Raio Negro

by

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias


Black Bolt – Stan Lee e Jack Kirby, 1965
Primeira Aparição: Fantastic Four #45 (1965)
Nome: Blackagar Boltagon
Outros Nomes: Blackantor Boltagon
Nacionalidade: Attilano (Attilan, Terra 616)
Raça: Inumano
Status: Ativo

Poderes :

  • Cordas vocais supersônicas.

– Um mero sussuro seu é tão poderoso que pode matar quem está a sua volta, o fazendo permanece sempre em silencio.

  • Vôo
  • Gerar campos de força de eletrons em volta de si.
  • Golpe de Mestre – Pode focalizar todo o seu poder em um único soco
  • Super Força. Ergue até uma tonelada.

Como todo inumano, ele é fisicamente superior a um humano normal, lhe dando vigor, resistência, e reflexos, velocidade e agilidade levemente sobre-humanos  – resultado de anos de eugenia.

Equipamentos:
Antena em formato de diapasão: Ajuda a controlar os seus poderes.

Habilidades:
Ótimo em controlar elétrons.

Características Psicológicas: Auto-controle e força de vontade inigualável.

– Emoções contidas, mesmo em situações de dor ou desespero não emite nenhum ruido a não ser que deseje causar algum dano.

– Forte sentimento de culpa por causar a morte de seus pais

Características Físicas: Cabelos castanhos

Outras Características:

Afiliações: Inumanos – Família Real, Illuminati.

Base de Operações: Attilan (inicialmente no Norte do oceano Atlantico, depois no Himaláia e atualmente na área azul da lua.), Nova Hala

Ocupação: Monarca dos Inumanos.

Parentes Conhecidos:

Maximus (Irmão)

Pai (morto) – Agon
Mãe (morta) – Rynda

>> Prima / Esposa – Medusalith Boltagon (Medusa)
>>>> Filho – Ahura

>>Cunhada / Prima – Crystalia Maximoff (Crystalis)
>>Concunhado – Pietro Maximoff (Mercúrio)
>>>>Sobrinha – Luna Maximoff

>>Primo – Gorgon
>>Primo – Karnak
>>Primo – Triton

Relacionamentos: Medusa

Biografia: (Atualizações recentes em verde)

1. Oigem dos Inumanos – No começo da Guerra Kree-Skrull, há milhões de anos terrestres atrás, os Krees estabeleceram uma base no planeta Urano, um ponto estratégico entre os impérios Kree e Skrulls. Ao trabalharem nessa base, eles perceberam quando os poderosos Celestiais foram à Terra e começaram a práticar experiências com os seres vivos do planeta. Intrigados com o fato, eles resolveram fazer suas próprias experiências com os Homo sapiens, do qual resultou uma nova espécie de humanos evoluídos que foi chamada de Inumanos . A intenção dos Krees era usar essa nova espécie como soldados na guerra, mas depois abandonaram a idéia.

Os Inumanos aos poucos criaram uma sociedade separada da dos humanos normais, desenvolvendo uma avançada tecnologia. Realizam experiências mutagênicas com a Névoa Terrígena, pelo qual ganharam vários poderes especiais e formam uma comunidade conhecida como Attilan, longe do conhecimento dos humanos normais.

2- Origem: Blackagar Boltagon é o filho de dois proeminentes geneticistas Inumanos: Agon, líder do soberano Conselho Genético, e Rynda, diretora do Centro de Cuidados Pré-Natais. Enquanto muitos Inumanos são submetidos às mutagênica Névoa Terrígena, Blackagar foi exposto no útero, resultadno em habilidades maiores do que as normais. Enquanto bebê, ele não conseguia controlar seus poderes de manipulação de energia – um simples ataque de pirraça enquanto era estudado num laboratório quase destruiu Attilan com a energia sônica  destrutiva de suas cordas vocais.

Encontrado nos destroços do laboratório destruído, Raio Negro havia sobrevivido protegendo-se com um campo de força de elétrons de alta densidade. Para a proteção de todos os Inumanos, Raio Negro foi colocado dentro de uma câmara a prova de som e recebeu um traje armazenador de energia enquanto aprendia a controlar as suas habilidades.

Liberado aos 19 anos, ele se reuniu novamente aos seus primos e ao seu irmão Maximus, que imediatamente o atacou, esperando forçar Raio Negro a falar e  provar que não era digno de ser Rei. Com o auxílio dos primos de Blackagar, Maximus foi deixado inconsciente, e Raio Negro provou-se digno de seu futuro título mesmo sem domínio de seu poderoso poder e, consequentemente, sem poder falar.

2.Monarca dos Inumanos: Pouco depois de se reunir à sua família, Raio Negro soube da aliança desleal de Maximus com os alienígenas Krees, cujos experimentos pré-históricos haviam criado a raça Inumana. Raio Negro usou seu poder proibido para derrubar a nave Kree em fuga, que caiu dentro do prédio do parlamento, matando vários membros do Conselho Genético, incluindo os pais de Raio Negro. Apesar de um forte sentimento de culpa, Blackagar foi obrigado a se tornar o monarca dos Inumanos.

Mais tarde, humanos assustados capturaram Triton, o primo de Raio Negro semelhante a um peixe, que escapou e relatou que os humanos eram violentos e incivilizados. Percebendo que o lar dos Inumanos, a ílha Attilan, estaria em perigo se fosse descoberto, Raio Negro resolveu mover Attilan e seu povo para as montanhas do Himalaia. Logo depois, Maximus usou seu “poder psíquico” para controlar três Alfa-Primitivos, a classe trabalhadora dos Inumanos, submetendo-os às Névoas Terrígenas para transformá-los em seres de energia chamados coletivamente de Trikon. Então, os Trikon controlaram os Alfa-Primitivos remanescentes e ajudaram Maximus a sequestrar diversos Inumanos como reféns, tudo para chantagear Raio Negro a dar o trono a Maximus.

A noiva de Raio Negro, Medusa, foi separada de sua família. Então, Maximus exilou o resto da Família Real. Após vários anos, Raio Negro reuniu-se a Medusa e, inicialmente enfrentou o heróico Quarteto Fantástico, que no fim o ajudou a derrotar Maximus e recuperar sua coroa.

Enquanto explorava o mundo exterior, a Família Real encontrou mais uma vez o Quarteto, ajudando-o a resgatar seu líder, o Sr. Fantástico (Reed Richards) da Zona Negativa.

Enquanto viajava por Wakanda, Raio Negro conheceiuo rei local, T’Challa, também chamado de Pantera Negra, e ajudou a derrotar os vilões Homem-Areia (William Baker) e o Homem-Psíquico.

Quando o monstruoso Hulk (Bruce Banner) passou perto de Attilan e enfrentou os Inumanos, Raio Negro lutou bravemente contra ele até oferecer a sua mão em amizade, como um camarada excluído da sociedade. Por diversas vezes, Raio Negro confrontou Maximus, que enganou a Família Real fazendo-a acreditar que o Quarteto Fantástico havia atacado Attilan, depois manipulou o Surfista Prateado e os Inumanos uns contra os outros. Usando seus poderes mentais para apagar as memórias de Raio Negro quando ele estava no mundo exterior, Maximus tomou o controle de Attilan enquanto a Família Real procurava seu rei.

Acreditando que Raio Negro era um Homo Superior, o criminoso mutante Magneto sequestrou a Família Real para forçar os Inumanos a entrarem na sua guerra contra a humanidade. Quando Magneto tentou sugar a força de vontade de Raio Negro, os outros Inumanos escaparam e atacaram. Raio Negro recuperou suas memórias, se libertou e derrotou o vilão.

Mais tarde, subjugou o Hulk depois de alguns Inumanos provocarem Bruce Banner, que havia regressado. Percebendo que o quase invencível Hulk logo acordaria, Raio Negro enviou-o ao espaço num foguete que acabou aterrisando na Contraterra do Alto Evolucionário. Nos meses seguintes, Raio Negro e os outros Inumanos enfrentaram ameaças como Blastaar, da Zona Negativa; Maximus e seus Inumanos rebeldes; uma guerra civil entre os alienígenas Stenth; e outra batalha indesejada com o Hulk, que acabou com o Golias Esmeralda mais uma vez considerando os Inumanos seus amigos.

A seguir, Raio Negro se uniu ao super-heróis Kree Capitão Mar-Vell e derrotou Esfinge (Anath-Na) com o auxílio do Quarteto.

3- Os Illuminati – Depois da guerra interestelar Kree-Skrull quase destruir a Terra, Raio Negro se uniu a vários dos super-humanos proeminentes da Terra, reunidos na esperança de trabalhar secretamente evitando futuros desastres, formando assim os Illuminati.

Quando uma praga misteriosa atingiu os Inumanos, Sr. Fantástico identificou a poluição como a causa e criou um antídoto temporário, enquanto o Quarteto auxiliava os Inumanos na transferência de Attilan para a hospitaleira Área Azul da Lua, local onde também vive o Vigia.

4.Família: Após anos de namoro, Raio Negro e Medusa finalmente se casaram, apesar da contínua luta dos soldados Kree e Skrull, Bel-Dann e Raksor ameaçar arruinar o casamento.

Medusa logo engravidou, causando grande controvérsia, já que a lei Inumana proibia a reprodução sem cuidadosos estudos genéticos e aprovação do Conselho Genético; o Conselho ordenou imediatamente a destruição do bebê, temendo que a criança herdasse os poderes destrutivos do pai ou a loucura do tio. Quando Raio Negro apoiou a decisão do Conselho, Medusa fugiu para a Terra para dar à luz ao filho deles; Raio Negro a seguiu e conheceu a criança. Retornando a Attilan, Medusa e Raio Negro apresentaram seu filho, chamado Ahura, ao Conselho Genético. O Conselho rescindiu sua ordem de morte, mas prometeu estudar o bebê muito cuidadosamente.

Logo depois, quando o conquistador mutante Apocalipse recrutou vários Inumanos como seus cavaleiros da Tempestade, ele tomou o controle de Attilan. Raio Negro e os Inumanos remanescentes se aliaram à equipe de super-heróis mutantes X-Factor para derrotar Apocalypse. Quando foi descoberto que o Conselho Genético dos Inumanos era corrupto e vinha tentando fazer lavagem cerebral em Ahura, Raio Negro e a Família Real se rebelaram e derrotaram o Conselho. Então, eles rejeitaram sua condição real e se mudaram para a Terra. Quando o ambiente artificial da Área Azul da Lua foi mudado, os Inumanos quase sufocaram; entretanto, o Quarteto encolheu a cidade e retornou-a à Terra, colocando-a na recém-elevada terra de Atlântida, com Raio Negro novamente reinando.

A antena em formato de diapasão de Raio Negro foi danificada em batalha e não podia mais ajudá-lo a controlar os seus poderes, deixando-o temporariamente insano e fazendo com que atacasse sua família e amigos antes que finalmente fosse subjugado. O Sr. Fantástico e Lorde Psíquico (Franklin Richards) consertaram os danos, possibilitando uma recuperação completa. Logo depois, Ahura foi colocado em prisão preventiva pelo Conselho Genético, que havia determinado que ele sofria da mesma insanidade de Maximus. Raio Negro e Medusa foram proibido de falar com o filho dali em diante. Com ruínas e artefatos antigos ainda na Atlântida, vários governos começaram a reivindicar a terra, e um grande grupo de mercenários portugueses atacou as barreiras proteroras de Attilan. Não desejando ferir ninguém, Raio Negro tramou um plano que terminou com Atlântida novamente debaixo d’água e com Attilan movida secretamente mais uma vez para o Himalaia. Attilan logo foi removida da Terra completamente pelo fanático Kree Ronan, o Acusador, que transportou para o espaço e colocou Raio Negro e os Inumanos sob seu controle em sua guerra contra os alienígenas Shiars; entretanto, Raio Negro logo levou seu povo à liberdade. Ele e a Família Real retornaram à Terra pedindo santuário, mas as Nações Unidas somente permitiram que eles recolonizassem a Área Azul da Lua. Tentando encorajar melhores relacionamentos com a humanidade, Raio Negro concordou com uma iniciativa de intercâmbio cultural com os EUA, enviando um grupo de jovens Inumanos à Terra para estudar, socializar e se aclimatar com a humanidade, e trazer o que aprendessem de volta a Attilan.

5- Illuminati – Quando ocorreu uma fuga em massa da prisão de supervilões conhecida como Balsa, Raio Negro e o resto dos Illuminati perguntaram por que o Homem de Ferro não os havia notificado; isso levou as dicussões a respeito do supremamente poderoso Sentinela (Bob Reynolds) e uma batalha envolvendo Raio Negro e vários dos heróis da Terra contra o alter ego maligno do Sentinela, o Vácuo. O Sr. Fantástico mandou os Illuminati reunirem as poderosas Jóias do Infinito, com Raio Negro designado para proteger e esconder a Jóia do Poder. Mais tarde, o Inumano foi um dos membros dos Illuminati que decidiram enviar o Hulk a um planeta distante inabitado para evitar seus ataques destrutivos na Terra. A espaçonave foi direcionada inesperadamente para o selvagem planeta Sakaar, onde o Hulk foi forçado a se tornar um gladiador.

6- Guerra Silenciosa – Enquanto isso, o insano ex-mutante Mercúrio estava sem poderes e morando em Attilan. Pietro se torna obcecado por obter seus poderes novamente, só que Raio Negro o proibe de utilizar as névoas terrígenas com essa finalidade. Sem se importar com as consequências Pietro rouba os cristais que produzem a névoa e foge de Attilan.

As mesmas no fim acabaram caindo nas mãos do governo dos Estados Unidos. Os inumanos tentam conseguir de volta os cristais através da diplomacia, mas os americanos se recusam a devolvê-las. Inicialmendo uma “Guerra Fria” entre Inumanos e o governo americano.

Em vários momentos Raio Negro e Sentinela se olham e procuram uma outra forma de resolver o problema, temendo que um confronto entre os dois não seja suportado pelo planeta.

O conflito se agravou quando os Inumanos causaram as mortes de vários civis norte-americanos. Raio Negro pela primeira vez em anos comete erros, se irrita e parece inseguro diante das dificuldades atuais, Maximus percebe isto e tira proveito da situação, fazendo Medusa se apaixonar por ele. Raio Negro vê Medusa e Maximus eles se beijando, dai ele sai transtornado

E nesta hora que os Skrulls o capturaram e o substituiram.

7-Substituido por Skrull:

7.1- Hulk Contra o Mundo: Em Sakaar, Hulk alcançou a felicidade como o novo soberano do planeta, até que a espaçonave que o levou até lá explodiu, causando destruição em massa e aparentemente matando a nova esposa do Golias Esmeralda e seu futuro filho. Enlouquecido pela dor e araiva e obcecado por vingança, Hulk declarou guerra total aos heróis que o enviaram ao espaço.

Escolhendo Raio Negro para ser o primeiro a cair, Hulk foi a lua e espancou-o brutalmente e o usou como exemplo do que aconteceria com quem se pusesse no caminho de sua vingança.

Hulk derrota todos os Illuminati, Vingadores e o Quarteto Fantástico e os prende em Times Square, derrota o exército americano e obriga todos a lutarem como gladiadores, até sua luta final contra o poderoso Sentinela, Hulk é derrotado e Raio Negro volta para Attilan.

7.2- Invasão Secreta: Os Illuminatis discutiam sobre o corpo sem vida de um Skrull que se passava por Elektra antes de morrer e cogitavam a possibilidade de uma grandiosa infiltração Skrull entre os Heróis terrestres quando Raio Negro se revela como sendo na verdade um Skrull, ele explode tudo e mostra ter as mesmas habilidades do Professor Xavier, Dr. Estranho, Sr. Fantástico, Namor, Raio Negro e Homem de Ferro.  Namor o mata porém aparecem mais outros dois Skrulls super poderosos e os Illuminati são obrigados à debandar, sem saber em quem confiar e sem saber onde está o verdadeiro raio Negro e desde quando ele foi substituído.

O Homem de Ferro leva o cadáver do Skrull que se passava por Raio Negro para a Família Real em Attilan, Maximus torna-se rei dos Inumanos na ausência de Raio Negro e Medusa e a Família Real vão atrás de seu marido e rei. Uma guerra entre Inumanos e Skrulls é travada em Attilan em quanto isso, a Família Real e Medusa vão pedir ajuda a Ronan, o Acusador. A mão de Cristalys (irmã de Medusa) é prometida a Ronan caso ele ajude-os a encontrar Raio Negro.

O primo de Raio Negro, Karnak diz que precisam ser executadas três tarefas simultaneamente para explorar três pontos fracos no sistema dos Skrulls. Karnak e Gorgon vão para Rigel 3 atrás de um robô capaz de decifrar os algoritmos das comunicações dos Skrulls, Triton (primo de Raio Negro) foi para um planeta aquático para desligar um artefato Skrull escondido e Medusa e Cristalys foram mandadas mara uma comunidade guerreira comandada por Thundra, eles capturaram um Skrull que sabe onde Raio Negro foi aprisionado. Descobre-se que Raio Negro foi capturado logo após a sua Guerra Silenciosa com o governo dos Estados Unidos, e que foi o Skrull que participou da Guerra do Hulk. Os Skrulls pretendiam usar a voz de Raio Negro para criar uma das armas mais mortíferas do mundo, mas são impedidos com a chegada da Família Real que recupera o seu rei e volta para Attilan para acabar de vez com os invasores Skrulls.

8- Guerra dos Reis: Para por um fim na guerra entre inumanos e shiars, Raio Negro pretendia utilizar uma bomba capaz de transformar todos os shia’rs em inumanos mas ele precisaria sacrificar sua vida para energizar todo o aparelho.

O mutante e imperador shiar Vulcano interferiu pessoalmente e assim os dois reis iniciaram uma sangrenta batalha dentro da bomba que já tinha sido lançada. Vulcano o deixa extremamente nervoso e ele grita, ferindo gravemente o mutante e danificando a bomba.

Usando teleporte, Crystallys, sua cunhada, tentou resgatar Boltagon mas Vulcano ainda estava vivo e a impediu. Os dois continuaram na bomba até que ela explodiu antes mesmo de chegar no destino.

E assim os dois maiores imperadores do universo aparentemente morrem.

Com a morte de Vulcano, seu posto de líder dos Shi’ars substituído pelo Gladiador e Blackagar Boltagon, o melhor líder que os inumanos já tiveram, foi substituído por sua esposa, Medusa.

9- Retorno: Dentinho consegue achá-lo vivo, dentro d’A Falha e o resgata. Raio Negro diz que os Inumanos precisam voltar à lua e Medusa deixa o cargo de líder dos Krees para Ronam o Acusador.

Por decisões da Suprema Inteligencia, Raio Negro adquiriu 4 novas esposas, líderes de cada raça dos inumanos universais. Medusa não gostou de ter que dividir seu marido com mais 4 esposas mas Raio Negro a acalmou, a união foi política feita para unir todas as classes inumanas.

Na Terra, ele lidera os inumanos a um ataque contra a cidade perdida do alto evolucionário. Um Franklin Richards do futuro diz a Raio Negro para retornar a Terra e lá ele funda a Nova Hala, que sobrevoa a ilha de Manhathan.

Seu irmão constrói um aparelho onde ajuda a encontrar um local onde os agudos são abafados para que o Raio Negro consiga falar sem causar destruição. Raio Negro e Medusa se desentendem, enquanto estavam brigados, dormindo em quartos separados, Raio negro foi surpreendido por uma criatura que invadiu sua mente, roubando informações sigilosas e entregando a Thanos.

lrituradamente

Raio negro revela aos Illuminatis que Thanos tem um filho inumano e pretende assassiná-lo e, para isso, matará todos os inumanos da mesma faixa etária.

Bibliografia:

– Hulk Contra o Mundo #2

Citações:

aspas …

aspasAgora

aspasGuerra” (declarando seu desejo de guerra com o governo americano)

aspasNÃÃOOOO (dando um grande grito em Vulcano, na saga Guerra dos Reis)

Edições Importantes:

. Primeira Edição – Fantastic Four #45 (1965) No Brasil: O Homem-Aranha #62 (1974, Ed. Ebal)

. Morte – War Of Kings #6 (??) No Brasil – ??

( Contribuições: Norman Osborn)

Quer acrescentar alguma informação? Encontrou algum erro? Dúvidas? Comente:

Anúncios

Páginas 1 2 3

12 Respostas to “Raio Negro”

  1. Luis Felix Says:

    Existe um super heroi dos anos 60 que é mais velho que este heroi da marvel que também se chama Raio Negro, este quadrinho é totalmente brasileiro. Eles tem alguma coisa a ver o Raio Negro da Marvel e o Raio Negro do Brasil.
    Olha as fotos do Raio Negro brasileiro:



  2. Kinhu Says:

    Esse Raio Negro brasileiro parece o Ciclope :S

  3. bolivartrask Says:

    E aí, Luis Felix, é verdade !! Já conhecia esse Raio Negro mas não lembrei de acrescentar nas curiosidades.
    Valeu pela contribuição!

  4. Norman Osborn Says:

    A Bibliografia é do Hulk Contra o Mundo 2 (da Panini, não sei se lá fora foi publicado também este resumo).

  5. Emerson Padula Says:

    Citações: “Guerra” (declarando seu desejo de guerra com o governo americano)

  6. Guido Macahdo Says:

    Trask, essa historia dos vingadores nos trouxe novas informaçoes sobre raio negro e a familia real. pelo menos q ele nao se tornou rei simplesmente. meio q tomou o trono pra si.

  7. Danilo Ramos Says:

    Poxa cara muito bom, bela edição, agora sei mais sobre o raio negro !

  8. rodrigo Says:

    o hulk nao foi vencido pelo sentry, o hulk venceu e depois o miek confessou que foi ele que sabotou a bomba ai o hulk deixou ser vencido por um raio do stark

  9. Quiof Thrul Says:

    esse outro Raio Negro foi publicada pela GEP, editora que publicava X-Men, teve até uma edição onde ele encontra o Unus.

  10. Elderson Gomes da Cunha Says:

    ele tinha algum tipo de equipamento pra projeção mental? lembro de algumas histórias em que ele nada dizia, mas todos os Inumanos pareciam saber o que ele pensava…..

  11. heraldo52 Says:

    em qual edição americana Raio Negro combateu gladiador (tirando a guerra de reis) e que o venceu com um sussurro? vlw galera.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: