Capitão América (Steve Rogers)

by

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias


Captain America – Joe Simon e Jack Kirby
Primeira Aparição:
Captain America Comics #1 (1941)
Nome: Steven “Steve” Grant Rogers
Outros Nomes: Sentinela da Liberdade, Roger Stevens, Nômade, Capitão, Homem sem Pátria, Capitão América
Nacionalidade: Estadunidense (Nova Iorque, EUA) Terra 616
Raça: Humana
Status: Ativo

Poderes:

  • Fisico melhorado artificialmente: Como resultado do uso do soro do super-soldado, seu corpo (que inicialmente era frágil e sem poderes) foi alterado, tornando-se o ser humano nos limites do desenvolvimento e condicionamento.

Habilidades Fisicas: Elevadas até o limite, sua força, agilidade, velocidade e reflexos são superiores a de qualquer atleta olímpico. Seu metabolismo alterado também permite que seu corpo resista por muitas horas sem descanso, resistência ampliada a dores e um fator de cura elevado para pequenos ferimentos e doenças.
Habilidades Mentais: Seu intelecto foi modificado a ponto poder processar muitas informações muito mais rápido, tornando-o um verdadeiro gênio tático. Alem disso, sua memória também permite lembrar de situações já vividas com maior facilidade, melhorando suas tomadas de decisão.

Equipamentos:

Escudo – Feito de uma liga de Adamantium (o metal mais resistente) e o Vibranium (capaz de absorver grandes impactos .) O que o deixa indestrutivel. – usado para defesa e também ataque, quando então funciona como um bumerangue.
É capaz de amortecer uma queda de dezenas de metros de altura.

Escudo Triangular: Escudo feito de metal comum em formato triangular.

Escudo Stark: Replica do Escudo feito por Tony Stark quando Steve perdeu o seu para o governo.

Motocicleta

Armadura:
– Realiza movimentos automaticamente;
– Vôo, através de proporção a jato;
– Absorção de rajadas;
– Interceptar mensagens de radio;
– Lentes telescópicas;
– Anti-gravidade, dando mais agilidade;
– Contenção de Mylex, um tipo de super cola que ele usa para prender os vilões;
– Jato de ar comprimido disparado pelas mãos;
– Minimísseis.

Escudo de energia – luva com um escudo energético que podia assumir outras formas, como uma espada ou bastão, por exemplo.

Habilidades:

– Maestria em combate desarmado resultado da mistura de seus talentos acrobaticos e várias artes marciais aprendidas (entre elas judo, boxe, jujitsu, aikido e muitas outras).
– Maestria em luta e arremesso de escudo.
– Excelente Estrategista
– Motociclista
– Desenhista

Características Psicológicas:

Características Físicas:

Outras Características:

Religião Protestante

Afiliações: Arma Extra, Invasores, Vingadores, Defensores Secretos, Novos Vingadores

Base de Operações: Mansão dos Vingadores

Ocupação: soldado, ex-agente federal, ex-policial, ex-desenhista de quadrinhos, ex-professor

Parentes Conhecidos:

Pai (morto) – Joseph “Joe” Rogers

Mãe (morta) – Sarah Rogers

Relacionamentos: Betty Ross, Peggy Carter, Sharon Carter, Bernadette “Bernie” Rosenthal, Cascavel, Miranda

Biografia: (Atualizações recentes em verde)

1- Origem:

Nascido durante a Grande Depressão, Steven Rogers era um jovem fraco e doente filho de imigrantes irlandeses e cresceu na cidade de Nova York. Na maior tempo teve uma vida feliz com sua família mas algumas vezes, seu pai Joseph, desempregado e alcoólatra, batia em sua mãe Sarah por suas frustrações. Steve aprendeu com sua mãe a nunca abaixar a cabeça para ninguém.

joseph rogers sarah rogers

Seu pai faleceu quando ainda era muito novo, durante a primeira Guerra Mundial, e passou a ser cuidado apena por sua mãe.

Apesar de suas limitações econômicas e físicas, trabalhou duro para se sustentar. Quando as filmagens jornalísticas sobre a 2ª Guerra Mundial chegaram aos Estados Unidos vindas da Europa, ficou horrorizado com as cenas dos nazistas dominando o continente e perseguindo aqueles que se opunham a eles. Decidido a alistar se no Exercito. Rogers foi rejeitado devido as sua saude debilitada mesmo desejando de qualquer forma participar dos esforços americanos para vencer a 2ª Guerra.

1.1- Soro Supersoldado:

Diante dos protestos insistentes do jovem rapaz, o general Chester Phillips ofereceu-lhe uma vaga num experimento biológico ultra-secreto, a Projeto Renascimento. Determinado a colaborar com o esforço de guerra. Rogers impetuosamente aceitou a oferta. Após semanas de lestes e treinamento, ele recebeu uma dose do Soro do Supersoldado. Ainda em fase experimental e foi exposto a radiação de baixa intensidade para ampliar a eficácia da fórmula.

Rogers emergiu um corpo perfeito, tornando um ser debilitado como Steve Rogers em um superatleta musculoso, forte, veloz e ágil. Seguindo um extensivo treinamento de combale e extremo condicionamento físico, Rogers foi incumbido de tornar-se a arma suprema do exército – e a encarnação do espirito de luta da América.

Contudo, como na equipe do projeto havia um agente duplo a serviço de Hitler, o cientista que criou o “soro do supersoldado” é morto por esse agente. Como não havia registro escrito da fórmula, essa se perdeu junto com a vida do cientista e Steve Rogers acaba se tornando o único daquilo que deveria ser um exército de supersoldados. Determinado a levar a luta adiante por todos aqueles que não puderam ser como ele, Steve adotou a identidade do capitão América, sentinela das fronteiras americanas.

Em uma missão em Madripoor, conhece Logan e juntos salvam a jovem Natasha Romanoff do Tentáculo, que pretendiam torná-la sua assassina. Capitão América o convida para trabalhar em equipe mas o arrogante Logan diz que não precisava de um side-kick.

2- 2ª Guerra Mundial:

Locado no Fort Lehigh, em New Jersey, como um soldado comum, o Capitão se tornou o terror dos espiões do Eixo e quintas-colunas que agiam internamente para enfraquecer a nação. Em decorrência do ataque a Pearl Harbor, o Capitão América foi enviado para a guerra, dando início ao combate à tirania nas frentes de batalha.

Os militares enviaram o supersoldado ao teatro de operações europeu. Servindo como recruta do exército, Rogers foi transferido de base em base, indo aonde o Capitão América fosse necessário. Opondo-se a Hitler, ao Caveira Vermelha e às forças do Eixo em cada investida, ele liderou seus colegas soldados nas batalhas e serviu de modo abnegado como um símbolo vivo da nação e auxiliado por seu jovem parceiro Bucky Barnes.

Apesar de ser o unico do experimento de super-soldado, Steve Rogers não era o unico super-herói na guerra. Steve liderou uma equipe de heróis chamada Invasores, cujo rol de membros incluía o Tocha Humana (original)Centelha, Namor o Príncipe Submarino, Union Jack e Spitfire.

Lutou ao lado também de Logan e Nick Fury que também estavam na guera. Logan entrega o Capitão para o Barão Zemo, ao descobrir a traição de Logan, Capitão o enfrenta e da uma grande lição, surrando Logan.

Nos derradeiros dias da guerra, o Capitão e Bucky empenharam-se em frustar os planos do insidioso Barão Zemo, que ambicionava furtar o protótipo de um avião-foguete. Tentando desarmas o foguete em movimento. Bucky foi colhido por sua explosão enquanto o Capitão era arremessado nas gélidas águas do Oceano Ártico passando as décadas seguintes congelado.

O Capitão América e Bucky estavam mortos, ou era o que se supunha.

3.0- Era Moderna:

O soro do Supersoldado no corpo do Capitão o manteve vivo, congelado em estado de animação suspensa. Em sua ausência, outros homens apresentaram-se para empunhar seu escudo e defender suas cores, mas nenhum deles pôde verdadeiramente substituí-lo. Décadas se passaram e o Capitão América hibernou no gelo.

Foi um velho aliado o responsável pela ressureição do herói adormecido, o Príncipe Namor. Agora amargurado e em guerra com a raça humana, o furioso Namor inadvertidamente arremessou o bloco de gelo contendo o corpo do capitão no oceano, onde as correntes marinhas o levaram a climas mais quentes e ele começou a desgelar.

namor capitaoamerica congelado

3.1- Vingadores:

O corpo comatoso do capitão foi recuperado e revivido pelos Vingadores, os heróis mais poderosos da Terra. Rapidamente, ele se tornou um dos mais renomados Vingadores de todos os tempos. Com suas habilidades táticas e dedicação, te tornou rapidamente o líder do grupo.

Desde que ressurgiu nos dias de hoje, o Capitão foi abraçado pelo povo americano. No entanto, com seu parceiro Bucky morto e vendo que a nação passou por sublevações políticas e sociais tornando-se um país muito diferente daquele que ele conheceu, Rogers foi forçado a reavaliar seu papel. Passando por muitas dificuldades para se adaptar a vida civil. No início morava na mansão dos Vingadores e era praticamente um super-herói de tempo integral pois os Vingadores eram seu único propósito neste admirável mundo novo.

Steve permanece ativamente no grupo e começou a tutorar um garoto chamado Rick Jones numa tentativa de superar o trauma da perda de seu antigo parceiro. Travou várias batalhas contra um grupo de super-vilões liderados pelo Barão Zemo que acabou morto por uma avalanche causada por uma de suas máquinas durante uma batalha com Steve.
Após uma batalha com Kang, o conquistador, o restante do grupo decidiu tirar férias do grupo.

Com isso, Steve resolveu liderar um novo grupo de Vingadores composto dos ex-vilões: Mercúrio, Feiticeira Escarlate e Gavião Arqueiro. Ao enfrentar Kang e Dr. Destino e com problemas com os dois “esquentados” do grupo (Mercúrio e Gavião Arqueiro), Steve mostrou o verdadeiro potencial de seu poder de liderança.

215661-kooky

 

3.2- Fora dos Vingadores:

Quando Steve resolveu sair temporariamente do grupo, o Pantera Negra entrou em seu lugar como “espião” no grupo (como parte de suas obrigações como rei de Wakanda, observando os estrangeiros). Por causa dessa espionagem, a amizade entre os dois ficou abalada. Após algum tempo, Steve restaurou a aliança e a amizade com o rei de Wakanda e, como simbolo, entregou uma versão modificada de seu antigo escudo triangular.

Se aliou a agência de espiões de seu antigo aliado de guerra Nick Fury, a S.H.I.E.L.D, onde enfrentava inimigos tecnológicos como M.O.D.O.C. e a Ideias Mecânicas Avançadas (IMA) e se apaixou por Sharon Carter (Agente 13), sobrinha de uma moça que Steve havia amado e perdido durante a guerra. Como agente da SHIELD, o Capitão uniu-se à constante batalha de Fury contra as hordas terroristas da Hidra, lideradas pelo famigerado Barão Strucker. Seu antigo inimigo, o Caveira Vermelha foi reanimado por um dos braços da Hidra e começou a busca pelo Cubo Cosmico que estava em posse de uma das subsidiarias da IMA.

Um desentendimento com Nick Fury o fez se afastar da espionagem. Comprou uma motocicleta e saiu em viagem pelo interior do país.

Iniciou sua parceria com o super-herói negro Falcão e enfrentou organizações racistas como o Império Secreto e a e ultra-conservadora Força Nacional, contra esta ultima sua namorada e agente secreta Sharon Carter foi dada como morta. Steve sofre bastante com a perda.

3.3- Nômade:

Com o fim da série de lutas contra o Império, o Capitão América chega até o misterioso líder da Organização, nada mais, nada menos, que um Chefe de Gabinete da Casa Branca, uma das figuras mais respeitadas do país, que se suicida na frente de Steve.

Passando por uma crise de valores, em consequência do acontecido, Steve Rogers abandona o uniforme de Capitão América e passa a circular o país sob a identidade de Nômade, procurando a verdadeira alma da América.

Neste período, um substituto chamado Roscoe Simons, grande fã de Steve Rogers, foi treinado por Falcão, apesar  .

roscoe copy

Quando o Caveira Vermelha descobriu que não era o verdadeiro Capitão ele assassinou o substituto e deixou um recado avisando que qualquer um que assumir essa identidade terá o mesmo destino. Isso convenceu Steve Rogers à rabandonar seu período de “auto-exílio” retornando sua identidade como Capitão e define que sua luta não é por nenhum governo ou política, mas sim pela gente simples e comum, que vive em cada cidade e em cada região do grande território dos Estados Unidos.

3.4- Vida civil:

Steve entra para a força policial de Nova York, mas logo tem a sua vida conturbada em função de acusação de que era corrupto, pois quase não aparecia para as rondas e mesmo assim não era demitido (seus superiores conheciam sua identidade). O acusador era seu parceiro, que logo se descobriu que agia como o vilão Chefe Encapuzado.

Com ajuda de Falcão, Steve enfrenta sua versão falsa, o Capitão América (Grande Diretor), que os substituiu no período pós-guerrae e Bucky (Jack Monroe, que depois assumiria o codinome Nômade).

Steve voltou a tentar ter uma vida civil. Virou desenhista de quadrinhos e alugou um apartamento na cidade. Mas também não conseguiu cumprir seus compromissos. Sua vida mudou quando recebeu uma boa quantia em dinheiro, resultado de anos de dedicação ao serviço militar que não lhe haviam sido entregues na época do seu desaparecimento. Steve organizou uma rede de informações para ajudá-lo em suas missões.

4.0- Capitão:

Mas logo seria procurado por uma Comissão de Assuntos Super-humanos do Governo que queria explicações sobre a sua súbita fortuna. Além disso, foi pressionado para que passe a trabalhar sob os auspícios do governo, uma vez que seu uniforme, seu escudo e seu nome foram criados pelo Governo dos Estados Unidos.

Indisposto a seguir ordens que poderiam fazer com que colaborasse na queda de regimes de outros países, a fazer espionagem contra outros povos e a participar talvez de lutas e ações injustas, Steve Rogers decide ceder seu “cargo”.

Enquanto a Comissão escolhe um substituto para Steve Rogers – um individuo militarista e sem escrúpulos, perfeito seguidor de ordens, o herói original segue sua luta, adotando uma nova identidade, um uniforme semelhante. O confronto ideológico entre o novo Capitão América (John Walker) e Steve Rogers, o Capitão original, era grande e chegaram a se confrontar.

4.1- Guerra das Armaduras:

Steve procura Tony Stark (Homem de Ferro) para pedir um novo escudo. Stark cria uma replica e entrega a Steve, torcendo para que o favor fizesse Steve fazer vista grossa a caçada que Stark estava promovendo à heróis e vilões com armadura. Durante uma conversa em uma lanchonete perto da base governamental nomeada Gruta, Steve deixa claro que, mesmo não sendo mais o Capitão América, defenderia a base se tentasse invadi-la. Auxiliado por Rhodes, Stark invade a base e Steve o segue com a intenção de impedi-lo. Após um quase confronto, Stark se utiliza da confiança de Steve para deixa-lo paralisado enquanto inutilizava uma das ultimas armaduras do complexo. Durante o processo, uma troca de olhares entre os dois amigos mostra que essa grande amizade acaba de ser destruída.

Foi revelado que o Caveira Vermelha – que havia adquirido uma identidade civil de alta respeitabilidade no governo norte americano – havia manipulado a Comissão para que destituíssem Steve Rogers do seu papel de Capitão América. Steve Rogers volta ao uniforme e a identidade de Capitão América, assumindo agora o papel de comandante máximo dos Vingadores.

5- Capitão de armadura:

Capitão America enfrenta a degeneração de seus músculos, devido os efeitos do soro do super soldado. Tony Stark cria uma armadura que realiza movimentos que ele não mais faz. Em suas primeiras missões o Capitão enfrenta Apátrida e Fraude.

Capitão America e Falcão se unem a SHIELD e junto com Redentora e Jack Flag invadem a ilha da Idéias Mecânicas Avanças (IMA) que pretende duplicar o Cubo Cósmico. Na ilha, Capitão America é atingido por um pulso de energia do Cubo, com isso ele começa a ter temporariamente seus pensamentos realizados. Lá ele tem a oportunidade de voltar a andar mas se nega a fazer acordos com vilões.

Já em Nova York, Capitão America junto com Vormund enfrentam o vilão Zeitgeist que estava matando grandes heróis da era de ouro dos anos 40. Enfrentando Nefárius, Capitão recebe a visita de Corvo Negro dizendo que Steve só tinha 24 horas de vida. Ele então decide se despedir de vários amigos, na mansão dos Vingadores, Steve recebe a visita de um antigo inimigo Bratoc que perdeu um amigo enfrentando Zeitgeist dias atrás. os dois conversam por bastante tempo até Bratoc vai embora e Steve espera a morte chegar. – Jarvis entra no quarto de Steve e vê a armadura vazia, chama os Vingadores, e ninguém sabe do paradeiro de Steve Rogers.

6- Sem o escudo:

Houve um período em que o Capitão resolveu tomar uma postura mais agressiva contra seus inimigos e, com a ajuda da SHIELD e Sharon Carter, iniciou uma cruzada contra a HIDRA.

Uma dura perda estava reservada para Steve. Após salvar a tripulação de um submarino que afundava, deixou seu escudo escapar, pois foi obrigado a escolher entre salvar a vida de um tripulante do submarino ou buscar seu velho companheiro.

Na falta do escudo circular, Steve passou a usar seu escudo original. Mas devido a seu formato pontudo não podia ser arremessado e era menos resistente. Além disso, logo após, em uma saga espacial, esse escudo do Capitão acabou sendo destruído pelos Krees.

Então, Sharon Carter deu a Steve uma luva com um escudo energético que podia assumir outras formas, como uma espada ou bastão por exemplo.

7- Homem Sem Pátria:

Capitão América é salvo pelo próprio Caveira Vermelha, que precisa da aliança do Capitão contra uma ameaça ainda pior: o próprio Adolf Hitler cuja consciência fora aprisionada dentro do Cubo Cósmico, artefato de possibilidades mitológicas, capaz de redefinir a realidade e transformar a América num pesadelo nazista.

Steve Rogers foi novamente acusado de traição ao ser visto lutando ao lado do Caveira, foi exilado do seu país e novamente perdia o uniforme e a identidade de Capitão América. Assumindo um uniforme sem as estrelas e listras americanas.

No final, provou-se que o Capitão América não tinha traído ninguém, mas sim sua mente havia sido “lida” pelo vilão conhecido como Mecannus. Depois de tudo esclarecido, o presidente Bill Clinton devolve o escudo para o Capitão América, dizendo que ninguém mais poderia representar esse papel.

Após um bom tempo de procura Jim Rhodes encontrou o escudo no fundo do mar.

8- Pós Herois renascem:

Durante a batalha com o Massacre, Capitão e os principais heróis marvel foram enviados para outro universo.

Depois de um ano sumido desta realidade, Capitão América inexplicavelmente surge no Japão, encontrou Lady Letal trabalhando com terroristas que pretendiam retirar a influência americana sobre o Japão por qualquer método, incluindo assassinato em massa. O Capitão os derrotou antes que vidas inocentes fossem perdidas.

Os Vingadores deixam de existir após a morte de Scott Lang, Visão e Gavião Arqueiro provocado pela Feiticeira Escarlate. 

A mesma altera a realidade onde o Capitão America nunca tinha ficado congelado e então seguiu sua vida até ficar idoso. Depois, que a realidade voltou ao normal, os heróis decidiram não despertar as suas lembrançasdaquela realidade.

9- Novos Vingadores:

Depois que a equipe foi desmantelada por Feiticeira Escarlate, Steve Rogers viu-se forçado a reformular a equipe admitindo, integrantes inusitados como Wolverine, Homem–Aranha, Mulher-Aranha e Luke Cage.

Quando o Caveira Vermelha, seu arquiinimigo foi morto por Aleksander Lukin, Steve e todos os outros acreditaram estar finalmente livres do vilão, porém Lukin roubou de Caveira seu cúbo cósmico, e começou a por em prática seu plano para energizar o objeto. Nick Fury encontra indícios do lendário Soldado Invernal, o porém é que ele se assemelhava físicacamente com Bucky, o parceiro juvenil de Steve na segunda guerra mundial. O Soldado Invernal realmente era Bucky, ele estava sendo controlado por Lukin e um dossiê contendo todas as informações dele vão parar nas mãos de Steve, que descobre que Bucky vem sofrendo desde a sua suposta morte, lavagem cerebral, e cometendo assassinatos devido a essas lavagens. Steve era o único convicto de que o Soldado Invernal era o Bucky, e o único decidido em ajudar o seu velho amigo, quando Lukin decide se livrar do Cubo, por ele estar lhe fazendo mal, ele manda Bucky esconder ele em West Virginia. Capitão vai atrás de Bucky, os dois ficam cara a cara, Capitão conversa com Bucky, porém o velho parceiro de Steve não se recorda da sua antiga vida, então Capitão pega o Cubo e deseja que Bucky lembre-se de tudo, as memórias de Bucky voltam, ele quebra o Cubo e some, Bucky aparece então no seu antigo centro de treinamento na antiga segunda guerra mundial, o centro agora todo caindo aos pedaços e abandonado.

Steve recebe notícias de Bucky atuando como herói em diversos lugares, porém evitando se mostrar muito ao publico, Steve então vai para a Inglaterra onde Bucky foi visto pela ultima vez. Atrás de Bucky na Inglaterra, Steve junta-se a Spitfire e Union Jack para investigar em Londres, são atraídos para uma armadilha de Lukin, e Capitão é culpado pela explosão de um navio no cais, isso fazia parte do plano de Lukin para incentivar a lei de registro que vinha sendo feita nos Estados Unidos. Steve, Sharon Cartner, Spitfire, Union Jack e Bucky combatem o Hibernante, um robô gigante libertado por Lukin (que secretamente vinha compartilhando a mente com o Caveira Vermelha). No fim da batalha Steve tenta conversar com Bucky, porém ele acaba fugindo novamente.

10-Guerra Civil :

Quando voltou aos Estados Unidos, Steve se deparou com a Lei de Registro super humano, e logo de cara foi contra ela, Steve decide nãos seguir a lei e forma um grupo de renegados para lutar contra a lei, os assim chamados Vingadores Secretos.

Steve travava uma guerra diplomática contra Tony Stark (Homem de Ferro), que era o símbolo apoiador da nova lei, o grupo de heróis que aprovavam a lei e os que eram anti-registro, travaram diversas batalhas, e cada herói não registrado que eram apanhados e levado para a prisão construída por Reed Richards na Zona Negativa.

Na batalha final da Lei de Registro, o lado anti-registro do Capitão estava vencendo, porém a batalha destruiu Manhatan.

Steve viu que não era isso que ele queria, não era por isso que ele sempre lutou, Capitão então tira sua máscara, e como a pessoa que é, Steve Rogers, entrega-se a justiça para um tribunal. Durante a guerra civil, a ex namorada de Capitão, Sharon Carter começou a ir no psiquiatra da Shield, devido aos recentes estresses, e pela morte de seu antigo namorado, também agente da shield.

11.0- Morte:

No dia de seu julgamento, uma grande quantidade de civis vieram prestigiar Steve, a Imprensa toda estava cobrindo o julgamento, porém foi nas escadarias do julgamento que Steve, na tentativa de proteger um dos guadras, se usa de escudo humano levando um tiro nas costas. A população se apavora e um grande alvorosso começa, Sharon Cartner que era uma das agentes no local, corre para socorrer Steve quando Steve recebe mais 3 tiros a queima roupa, ninguém sabe de onde vieram os 3 últimos tiros, atribuiu-se a culpa ao Ossos Cruzados, o atirador do primeiro tiro, que estava lá a mando de Caveira Vermelha/Lukin.

Steve é levando ao hospital. Lá, Pecado, a filha do Caveira Vermelha, disfarçada de enfermeira, diz para Sharon um código pós-hipnótico que lhe faz lembrar cenas esquecidas, Sharon lembra que foi ela quem deu os três tiros em Steve, Sharon senta no chão do hospital e desesperadamente começa a chorar.

11.1- Funeral: Com a morte de Steve, diversos heróis e conhecidos passam dias inteiros em Luto, Steve foi enterrado no Cemitério Nacional de Arlington.

Carregaram o caixão de Steve, Ben Grim (o Coisa), T’challa (Pantera Negra), Rick Jones, Carol Danvers (Miss Marvel), Sam Wilson (Falcão) e Tony Stark (Homem de Ferro). Steve será enterrado no recém-instalado Memorial do Capitão América, uma estátua esculpida pela escultora cega Alícia Masters.

Stark subiu ao altar para falar algumas palavras sobre Steve, porém não consegue falar e vai embora sem dizer uma palavra. Em seguida Sam Wilson sobe ao altar para falar sobre Steve Rogers, Sam fala da importância que ele teve nas nossas vidas, e mostra como todas as pessoas que ali estavam, sejam eles heróis, antigos heróis, agentes da SHIELD, ex soldados de guerra, antigos prisioneiros da guerra, ou cidadães, todos tem história com o Capitão, e com um belo discurso, Sam toca o coração de todos os presentes e telespectadores que olhavam o enterro pela televisão. Os Novos Vingadores, impossibilitados de estarem presentes no velório devido a Lei de Registro olharam o enterro pela TV.

Três dias após o enterro oficial, Stark junta Hank Pyn e Janet Van Dyne (Vespa), para o verdadeiro enterro, o enterro de três dias atrás foi apenas para o público, agora, no ártico, os três juntos com Namor, iriam se despedir de Steve, quando este seria levado pelo príncipe Namor para as gélidas águas do oceano.

Tempos depois, Sharon descobre que seu psicólogo da Shield é na verdade Dr. Faustus que vinha lhe fazendo lavagem cerebral, e que por causa disso ela acabou assassinando Steve. Ela é capturada pelo Caveira/Lukin, sofre mais experiências mas consegue se libertar do controle de Faustus e foge. Com o tempo, ela começa a lembrar cada vez mais do ocorrido na morte de Steve, ela se lembra de tê-lo matado com uma arma especial, que ela entregou a um capanga do Caveira, ela vai atrás do homem, o encontra e pega a arma, ela nota que a arma possui algo especial, e corre para contar para Sam (o Falcão) que Steve pode não estar morto.

12.0- Capitão América Renascimento: Com a ajuda do Dr. Destino e Norman Osborn, o Caveira Vermelha reanimou o corpo de Rogers, mas manteve Steve preso em sua própria consciência. Steve reviveu com isso os momentos mais importantes de sua vida, numa repetição interminável. Para executar seu grande plano, o Caveira Vermelha transferiu sua consciência para o corpo do Capitão e pretendia tomar o lugar de Steve, posando como o Capitão América ressurreto.

Sharon Carter, a ex-Agente 13, procurou a ajuda dos Vingadores e outros velhos aliados de Steve – incluindo Bucky Barnes, o atual Capitão América. Os heróis descobriram os planos do Caveira e resgatam Rogers.

Steve recebe o perdão total do presidente dos EUA pelos seus atos anti-registro.

12.1- Reinado Sombrio:

Steve entra em cena quando percebe que o Thor está sendo espancado ao vivo diante das cameraspois o Norman queria que a batalha fosse filmada.Steve parte em busca do escudo de energia,que estava escondido em uma plataforma subterrânea.Ao cheagar no campo de batalha o Bucky devolve o original a ele.

Assim volta a ter dois capitâes, porém um de arma (Bucky) e outro de escudo (Steve).

13 – Diretor de Segurança nacional / Era Heróica:
Após os heróis lutarem contra o Cerco de Norman Osborn a Asgard,  Norman é preso perdendo seu posto de Diretor de Segurança nacional, Steve Rogers assume o posto.

Os Vingadores e Steve Rogers descobrem a existência dos Illuminatis quando duas das gemas do Infinito caem nas mãos inimigas A revelação desse grupo uma nova briga entra Stark e Steve.

Além disso, existia os Vingadores Secretos: A equipe foi formada com o intuito de localizar  ameaças secretas de alto nível para assegurar a população, onde muitas vezes se deparavam com o Conselho das Sombras, uma organização secreta que a muito andava sumida.

14.0- Retorno ao Manto: O Capitão América ( Bucky ) é supostamente morto por Skadi (a Pecado). Steve Rogers Assume novamente o posto de Capitão América  mas a Serpente destrói o escudo de Steve com as própria mãos. Os anões de Svartfalfheim utilizaram Uru para arrumar o escudo e deixa-lo mais forte ainda.

14. 1 – Vingadores vs X-Men: Após descobrir que a Força Fênix estava vindo para a Terra, os Vingadores foram até Utopia para evitar que usassem Esperança Summers como hospedeira, Ciclope se recusa e reage violentamente. Desencadeando numa batalha de proporções gigantescas.

14.2 – Marvel Now: Com o fim da batalha, Steve decide se aproximar mais dos mutantes e forma uma equipe de Vingadores com representantes mutantes e liderados por Destrutor, irmão de Ciclope.

Steve Rogers integra aos Illuminatis para impedir que um grande desalinhamento nas realidades destrua o multiverso, mas ele se recusa aceitar que o preço de manter a sua realidade seja a destruição de outras. Dr. Estranho apaga a mente de Steve para que possam continuar com seu plano sem a interferência do herói.

capitao_estranho

Uma proximidade maior com a S.H.I.E.L.D proporcionou uma aliança entre eles, agora Steve pode oferecer vingadores quando Maria Hill precisar em alguma missão especial. 

Citações:

aspasEu acredito em uma ideia…a ideia de que uma unica pessoa que possua um bom coração e uma boa mente… isso orientado por uma digna fidelidade esse homem pode ganhar uma guerra. Dê a esse homem um grupo de pessoas com a mesma convicção…e ele poderá mudar o mundo. Então rapazes, sabem onde posso encontrar pessoas assim? (Durante a 2ª guerra para o Comando Selvagem.)

aspasEu não represento os Estados Unidos, o presidente dos EUA faz isso. Por toda minha vida o que representei e o que lutei foram os ideais pelos quais foram fundados o nosso país: os ideais de liberdade, justiça e igualdade, que são comuns a todos os povos, e não só o norte-americano. Se eu aceitasse as regras da Comissão estaria traindo esses ideais. Por isso não poderia continuar sendo o Capitão América”

aspasNão importa o que a imprensa diz. Não importa e que os políticos e o povo dizem. Não importa se o País inteiro decide se uma coisa é errada ou certa.
Esta nação foi fundada com um princípio acima de todos os outros: a exigência de defender o que acreditamos, não nos importando com as consequências.
Quando o povo e a imprensa e o mundo todo mandarem nos mover, nosso trabalho é nos firmarmos como uma árvore à beira do rio da verdade, e dizer ao mundo todo – Não, movam-se você!!” (Para o Homem-Aranha durante a Guerra Civil)

aspasSharon…tão linda… você…é de…tirar…o folego” (ultima frase de Steve)

Edições Importantes:
. Primeira aparição: Captain America Comics # 1 (1941) No Brasil: ??
. Conhece Logan: Uncanny X-Men #268 (1990) / Wolverine Origins #16 (2007) No Brasil: X-Men #67 (Abril) e Wolverine #?? (Panini)
. Entra para os Vingadores: Avengers v. 1 #4
. Abandona o manto de capitão América: Captain America#332 (1987) No Brasil: Capitão América #151 (1991, Abril)
. Capitão America de armadura: Captain America #438-443 e Avengers #387, 388 (1968), No Brasil: Marvel 97 #1, 2, 5-9 (1997, Abril)
. Assassinado em: Captain American v. 5 #25
. Renascimento: Captain America Reborn #5 (2010) No Brasil: Novos Vingadores #83 (2011, Panini)

(Contribuições: Bolivartrask e Deadpool)

Quer acrescentar alguma informação? Encontrou algum erro? Dúvidas? Comente:

Páginas: 1 2 3

50 Respostas to “Capitão América (Steve Rogers)”

  1. Lord Seph Says:

    da mesma forma que o superman o Capitão America está entre os herois que mais detesto por usaraem em demasia o lema “proteger o modo de vida americano”. mas o protocolo está massa e bemq ue poderiam por os escudos que ele já usou aqui também.

    • BlackAngar Says:

      Cara, respeite pois o proposito da criação do capitão América foi propositalmente para anestesiar digamos..pra acalmar e animar ânimos durante a 2 guerra mundial que devastou países , pra mim ele éo melhor herói não só pela sua compaixão pela america mas pela sua história ser concreta e ser um personagem excepcional, bolivar o protocolo está muito bom parabéns !

  2. henrique Says:

    cara o site esta legal mas poderia melhorar muito, você colocou só os personagens mais conhecidos e deixou de lado vários que mereciam uma ficha como a viuva negra, gata negra, cada membro do quarteto fantasticoe uma série de vilões que merecem uma ficha como o caveira vermelha, dr. destino e o loki; sem falar de personagens secundarios como mary jane, maquina de combate etc…. cada um destes merecia uma ficha tecnica.
    depois vc poderia melhorar a busca dividindo-as por herois, vilões etc…
    da uma olhada nesse site:www.batmanatrajetoria.hpg.ig.com.br , é o site mais completo do batman, vc vai pirar com a quantidade de personagens e ele poderar servi de exemplo do que estou falando,
    tem até ficha p/ as namoradas dele.
    se vc quiser eu faço umas fichas, é só me mandar as intruções p/ meu e-mail.

  3. Norman Osborn Says:

    Opa Henrique, você topa mesmo fazer algumas fichas?

    A ideia do Protocolos Marvel é criar ficha de TODOS os personagens principais, secundários e até os mais esquecidos, mas criar fichas completas não é fácil. Como não são muitos os colaboradores estamos nos virando e aos poucos vamos postando material novo. Protocolos da Viúva-Negra, Coisa, Luke Cage e vários outros personagens estão em andamento, como nossa prioridade são os personagens principais, os secundários como Mary Jane, Jarvis e etc estão “em segundo plano”.

  4. bolivartrask Says:

    Lord Seph, muito boa a idéia de colocarmos todos os escudos do Capitão. Colocaremos em breve.

    [ ]’s

  5. Emerson Padula Says:

    Equipamento

    Escudo Triangular: Escudo feito de metal comum em formato triangular.

    Escudo Stark: Replica do Escudo feito por Tony Stark quando Steve perdeu o seu para o governo.

    Guerra das armaduras (logo após a perda do escudo para o governo). Steve procura Tony Stark para pedir um novo escudo. Stark cria uma replica e entrega a Steve, torcendo para que o favor fizesse Steve fazer vista grossa a caçada que Stark estava promovendo à heróis e vilões com armadura. Durante uma conversa em uma lanchonete perto da base governamental nomeada Gruta, Steve deixa claro que, mesmo não sendo mais o Capitão América, defenderia a base se tentasse invadi-la. Auxiliado por Rhodes, Stark invade a base e Steve o segue com a intenção de impedi-lo. Após um quase confronto, Stark se utiliza da confiança de Steve para deixa-lo paralisado enquanto inutilizava uma das ultimas armaduras do complexo. Durante o processo, uma troca de olhares entre os dois amigos mostra que essa grande amizade acaba de ser destruída.

    • bolivartrask Says:

      Po.. Muito bom ter colocado a parte dele na Guerra das Armaduras, é muito importante essa parte pra monstrar o inicio do fim de uma grande amizade de Steve e Stark.

      Alguém sabe quando que o escudo triangular foi trocado pelo redondo? Nunca consegui saber sobre isso.. acho que o escudo triangular, por ser pré-marvel, não foi incluido na cronologia.

      • Emerson Padula Says:

        Mas ele já foi mostrado varias vezes…alem de ter sido dado pelo pelo próprio Cap para o Patriota (Jovens Vingadores)

  6. Norman Osborn Says:

    O escudo triangular o Capitão sempre deixou guardado junto com suas coisas mais preciosas. Ele havia sido roubado ou destruído uma vez quando os Mestres do Terror invadiram a mansão dos Vingadores, não sei que escudo foi esse que ele deu pro patriota, talvez o do patriota seja o escudo do avô dele, mas o escudo triangular do capitão foi devolvido pra ele durante a guerra Civil pelo Zemo, que usou as pedras gêmeas que Rocha Lunar (agora sob seu controle) e alterou a realidade e devolveu pro Steve as coisas que havia destruido dele, tais quais o escudo, fotos e outros pertences pessoais.

  7. Emerson Padula Says:

    É o do Patriota sim…qndo os Vingadores reconheceram os Jovens Vingadores, o Cap deu de presente o escudo ao Patriota e o arco do Gavião Arqueiro a garota e nomeou ela Gaviã Arqueira (nome que ela odeia)…

  8. Norman Osborn Says:

    Steve pode ter dado o eswcudo do avô dele, ou ele deixa claro que é DELE mesmo o escudo? E li a história e não lembro disso :S

  9. Emerson Padula Says:

    É dele mesmo….agora se o avo do Patriota usava o mesmo escudo do Rogers, ai já num sei.

  10. Emerson Padula Says:

    Citação: Eu acredito em uma ideia…a ideia de que uma unica pessoa que possua um bom coração e uma boa mente…isso orientado por uma digna fidelidade esse homem pode ganhar uma guerra. De a esse homem um grupo de pessoas com a mesma convicção…e ele poderá mudar o mundo. Então rapazes, sabem onde posso encontrar pessoas assim?

    Durante a 2ª guerra para o Comando Selvagem. (já vi em uns 2 lugares diferentes essa citação)

  11. bolivartrask Says:

    Belíssima frase do Capitas.. adicionei

  12. Arthur Carvalho Brito Says:

    Capitão em MUA 1: http://www.youtube.com/watch?v=H_4AtWn_2Io&p=8125731E72A542F8&playnext=1&index=26

    • bolivartrask Says:

      Valeu por esse link e pelos outros, continue postando videos e informações. Estamos precisando de gente pra ajudar o site ; )
      Atualizei não só com o video mas com toda a pagina de suas participações em jogos, cinema e tv

  13. bolivartrask Says:

    Pessoal, agora eu que tenho uma duvida.. ehehhe
    Numa revista antiga.. o Capitão está com o nome Steven M. Rogers.. alguém sabe que “M” é esse? até onde eu sei o seu sobenome do meio é Grant

    • Emerson Padula Says:

      Não encontrei nada sobre…qual foi a revista?

      • bolivartrask Says:

        Capitão América #151 (1991 Ed. Abril) Não sei se foi erro da Abril ou se a original Captain America#332 (1987) está com o M também.
        É a história que ele é impedido pelo governo americano de continuar sendo o Capitão América.

  14. nilson junior Says:

    Gostaria de parabenizar o trabalho feito pelo site, que é muitoesclarecedor, mas sinti falta na historia do capitão, do periodoem que o soro estava paralizando o seu corpo, que se não me engano o inutilizou na edição capitão america 210, desculpe o comentario mas é que eu gostaria de saber como ele voltou ao combate pois esta foi a ultima ediçao que comprei

    • bolivartrask Says:

      Valeu Nilson, os protocolos quebram um galho mas não sabemos tudo. Longe disso..
      nós tambem não sabemos essa parte. Quem souber, por favor faz um resumo dela e posta aqui pra gente acrescentar.

      Não se acanhe se viu algum fato importante que vc conhece bem e faltou na biografia, compartilhe a informação conosco como fazemos com vocês.
      Ajude os protocolos ser a fonte mais completa de informação em potuguês sobre os herois marvel : D

  15. Lucas Coutinho Says:

    Acho q ja podemos mudar o status do capitão para VIVO

    • Norman Osborn Says:

      Gostamos de atualizar os Protocolos sempre que um arco importante de um personagem é finalizado. Falta ainda uma história que é publicada após Captain America Reborn 6 que nos mostra muitas coisas importantes. Vamos esperar essa história ser publicada para dai atualizar tudo de uma vez só.

  16. Piotr Nicholas Says:

    Feiticeira Escarlate nos relacionamentos, Bolivar! Hahahaha

  17. Izack Says:

    Ele teve um romance com a Scarlet Witch, né?

  18. Dilomar Lima Says:

    Olha, o Capitão América de Armadura surgiu depois de uma história em que Steve começa a sofrer uma degeneração celular, em que o soro do Supersoldado estava aumentando sua capacidade. O corpo de Steve não resiste e se paralisa por completo! Com a ajuda de Hank Pym, Stark cria uma armadura que atende os comandos do cérebro de Steve para que ele possa se movimentar de novo.

  19. Enzo Says:

    na lista de curiosidades você podia colocar a infame imagem do “capeitão américa” hehehe

  20. Gui Says:

    Acho que tem que arrumar o morto para ativo, o Capitão aparece também neste filme abaixo.

  21. Kamek Says:

    Lembro que no desenho do Dexter tinha uma paródia do Cap, Thor e Hulk que participavam de uma equipe chamada Amigos da Justiça.

  22. Eric Kurosaki Says:

    atualmente é o Steve que esta como Capitão tanto nas edições normais quando nos Vingadores né!?

  23. Eric Kurosaki Says:

    Atualmente é o Steve que esta como Capitão tanto nas edições normais quanto nos Vingadores?

  24. Yago Rodrigues Says:

    Steve namora com a Viuva Negra mas nao colocaram

  25. vitor eugenio Says:

    o capitao america morreu em vingadores 49 no brasil

  26. Gustavo Gonçalves Says:

    Durante o reinado sombrio o Capitão volta ao manto e pega temporariamente o escudo de energia.Porém durante o cerco a Asgard e depois de convocar a resistência ele volta ao escudo original que estava com Bucky(esse como capitão também em honra a Steve).Na Era Heróica o capitão deixa o manto para Bucky de vez e adota o nome de Comandante Rogers comandando os vingadores secretos.Apos a morte de Bucky,nos eventos da saga o próprio medo(Fear itself),Steve assume de vez o nome e a roupa novamente e segue até as edições atuais.

    Depois ve se ajudei com alguma coisa nesse resumo e se precisar me fala que conto mais.

    Abraços

  27. Jaison Says:

    Se vocês precisarem de algo para colocar na Queda e Dinastia M eu tenho algumas lembranças do que eu tinha visto, espero ajudar. Durante a Queda, Os Vingadores são atacados de uma forma em que eles nunca esperariam, vingadores morreram como Scott Lang, visão e Gavião Arqueiro enquanto outros ficaram com sequelas como a Vespa em coma e o Homem de Ferro bebado sem ter tomado nada, Capitão America luta ao lado de varios outros herois de uma ameaça imininente e assim aparece o Stephan Strange e descobrem que aquilo tudo foi por causa de uma Vingadora, a Feiticeira Escarlate, todos e até o Capitão ficam chocados e fazem de tudo para impedila e no final o Capitão America e os outros a entregam para seu pai que ali tinha ido buscar. Durante a Dinastia M, Wanda maximoff a Feiticeira Escarlate cria uma nova realidade onde o Capitão America nunca tinha ficado congelado e então seguiu sua vida até ficar idoso, os herois que tentavam fazer com que tudo voltasse ao normal, decidiram não despertar as suas lembranças porque o Capitão America não iria servir de nada naquele estado, depois que tudo voltou ao normal o Capitão America retorna a sua vida como era antes da Dinastia M.

  28. Felipe Sobrero Says:

    “Não importa o que a imprensa diz. Não importa e que os políticos e o povo dizem. Não importa se o País inteiro decide se uma coisa é errada ou certa.
    Esta nação foi fundada com um princípio acima de todos os outros: a exigência de defender o que acreditamos, não nos importando com as consequências.
    Quando o povo e a imprensa e o mundo todo mandarem nos mover, nosso trabalho é nos firmarmos como uma árvore à beira do rio da verdade, e dizer ao mundo todo – Não, movam-se você!!”

    Para o Homem-Aranha durante a Guerra Civil

  29. nayla nayane Says:

    Eu gostei achei interessante… precisava disso pra fazer meu trabalho de escola valew…

  30. Junior Says:

    O cap e o soldado invernal aparecem numa cena pós-crédito no filme do homem formica

  31. cleiber Says:

    Ele ainda está vivo?O que aconteceu após perder a memória?

  32. Professor E Says:

    Senhores !
    Estou terminando de escrever meu TCC e ele fala justamente sobre o Capitão America. Será que alguns dos senhores poderiam indicar algumas frases ditas pelo Capitão America para que eu a coloque na epigrafe de meu trabalho

    • Fábio Ortiz Goulart Says:

      Vou precisar ler esse TCC depois! Que fantástico!

      Uma citação que eu acho bem legal é essa aqui: “Num mundo em que as pessoas acham motivos para odiar e matar umas às outras, Charles… Quem pode ter certeza de alguma coisa?” – Capitão América diz à Charles Xavier, o líder dos X-Men ao final da missão de resgate à Luna em Genosha.

      Citação retirada de CAPITÃO América. nº208, p.59. São Paulo: Editora Abril Jovem,1996.

  33. Publyo Palma Says:

    poxa que show Professor E, se quiser alguma informação extra só entrar em contato comigo por meio do telefone (73) 991243488

  34. Bruno Says:

    Muito bom e realmente atende como acervo de pesquisas….
    Só deixo aqui meu pedido de que possa fazer um protocolo dos “Invasores ” sendo um importante grupo desde os primórdios Marvel e com eles protocolos de personagens desse periodo dos quadrinhos: Spitfire, Black Marvel , Angel, Destroyer, Whizzer, Miss América, Centelha…
    E claro só para completar o excelente trabalho que já o fizeram: Tocha Humana (Jim H.) , Steve Rogers, Bucky e Namor ( clássicos Invasores) Parabéns. ..

  35. Bolivartrask Superior Says:

    Coloquem que agora ele.não é mais o Cap e só um velho rabugento

  36. André Luis Says:

    A-ni-mal essa biografia do Cap América!
    Parabéééééns!!
    Amanhã apresentarei em uma aula aos Desbravadores.
    DEUS os abençoe!!
    André.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: