Dr. Estranho

by

av_stephenstrangeInfo/ Curiosidades/ Outras Mídias

Doctor Strange – Stan Lee & Steve Ditko
Primeira Aparição: Strange Tales # 110 (1963)
Nome: Stephen Vincent Strange
Outros Nomes: O mago supremo da Terra, Mestre das Artes Místicas, Mestre da Magia Negra, Stephen Sanders, Rajah Vermelho, Capitão Universo,Shiva, o Destruidor, Vincent Stevens
Nacionalidade: Estadunidense
Raça: Humana
Status: Ativo

Poderes:

– Domínio das artes místicas que lhe permite fazer encantamentos, inclusive magia negra;
– Conjurar os mais variados poderes místicos:

  • Os Raios do Caos (raios místicos utilizados para ataque )
  • O Cone Conjurado (transporte entre realidades)
  • As Faixas Escarlates de Cyttorak (para imobilizar um oponente – Note que Cyttorak é a mesma entidade mística que deu poderes ao poderoso personagem Fanático)
  • As Chamas de Faltine (utilizado para ataque)
  • As Imagens de Ikonn (cria imagens duplicadas de si mesmo para confundir o inimigo)
  • Os Sete Anéis de Raggadorr (Sete anéis azuis de energia que o circundam e rebatem ataques)
  • A Luz do Olho de Agamotto, o Olho que Tudo Vê (dispersa encantamentos e revela a verdade)
  • O Escudo de Seraphim (uma barreira protetora)
  • Os Vapores de Valtorr (uma neblina que obscurece)
  • Os Ventos de Watoomb (Utilizado para ataque, revelar objetos ocultos ou meio de transporte)
  • As Algemas de Krakkan (prende o inimigo em algemas poderosas)
  • Os Sete Sóis de Cinnibus (uma descarga de energia que torna-se quente como sete sóis)
  • Esfera do Feiticeiro (uma bolha negra que o protege e absorve as energias místicas do ambiente)

– Manipular as energias magicas da realidade para uma quantidade quase infinita de efeitos. Com essas energias ele tem:

  • Telecinésia;
  • Escudos energéticos;
  • Teleporte para a si e aos outros.
  • Voo
  • Intangibilidade
  • Banimento
  • Transmutação
  • Manipulação do tempo (só utilizou em casos extremos)
  • Viagem dimensional
  • Conjuração de objetos

Mais tarde, a partir de seus ferimentos graves na mão, torna incapaz de controlar sua magia corretamente e é apenas uma sombra do seu antigo poder, devido à falta de controle. Strange não é mais o Feiticeiro Supremo, tendo perdido seu posto, realizando muita destruição e magia negra.

Equipamentos:

Manto de levitação – um acessório que serve para o seu possuidor voar e é quase indestrutível. Pode voar por 40km/h por tempo indeterminado. Responde diretamente à pensamentos do usuário, podendo ser usado como arma ou mesmo uma “terceira mão” (passado ao Dr Vodu, depois da dissolução do vishanti, seu paradeiro é desconhecido)

Olho de Agamotto – amuleto orbe místico que lhe permite ver através de disfarces e revela ilusões, invocar imagens do passado imediato, rastrear entidades físicas e etéreas por meio de suas emissões psíquicas e mágicas, sondar mentes e abrir portais para outras dimensões, e gera rajadas de energia de grande força.

Jóia da Alma – permite ao usuário roubar, manipular ou alterar almas dos vivos ou dos mortos. Atual detentor.

Varinha de Watoomb;

Pergaminhos de Watoomb;

Livro do Vishanti;

Anel do Ancião;

pelo menos mais uns 15 livros secretos além de jóias misticas, espadas místicas e orbes.

Habilidades:

  • Domínio das artes místicas e Magia negra;
  • Neurocirurgia – Grande conhecedor do sistema nervoso e de medicina
  • Projeção Astral
  • Hipnose
  • Ilusões
  • Telepatia
  • Consciência Universal após meditação
  • Longevidade – pode viver para sempre embora possa ser morto
  • Coragem
  • Intelecto genial;
  • Brilhante artista marcial.

O Doutor Estranho poder absorver energias de entidades místicas e não-místicas para aumentar a força de seus feitiços.

Línguas: Inglês, latveriano

Características Psicológicas:

Age sempre com grande sabedoria, prestativo e gentil, antes de seu acidente era arrogante, frio, ganancioso.

Excentrico

Características Físicas: Cabelo grisalho nas laterais.

Outras Características:

renomado ex-cirurgião, reconhecido mundialmente.

ex-alcoólatra

Afiliações: Defensores, Illuminati, Defensores Secretos, Filhos da Meia-Noite, A Ordem, Novos Vingadores

Base de Operações: Sanctum Sanctorum, Mansão dos Vingadores

Ocupação: Ex-neurocirurgião, ex-Feiticeiro Supremo da Terra, Feiticeiro e consultor de ocultismo

Parentes Conhecidos:

Pai (morto) – Eugene Strange

Mãe (morta) – Beverly Strange

Irmã (morta)- Donna Strange

Irmão (morto) – Victor Strange

Ex- Esposa – Clea Strange

Sogra – Umar

Sogro – Orini

Tio de sua esposa – Dormammu

Relacionamentos: Alice Blue Gown, Martha, Marjorie Brink, Madeleine de St. Germain, Kimberly, Enfermeira Williams, Victoria Bentley, Clea, Maya, Morgana Blessing, Susan Montgomery, Mephista, Salome, Irmã Nil. Jasmine, Belle, Lila Green, Amanda Payne, Falecida, Enfermeira Noturna (Linda Carter), Molly

Biografia:

1- Vida mundana: Quando criança, Stephen Strange foi educado por seu rude pai a ser uma pessoa gananciosa só preocupada em dinheiro e sucesso. Seguindo essa filosofia de vida, ao crescer se tornou uma pessoa amarga, solitária e entregue a bebida.

Seu pai já havia falecido quando Stephen se formou em primeiro lugar na faculdade de Medicina. Se tornou um neuro-cirurgião brilhante, mas arrogante, sem nenhuma preocupação com problemas alheios, só o retorno financeiro importava.

Sua carreira meteórica foi interrompida por um acidente de carro que provocou lesões em seus nervos, impedindo-o de segurar com firmeza um bisturi para realizar cirurgias delicadas.

Investindo sua fortuna em tentativas de cura com os melhores médicos do mundo, tudo que conseguiu foi ver sua conta bancaria se esvaziar. Arrogante o suficiente para não aceitar trabalhos que ele considerava inferiores, sua vida, em pouco tempo, arruinou-se.

De recluso ele passou a errante. e, por fim, tornou-se um bêbado indigente.

Atingindo o fundo do poço, o ex-cirurgião ouviu falar de um milagreiro no Tibete conhecido apenas como Ancião.

1.2- O despertar para o mundo místico: Mesmo cético quanto a misticismo e poderes mágicos, determinado e desesperado, Strange atravessou o oceano e cruzou as terras geladas do Himalaia, onde se deparou com o palácio do Ancião. Embora alquebrado, Strange continuava egoísta, apegando-se febrilmente à sua antiga vida e ansiando por uma cura milagrosa. O Ancião falou que não iria curá-lo pois seus motivos eram egoístas, mas decidiu ajudá-lo na compreensão da magia pois viu também que ele tinha decência. Strange declinou o convite a fim de procurar a redenção por conta própria.

Permanecendo como convidado enquanto uma forte tormenta castigava a região, Strange descobriu que o Barão Mordo, pupilo do Ancião, arquitetava matar seu mentor. Porém, quando tentou alertar o velho mago da traição de seu aluno, Strange foi impedido místicamente por Mordo. Confrontar o poder de Mordo e desvendar suas intenções criminosas levaram o ex-cirurgião a perceber a verdadeira natureza do mal, e a necessidade de suas ações. Strange buscou um meio de contornar o encantamento que o impedia de alertar o Ancião, oferecendo-se para se tornar seu discípulo.

 Strange havia decidido mudar seu modo de ser. Então, o Ancião acolheu-o como discípulo e ensinou-lhe os segredos da feitiçaria. Ele deduziu que, se aprendesse os segredos da magia negra, poderia enfrentar Mordo. Sabendo que afinal havia alcançado o verdadeiro Stephen, o Ancião libertou-o do encantamento de Mordo e revelou que sabia dos planos traiçoeiros de seu aluno desde o inicio.

2.0- Dr. Estranho –Pouco a pouco, a vida de Stephen assumiu um significado mais profundo à medida que ele se preparava para a batalha que se aproximava. Quando seus estudos chegaram ao fim, ele voltou a América e estabeleceu seu santuário no bairro de Greenwich Village, em Nova York.

2.1- Clea: Em uma de suas idas á terrível dimensão de Dormammu para combater o vilão, o mago foi auxiliado pela filha do demônio, Clea. Quando o monstro foi vencido, ambos retornaram a Terra.

A jovem passou a morar com o mestre místico, tornando-se sua discípula e namorada. Mais tarde após enfrentar a ameaça de Shuma Gorath, que resultou na morte física de seu mentor, o Ancião, Stephen Strange passou a ser o Mago Supremo da Terra. Acompanhado de Clea e Wong, seu fiel criado, Stephen vive em seu santuário como um dos seres mais incomuns do planeta Terra.

2.2.0 – Mago Supremo: Quando o Ancião morreu, Strange herdou de seu mentor o manto de Mago Supremo da Terra. Como Mago Supremo, ele defende o planeta de ameaças místicas, entidades divinas e outras forças invisíveis que ameaçam romper as fronteiras entre nosso mundo e invasões extradimensionais. Tendo superado seus próprios demônios pessoais, Estranho agora trabalha diligentemente para fortalecer as barreiras entre nosso mundo e incontáveis outros reinos hostis embora as pessoas em geral acreditem que ele não passa de uma excêntrica autoridade em ocultismo.

2.2.1- Mascarado:  O vilão Asmodeus exilou Estranho em uma dimensão hostil para se passar pelo Dr e atacar o Ancião. Quando conseguiu retornar de seu exílio, conjurou um novo uniforme e máscara para aparentar mais heroico.

Estranho, com novo visual, enfrenta Asmodeus, com o visual tradicional de estranho.

Depois que Asmodeus foi derrotado, Estranho permaneceu um tempo com a máscara até abandonar as artes místicas por um curto período de tempo.

2.2.2- Luta diversas vezes com Drácula para erradicar a maldição do vampirismo na Terra. Uma das vezes pede ajuda aos Vingadores, em especial da Feiticeira Escarlate .

A rivalidade aparentemente terminou quando Dr. Estranho e seus aliados vampiros Blade e Hannibal King assassinam Drácula e acabam temporariamente com a maldição do vampirismo.

Após a Guerra Kree-Skrull, fundou com Homem de Ferro, Professor X, Sr. Fantástico, Namor, Raio Negro e Pantera Negra uma organização secreta chamada Illuminatis, desde então mantém reuniões para definir assuntos pertinentes do universo.

 Um teste foi feito com vários místicos, inclusive Dr. Destino, para ver quem merece o título de mago Supremo da Terra. E Estranho provou que era o mais digno mantendo seu tpitulo. Em seguida, ajuda Dr. Destino a libertar sua mãe das mãos de Mefisto.

 

2.2.3- Dado como morto: Foi dado como morto durante uma invasão dos demônios do Limbo na Terra, mas estava vivo, passando apenas a usar temprariamente um tapa olho.

Estranho recebeu uma mensagem telepática de Surfista Prateado que o avisou  que Ghaur retornava a Terra. O vilão queria trazer o deus Set para essa realidade. Inicialmente, preferiu manter em sigilo que estava vivo, porém revelou para Demolidor para ele conseguir impedir um ataque de pessoas infectadas com um vírus serpente.

Depois, ele, Thor, Ben Grim e Quasar entraram dentro de uma das sete bocas de serpente de Set e, com muita dificuldade, conseguem derrotá-lo. Com isso, seu anonimato acabou, revelando que estava vivo para os heróis.

2.2.4- A queda dos Vingadores: Quando a Feiticeira Escarlate sofreu seu colapso, matando o Visão, Gavião Arqueiro e Homem-Formiga, somente o Dr. Estranho foi capaz de fazer frente a seu descontrolado poder.

2.2.5- Dr. Estranho e Falecida: Enquanto em vida após a morte, Falecido foi contra um ser chamado de One Pitiful que tinha um plano de ressurreição utilizando os habitantes de vida após a morte. Apenas Falecida e Doutor Estranho, com a ajuda de seus amigos mortos, foram capazes de detê-los. A fim de combater o One Pitiful de seus planos, Falecida e Estranho se dispõe a ajudar heróis mortos enviando-os para o Céu, incluindo Homem-Formiga (Scott Lang)o Cavaleiro Fantasma e alguém conhecido como o Pianista; eles também chamam Sr. Sensível (anteriormente conhecido como Órfão) e Vai Nessa, dois antigos colegas de equipe da Falecida.

3.0- Novos Vingadores: Durante toda a Guerra Civil, Strange se encontrou ausente meditando em um lugar isolado e orando para que tivesse o melhor desfecho com o minimo de derramamento de sangue.

Mas não foi o que aconteceu, com a vitória do lado pró-registro e a morte do Capitão América, Strange foi ao encontro dos Novos Vingadores, Strange estava arrependido de não ter tomado nenhum partido e entrou para o grupo para compensar o seu erro.

Strange e os Novos Vingadores foram atraídos para uma armadilha, Tony Stark havia feito o grupo acreditar que Steve Rogers ainda estava vivo, porém quando o grupo foi atrás do suposto vivo, foi surpeendido pelos Poderosos Vingadores de Tony Stark. O grupo consegue fugir graças a magia do Dr. Estranho.

Uma onda de paranóia surge na equipe após ser revelado que Elektra era uma skrull e que os poderes de Estranho e de outros da equipe não eram capazes de detectar

E assim passaram a duvidar de tudo e de todos, qualquer um podia ser um skrull infiltrado. Dias depois, Dr. Estranho lançou um feitiço sobre todos que mostrou o interior de cada um, se houvesse algum Skrull entre eles, o feitiço identificaria, após ser mostrado que todos são humanos, o grupo parte para uma nova missão, ajudar os Vingadores de Stark em uma batalha contra uma praga de simbiontes liberada em Manhattan.

O Homem-Aranha tinha revelado sua identidade, arrependido, pede ajuda a Estranho para que ele criasse um feitiço que ocultasse sua identidade.

 O incrível Hulk volta a Terra disposto a se vingar do grupo de heróis auto-denominados Illuminati que resolveram baní-lo para outro planeta e posteriormente pela destruição do planeta Sakaar onde ele havia se tornado rei, Strange fez parte desse grupo e votou a favor do banimento do Hulk do planeta Terra. Para tentar derrotar um Hulk ultra-poderoso, o Dr. Estranho faz uso de magias proibidas e instáveis demais para até ele mesmo controlar e conjurou um demônio que seja capaz de derrotar o Hulk. É nesse momento que o Stephen começa a sua ruína e o seu controle sobre a magia enfraquece. Ele falha e tem suas mãos esmagadas pelo Golias Esmeralda. Vira um gladiador na arena feito pelo Hulk do que sobrou do Madison Square Garden.

Os Novo Vingadores enfrentam a Gangue do Capuz, usando ilusões criadas por Strange, conseguem derrotar toda a Gangue porém o grupo de vilões foi ao encontro dos heróis na Mansão de Strange a fim de uma revanche, Capuz baleou Strange diversas vezes no peito. Porém Strange contninua vivo e, mais uma vez, utiliza poderes que não devia para derrotar os vilões e salvar os Vingadores.

Strange diz que usou magia negra fora de seu limite e que não poderia mais manter o título de Mago supremo e se despede dos vingadores.

3.1- O Novo Feiticeiro Supremo: Strange perdeu o posto de Feiticeiro Supremo da Terra quando usou os poderes sombrios para salvar os Vingadores, e ficou recluso um tempo até retornar aos Vingadores pedindo ajuda para encontrar o novo Feiticeiro Supremo antes que o Capuz, possuído por Dormammu, encontre primeiro.

O novo Mago Supremo é o Dr. VoduO primeiro Mago Supremo, o Agamotto, voltou para pegar seu amuleto de que é direito, Dr. Vodu e Dr. Estranho se juntam aos Novos Vingadores para proteger a Terra, onde muitas criaturas são enviada. Dr. Vodu se sacrific para salvar o Dr. Estranho e os Novos Vingadores, assim fazendo com que não tenha mais um Mago Supremo na Terra.

O Dr. Estranho agora se encontra junto com os Novos Vingadores e trás para morar junto com ele seu velho companheiro Wong.

O grupo secreto Illuminati se encontram mais uma vez depois de muito tempo para lidar com o roubo de duas das jóias do infinito, a jóia da realidade e do poder. Mas os Vingadores descobrem sobre a existencia do grupo.

O príncipe submarino Namor pede reforço a Dr. Estranho para enfrentar Nerkood (Attuma), ele convoca Lyra e o Surfista Prateado e enfrentam Tyrak, Tubarão-Tigre e Aradnea com poderes turbinados. É salvo por Loa durante a batalha e,depois consegue um reforço ainda maior da maioria dos ex-defensores para enfrentar Nerkood.

3.2- Defensores: Dr. Estranho, Namor e Surfista Prateado convocam a Mulher-Hulk Vermelha e Punho de Ferro formando uma nova formação de Defensores que  sao formados para enfrentar o Hulk Negro Nul nas Montanhas de Wundagore e lá descobrem a Maquina de Concordância, que John Aman tentava de todas as formas esconder o objeto do conhecimento de todos nem que tivenha que matar pra isso.

defenders

De posse da maquina, os Defensores descobrem outras duas maquinas e derrotam John. As consequências sao terríveis e o mundo é destruído pela Morte Celestial. Estranho desfaz o passado para que essa formação da equipe nunca existisse, salvando a terra do fim do mundo.

3.3- Dr. Estranho avisa a Peter que a magia que tinha feito de ocultação de sua identidade enfraqueceu depois que Peter se expôs na epidemia de Homens-Aranha, fica a partir de agora possível ser descoberto por qualquer um novamente.

Avisa aos Novos Mutantes de uma alteração na realidade e que se eles não resolvessem ele interferiria, a equipe consegue resolver o perigoso desafio. Estranho se mostrou simpático, inclusive ajudando os Novos mutantes a se disfarçar perante os vizinhos e comparecendo a uma festa dos jovens heróis.

Esteve ao lado dos Vingadores quando enfrentaram os X-Men. Ele duela com a mutante Magia e é derrotado por não ser mais o Feiticeiro Supremo e por lutar no Limbo, onde os poderes da mutante são ilimitados. Magia se passa por ele e liberta os X-Men derrotados. No fim, esteve na batalha final contra Ciclope possuído pelo poder da Força Fênix.

Os Illuminatis se reunem para impedir que um grande desalinhamento nas realidades destrua o multiverso, mas Capitão América se recusa aceitar que o preço de manter a sua realidade seja a destruição de outras. Dr. Estranho apaga a mente de Steve para que possam continuar com seu plano sem a interferência do herói.

capitao_estranho

Citações:
aspasA existência não é um prato de fácil digestão” (Guerra Infinita #3 Ed. Abril – 1996)

aspasEstranho esmaga” (Ao enfrentar o Hulk em Hulk contra o mundo)

Edições Importantes:

. Estréia: Strange Tales #110, 1963 No Brail –  Os Defensores # 1 (1975, Ed. Bloch)

. Ao lado de Dr. Destino – Doctor Strange/ Doctor Doom: Triumph and Torment No Brasil –  Graphic Marvel # 05, 1991 Abril)

. Vs. Dracula – Doctor Strange #61-62 (1983) No Brasill – Heróis da TV V. 2 n° 112 (1988) e X-Men #1 (1988, Ed. Abril) Republicado em: Drácula Versus Heróis Marvel #2 (1995 Ed. Abril)

. Entra para os Novos Vingadores – New Avengers #27 (200?) No Brasil – Os Novos Vingadores #49, (2008 Panini)

. Substituido pelo Irmão Vodu – New Avengers #53 (200?) No Brasil – ??

. Oculta identidade do Homem-Aranha: Amazing Spider Man #641 (200?) No Brasil – ??

( Contribuições: Bolivar Trask, Half Demon Liath, Kinhu, Caio Ribeiro, Petter, Lucas Coutinho, Fabiano, Paulo, Éverton Rasputin)

Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

Páginas: 1 2 3

8 Respostas to “Dr. Estranho”

  1. Ivan Bismarck Schmidt Rodrigues Says:

    eu gostaria que a Marvel voltasse a publicar as estorias do doutor estranho e talvez com o filme eles resolvam

  2. Murilo Says:

    Dentro das curiosidades poderia entrar um personagem de Scooby-Doo com características muito referentes a ele, aquele tal Dr. Van Doido.

  3. Murilo Says:

    Ah o nome do personagem é Vincent Van Doido!

    • bolivartrask Says:

      E aí Murilo, muito interessante a sua curiosidade.. nao conseguir achar por enquanto nenhuma referencia de que foi inspirada no Estranho, se achar qualquer coisa falando algo eu posto.
      Vincent van Ghoul (em inglês) foi inspirado na verdade no ator de terror Vincent Price
      olha só como é igual..
      null
      Vicent Price

  4. Murilo Says:

    “ingual = ingual”. Desde criança quando eu via aqueles episódios do Scooby com aquela arca de capturar fantasmas eu enxergava o Van Doido como o Dr Estranho, até achava que fosse o mesmo personagem antes de intender de universo Marvel, além X-Men.

  5. Ivan Bismarck Schmidt rodrigues Says:

    é mesmo parece

  6. Stephen Vincent Strange Says:

    Para mim Stephen Strange é um dos mais fodasticos e mais intelectuais personagens da Marvel comics se não o maior , foi satisfatório ler tantas informações sobre meu personagem favorito .

  7. Thanos Says:

    Em guerras secretas (2015): Depois que o Doom consegue poder para derrotar os Beyonders, ele cria o mundo de batalhas e nomeia o strange como xerife de agamotto. Depois de Strange ajudar a Cabala e Reed Richards (e outros que sobreviveram) a fugirem de uma luta com os thors, o Doom mata ele

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: