Pantera Negra

by

av_tchallaInfo/ Curiosidades/ Outras Mídias

Black Panther – Stan Lee & Jack Kirby
Primeira Aparição:
Nome: T’challa
Outros Nomes: Luke Charles, Mr. Okonkwo, Rei dos mortos
Nacionalidade: Wakandano (Wakanda, Africa) [Terra 616]
Raça: Humana (Aprimorado místicamente)
Status: Ativo

Poderes:
Com a erva do Deus Pantera:

– Aumento de força, velocidade, resistência e agilidade.

– Sentidos superhumanos agudos:

Visão aprimorada -Algo a algumas centenas de metros parece como se ele está bem na frente de seu rosto.
Visão Noturna –  Pode ver na escuridão total, como se fosse um dia claro e ensolarado

Olfato Aprimorado – Pode memorizar dezenas de milhares de aromas e monitorá-los para o local exato, pode sentir o cheiro do medo e detectar se alguém está mentindo pela mudança no odor do corpo.

Audição – É reforçada de forma semelhante, permitindo-lhe ouvir os sons que um ser humano comum não pode e ser capaz e a distâncias muito maiores.

Paladar – Pode determinar todos os ingredientes que compõem um meio

Através de Alquimia e magia antiga:
Resistência a ataques mágicos

Por exposição a Montanha de Vibranium:
Clarividência: – Capaz de ver objetos ao seu redor, mesmo com os olhos vendados.

– Ele também experimentou visões do futuro na qual ele se viu em conflito com o vampiro de energia conhecido como Kiber. (poderes desapareceram pouco depois de sua batalha com Kiber.)

Como Rei dos Mortos:

  • Os mesmos poderes acima, só que ampliados a níveis ainda mais sobre-humanos.

  • Ele agora tem o poder de tirar todo o conhecimento, força e todas as experiências de todos os Panteras Negras anteriores.

Equipamentos:

  • Traje de Vibranium a prova de balas: Como chefe do Clã Pantera Wakandano, o governante é coroado com essa regalia cerimonial após ser julgado merecedor pelo Deus Pantera. Este uniforme tem a capacidade de:

– Absorver as vibrações através do vibranium.
– O vbranium também anula e/ou diminui poderosos ataques cinéticos. As balas  não ricocheteiam, mas simplesmente caem no chão quando eles entram em contato com o tecido. As lâminas não podem ser penetrantes e golpes (no entanto, o usuário ainda é suscetível a lâminas se estrategicamente aplicada).

-Tecnologia de Camuflagem, pode tornar-se invisível por um período de tempo limitado.

– A capa pode ser alongada, encurtada ou eliminada com pensamentos.

– Lentes da máscara cortam o brilho e melhoram a visão noturna natural do Pantera

– Botas com sola de Vibranium capaz de absorver som, impacto e melhora a Impulsão

  • Garras retrateis de Vibranium que pode quebrar metais a nível molecular
  • Adagas de energia – O portador tem a capacidade de medir entre níveis de potência, liberando uma viga poderosa o suficiente para cortar através de várias estruturas e inimigos. Esta arma também pode ser disparada como um projétil. Adagas de energia são a arma padrão de escolha para T’Challa em situações de combate armado.
  • Garras anti-metal – Garras nas luvas feitas do Vibranium Antártico conhecido como “Anti-Metal”, que pode quebrar, basicamente, todos os metais no nível molecular.
  • Armadura Celestial – Operada por pensamentos, confere força maior, voo e resistência imensa.
  • Espada de Ébano
  • Cartão Kimoyo -Poderoso super computador portátil, inventado por T’Challa. Ele tem a capacidade de acessar/hackear interfaces tecnológicas através de satélites Wakandanos.

Possui diversos armamentos em seu reino.

Habilidades:

Intelecto genial, gênio científico (profundos conhecimentos de física e tecnologia avançada) . Um dos mais inteligentes do mundo. Possui PhD em Física na universidade de Oxford.

Polímata – conhecimentos profundos sobre várias ciências, culturas, tecnologias.

Memória fotográfica

Notável ginasta e acrobata

Gênio tático, estrategista e líder, que é praticamente inigualável. Ele foi ensinado táticas e estratégias em sua juventude por seu pai, que o encorajou a pensar sempre dois passos à frente de seus inimigos e três passos à frente de seus amigos.

Mestre em diversos tipos de armas

Excelente atirador

Grande Inventor

Poliglota – Fala sua língua nativa, inglês e diversas outras línguas como o Hauça.

Mestre em dissimulação e disfarce.

Mestre em varias artes marciais. Conhece todas as artes criadas pelo homem. Seu nível é parecido com o do Capitão América, Demolidor e outros.

Especialista em rastreamento e caça

Características Psicológicas: 

Caráter forte, austero, disposto a fazer grandes sacrifícios,

Algumas vezes frio, arrogante e cruel

Reservado e aparenta indiferença.

 Sedutor

Características Físicas: Negro, traços característicos de sua etnia. Porte atlético

Outras Características: 

– Imunidade Diplomática

Conexões altamente fluentes

Afiliações:  Vingadores,  Illuminatti, Força Fantástica, Vingadores Secretos (Guerra Civil), Quarteto Fantástico, Heróis de Aluguel

Base de Operações: Wakanda, Mansão dos Vingadores, Edifício Baxter, Cozinha do Inferno, Necropolis

Ocupação: Rei de Wakanda e chefe da família, professor, cientista, Sumo sacerdote do Clã Pantera, ex-gerente do restaurante Cozinha do Diabo, Rei de Necropolis

Parentes Conhecidos:

Ancestral paterno (morto) – Bashenga (Pantera Negra)

>> Bisavô paterno (morto) – Azzari, o Sábio (Pantera Negra) 

>>>> Avó paterna (morta) – Nanali

>>>> Avô paterno (morto) – Chanda (Pantera Negra) 

>>>>>> Tio (morto) – S’Yan (Pantera Negra) 

>>>>>>Pai (morto) – T’Chaka (Pantera Negra) 

>>>>>> Mãe (Morta) – N’Yami 

>>>>>> Madrasta – Ramonda

>>>>>>>> Irmão adotivo – Hunter

>>>>>>>> Meio-irmão – Jakarra

>>>>>>>> Meia-irmã – Shuri (Pantera Negra)

>>>>>>>> Ex-esposa – Ororo Munroe

>>>>>>>> Primo – Joshua Itobo
>>>>>>>> Primo – Ishanta
>>>>>>>> Primo – Zuni
>>>>>>>> Primo –  M’Koni
>>>>>>>> Primo – T’Shan

Relacionamentos: 

Tempestade, Monica Lynne, Malaika, Nikki Adams

Biografia:

1- Wakanda: Wakanda é um país da Africa Oriental que desde épocas imemoriais é liderada por reis guerreiros chamados de Panteras Negras, tradição iniciada por Bashenga, o primeiro de todos os Panteras. Ao passar o trono para seu sucessor,  precisa passar pela aprovação do Deus Pantera, passando também o posto de Pantera Negra. E desde então, uma longa linhagem de Panteras Negras se formou marcados pela tradição, tribalismo e um profundamente enraizado senso de honra.

Outra grande característica deste país incomum foi a queda de um meteoro composto de um metal absorvente de som. O Pantera Negra T’chaka usou o valioso metal conhecido agora como Vibranium para desenvolver sua nação.

2- Infância de T’Challa: A esposa do Rei T’chaka morreu durante o parto.

Assim T’challa nasce recebendo todo o ódio duradouro de seu irmãoadotado 12 anos mais velho, Hunter (White Wolf), que também se ressentia de T’Challa por ter mais direitos de ser um dia rei.

Seu pai T’Chaka casou-se novamente mas sua segunda esposa, Ramonda, que aparentemente fugiu com outro homem quando T’Challa tinha oito anos.

Um pouco mais velho conheceu Ororo Munroe (Tempestade) uma jovem orfã que estava indo para o Quênia conhecer a tribo de seus ancestrais. Os dois se tornam namorados mas depois que o namoro acaba, Ororo segue para o Quênia.

O interesse pelo vibranium era grande e a ambição faz com que exploradores inescrupulosos liderados por Ulisses Klaw destruam Wakanda e matem o rei T’Chaka.

3- Ritual de passagem: O jovem príncipe herdeiro foi educado nas melhores escolas da Europa e da América  onde também se preparou para reaver a sua posição como príncipe na sua terra natal. Retornou formado em física e ansioso por assumir o manto da liderança. La foi incumbido de derrotar seis dos maiores guerreiros de Wakanda num combate corpo a corpo para reaver sua posição.

Depois, obteve a erva secreta em formato de coração que concede aos chefes do país sua enorme força física e sentidos superaguçados.

 Executando com sucesso ambos os desafios, Tchalla trajou as vestes cerimoniais do Pantera Negra, totem do povo de Wakanda. Como chefe do clã da Pantera de seu país, ele retorna a antiga tradição Wakandana.

4- Pantera Negra: O novo Pantera Negra pôde contar com a ajuda do Quarteto Fantástico para enfrentar Ulysses Klaw, o líder dos exploradores de Vibranium.

Após utilizar o metal em sua maquinaria para criar monstros feitos de ondas sonoras sólidas, o próprio Klaw se submeteu ao seu invento e se transformou num ser capaz de manipular ondas sonoras, o Garra Sônica.

Sob a competente liderança de Tchalla e o valioso metal, Wakanda tornou-se uma das nações mais ricas e tecnologicamente avançadas do planeta.

4.1-Vingadores: Depois de conhecer o Capitão América, o Pantera foi convidado a tornar-se integrante dos Vingadores.

Pedindo licença de seu posto real,  T’challa integrou a equipe com segundas intensões, ele agia como um espião infiltrado no grupo pois dada a potencia ameaça que tais superseres representava para seu reino, a aceitação do convite conferiu a T’challa a oportunidade de investigar seus motivos e intenções. Pantera serviu ao lado dos maiores heróis da Terra por um longo período, familiarizando-se com os métodos americanos de combate ao crime e passou a considerar os Vingadores amigos de verdade e valiosos aliados.

Por causa dessa espionagem, a amizade entre ele e Steve Rogers ficou abalada. Após algum tempo, Steve restaurou a aliança e a amizade com o rei de Wakanda e, como simbolo, entregou uma versão modificada de seu antigo escudo triangular.

4.2 – Por fim, o monarca retornou a Wakanda apenas para encontrar a nação em desordem devido a sua prolongada ausência. Após recuperar o respeito de seu povo, o Pantera trabalhou para retirar o país do isolamento em relação ao resto do mundo.

Agora, ele deve manter-se constantemente em alerta contra aqueles que, dentro e fora de Wakanda, desejam usurpar o trono e saquear suas riquezas. Como sempre, Tchalla deve lealdade em primeiro lugar a seus súditos, é o bem-estar deles que motiva seus atos.

Pantera manipula eventos globais com aterradora tranqüilidade e aparente isenção emocional, preocupado em manter-se um passo adiante de seus adversários. Ele é reservado e aparenta indiferença, para irritação e perplexidade de seus amigos e aliados super-herois. Em virtude de suas responsabilidades como estadista, Tchalla negou a si mesmo os prazeres mundanos que sua vasta riqueza lhe permitiram – e a felicidade de um convívio com seu verdadeiro amor, a assistente social americana Mônica Lynne. Para proteger seu reino, preço algum é alto demais para o enigmático e imperturbável monarca.

4.3- Illuminati: Após a Guerra Kree-Skrull, fundou com Homem de Ferro, Dr. Estranho, Sr. Fantástico, Namor, Raio Negro e Professor X uma organização secreta chamada Illuminati. Os heróis mais influentes do mundo discutem se iriam controlar o mundo em segredo. Pantera Negra foi o único que foi contra.

4.4 – O Cliente: Com a ajuda do demônio Mefisto,  Michael Achebe,  cidadão de um país vizinho de Wakanda chamado Ghudaza, foi capaz de iniciar  um golpe de estado tornando-se o rei de Wakanda.

Depois de descobrir o envolvimento de Mefisto, T’Challa atacou o demônio e ofereceu a sua própria alma em troca do bem de  Wakanda.

Mephisto aceitou a oferta, mas não foi bem sucedida por causa da conexão espiritual com Deus Pantera. Centenas de reis anteriores apareceram diante deles na forma de panteras reais. As panteras então atacaram e Mephisto foi aprisionado no inferno, como T’Challa fugiu para caçar Achebe.

4.5 – Inimigo de Estado: Achebe exilou T’Challa de Wakanda e se tornou aceito pelos wakandanos por causa da lei Wakanda. Enquanto isso o herói permaneceu em Nova York onde descobre aliados políticos de Achebe e uma tentativa de explorar grandes avanços tecnológicos de Wakanda. No entanto, T’Challa havia previsto isso anos antes.

T’Challa apresentou o golpe de Estado ao Conselho de Segurança da ONU. T`Challa foi abordado por Hunter, seu meio-irmão que o odiava, Hunter agora conhecido como White Wolf, líder do Zeraze Hatut (Cães de Guerra), a polícia secreta Wakanda.) White Wolf , que queria ajudar T’Challa retomar Wakanda.

Achebe começou a destruir Wakanda, com tecnologia própria, para provar a T’Challa que ele estava no controle do país. Além disso, centenas de soldados invadiram Ghudazai sob a ordem de Achebe. Monica Lynne (ex-noiva de T’Challa) foi atacada pela máfia russa (aliados de Achebe) como retaliação ao Pantera e White Wolf. As Dora Milaje (exercito feminino wakandano), entretanto, foram capazes de protegê-la.

Pantera não confiava em Hunter, por causa de seus atos excessivamente violentos, apesar dele dedicar total obediência a T`Challa. E assim Pantera o tira de batalha.

Quando ele finalmente confrontou Achebe no Palácio Wakandan, T’Challa se permitiu ser capturado e colocado em uma armadilha mortal. Achebe foge do país por medo, basicamente, exilando-se. Quando T’Challa escapou da armadilha mortal, foi confrontado por Hunter. Os dois entram em combate, que termina com T’Challa usando uma técnica nunca trilhada.

Sem Achebe, torna-se governante novamente.

5.0- Casamento: Pantera voltou a se encontrar com o seu amor de infância Tempestade e logo a pediu em casamento.

No entanto, nesse mesmo período os EUA estava passando por uma verdadeira Guerra Civil que dividiu em duas a comunidade super-heróica – os Pró Regitro que apoiam a lei de registro de super-humanos, liderados pelo Homem de Ferro contra os Anti Registro, liderados pelo Capitão América.

O casamento reuniu heróis dos dois lados, gerando um trégua témporária  entre os lados.

Em seguida o casal fez uma tour diplomática em 4 regiões de interesse politico: latvéria, Attilan (na Lua), Atlantis e EUA. Por incrível que pareça, a única que não resultou em briga foi na terra de Namor; Na Latvéria o casal acabou recusando uma aliança com Dr. Destino resultando numa batalha com o ditador, com os Inumanos Raio Negro se ofende com uma pergunta simples e seus aliados atacam e, nos EUA, os Sentinelas da UNI tentam prender tempestade.

Na visita aos EUA, o casal é obrigado á se registrar. Após pesar os prós e contras da Guerra Civil, T´Challa e Ororo se unem ao Capitão América, para combaterem o registro e a força tarefa do Homem de Ferro.

Apesar de casados, muitas vezes o casal estava separado por serem tão atarefados salvando o mundo ou administrando suas vidas profissionais. Apesar de carinhoso, T’challa sempre deixou a sua nação em primeiro lugar ante o casamento.

5.1 – Quarteto Fantástico: Por causa dos problemas conjugais que Reed e Sue Richards estavam passando, o casal tira uma licença do Quarteto, e vão fazer um segunda lua-de-mel. Para substituí-los são convocados T´Challa e Ororo, que aceitam mesmo tão ocupados.

Com essa formação, esse novo Quarteto enfrentou de batalhas espaciais a zumbis.

5.2 Mundos divididos:  O Rei das Sombras arquitetou um plano para dominar o Pantera Negra, inicialmente dominando o mutante Nezhno e assassinando o “Leitor de Mentes” (o único em Wakanda que seria capaz de rastreá-lo) facilitando assim o controle do herói.

O Rei das Sombras aflora sentimentos em Pantera que diz que cometeu um erro em tornar Ororo sua rainha. Porém, Tempestade percebe que ele estava dominado pelo vilão. Sob controle, Pantera manda prender Ororo e Nezhno. Com ajuda do Deus Pantera, Tempestade conseguiu vencer seu marido e recuperar a confiança do povo de Wakanda.

6.0 – Abdicando o trono: Destino o atacou e o feriu, a tentativa de assassinato faz sua irmã Shuri assumir o manto de Pantera Negra, além de ter tomado posse como princesa regente de seu país.

6.1 – Destino contra o Mundo: Sem os poderes dados pelo Deus Pantera, utilizou faixas de Vibranium para melhorar suas habilidades naturais.

Usou a própria armadura de Destino para provocar uma reação em cadeia que tornou todo Vibranium de Wakanda inerte. E a economia de Wakanda era toda baseada nas reservas naturais. Por sorte, anteriormente Tchalla tinha diversificado o seu capital e investido pesadamente nas economias emergentes, assim o país não entrou em uma grande crise.

7 – Na Cozinha do Inferno: Sem reino, sem tecnologia e sem reforço. procura provar seu valor como paladino na Cozinha do Inferno.

Graças à ajuda de Foggy Nelson, T’Challa estabeleceu uma identidade secreta como “Mr. Okonkwo”, o gerente do restaurante “cozinha do diabo”. Através desta identidade civil, T’Challa procurou familiarizar-se com área do crime. Parte deste novo empreendimento foi abandonar todos os aspectos da identidade dos Panteras Negras. Ele não tinha mais sua tecnologia Wakandana, sentidos sobre-humanos, nem uniforme de vibranium. Ele se recusou a voltar a Wakanda até que ele se redimiu através desta viagem pessoal de auto-descoberta.

Depois de enfrentar a Mercenária, descobriu através de Overdrive que Wilson Fisk e o Tentáculo pretendem se tornar o Rei do Crime de Wakanda. Depois que Demolidor voltou para Nova York, T’Challa decidiu voltar para Wakanda.

8- Rei dos Mortos: Lá, ele começou a ter sonhos premonitórios provacada por Bast, a Deusa Pantera que envolvia Reed Richards (Sr. Fantástico). T’Challa convoca Reed para Wakanda. Quando Reed e Sue chegam foram interrompidos pelo morto-vivo Chacal (Anubis). T’Challa e Reed partiram para Necropolis , deixando Shuri, Tempestade e Mulher Invisível para lidar com os mortos-vivos.

Bast concedeu o trono da cidade dos mortos de Wakanda a  T’Challa e afirmou que ele terá a força e conhecimento de cada rei e pantera Wakandano sepultado na Necrópole.

Bast fez Pantera prever os acontecimentos a futura destruição de Wakanda

9- Fim do casamento / Destruição de Wakanda: Mesmo ambos sendo integrantes do Vingadores, Tempestade esteve ao lado dos X-Men quando as duas maiores equipes de heróis se enfrentaram pelo destino de Esperança. O casal se enfrentrou e, durante a batalha com sua esposa, T’challa friamente anula o casamento.

Depois, os Vingadores levam Esperança para Wakanda onde tem um portal para Kun Lun. Namor, com o enorme poder da Força Fênix, ataca Wakanda quando descobre que os Vingadores estão lá. Wakanda fica devastada.

Tempestade vai para Wakanda assim que descobre sobre a destruição e Pantera mantém sua palavra, terminando todos os laços de matrimônio que tinha com ela.

10- Illuminatis: Um desalinhamento das Terras alternativas fazem com que elas comecem a se colidir,  Cisne Negro pretendia destruir a Terra 616 para salvar uma delas, porém sua presença foi percebida por Pantera Negra que se opõem a ela. A batalha tem a baixa de 3 jovens wakadanos. Pantera a ataca e acidentalmente a contraparte planetária que iria colidir que é desintegrada, salvando temporariamente a Terra.

Ele captura a Cisne Negro e convoca os Illuminatis (mesmo sendo contra o conceito da equipe) que precisam evitar que as Terras alternativas se colidam. Uma trégua temporária entre ele e Namor é feita.

Cisne Negro e um Terrax ficam detidos em uma cela em Necrópolis, onde os Illuminatis passam a se reunir para decidir como resolver as colisões de Terras paralelas.

panteranegrag_5133

Mas a rivalidade entre as duas nações era grande e, mesmo contra a vontade de Namor e T’Chala, alguns incidentes aconteceram entre cidadãos wakandanos e atlanteanos gerando morte dos dois lados. Depois de um mes de tensão Shuri decide declarar guerra à Atlantida. T’Challa tenta alertar Namor mas foi tarde demais e dizimam Atlantida por vingança.

Namor diz as tropas de Thanos que as Joias do Infinito estavam em Wakanda, resultando em uma nova destruição na cidade. Shuri considera T’Challa um traidor ao descobrir que ele se reunia com Namor enquanto Wakanda estava em guerra.

Citações:
aspasVocê pensa que é um trono que torna o homem um rei” (Fantastic Four #607)

aspas

Eu não sou um homem. Eu sou uma nação.” (Novos Vingadores V3 #3)

Edições Importantes:

.  Estréia: Fantastic Four # 52, 1966 Primeira aparição No Brasil: Capitão Z (3ª série) #19 (1969, Ed.Ebal)

. Entra para os vingadores – Avengers V.1 #52 (1968) No Brasil- ??

. Entra para o Quarteto Fantastico – Fantastic Four #543 (2007) No Brasil – ??

. Rei dos Mortos – Fantastic Four #608 (2012) No Brasil – ??

( Contribuições: Bolivartrask, Caio Ribeiro, Éverton Rasputin, Deadpool, Fabio Kabral)

Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

Páginas: 1 2 3

11 Respostas to “Pantera Negra”

  1. Destino Says:

    Sobre o protocolo eu ia pôr “excelente”, porém muitas vezes há erros gramaticais e às vezes eles comprometem o sentido.”O casal se enfrentaram”. “Concedeu se tornar rei”. Sobre o personagem eu achei uma desgraça! Talvez nem tanto, mas ele me incomoda muito. Para começar o objetivo é ou não falar bem da cultura africana? Se for por que o Pantera Negra usa para o desenvolvimento do país outras culturas? Vale lembrar que mesmo sem os poderes ele já é um ótimo atleta, sabe mais de duas línguas, é um excepcional estrategista, controla armas de fogo, luta muito bem, caça e rastreia bem… enfim, sem os poderes ele já mataria o Homem de Ferro. Com os poderes ele mataria o Hulk. É como o Batman, só que bombado. Dá para ver que ele é muito mais forte que seus inimigos! Que graça tem? Acho que só fizeram ele para bajular os africanos!

    • bolivartrask Says:

      Reconheço, infelizmente os erros gramaticais são o pior problema dos Protocolos. Muitas vezes os protocolos são criados a varias mãos e não temos um revisor.

      Não entendi o que você quis dizer com a frase: “usa para o desenvolvimento do país outras culturas”
      Está se referindo ao Vibranium (que veio de um meteoro) ou por ter investido em economias emergentes ?

  2. Caio Says:

    Caramba, não acredito que ressaltaram Hudlin em vez de Priest. Enquanto o primeiro é amplamente criticado, o segundo é exaltado pelo run dos anos 90 que foi espetacular. Pra fundamentar:

    http://goodcomics.comicbookresources.com/2010/05/07/the-greatest-black-panther-stories-ever-told/

  3. LUKE FOX Says:

    Qual é o motivo de colocarem que em algum sitezinho o personagen foi rotulado como pior heroi e tbm que não gostam da cena com o surfista?esses fan é foda não gosta do personagem beleza , mas os cara leva pro lado pessoal, bando de nojento !

  4. Dragomaniaco Says:

    Se separaram na ultima edição, mas obviamente o Tchala fez de forma amargamente por ela está no lado dos X-Men. Esse casal quem sabe futuramente possam se redimir e voltarem a serem um casal, eu espero.

  5. Flavio Paschoal Says:

    Pantera Negra também fez parte dos Cavaleiros de Pendragon e como base de operações em NY utilizava a Embaixada de Wakanda.

  6. guilherme Says:

    pq ta riscado o começo quando perdeu essas qualidades ?

  7. Victor Says:

    Sobre o poder dele como rei dos mortos, cita que ele possui todos os poderes acima (os riscados) só que ampliados, é isso msm pq se não n há necessidade em risca-los.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: