Senyaka

by


Info/ Curiosidades/ Outras Mídias

Senyaka – Scott Lobdell, John Romita, Jr.
Primeira Aparição: Uncanny X -men #300 (1993)
Nome: Suvik Senyaka
Outros Nomes:
Nacionalidade: Cingalês (Sri Lanka) Terra 616
Raça: Mutante
Status: Ativo

Poderes
– Drenar a energia vital através de seus chicotes psionicos
– Aumentando sua força, resistência, reflexos e capacidade de cura
-Converter a energia vital em bio-elétrica, e canaliza-la na forma dos chicotes.

Equipamentos:

Habilidades:

Características Psicológicas: Impetuosamente anti-humano, Senyaka considera cada humano como uma ameaça a raça mutante e, portanto, merecedor de uma cruel execução.

Características Físicas: Robusto, Nunca foi visto seu rosto

Outras Características:

Afiliações: Acólitos, Grupo Rebelde em Genosha

Base de Operações: Genosha
Ocupação: Terrorista

Parentes Conhecidos:
Relacionamentos:

Biografia:
1- Acólitos:
Pouco se sabe sobre o mutante do Sri Lanka conhecido como Suvik Senyaka antes de ser um dos mutantes recrutados por Fabian Cortez como membro da segunda formação dos Acólitos, reunido por Cortez quando Magneto estava aparentemente morto. Em sua primeira missão com a equipe, durante um ataque a um hospital, Senyaka sadicamente atacou uma enfermeira humana deixando muito ferida causando a indignação de Mercúrio, do X-Factor, que ouviu o depoimento da sobrevivente.

Logo em seguida os Acólitos confrontaram o X-Factor em uma base secreta do governo, lá Senyaka lutou e foi derrotado por Random.
Senyaka também foi um dos Acólitos a perseguir o Noviço, que tinha descoberto a verdade sobre Cortez. Senyaka e os outros teriam matado o jovem Acolito se não fosse a interferência dos X-Men.

Com o retorno de Magneto, os Acólitos aparecem durante o funeral de Illyana Rasputin, alguns X-Men discutem com Magneto, então é mencionado o massacre do hospital feito em nome dele, Magneto diz que isso foi feito sem seu consentimento e como punição esmaga Senyaka com seus próprios chicotes para servir de exemplo para todos os seus servos.

2- Ataque a Lee Forrester: Uma unidade médica da SHIELD levou o corpo de Senyaka após sua aparente morte. Apesar de seu estado deplorável, Senyaka ainda estava vivo e conseguiu se recuperar quando um cientista desavisado cometeu o erro de tocar seu corpo, assim Senyaka absorveu sua energia, matou todos e escapou.
Agora considerando Magneto um falso deus, Senyaka resolveu procurar por vingança. Ele decidiu se vingar assassinando o antigo interesse amoroso de Magneto, Alletys “Lee” Forrester. Forrester recebe ajuda de Cable, e Senyaka é aparentemente morto, mais uma vez, na batalha que se seguiu.

3- Cerco a Wundagore: Senyaka uma vez mais retornou da morte – dessa vez por meios desconhecidos – e se uniu a equipe de Acólitos reunida por Exodus.
A equipe invadira os dominios do Alto Evolucionário em busca de um composto chamado Isotopo-E, mas seus esforços haviam sido detidos por Mercúrio e os Heróis de Aluguel. Surpreendente, Senyaka foi um dos Acólitos que se ofereceram para ajudar Mercúrio na batalha final contra o Alto Evolucionário. Quando a batalha foi vencida, Senyaka e os outros pediram que Pietro os liderasse mas ele recusou e implorou para que parassem de seguir a loucura dos outros e seguissem seu próprio caminho.

4- Rejeitado por Xavier: Fabian Cortez uma vez mais assume a liderança dos Acólitos e ataca o Instituto Xavier em busca de informações que os levassem ao paradeiro de Magneto.
Ao ver sua equipe sendo derrotada, Cortez foge e os abandona. Sem liderança e propósito, os Acólitos solicitam asilo ao Professor Charles Xavier, que recusa. (Xavier tinha acabado de se arrepender de acolher Dentes de sabre)

5- Genosha: Sem ter para onde ir, Senyaka e muitos dos Acólitos se voltaram para o trabalho de mercenários. Quando eles ficaram sabendo do retorno de Magneto e de seu governo em Genosha, sentiram-se ofendidos por não terem sido escolhidos por seu antigo mestre. Senyaka e seus companheiros resolveram, então, ajudar na rebelião de Carrion Cove e combater a hegemonia de Magneto em Genosha.
Ele junto de outros ex-Acólitos iniciam um ataque em um ponto critico de Genosha, a prefeita local os apoiava para tentar esconder a tecnologia guardada no local do atual soberano da nação, Magneto. Todo o plano havia sido arquitetado por Fabian Cortez, que novamente tentava trair seu mestre. Porem as coisas saíram de seu controle, os Vingadores invadiram a ilha para restabelecer a ordem e depor Magnus, assim os Acólitos que estavam lutando entre si agora lutam contra os Vingadores, estes percebem que os Acólitos rebeldes, incluindo Senyaka estavam bem mais fortes que o normal, logo Fabian Cortez é desmascarado, e Magneto consegue controlar a situação terminando com a rebelião, com ele mesmo executando Cortez, e expulsando os Vingadores de seu país.
Nãos e sabe ao certo se Senyaka ainda estava em Genosha quando atacada pelos Sentinelas selvagens deCassandra Nova devastando o lugar e deixando pouquíssimos sobreviventes.

6- Ataque a Providência: Ele ressurgiu meses depois como parte de uma nova equipe de Acólitos recrutada por Exodus. Estes Acólitos, em aliança com o Sr. Sinistro, procuravam por qualquer individuo que pudesse ter informações sobre um evento especifico que aconteceria em um futuro próximo. Um dos alvos da equipe foi o viajante do tempo Cable, que tinha reunido valiosas informações de possiveis futuros.

Senyaka, Gambit e Solaris são enviados a ilha de Providência para assassinar Cable, roubar sua tecnologia futurista e obter as informações reunidas pelo mesmo. Senyaka enfrenta Deadpool, e Cable consegue escapar e explode toda a ilha de Providência para evitar que qualquer informação sobre o futuro fosse parar nas mãos do Sr. Sinistro e seus aliados.

7- Necrosha:  Ajude com a participação de Senyaka em Necrosha

Citações:

Edições Importantes:

(Contribuições: Destrutor X, X-Dan, Paulo Essex e Bolivartrask)

Quer acrescentar alguma informação? Comente:

Anúncios

Páginas 1 2 3

10 Respostas to “Senyaka”

  1. Paulo Essex Says:

    Orra justo eu q lembrei do Senyaka fui esquecido :/

  2. Diana Eldorado Says:

    ele é indonesiano

  3. Wiccano Says:

    Ele não foi ressuscitado por Selene. >_>

  4. bolivartrask Says:

    Valeu Wiccano, essa falha foi total minha e não dos contribuidores, dei uma de intrometido pois nem li necrosha 😄 mal aí…
    Como percebem, ainda não tem a parte de necrosha.. justamente pq é recente e facil de vocês mesmo contribuirem com um resumo dessa fase do Senyaka

  5. Paulo Essex Says:

    O Senyaka usa seu nome ao inves de um codinome, assim como a maioria dos acolitos da epoca (Amelia Voght, Fabian Cortez, Carmella Uuscione, Joana Cargill…), o mesmo acontecia com os Upstarts outro grupo do mesmo periodo (Trevor Fitzroy, Siena Blaze, Shinobi Shaw, etc)

  6. Paulo Essex Says:

    Se os chicotes são feitos de energia bio-eletrica, e fazem parte do poder dele, como o Magneto esagou ele com os proprios chicotes?

    • bolivartrask Says:

      Eu fiz a sua pergunta na comunidade X-Men Brasil do Orkut e o Bruno me respondeu o seguinte:

      “Porque o roteirista deve ter linkado energia bio-elétrica com controle eletromagnético, e feito o Magneto controlar os chicotes. Como o Carey (Aí nessa parte mandou um spoiler desnecessario eheh), ou Clremont fez o Magneto criar campos de força não magnéticos e…buracos de minhoca. Bom, é o Magneto. “

  7. logetine Says:

    o poder dele é semelhante do omega vermelho

  8. Mauro (C.A.S.T.R.O) Says:

    eu tinha um boneco de ação dele e so hoje descobri q ele é mutante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: