Speedball (Robert Baldwin)

by

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias

Speedball – David Michelinie e Mark Bagley
Primeira Aparição: Amazing Spider-Man Annual nº 22 (1988)
Nome: Robert “Robbie” Baldwin
Outros Nomes: Maravilha Mascarada, Suplício
Nacionalidade: Norte Americano (Springdale, Connecticut , EUA) Terra 616
Raça: Humana
Status: Ativo

Poderes:

Como Speedball

• Campo de Energia Cinética

– Alta resistência e super velocidade. É capaz de refletir qualquer energia absorvida com muito mais força. Se jogado contra uma parede, pode ricochetear voltando com uma velocidade ainda maior na direção oposta.

– Essa absorção pode variar de resistência aos efeitos de objetos físicos como tijolos e rochas para resistir a energia e fogo e até explosões.

– Dentro de seu campo cinético, é quase impossível se machucar, ele pode saltar inofensivamente de objeto para objeto, sem perda de impulso.

– Gamesmaster, um ser que é capaz de ler as mentes de quase todos os seres no planeta, é incapaz de ler a mente de Robbie quando ele está com seus poderes ativados

– O corpo de Speedball pode ser esticado em uma variedade de formas.

– Speedball também mostrou controle sobre suas próprias moléculas quando ele remodelou seu corpo para entrar em outro traje depois que todos os outros na equipe adquiriram novos figurinos.

Como Suplício:

• Onda de Choque Hipercinética:

– Como Suplício, os poderes de Robbie evoluíram para uma forma mais agressiva de liberação de energia cinética.

– Ele poderia absorver energia de seu entorno, como atividade cinética, eletricidade, até mesmo as assinaturas de radiação transnormal de outros super-seres, como Mulher-Hulk.

– Essa energia foi então aproveitada como liberação cinética, fazendo com que a força explosiva irradie de seu corpo, disparando lança-feixes de força pura de suas mãos, ou mesmo permitindo que ele voasse.

– Inicialmente exigia dor física para ativar seus poderes, e seus poderes de “campo de bolhas” pareciam ter desaparecido. O Doutor Samson mostrou mais tarde a Robbie que seus poderes eram afetados por sua mentalidade, e ele poderia usar seus poderes de Speedball ao ter pensamentos relaxados e positivos.

– Embora o “Efeito Speedball” tenha se tornado seu poder padrão novamente, ele ainda pode acessar seus poderes de Suplício ao se concentrar em emoções negativas.

Equipamentos:

Como Suplício

Uniforme – Como Suplício, Robbie usava uma armadura construída em plásticos super endurecidos, reforçado com certas ligas, com um forte revestimento interior de espinhos de ferro que lhe causava dor constante. Os metais atuam como condutores de energia não resistentes; Os espetos maiores continham os principais condutores de energia. O terno contém picos que representam as 612 pessoas que morreram na explosão de Stamford; os 60 espinhos maiores representam as 60 crianças que queimaram até a morte no pátio da escola. Os picos são endurecidos com aço carbonatado.

Habilidades: Consegue fazer algumas acrobacias e graças ao corpo maleável, se contorcer.

Características Psicológicas:
Como Speedball – Piadista, inocente e infantil
Após Guerra civil/ Suplicio – Sério, amargo, com forte desejos de auto-penitencia

Atualmente voltou a ser bem humorado e piadista, mas é muito traumatizado.

Características Físicas:
Cabelo loiro inicialmente pequeno, mas já ficou grande com passar dos anos. No começo tinha um porte físico ao estilo do Homem-Aranha, mas com tempo foi ficando galgaz.

Como Suplício: Cabeça raspada, piercings, feridas por todo corpo

Atualmente com muitas cicatrizes pelo corpo.

Outras Características:
Religião: Presbiteriana

O aumento da estrutura do corpo de Robbie mudou quando ele se tornou Speedball, e seu cabelo virou “jello-y” e sua voz “falsificada” (hollow voice no original).

Afiliações: Controle de Danos, Novos Guerreiros, Thunderbolts, Vingadores

Base de Operações: Montanha dos Thunderbolts

Ocupação: ex- astro de tv, ex- operativo do governo, Instrutor (Academia Vingadores)

Parentes Conhecidos:

Pai – Justin Baldwin

Mãe – Madeline Naylor-Baldwin

Mascote – Niels, o gato

Relacionamentos: Timeslip, Garota Esquilo.

Biografia:
1- Origem:

Robert “Robbie” Baldwin nasceu e cresceu em Springdale, Connecticut. Ele era o filho de Maddie e Justin Baldwin. Sua educação dominante e sufocante transformou-o em um adolescente angustiado. Seu pai queria que ele cursasse advocacia enquanto sua mãe esperava que ele entrasse em artes.

Robert trabalhava meio-período no Laboratório de Pesquisas Hammond. Quando os cientistas da Hammond encontraram uma nova forma de energia vinda de outra dimensão, Baldiwn foi acidentalmente bombardiado com ela. Ao perceber seus novos poderes e inspirado pelos super-herois, o inocente garoto decidiu combater o crime.

Surgia assim o Speedball.

Robbie não sabia controlar seus poderes cinéticos e evitava que esbarrassem nele para que seus poderes não se acionassem. Ao passar um final de semana na movimentada Nova Iorque com sua mãe, a famosa atriz Maddy Naylor-Baldwin, Robbie ficou apreensivo temendo que seus poderes saissem do controle e seu segredo fosse revelado. Quando andava sozinho, foi atacado por uma gangue, o impacto o faz acionar seus poderes e começa a ricochetear pelas paredes derrubando a gangue que em seguida é morta por capangas do Alto Evolucionário, Robbie testemunhou tudo. A polícia achou que era trote do garoto então ele mesmo tentou resolver o caso, mas  se complica com seus próprios poderes e é ajudado por Homem-Aranha e Demolidor que salvam o dia.

O estabanado heroi tenta se alistar nos Vingadores e logicamente não consegue ser admitido. Capitão América, com sua simpatia de costume, fala para o jovem se dedicar bastante e tentar novamente daqui a 6 meses.

Posteriormente, Speedball juntamente com Homem-Aranha e Demolidor luta contra capangas do Alto Evolucionário.

E assim teve uma curta carreira solo enfrentando vilões de última categoria como Bonehead GangThe Sticker e  Graffiti Guerrillas (Não publicado no Brasil)

Algum tempo mais tarde, ele conseguiu um emprego no Controle de Danos, que é uma equipe de limpeza especializada em lidar com as consequências das lutas entre os heróis e vilões.

2- Novos Guerreiros:
Paralelo a saga atos de Vingança, Speedball juntou-se a outros jovens heróis contra Terrax, ex-arauto de Galactus, formando assim os Novos Guerreiros.


Depois, os jovens heróis tiveram seus problemas com vilões próprios como o Psionex e até mesmo trocaram tapas com o Justiceiro. Tornou-se com o tempo um grupo pró-ativo respeitado na comunidade heroica, saindo até dos limites de seu país e tendo missões inclusive no Brasil.

A equipe passou por várias reformulações, alguns integrantes pertenceram a equipe reserva dos Vingadores mas Speedball permaneceu na equipe até o fim exceto quando Robbie foi mandado para a dimensão de onde vinha seus poderes e Darrion Grobe temporariamente assumiu o codinome Speedball.

Baldwin teve um relacionamento com Rina Patel, conhecida também por Timeslip.

2.1- Guerra Infinita: 

Speedball foi acusado de cometer crimes quando cópias malígnas de vários heroís invadiram a terra, o verdadeiro criminoso era sua versão malígnia.

Durante a batalha, o verdadeiro Speed dispara seu poder com toda sua força no adversário que se desfaz.

Ao usar todo o seu poder, Robert acaba voltando a sua forma civil e seu pai- que odeia super-heróis- acaba descobrindo sua identidade.

Após sair dos Novos Guerreiros, Speedball estava trabalhando com a polícia para tirar traficantes de drogas das ruas, mas por causa de seus poderes incontroláveis, ele estragou. 

3- Retorno da equipe – Reality Show
Os poucos remanescentes do grupo original – Radical, Namorita, Nova e Speedball– juntaram-se com dois novos personagens chamados Micróbio e Debrii para manter o grupo ainda funcional, com uma ideia nada promissora de reality show no pior estilo “COPS”. (Não publicado no brasil)

4- Guerra Civil:
Tudo começou numa ação precipitada. Os Novos Guerreiros gravavam mais um dos seus programas de Reality Show e atacaram um grupo de vilões a paisana em Stamford, Connecticut.

Parecia algo fácil, mas não foi. Entre aqueles bandidos estava Nitro, que já confrontou o próprio Capitão Marvel, e que, decidido a dar uma lição naqueles heróis, causou uma tragédia nacional. Acionando seu poder, o vilão gerou uma gigantesca explosão que matou 600 civis, incluindo 60 crianças de uma escola, além de três dos quatro Novos Guerreiros presentes. O único sobrevivente do grupo de heróis foi Speedball, encontrado a 500 milhas dali, em Nova York.
Robert mal teve tempo de agradecer por estar vivo ou mesmo chorar a morte de seus companheiros. Quando foi encontrado, seu poder, que parecia estar em curto, gerou uma grande carga de energia cinética que acabou por matar mais inocentes. No hospital, ainda tratando de suas feridas, foi recebido por um agente da Shield que lhe informou que ele havia perdido seus poderes e lhe entregou uma ordem de prisão.

O sorridente Speedball não existia mais, ali estava um homem derrotado. Entre espancamentos na prisão e ultrajantes pedidos para que reconhecesse seu erro e assinasse o registro, Baldwin se viu no fundo do poço. Contudo, o pior estava ainda por vir.

No dia de seu julgamento, o pai de uma das crianças mortas atira em Robert em frente ao tribunal e assim o herói se vê entre a vida e a morte. Nesse limiar, inesperadamente seus poderes são acionados mais uma vez… totalmente descontrolados.

O acidente da ambulância mais uma vez acaba em tragédia e o sobrevivente Speedball recebe o diagnóstico, dado por Reed Richards, de que seus poderes estão evoluindo de uma maneira indeterminada. De volta à prisão, mais uma vez, Speedball tem uma nova amostra da nova direção tomada por seus poderes cinéticos. Durante uma rebelião, ao ser ferido, uma explosão se alastra por todo o lugar e nocauteia os rebeldes. Nesse instante, Speedball voltou atrás em sua decisão quanto ao registro.

5-Suplício: Robert Baldwin, agora um herói registrado, torna-se um homem livre, porém de alma eternamente amaldiçoada pelas mortes que causou. Em um lugar ermo, ele queima seu antigo uniforme e se encontra com um velho que já é bem conhecido por heróis e vilões, criador das mais diferentes vestimentas já usadas por eles há algumas décadas. O homem traz para Baldwin um novo uniforme. Um uniforme com 612 espinhos encravados, que na maioria perfuram sua pele e infligem constante dor – uma dor que o fará lembrar das 612 mortes que ele causou.

Essa dor, contudo, serve muito mais do que simples recordação de seus atos. Ao que tudo indica, os novos poderes de Robert Baldwin são carregados e ativados mediante injúrias físicas em seu corpo. Agora, com esse uniforme de auto-flagelação, será possível acessar a energia cinética a todo instante.


Ao usar o uniforme, é praticamente impossível reconhecer o velho e brincalhão Speedball. Aquele herói que se autodenominava a maravilha mascarada morreu de fato. Em seu lugar mal resta uma decrépita imagem daquele jovem do passado. Ali, só resta um homem em Suplício.

6-Thunderbolts: Os Thunderbolts agora servem como um braço de apoio a Lei de Registro de Super-humanos, caçando e prendendo, por vezes até matando, aqueles que se recusam a obedecer a lei. Um grupo formado por vilões e ex-vilões, coagidos a trabalhar para o governo mantidos sob controle através de nanitas em suas correntes sangüíneas. E um de seus integrantes é Suplício que foi colocado lá a mando do CAS (Comite de Atividades Super-Humanas) contra a vontade de Norman Osborn.

Ele claramente estava com problemas para usar seus poderes, e carecia de sanidade mental. Seus poderes eram ativados apenas através da dor, e acreditava que isso era a unica forma de pagar pelo mau que ele causou com a destruição de Stamford.

Osborn pediu uma avaliação médica para Suplício pensando que ele seria avaliado pela Rocha Lunar, e assim ela poderia avaliá-lo como incapacitado mentalmente o retirando da equipe. Porém o CAS mandou Doc Samsom examiná-lo, Samsom logo notou que Suplício usava seu uniforme como auto flagelamento. Tentou explicar para  o jovem as mudanças que ele passou, e tendou entender o que se passava na cabeça dele, juntos ele assistiram um jogo de rugby enquanto a montanha dos Thunderbolts era atacada por telepatas. Foi durante o jogo, em um momento de descontração, que Suplício notou que podia controlar seus poderes, que não precisava da dor para ativá-los, ele finalmente poderia tomar controle de si, porém Osborn notou que Samsom estava fazendo o oposto que ele queria mas, por sorte, Baldwin, ao ver que estava sendo curado, dispensa Samson.

Durante a Invasão Secreta, Skrulls se transformaram em humanos zumbis, e atormentaram Suplício dizendo que eram as pessoas que ele matou em Stamford, isso deixou o garoto desestabilizado mentalmente, mas ele seguiu com o grupo para a grande batalha em Manhatan, onde ajudou os heróis a derrotarem os Skrulls.

Quando o Reinado de Osborn começou, ele tratou de mandar Rocha Lunar resolver seu problema com Suplício, ela o enche de tranquilizantes e depois o entrega para uma clínica psiquiátrica, onde o interna alegando que ele sofre de insanidade mental.

7- Iniciativa: A resistência invadiu o campo do MARTELO para resgatar Radical que foi sequestrado. Durante a batalha, Suplício que estava encarcerado recuperou suas memórias sobre quem era mas não pode revelar sua identidade para seus antigos amigos e continuou com a Iniciativa.

Quando chegou o momento certo de fugir se uniu a resistência dos Vingadores, reencontrando e revelando sua identidade para eles, o que incluía o  seu grande amigo Justiça.

8- Academia Vingadores: Novamente como Speedball passa a treinar jovens com poderes na academia Vingadores, mas ele não é mais o jovem infantil de antes se mostrando muito mais rude, e Hank Pym não sabe se ele está preparado para ensinar os mais jovens.

9-“Novos” Novos Guerreiros:

Durante uma viagem com Justiça, Speedball decide impulsivamente reformular os Novos Guerreiros. Ele e Justiça dirigem-se para Carefree, no Arizona, para buscar e recrutar o novo Nova, Sam Alexander. No início, o garoto não aceita o convite dos heróis, mas depois de uma visita ao ao Vigia, Sam aceita e se junta à equipe.

Bibliografa:
www.marvel616.com/2007/01/os-ltimos-dias-do-speedbal_116812418133375196.html por Coveiro

Citações:
aspasOnde devo assinar?”. (Ao decidir se registrar)

Edições Importantes:

. Estréia (Amazing Spider-Man Annual #22, 1988) No Brasil – Super Almanaque Marvel #6 (1992 Ed. Abril)

.Rejeitado pelos Vingadores (Captain America #352,1989) No Brasil – ??

. Surgimento dos Novos Guerreiros – Homem Aranha #136 (19?? Ed. Abril)
.Causa explosão em Stanford que mata centenas de civis – Civil War #1 No Brasil – ??
.Se torna Suplicio- Civil War Frontline 10 No Brasil – ??

Quer acrescentar alguma informação? Comente:

Anúncios

Páginas: 1 2 3

11 Respostas to “Speedball (Robert Baldwin)”

  1. OXENTE Says:

    Suplício, o ex- speedball não é um mutante? Vcs coloraram que ele é humano.

  2. OXENTE Says:

    desculpem, eu errei, ele era mutante mesmo….só depois do comentário eu li a biografia dele no site …rsrsrs….

  3. Aline Wonka Says:

    Ele não é mutante, ele foi atingido por um tipo de energia cósmica enquanto trabalhava em um laboratório. Acho que vocês estão o confundindo com o irmão da Monet.

  4. bolivartrask Says:

    Vcs não, o Oxente que se embolou todo no comentario.. No protocolo tá direitinho desde o inicio.. rsrsrs.

  5. Microheroeman Says:

    Gostei da mudança do cabeçalho e do nome do protocolo dele. Faz sentido!O protocolo ta otimo!Parabems!

  6. Kamek Says:

    Ele não tem um gato?

  7. Caio Ribeiro Says:

    Ele não é vingador, é apenas um instrutor na academia. Oo

  8. Jack Says:

    Ele também aparece no jogo de Super Nintendo Amazing Spider Man: The Lethal Foes:

    Olha o vídeo a partir do 4:55.

  9. goné Says:

    quais são os poderes dele como suplício ?

  10. keitarô Says:

    e em que ediçao ele namora com a garota esquilo? seria intereçante uma enfase nele na hq da squirrel girl. ja que ela tem no quarto dela um poster dele altografado, como mostra em A imbativel garota esquilo #1 ou #2(?)… enfim. um cara com uma certa responsabilidade e mente conturbada teria muito o que aprender a com uma estudante de ciencia da computaçao alegre que fala com esquilos e que ja derrotou o thanos sozinha…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: