Capitão América (Steve Rogers)

by

Curiosidades:

av_steverogersInfo/ Curiosidades/ Outras Mídias

Herói Patriota

O Capitão América foi o maior de uma onda de super-heróis surgidos sob a bandeira do patriotismo norte-americano, não apenas movido pelo ufanismo. Mas principalmente como uma forma de estimular o alistamento dos jovens no exército americano.captainamericapuncheshitler

As histórias fomentavam a ideia maniqueísta de bem e mal de uma forma bem inocente, servindo como uma propaganda pró- Estados Unidos.

Tanto que na primeira edição aparece o Capitão socando ninguém mais ninguém menos que Hitler (!)

1940 ou 41 ?

Dizem que a primeira edição de Steve Rogers, Captain America Comics #1, chegou às bancas americanas em 20 de dezembro de 1940 e não em 1941 como está escrito na capa.


Outros Capitães América
Além de Steve Rogers, outros indivíduos assumiram a alcunha e o uniforme do Capitão América.

Quando o Capitão América voltou em 1964, a editora Marvel explicou aos leitores que o herói não envelhecera desde o final da Segunda Guerra (1945) porque estava em estado de animação suspensa dentro de um bloco de gelo . Mas essa explicação causou uma contradição na continuidade do sentinela da liberdade: Se ele estava desaparecido de 45 a 64, como explicar as histórias dele publicadas neste período, como por exemplo quando ele enfrentou os comunistas nos anos 50?

capitaoamerica steverogers johnnywalker

A forma que eles tiverem pra resolver a maior falha de continuidade da Marvel até então foi explicando através de retcon que outras pessoas assumiram o manto do herói neste período.

William Nasland (O Espírito de 76)

O primeiro foi William Nasland, que lutou na segunda Guerra Mundial ao lado de Steve Rogers como o herói o Espírito de 76, selecionado pelo presidente da república para assumir a identidade do herói e escolhe um garoto chamado Fred Davis para ser o novo Bucky.

capita2

Como membros dos Invasores, Capitão América II e Bucky II combateram os japoneses, no teatro de operações do Pacífico durante o restante da Segunda Guerra Mundial. Após o fim da guerra, o Capitão América e Bucky II serviram como membros do Esquadrão Vitorioso (All-Winners Squad), o sucessor do pós-guerra dos Invasores.
Durante a luta contra o andróide Adam II, um poderoso robô comandado por Adam II conseguiu capturar o Capitão, esmagando-o em suas garras. Mesmo mortalmente ferido, o teve forças para usar um dispositivo para inativar o robô, antes de sucumbir aos seus ferimentos, ao mesmo tempo em que convocava os outros membros do Esquadrão Vitorioso.

Jeffrey Mace (Patriota)

patriota

Outro aventureiro fantasiado, o Patriota, encontrou o Capitão América II pouco antes de este morrer. Inspirado pelo sacrifício nobre do segundo Capitão América, o Patriota vestiu um traje reserva do Capitão América e se juntou ao Esquadrão Vitorioso.
Assim, o Patriota se tornou o terceiro homem a ter a identidade do Capitão América. Ele e outros membros Esquadrão Vitorioso, que tinham visto o sinal do Capitão América, impediram Adam II de matar Kennedy.
Foi o Capitão América até 1949.

William Burnside (O Grande Diretor)

Em 1953, um professor de História,Steven_Rogers_(William_Burnside)_(Earth-616)_001 grande fã do Capitão América original, descobriu documentos que indicavam a localização do soro que transformou Steve Rogers no famoso herói. Decidido a assumir o lugar de seu ídolo, ele fez uma plástica para ficar com suas feições e mudou seu nome para Steve Rogers. Mas o governo, que financiava o projeto, cancelou os planos de “Steve”. Este voltou a lecionar e descobriu um aluno chamado Jack Monroe que, como ele, era fã incondicional do Capitão. Ambos decidiram que já era hora de assumirem os mantos de seus heróis, aplicando em si mesmos o supersoro.

Assim, os novos Capitão América e Bucky lutaram contra a ameaça comunista (E não mais os nazistas). Porém, no ano seguinte (1954), o soro, que foi aplicado de forma amadora, teve fortes efeitos colaterais e começou a enlouquecer a dupla, forçando o governo a colocá-los em animação suspensa até que uma cura fosse encontrada.
O personagem se tornou um vilão de extrema direita nazista conhecido como o Grande Diretor.

E esses foram os 3 personagens que substituíram Steve Rogers por retcon no período que estava congelado.

Roscoe Simons

Quando Steve Rogers abandonou o manto de Capitão América e adotou o codinome Nômade, um substituto chamado Roscoe Simons, que não tinha poderes especiais foi treinado por Falcão como substituto.

roscoe copy

Quando o Caveira Vermelha descobriu que não era o verdadeiro Capitão ele assassinou o substituto e deixou um recado avisando que qualquer um que assumir essa identidade terá o mesmo destino.

John Walker (Super-Patriota / Agente Americano)

John walker

Durante o período em que Steve Rogers o devolveu o uniforme ao Governo americano.  Foi selecionado um Capitão America muito mais violento e com fortes ideias tradicionais conservadoras. O antigo Super-Patriota que depois iria se tornar o Agente Americano.

Bucky Barnes (Soldado Invernal)

buckybarnes america

E quando Steve Rogers foi dado como morto numa complexa trama do Caveira Vermelha, seu maior parceiro Bucky Barnes assumiu o posto.

Sam Wilson

falcao america

Steve Rogers perdeu o seu soro de super-soldado ficando com a aparência de um idoso e mais fraco. Seu companheiro Sam Wilson assumiu o manto.


Os Invasores – Retcon nos anos 70
A equipe de heróis da segunda Guerra mundial os Invasores foi um retcon. Nos anos 70, Capitão América apareceria em novas histórias ambientadas na Segunda Guerra Mundial, ao lado de Namor , a dupla Tocha Humana Original e Centelha (criados na época) e novos personagens acrescentados por retcon já  na marvel, como Union Jack e Spitfire, formando o grupo de super-heróis denominado “Os Invasores”.

Duas Betty Ross ?

Sim. Uma criada no tempo de Timely namorada do Capitão América e outra após a reformulação da Marvel, namorada de Bruce Banner.
Tudo indica que, o pessoal da Marvel nos anos 60, para homenagear a namorada de Steve Rogers das antigas histórias, deu à namorada de Banner exatamente o mesmo nome.

Efeito Bumerangue do escudo

Tem uma historia na biblioteca histórica Marvel em que o Capitão diz que Tony Stark havia instalado um dispositivo em seu escudo e outro na sua mão, assim, permitindo controlá-lo à distância. Porém isso não procede atalmente.

 

Anúncios

Páginas 1 2 3

50 Respostas to “Capitão América (Steve Rogers)”

  1. Lord Seph Says:

    da mesma forma que o superman o Capitão America está entre os herois que mais detesto por usaraem em demasia o lema “proteger o modo de vida americano”. mas o protocolo está massa e bemq ue poderiam por os escudos que ele já usou aqui também.

    • BlackAngar Says:

      Cara, respeite pois o proposito da criação do capitão América foi propositalmente para anestesiar digamos..pra acalmar e animar ânimos durante a 2 guerra mundial que devastou países , pra mim ele éo melhor herói não só pela sua compaixão pela america mas pela sua história ser concreta e ser um personagem excepcional, bolivar o protocolo está muito bom parabéns !

  2. henrique Says:

    cara o site esta legal mas poderia melhorar muito, você colocou só os personagens mais conhecidos e deixou de lado vários que mereciam uma ficha como a viuva negra, gata negra, cada membro do quarteto fantasticoe uma série de vilões que merecem uma ficha como o caveira vermelha, dr. destino e o loki; sem falar de personagens secundarios como mary jane, maquina de combate etc…. cada um destes merecia uma ficha tecnica.
    depois vc poderia melhorar a busca dividindo-as por herois, vilões etc…
    da uma olhada nesse site:www.batmanatrajetoria.hpg.ig.com.br , é o site mais completo do batman, vc vai pirar com a quantidade de personagens e ele poderar servi de exemplo do que estou falando,
    tem até ficha p/ as namoradas dele.
    se vc quiser eu faço umas fichas, é só me mandar as intruções p/ meu e-mail.

  3. Norman Osborn Says:

    Opa Henrique, você topa mesmo fazer algumas fichas?

    A ideia do Protocolos Marvel é criar ficha de TODOS os personagens principais, secundários e até os mais esquecidos, mas criar fichas completas não é fácil. Como não são muitos os colaboradores estamos nos virando e aos poucos vamos postando material novo. Protocolos da Viúva-Negra, Coisa, Luke Cage e vários outros personagens estão em andamento, como nossa prioridade são os personagens principais, os secundários como Mary Jane, Jarvis e etc estão “em segundo plano”.

  4. bolivartrask Says:

    Lord Seph, muito boa a idéia de colocarmos todos os escudos do Capitão. Colocaremos em breve.

    [ ]’s

  5. Emerson Padula Says:

    Equipamento

    Escudo Triangular: Escudo feito de metal comum em formato triangular.

    Escudo Stark: Replica do Escudo feito por Tony Stark quando Steve perdeu o seu para o governo.

    Guerra das armaduras (logo após a perda do escudo para o governo). Steve procura Tony Stark para pedir um novo escudo. Stark cria uma replica e entrega a Steve, torcendo para que o favor fizesse Steve fazer vista grossa a caçada que Stark estava promovendo à heróis e vilões com armadura. Durante uma conversa em uma lanchonete perto da base governamental nomeada Gruta, Steve deixa claro que, mesmo não sendo mais o Capitão América, defenderia a base se tentasse invadi-la. Auxiliado por Rhodes, Stark invade a base e Steve o segue com a intenção de impedi-lo. Após um quase confronto, Stark se utiliza da confiança de Steve para deixa-lo paralisado enquanto inutilizava uma das ultimas armaduras do complexo. Durante o processo, uma troca de olhares entre os dois amigos mostra que essa grande amizade acaba de ser destruída.

    • bolivartrask Says:

      Po.. Muito bom ter colocado a parte dele na Guerra das Armaduras, é muito importante essa parte pra monstrar o inicio do fim de uma grande amizade de Steve e Stark.

      Alguém sabe quando que o escudo triangular foi trocado pelo redondo? Nunca consegui saber sobre isso.. acho que o escudo triangular, por ser pré-marvel, não foi incluido na cronologia.

      • Emerson Padula Says:

        Mas ele já foi mostrado varias vezes…alem de ter sido dado pelo pelo próprio Cap para o Patriota (Jovens Vingadores)

  6. Norman Osborn Says:

    O escudo triangular o Capitão sempre deixou guardado junto com suas coisas mais preciosas. Ele havia sido roubado ou destruído uma vez quando os Mestres do Terror invadiram a mansão dos Vingadores, não sei que escudo foi esse que ele deu pro patriota, talvez o do patriota seja o escudo do avô dele, mas o escudo triangular do capitão foi devolvido pra ele durante a guerra Civil pelo Zemo, que usou as pedras gêmeas que Rocha Lunar (agora sob seu controle) e alterou a realidade e devolveu pro Steve as coisas que havia destruido dele, tais quais o escudo, fotos e outros pertences pessoais.

  7. Emerson Padula Says:

    É o do Patriota sim…qndo os Vingadores reconheceram os Jovens Vingadores, o Cap deu de presente o escudo ao Patriota e o arco do Gavião Arqueiro a garota e nomeou ela Gaviã Arqueira (nome que ela odeia)…

  8. Norman Osborn Says:

    Steve pode ter dado o eswcudo do avô dele, ou ele deixa claro que é DELE mesmo o escudo? E li a história e não lembro disso :S

  9. Emerson Padula Says:

    É dele mesmo….agora se o avo do Patriota usava o mesmo escudo do Rogers, ai já num sei.

  10. Emerson Padula Says:

    Citação: Eu acredito em uma ideia…a ideia de que uma unica pessoa que possua um bom coração e uma boa mente…isso orientado por uma digna fidelidade esse homem pode ganhar uma guerra. De a esse homem um grupo de pessoas com a mesma convicção…e ele poderá mudar o mundo. Então rapazes, sabem onde posso encontrar pessoas assim?

    Durante a 2ª guerra para o Comando Selvagem. (já vi em uns 2 lugares diferentes essa citação)

  11. bolivartrask Says:

    Belíssima frase do Capitas.. adicionei

  12. Arthur Carvalho Brito Says:

    Capitão em MUA 1: http://www.youtube.com/watch?v=H_4AtWn_2Io&p=8125731E72A542F8&playnext=1&index=26

    • bolivartrask Says:

      Valeu por esse link e pelos outros, continue postando videos e informações. Estamos precisando de gente pra ajudar o site ; )
      Atualizei não só com o video mas com toda a pagina de suas participações em jogos, cinema e tv

  13. bolivartrask Says:

    Pessoal, agora eu que tenho uma duvida.. ehehhe
    Numa revista antiga.. o Capitão está com o nome Steven M. Rogers.. alguém sabe que “M” é esse? até onde eu sei o seu sobenome do meio é Grant

    • Emerson Padula Says:

      Não encontrei nada sobre…qual foi a revista?

      • bolivartrask Says:

        Capitão América #151 (1991 Ed. Abril) Não sei se foi erro da Abril ou se a original Captain America#332 (1987) está com o M também.
        É a história que ele é impedido pelo governo americano de continuar sendo o Capitão América.

  14. nilson junior Says:

    Gostaria de parabenizar o trabalho feito pelo site, que é muitoesclarecedor, mas sinti falta na historia do capitão, do periodoem que o soro estava paralizando o seu corpo, que se não me engano o inutilizou na edição capitão america 210, desculpe o comentario mas é que eu gostaria de saber como ele voltou ao combate pois esta foi a ultima ediçao que comprei

    • bolivartrask Says:

      Valeu Nilson, os protocolos quebram um galho mas não sabemos tudo. Longe disso..
      nós tambem não sabemos essa parte. Quem souber, por favor faz um resumo dela e posta aqui pra gente acrescentar.

      Não se acanhe se viu algum fato importante que vc conhece bem e faltou na biografia, compartilhe a informação conosco como fazemos com vocês.
      Ajude os protocolos ser a fonte mais completa de informação em potuguês sobre os herois marvel : D

  15. Lucas Coutinho Says:

    Acho q ja podemos mudar o status do capitão para VIVO

    • Norman Osborn Says:

      Gostamos de atualizar os Protocolos sempre que um arco importante de um personagem é finalizado. Falta ainda uma história que é publicada após Captain America Reborn 6 que nos mostra muitas coisas importantes. Vamos esperar essa história ser publicada para dai atualizar tudo de uma vez só.

  16. Piotr Nicholas Says:

    Feiticeira Escarlate nos relacionamentos, Bolivar! Hahahaha

  17. Izack Says:

    Ele teve um romance com a Scarlet Witch, né?

  18. Dilomar Lima Says:

    Olha, o Capitão América de Armadura surgiu depois de uma história em que Steve começa a sofrer uma degeneração celular, em que o soro do Supersoldado estava aumentando sua capacidade. O corpo de Steve não resiste e se paralisa por completo! Com a ajuda de Hank Pym, Stark cria uma armadura que atende os comandos do cérebro de Steve para que ele possa se movimentar de novo.

  19. Enzo Says:

    na lista de curiosidades você podia colocar a infame imagem do “capeitão américa” hehehe

  20. Gui Says:

    Acho que tem que arrumar o morto para ativo, o Capitão aparece também neste filme abaixo.

  21. Kamek Says:

    Lembro que no desenho do Dexter tinha uma paródia do Cap, Thor e Hulk que participavam de uma equipe chamada Amigos da Justiça.

  22. Eric Kurosaki Says:

    atualmente é o Steve que esta como Capitão tanto nas edições normais quando nos Vingadores né!?

  23. Eric Kurosaki Says:

    Atualmente é o Steve que esta como Capitão tanto nas edições normais quanto nos Vingadores?

  24. Yago Rodrigues Says:

    Steve namora com a Viuva Negra mas nao colocaram

  25. vitor eugenio Says:

    o capitao america morreu em vingadores 49 no brasil

  26. Gustavo Gonçalves Says:

    Durante o reinado sombrio o Capitão volta ao manto e pega temporariamente o escudo de energia.Porém durante o cerco a Asgard e depois de convocar a resistência ele volta ao escudo original que estava com Bucky(esse como capitão também em honra a Steve).Na Era Heróica o capitão deixa o manto para Bucky de vez e adota o nome de Comandante Rogers comandando os vingadores secretos.Apos a morte de Bucky,nos eventos da saga o próprio medo(Fear itself),Steve assume de vez o nome e a roupa novamente e segue até as edições atuais.

    Depois ve se ajudei com alguma coisa nesse resumo e se precisar me fala que conto mais.

    Abraços

  27. Jaison Says:

    Se vocês precisarem de algo para colocar na Queda e Dinastia M eu tenho algumas lembranças do que eu tinha visto, espero ajudar. Durante a Queda, Os Vingadores são atacados de uma forma em que eles nunca esperariam, vingadores morreram como Scott Lang, visão e Gavião Arqueiro enquanto outros ficaram com sequelas como a Vespa em coma e o Homem de Ferro bebado sem ter tomado nada, Capitão America luta ao lado de varios outros herois de uma ameaça imininente e assim aparece o Stephan Strange e descobrem que aquilo tudo foi por causa de uma Vingadora, a Feiticeira Escarlate, todos e até o Capitão ficam chocados e fazem de tudo para impedila e no final o Capitão America e os outros a entregam para seu pai que ali tinha ido buscar. Durante a Dinastia M, Wanda maximoff a Feiticeira Escarlate cria uma nova realidade onde o Capitão America nunca tinha ficado congelado e então seguiu sua vida até ficar idoso, os herois que tentavam fazer com que tudo voltasse ao normal, decidiram não despertar as suas lembranças porque o Capitão America não iria servir de nada naquele estado, depois que tudo voltou ao normal o Capitão America retorna a sua vida como era antes da Dinastia M.

  28. Felipe Sobrero Says:

    “Não importa o que a imprensa diz. Não importa e que os políticos e o povo dizem. Não importa se o País inteiro decide se uma coisa é errada ou certa.
    Esta nação foi fundada com um princípio acima de todos os outros: a exigência de defender o que acreditamos, não nos importando com as consequências.
    Quando o povo e a imprensa e o mundo todo mandarem nos mover, nosso trabalho é nos firmarmos como uma árvore à beira do rio da verdade, e dizer ao mundo todo – Não, movam-se você!!”

    Para o Homem-Aranha durante a Guerra Civil

  29. nayla nayane Says:

    Eu gostei achei interessante… precisava disso pra fazer meu trabalho de escola valew…

  30. Junior Says:

    O cap e o soldado invernal aparecem numa cena pós-crédito no filme do homem formica

  31. cleiber Says:

    Ele ainda está vivo?O que aconteceu após perder a memória?

  32. Professor E Says:

    Senhores !
    Estou terminando de escrever meu TCC e ele fala justamente sobre o Capitão America. Será que alguns dos senhores poderiam indicar algumas frases ditas pelo Capitão America para que eu a coloque na epigrafe de meu trabalho

    • Fábio Ortiz Goulart Says:

      Vou precisar ler esse TCC depois! Que fantástico!

      Uma citação que eu acho bem legal é essa aqui: “Num mundo em que as pessoas acham motivos para odiar e matar umas às outras, Charles… Quem pode ter certeza de alguma coisa?” – Capitão América diz à Charles Xavier, o líder dos X-Men ao final da missão de resgate à Luna em Genosha.

      Citação retirada de CAPITÃO América. nº208, p.59. São Paulo: Editora Abril Jovem,1996.

  33. Publyo Palma Says:

    poxa que show Professor E, se quiser alguma informação extra só entrar em contato comigo por meio do telefone (73) 991243488

  34. Bruno Says:

    Muito bom e realmente atende como acervo de pesquisas….
    Só deixo aqui meu pedido de que possa fazer um protocolo dos “Invasores ” sendo um importante grupo desde os primórdios Marvel e com eles protocolos de personagens desse periodo dos quadrinhos: Spitfire, Black Marvel , Angel, Destroyer, Whizzer, Miss América, Centelha…
    E claro só para completar o excelente trabalho que já o fizeram: Tocha Humana (Jim H.) , Steve Rogers, Bucky e Namor ( clássicos Invasores) Parabéns. ..

  35. Bolivartrask Superior Says:

    Coloquem que agora ele.não é mais o Cap e só um velho rabugento

  36. André Luis Says:

    A-ni-mal essa biografia do Cap América!
    Parabéééééns!!
    Amanhã apresentarei em uma aula aos Desbravadores.
    DEUS os abençoe!!
    André.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: