final da batalha, Thor retorna a Asgard com seu companheiro asgardiano e Stark é obrigado a voltar andando com sua armadura em pedaços.

Donald Blake é convidado a viajar para a africa e Ajudar no programa Medicos sem Fronteiras em uma pequena aldeia. Esta aldeia estava sofrendo constantes ataques de terroristas e era protegida por três guerreiros. Após defender a aldeia de um novo ataque como Thor, ele descobre que estes guerreiros na verdade eram os três guerreiros asgardianos adormecidos: Volstagg, Frandall e Hogum. Thor os desperta e os leva para nova Asgard.

Após uma conversa com Thor, Heimdall resolve usar de seus poderes para encontrar os outros asgardianos adormecidos e encontra um local onde eles estão reunidos. Thor parte para descobrir que um de seus arqui-inimigos, o Destruidor, conseguiu encontrar uma forma de reunir os asgardianos adormecidos. Durante a batalha, uma jovem vestida de noiva revela conhecer Thor, o que deixa aesperança de ser sua antiga amada Sif. Após a batalha, o Destruidor se revela sendo o adormecido Balder. Thor faz uso de seus poderes para despertar os outros asgardianos e, no lugar de sua amada, surge Loki com um corpo feminino.

8.1 – Banido: O seu avô, Bor, foi ressucitado e enfeitiçado por Loki para causar o caos em Manhattan, onde acabou trazendo a ira de Thor. A batalha foi de proporções cataclísmicas até chamarem a atenção dos Vingadores que foram atrás de ambos. Bor provou ser muito poderoso e facilmente derrota-os. A situção começa piorar quando Bor libera seu verdadeiro poder que podia destruir o mundo inteiro. A força de ambos era tão grande que Bor consegue quebrar o Mjlonir de Thor. No final, Thor foi o único que saiu vitvo da batalha, e então Loki e Balder baniram Thor por ter matado o primeiro rei de asgard.

Citações:
aspasFoi um processo muito gradual! Em Asgard eu confrontava deuses! Em Midgard, a maioria de nossas ameaças era mortal! Para evitar o extermínio desses homens e a humilhação de meus amigos (Vingadores), passei a emprenhar-me menos do que era capaz (Marvel Saga #1)

aspasA medida de qualquer ser, deus ou mortal, não é a força que possui, mas sim o que ele faz com ela. (LJA X Vingadores)

aspasMeu pai me chamava de filho, minha mãe, de querido. E abaixo das cúpulas do céu, sou Thor Odinson! Terror de Iormungand!”

Edições Importantes:

. Blake encontra Mjolnir e se transforma em Thor (Journey into Mystery #83, 1962 / Thor #159, 1968/ Thor Annual #11, 1983) No Brasil – ??
. Funda os Vingadores (Avengers #1, 1963) No Brasil – ??
. Descobre a origem da identidade de Donald Blake (Thor #159, 1968) No Brasil – ??
. Recontada a origem das aventuras passadas na Terra (Thor Annual #11, 1983) No Brasil – ??
. Adota a identidade Sigurd Jarlson (Thor #341, 1984) No Brasil – ??
. Transformado em Sapo  (Thor #364-366, 19??) No Brasil – Superaventuras Marvel #102, 103 (1990-91).
. Mescla com Masterson (Thor #408, 1989) No Brasil – ??
. Exilado por matar Loki (Thor #432, 1991) No Brasil – ??
. Retorna do exilio (Thor #457, 1993) No Brasil – ??
. Se torna insano, ajudado por Adam Warlock e Dr. Estranho (Thor #460-471, 1993-1994) No Brasil – ??
. Adota a identidade Jake Olson (Thor #2, 2001) No Brasil – ??
. Morte de Odin, se torna Rei de Asgard (Thor #41-43, 2002) No Brasil – ??
. Sai dos Vingadores (Avengers #63, 2003) No Brasil – ??
. Asgard destruida/ Conquista a Terra (Thor #68, 2003) No Brasil – ??

. Mata Bor – Thor #600 (20??) No Brasil – Novos Vingadores #74 (20?? Ed. Panini)

Quer acrescentar alguma informação? Encontrou algum erro? Dúvidas? Comente:

Páginas: 1 2 3

74 Respostas to “Thor Odinson”

  1. Lord Seph Says:

    odin não morreu antes do ragnarok?

  2. reinaldo Says:

    numa fase bem anterior thor enfrentou HELA a deusa da morte …ou melhor foi quase morto por ela … isso só não aconteceu porque LADY SIF interverviu em favor de thor relembrando a HELA que mesma sendo deusa da morte ela era tambem uma mulher e que compreendia bem as questões do amor entre um homem e uma mulher , sendo assim HELA poupou thor.

    nos sabemos que bil raio beta foi o unico que conseguiu erguer o MJOLNIR certo? ( logo depois bil recebeu de ODIN seu proprio martelo o ROMPEDOR DE TORMENTAS ) pois bem em outra ocasião nada mais nada menos que o CAPITÃO AMERICA conseguiu tambem essa proeza… mostrou assim que era capaz de faze-lo por possuir uma alma tão nobre como a do nosso DEUS DO TROVÃO… uma das histórias demonstrando que o CAPITÃO AMERICA é um herói de carater e nobreza sem par o que o tornou para muitos um dos herois mais queridos do universo marvel.

  3. Avalanche Says:

    Buri “Tiwaz” (avô paterno), na verdade ele é o Bisavô do Thor e pai do Bor.

    Também na Marvel parece que a Hela não tem relação de ser filha de Loki.

  4. pandão Says:

    faltaou ai o *apagado por ser spoiler*, o que só recentemente foi revelado, acho que praticar magia tb faz parte das habilidades de thor!

  5. Rodrigo Says:

    Ai o Thor foi nazista durante a segunda guerra mundial
    Isso foi mostrado em Vingadores/Invasores 6 se nao me engano
    Ele ate fazia parte de uma super-equipe nazista

  6. Emerson Padula Says:

    Nova Asgard: Após a queda dos deuses no Ragnarok, Thor estava no limbo quando encontra Donald Blake. Donald explica que o mundo precisa novamente do Thor para evitar que a terra seja destruída. Thor retorna dizendo que ele deixou de existir e, por isso nada poderia fazer. Donald responde que basta ele querer para voltar a existir e assim Thor volta para Midgard (Terra) como rei dos asgardianos. Com seu retorno, e na forma de Donald Blake, resolve encontrar um novo local para situar Asgard, já que seu lugar original havia desaparecido. Após alguns dias de viagem, Donald encontra um grande terreno em Oklahoma e resolve compra-lo com tesouro asgardiano a fim de situar o castelo naquele local. Com isso, Thor assume e fixa o castelo a alguns metros acimado solo. Com isso, Thor resolve procurar os outros asgardianos que, agora, estão adormecidos em corpos mortais. De início, Thor encontra Heimdall no corpo de um jovem que estava preparado para proteger seu povo da “ameaça fantasiada”. Não sem razão pois, ao mesmo tempo, Thor se reencontra com Tony Stark e resolve punir seu antigo amigo por ter manipulado seu código genético para criar um clone. Ao final da batalha, Thor retorna a Asgard com seu companheiro asgardiano e Stark é obrigado a voltar andando com sua armadura em pedaços. Donald Blake é convidado a viajar para a africa e ajudar no programa Medicos sem Fronteiras em uma pequena aldeia. Esta aldeia estava sofrendo constantes ataques de terroristas e era protegida por três guerreiros. Após defender a aldeia de um novo ataque como Thor, ele descobre que estes guerreiros na verdade eram os três guerreiros asgardianos adormecidos: Volstagg, Frandall e Hogum. Thor os desperta e os leva para nova Asgard.

    Após uma conversa com Thor, Heimdall resolve usar de seus poderes para encontrar os outros asgardianos adormecidos e encontra um local onde eles estão reunidos. Thor parte para descobrir que um de seus arqui-inimigos, o Destruidor, conseguiu encontrar uma forma de reunir os asgardianos adormecidos. Durante a batalha, uma jovem vestida de noiva revela conhecer Thor, o que deixa aesperança de ser sua antiga amada Sif. Após a batalha, o Destruidor se revela sendo o adormecido Balder. Thor faz uso de seus poderes para despertar os outros asgardianos e, no lugar de sua amada, surge Loki com um corpo feminino.

  7. pandão Says:

    Durante a batalha com o Massacre, Thor e os principais heróis marvel foram enviados para outro universo. Obrigado a dividir sua existência com um outro humano, Jake Olson, que morreu durante um confronto dos heróis com o Destruidor.

    Enquanto Thor estava neste outro universo, os habitantes de Asgard também haviam desaparecido, após retornar o deus do trovão reencontrou Odin e os outros habitantes de Asgard.

    ESSA ORDEM ESTA ERRADA

    depois que ele voltou dos herois renascem é que se fundiu com jacke olsem, no texto paree que ele se fundiu e depois voltou o que esta errado!

    ficaria mais correto da seguinte forma:

    Durante a batalha com o Massacre, Thor e os principais heróis marvel foram enviados para outro universo, enquanto Thor estava neste outro universo, os habitantes de Asgard também haviam desaparecido.

    Quando voltou a terra foi obrigado a dividir sua existência com um outro humano, Jake Olson, que morreu durante um confronto dos heróis com o Destruidor, depois disso o deus do trovão reencontrou Odin e os outros habitantes de Asgard.

  8. Kinhu Says:

    Opa, valeu Pandão, já está arrumado 😀

  9. Emerson Padula Says:

    Curiosidade: Thor, na mitologia é descrito com aparência ruiva e barbudo ao contrario do herói que é loiro e mantem o rosto sem barba na maior parte do tempo. Alem da mudança física, a personalidade de Thor originalmente também é mais rude, não existindo todo o excesso de formalidade na conversação da versão Marvel.

  10. Álvaro Guedes Says:

    Kinhu, tenho uma citação, que você pode colocar. É a afirmação do Filho de Odin, de sua própria identidade, diante de uma perplexa Iormungand (antes do quebra-pau):

    “Meu pai me chamava de filho, minha mãe, de querido. E abaixo daqs cúpulas do céu, sou Thor Odinson! Terror de Iormungand!”

  11. bruno Says:

    No jogo Marvel Ultimate Alliance 2 o Thor é jogavel sim,eu joguei com ele no ps2

  12. Arthur Carvalho Brito Says:

    no PS3

  13. Arthur Carvalho Brito Says:

    no PS3 vc destrava ele ao longo do jogo depois de coletar runas asgardianas

  14. Mr. Grey Says:

    O Thor tem um irmão chamado Atum, que vive no sol, que em momentos de furia se transforma no devorador de deuses Demogorge.
    Ele é filho de Gaia, que tudo indica ser meio irmão do Thor também.
    Ele aparece no Superalmanaque Marvel 9 – Sete noivas para o Deus serpente.

    • bolivartrask Says:

      Eu nao sabia que o Atum (demogorge) era irmao do Thor.. isso eh dito no superalmanaque 9 ? eu tenho essa revista mas nao fala nada disso nao

      • Mr. Grey Says:

        Fala sim, o Thor busca ajuda com a Mãe Gaia, e ela manda ele pedir ajuda ao “seu filho”, se referindo a ele como se fosse filho do Thor.
        E depois q o Thor/Demogorge chega na batalha, o Doutor Estranho fala do “filho da Mãe-Terra que se torna o devorador de deuses.”
        Se Thor é filho da Mãe Gaia, e Mãe Gaia é a própria mãe-terra, acho q eles são meio irmãos.
        Só nao entendi a parte de ela mandar o Thor buscar ajuda com o “teu outro filho.”

  15. ivani Says:

    thor não teria outros deuses que seriam seus parentes po acaso ?na mitologia grega todos os deuses são irmão ou pais deles e na mitologia nórdica?

  16. ivani Says:

    ja não houve uma batalha titanica entre thor e odin ? odin até estava com a armadura do destruidor . isso não foi antes do ragnarock ?

  17. ivani Says:

    como odin morreu ?

  18. Lord Seph Says:

    Odin é Pai de alguns deuses não de todos (Balder e Thor são os mais conhecidos), mas o parentesco entre s divindades nordicas é menor que na Olimpina.

  19. bolivartrask Says:

    Ivani, a Marvel não segue muito a risca a mitologia nórdica. Mas nem na miologia Marvel e nem na mitologia nórdica o Odin é pai de todos, como o Lord Seph disse.
    Odin morreu defendendo Thor contra o demonio Surtur.
    Essa batalha de Thor e Odin com armadura do destruidor eu tou por fora.

  20. Enzo Says:

    não sei sei isso conta como poder,mas você tambem podia colocar que ele pode falar com sapos hehe

  21. Johnny Blaze Says:

    Faltou botar o Fenris como sobrinho dele, pois ele é filho do Loki.

  22. Passolargo Says:

    Depois do Ragnarok, o Thor só foi voltar pra valer naquele arco do Straczynski que o Donald Blake e o Thor são pessoas diferentes?

  23. Johnny Blaze Says:

    Faltou acrescentar que ele aparece no Thor & Loki: Blood Brothers

  24. LUKE Says:

    *spoiler*

  25. lockheedpryde1 Says:

    Se esqueceram de falar que o Thor da mitologia nórdica não é muito inteligente quanto o da Marvel. Inclusive na mitologia tem uma história bem engraçada, em que Odin manda Thor jogar uma rede de pesca na água, e ele joga ele toda enrolada.

  26. Murilo Says:

    Véi, Gostei Muito Desse Site Man, Da Pra Aprender Muito Mais Sobre Os Heróis da Marvel do Que Lendo No Wikipédia!
    Thor é Meu Personagem Favorito de Toda Marvel e Sem Levar Isso Em Conta Deixo Aqui Uma Pergunta:
    Se Thor Até Hoje, Nunca Demonstrou e Utilizou Toda Sua Força e Poder Divino, Como Podem Então Dizerem Que o Hulk é Mais Forte Que o Thor? Claro Que Sei Que o Hulk Quanto Mais Bravo Fica Mais Forte Também, Mas Como Pode Dizer Que o Hulk é Mais Forte Que Thor Sendo Que o Mesmo Nunca Demonstrou Toda Sua Força? Imagino Eu Que Até Hole Ele Não Deve Ter Utilizado Nem a Metade Dela!
    Respondam Nos Comentarios ou Me Enviem Um E-mail!

    • bolivartrask Says:

      E ai Murilo.
      Vc nao pode confundir força e poder
      O Hulk é mais forte que o Thor.. mas o Thor é sem duvida mais poderoso..

      • Murilo Says:

        Não estou confundindo man, até porque eu sei Muito Bem que o Thor é Infinita Vezes Mais Poderoso que o Hulk, o que quis dizer é: Se o Thor ATÉ HOJE NUNCA MOSTROU TODA SUA FORÇA como que podem dizer que o Hulk é Mais Forte que Ele?
        Se o Thor Se Contendo Ja é o Suficiente Pra Empatar com o Hulk, Imagina Então Se Ele Não Se Conter e Liberar Só Uma Pequena Fraçãozinha de Toda Sua Real Força?

  27. IVAN BISMARKSCHIMIDT RODRIGUES Says:

    eu gosto do thor acho ele um dos meus super Herois favoritos

  28. Douglas Says:

    Olá, parabéns pelo site ! muito bom esses protocolos. Sou um fã dos quadrinhos mais estou longe de ser um fanático, rsrs ! mais estive lendo, gosto de pesquisar e aqui vi ( aquela velha questão do martelo do thor ) que está escrito que ninguém nem o HULK consegue levantar o martelo, mais isso não está certo, confere ? o HULK consegue levantar sim o martelo (na raça), acho que está até no próprio protocolo do HULK. Em AVENGER ASSEMBLEIA , ou NÃO ? foi só uma coisa que percebi aqui, de repente eu estou errado mesmo, hsuahsauhsau ! um forte abraço a equipe e mais uma vez parabéns !

    • bolivartrask Says:

      Ola Douglas, então.. recentemente eu descobri que o Hulk não consegue levantar o martelo do chão mas ele consegue manipulá-lo caso já esteja levantado e em sua mão. Hulk já conseguiu inclusive espancar o Thor segurando a mão que o thor segurava o martelo e batendo na cara dele.

  29. Douglas Says:

    Ahhh entendi ! Vlw pela resposta bolivar. Poxa realmente pensava que Hulk pudesse levantar na raça ! rsrs, mais ta valendo ! Obrigado !

  30. Douglas Says:

    Estranho pq que tem lugar que diz que o hulk consegue cara, principalmente no filme dos “Supremos Vingadores” http://www.youtube.com/watch?v=0kts3OzXGoQ – 01:02:00 ( 1 hora e 2 minutos ) aparece o Hulk levantando o Martelo com dificuldade mas levanta ! por isso meu questionamento, Não só por esse filme em desenho mais como disse anteriormente pq eu já vi na internet uma revista que aparece o Hulk levantando ! rsrs, por isso que muita coisa acontece e desacontece, rsrs, e as pessoas não entendem muito ! rs

  31. Douglas Says:

    Show de bola Bolivar, vlw !

  32. o Souza Says:

    Ta faltando o encontro dele com Apocalipse (Unncany avengers 6) e o encontro dele com Gorr,mais ainda assim esta muito bom

  33. Patricio Almeida Says:

    Tá faltando falar sobre o Clone do Thor da Guerra Civil, falar sobre ele nos Fabulosos Vingadores, e como ele voltou.

  34. Ivan Bismarck Schmidt Rodrigues Says:

    eu estou gostando muito das aventuras do Thor e do Homen de Ferro

  35. Paulo Victor Says:

    Tinha que parar com essa babaquice de anti-spoiler
    Avisa que tem spoiler no artigo, lê quem quer.

  36. Pedro Says:

    Muito irado o protocolo! Ainda do meu herói favorito! Faz tempo que eu parei de acompanhar as Hq’s. Uma coisa que eu acho, se você tem um Deus em sua equipe, você deve desafiar os vilões mais poderosos, e não enfraquecer as habilidades do herói como muitos roteiristas fizeram e vem fazendo, isso é RIDÍCULO! Alguns roteiristas descrevem o Deus do trovão apenas com trovadas, marteladas e murros…. É de se ficar chateado quando se vê o poderoso Thor, com um imenso arsenal de poderes(Godblast, Força Odin, Berseker, Anti-Force) lutando com o Hulk APENAS na força física. Mais enfim a equipe do site está de parabéns! Excelente artigo! Mais fiquei com uma dúvida, o que seria a “Magia das runas” ou “Rune Magic”?

    • Ivan Bismarck Schmidt Rodrigues Says:

      achei boa resposta

    • Ivan Bismarck Says:

      legal   “Que a força esteja com você!!” (Star Wars)

      “Longa vida e próspera!” (Spock – Star Trek)

       “Nada tema, com o Ivan não há problema!”

      • Pedro Says:

        Rsrs Ivan Infelizmente não consegui acompanhar a saga onde o Thor consegue a “Magia das runas” ou “Rune Magic”. Então eu fico meio sem saber sobre esse tal poder, oq seria exatamente? Vc saberia m dzr? ou alguém aqui alem de vc sabe?! Já li em alguns fóruns e vi muitos dizendo que ele com esta magia era onisciente, onipresente e onipotente, superior a Odin e Thanos (era um Deus em sua plenitude, comparado a uma entidade).

  37. Hulk Says:

    O Hulk já derrotou o Thor várias vezes, tanto nas Hqs como nos Desenhos. Nas Hqs ele simplismente quebrou o martelo do Thor, já nos desenho Hulk versus Thor ele quase mata ele, se não fosse ajuda de Encantor e depois do Loki.

    • Pedro Says:

      Assim como o Hulk já derrotou o Thor varias vezes, o Deus do trovão também já conseguiu esse feito em diversas oportunidades! Talvez seja o maior duelo da Marvel. Em relação a desenhos acho que nem pode se considerar, pois assim como os filmes são historias completamente diferentes…. Em desenhos o Motoqueiro Fantasma já venceu do Galactus, coisa que nas Hq’s eu nunca vi, e acho que nunca verei, nem mesmo com total controle do Zarathos sobre o corpo de Blaze. Em relação ao Hulk quebrar a marreta do Thor nas Hq’s isso realmente já aconteceu, pena que foi um sonho do Hulk rs, foi até uma cena engraçada, lembro-me bem disso rs, alias, o Hulk não consegue nem levantar o Mjolnir oq dirá quebra-lo rs. E realmente o Hulk QUASE matou o Asgardiano, mais ai tem uma grande vantagem para o Thor pois ele MATOU o Verdão 2 vezes(Hq’s).

      Uma dica, NUNCA considere os desenhos e os filmes, em relação as Hq’s, são realidades totalmente diferentes, e os fatos do desenhos não coincidem com as historias ORIGINAIS e FIES aos personagens que estão na maioria das vezes nas Hq’s.

      • bolivartrask Says:

        Concordo sobre as animações e filmes… eles não servem para esse tipo de avaliação.

        mas que fique claro que é menos dificil destruir o martelo do que levanta-lo sem ser merecedor.

  38. Hulk Says:

    Kara…são várias realidades alternativas, tantos nas Hqs como nos filmes e desenhos, mas os desenhos que eu falo não são a porcaria da Disney e sim os legítimos escritos pelo Stan Lee…Há realidades em que o Hulk mata todo mundo e vira um ditador (Maestro) e outra em que o Thor também mata todo mundo e governa a Terra por 300 anos. Outra também que o Wolverine mata todo mundo, inclusive o Hulk…Sem falar em outra que o Justiceiro também mata todos sem dó e piedade na Marvel! Afinal, tanto as Hqs como desenhos e filmes são contraditórios! O problema ai é que eu sempre vou puxar pra o lado do Hulk, e você defendendo o Thor…Eu amo os dois personagens, são meus favoritos, mas sempre vou defender que o Hulk é o mais forte da Marvel…Sobre o Motoqueiro Fantasma, eu acredito que se houvesse um duelo entre ele e o Galactus, poderia ter chance de vencer sim, pois ele também é uma entidade na Marvel…

    • bolivartrask Says:

      Bom.. A credibilidade de alguém que quer defender um personagem chega a praticamente zero comigo. heehe pq de que adianta discutir então se a pessoa ta mais preocupada em defender o personagem favorito ?

      Por isso nem gosto de discutir quem ganha de quem, a Marvel já provou que existem milhões de fatores e momentuns que podem reverter uma batalha supostamente ganha. fatores esses muito acima de força e poder. Avaliar o personagem por esses fatores é pequeno.

      Desenhos escritos pelo Stan Lee não eram lá muito interessantes não.. era pra lá de ingenuos, mas foi outra época.

      Mas Motoqueiro fantasma derrotar o Galactus não aconteceria nos quadrinhos, e eu explico a razão: Galactus é uma força do univeso que está muito acima do bem e do mal. O que ele faz não é malígno, é natural (Veja o julgamento de Galactus – Marvel Saga #2, 1991 ed. abril e tantos outras histórias). Não teria como o Motoqueiro julgá-lo com conceitos humanos de bem e mal.

      • Pedro Says:

        Bolivar vc tirou o comentário da minha boca…Rs, penso exatamente igual! Só acrescentaria algumas coisas.

        Realmente tem alguns fatos nas hq’s meio bizarros! O Fim do Sentinela(Vácuo) eh um grande exemplo disso! A Marvel queria tanto um Superman(sim, eu sei que existe o Gladiador), que acabaram criando um, e viram ser forte demais para os demais heróis da Terra, e acabaram arrumando uma maneira bem feia de retirar o personagem. Mais em relação aos desenhos, msm os do Stan Lee não acrescentava muita coisa, pelo menos para mim! Já as Hq’s me prendiam durante horas. As vezes creio eu que a Marvel dá umas vaciladas pelo fato de querer agradar o publico leigo e os fãs ao msm tempo, ai acaba que não agrada nem um nem outro, ou então pior, que eh favorecer o publico leigo, e isso acaba deixando quem eh fã de verdade extremamente frustrado!

        Em relação a Motoqueiro Fantasma vs Galactus, acho que não existe possibilidade de comparação, nem com EXTREMO roteirismo puxando sardinha p/ o Zarathos haveria chances de vitoria do espirito da vingança…. Por mais que eu goste do Motoqueiro(top 5 dos meus heróis favoritos da Marvel) tenho de admitir que não há chance alguma! Galactus eh uma entidade cósmica, bem alimentado está muito acima de seres Skyfathers como Zeus e Odin. Como o Bolivar disse ” Não teria como o Motoqueiro julgá-lo com conceitos humanos de bem e mal.” Se formos levar em conta a forma como o Ghost Rider derrota o Devorador de mundos, no desenho, creio que Adam Warlock com a Jóia da alma conseguiria o msm feito.

        Aqui está o capitulo: http://www.youtube.com/watch?v=OJODL_p4ToA

  39. Hulk Says:

    Bolivar, eu não estou querendo credibilidade com ninguém, nem ao menos defender o personagem que eu mais gosto, só estou expondo meu ponto de vista como qualquer outro fã. Eu concordo Pedro, a Marvel dá uns vacilos em relação ao contexto das histórias, eu fiquei frustado com algumas coisas na marvel, nesse quesito a Dc é melhor…Valeu amigos!

  40. Murilo Says:

    Ótimo site! Thor The Thunder God is F***, é e sempre será meu Super Herói Favorito.

    Quanto ao fato das batalhas do Hulk vs Thor sendo que o Hulk praticamente foi o maior vitorioso delas (fazendo uma contagem), ainda acho que isso só se deve ao fato de que o Hulk é MUITO mais conhecido do que o Thor. Fama gera fãs e quanto mais fãs mais poder e proteção editorial um personagem tem.

    Quanto a força, eu tenho uma ideia muito simples desse quesito:

    Sabemos que o Hulk nunca se contém, afinal, ele é o Hulk, e mesmo assim, mesmo indo com tudo nas brigas, ele sempre teve aquela clássica dificuldade em briga contra o Thor, sendo que o Thor ao contrário do Hulk, se contém e quem lê suas HQs sabe disso, ou seja, mesmo o Thor se contendo, ja é o suficiente para empatar e algumas vezes vencer o Hulk. Imagine então se ele nunca se segurasse?

    Quanto a Realidades, não é nenhum segredo que devemos levar em conta só o que se mostra e o que lemos na 616, que é tida como a verdadeira.

  41. Gustavo Says:

    O thor deixa de ter os poderes das runas e a força odin? Não tem aquela versão rune king thor? Fiquei confuso agora enquanto a isso ‘-‘

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: