Falcão

by

sam avInfo/ Curiosidades/ Outras Mídias

Falcon – Stan Lee & Steve Ditko
Primeira Aparição: Captain America #117
Nome: Samuel Thomas Wilson
Outros Nomes: Snap Wilson, Asa Negra, Capitão América
Nacionalidade: Estadunidense (Harlem, NY, EUA) Terra 616
Raça: Humana (Alterado magicamente)
Status: Ativo

Poderes:

Laço empático com aves:

– Ver através dos olhos de aves;

– Telepatia com aves, podendo controlar/influenciar aves;

– Acessar a memória de aves.

Equipamentos:

Asas:

Um conjunto emissor cria asas holográficas com envergadura de até 15m, com maior velocidade e capacidade de manobrar. Uma unidade magnética fornece um impulso para mante-lo no ar.

– Possui dispositivos que impedem rastreamento via satélite enquanto suas asas impossibilitam que o localizem através de raios infravermelhos.

– Uniforme com mini-vibranium

– Visor configurado com opções para visão noturna, ampliada e em 360 graus

– Receptor banda larga e transmissor.

Possuia um par de asas e um jato que permitia que ele voasse a 250 km/h. Utilizava uma pistola e garras em sua luva direita.

Habilidades:

– Excelente treinador de aves selvagens

– Excelente em combate manual e artes marciais (treinado por Steve Rogers)

– Excelente acrobata e ginasta

– Hábil trapezista

– Grande habilidade para combates aéreos

– Treinamento militar

– Nível básico de espionagem

– Atirador de alto nível

Características Psicológicas: 

Personalidade forte

Características Físicas:

Negro com características típicas de sua etnia.

Outras Características:

Afiliações: S.H.I.E.L.D, Vingadores, Vingadores Secretos, Heróis de Aluguel

Base de Operações: Mansão dos Vingadores, Aeroporta-aviões da S.H.I.E.L.D, Torre dos Vingadores.

Ocupação: Ex- voluntário comunitário, ex-cafetão (como “Snap”), Ex-Agente da S.H.I.E.L.D, urbanista, artista.

Parentes Conhecidos:

Pai (morto) – Paul Wilson

Mãe (morta) – Darlene Wilson

>> Irmã – Sarah

>> Irmão – Gideon Wilson

>>>> Sobrinho (morto) – Jim Wilson

>>>> Sobrinho – Jody Casper


Animal de estimação: Asa Vermelha

Relacionamentos: Leila Taylor, Agente Aliande Morales, Jane Foster

Biografia:

1.0– Origem: 

Samuel Thomas Wilson nasceu em Harlem, Nova York, sendo filho de Paul Wilson, um ministro proeminente, e Darlene Wilson. Wilson teve uma infância feliz onde o que mais gostava de fazer era cuidar de pombos filhotes.

Um pouco mais velho, passou a ficar muito incomodado com  o racismo que ele e toda sua etnia sofria.

Quando ele faz dezesseis anos, se recusou a aderir à igreja acreditando que seus pais profundamente religiosos sejam ignorantes com a escolha de sua fé. Para sua surpresa, ao invés de o repreender, seus pais forneceram livros sobre as diferentes religiões e teologia para ele comparar. Na noite seguinte, no entanto, o pai de Sam é morto tentando apartar uma briga na vizinhança.

Sam fez de tudo para tentar se manter uma pessoa de bem, estava se estabelecendo como um voluntário comunitário respeitado com uma cooperativa de pombos no Harlem, mantendo seu amor por pássaros.

Dois anos depois da morte de seu pai, sua mãe é baleada e morta por um assaltante em seu apartamento.

1.1- Snap Wilson:

Consumido pela dor e revoltado, Sam vira as costas para seu passado e se muda para Los Angeles, criando uma nova personalidade: “Snap” Wilson, um criminoso profissional, membro de gangue, e cafetão.

Como “Snap”, Wilson era agressivo, violento e misógino.

Enquanto o “Snap” marca uma viagem para o Rio de Janeiro tentando expandir seus domínios, seu avião cai numa ilha Caribenha chamada ilha de Exilados.

2- Falcão:

A ilha outrora pacífica tinha sido tomado pelos Exilados, um grupo de pretensos conquistadores do mundo que tinham colaborado com o nazismo do Caveira Vermelha durante a Segunda Guerra Mundial. Lá ele encontra um falcão  de pelagem avermelhada e o nomeia de Asa Vermelha.

Para atacar o Capitão América, que tambem estava na ilha, o Caveira Vermelha usa o Cubo Cósmico – uma criação que permite ao usuário alterar a realidade – para fundir mentalmente Wilson com Asa Vermelha, criando um link mental. E assim Sam ataca Steve Rogers.

Em seguida, o Caveira usa o Cubo para reescrever o passado e remover os anos que passou como “Snap”. Nesta nova história, Wilson era um correto e alegre assistente social que é atraído para a ilha dos exilados e organiza os nativos para lutar por sua liberdade.

O Capitão América faz amizade com ele lá e convence Wilson adotar uma identidade para inspirar os nativos em sua rebelião. Os dois criam a identidade de Falcão e treinam juntos extensivamente antes de atacar e derrotar os Exilados e o Caveira Vermelha.

2- Parceiro de Capitão:

 O Falcão se torna parceiro regular do Capitão América no combate ao crime. Durante muito tempo passa a admirar Rogers, com esperança de tornar-se uma pessoa como ele.

Os parceiros ficaram conhecidos amplamente pela ação nas ruas e eficiência durante anos, juntos enfrentaram, dentre diversos vilões, organizações racistas como o Império Secreto e a e ultra-conservadora Força Nacional.

Tempos depois, ajuda Steve a enfrentar sua versão falsa, o Capitão América (Grande Diretor), que os substituiu no período pós-guerra junto com seu Bucky (Jack Monroe, o Nômade).

Abalado e decepcionado com tanto racismo, Sam perde a confiança nos ideais do Capitão. Após uma conversa entre os amigos, Sam diz que não pode mais ser parceiro dele porque não acredita nos ideais, Sam deixa claro que lutará pelo seu povo de forma mais ofensiva, assumindo um novo traje e se distanciando do amigo.

Por um tempo mantém a promessa mas depois vê que seus métodos só estavam piorando e se arrepende do que havia feito, voltando a formar uma dupla com Steve.

Assume o traje e a identidade do Capitão América quando pensam que Rogers estava morto, mas logo foi revelado estando vivo e, mesmo não sentindo que merecia o papel, Rogers, que estava ferido, o encorajou a assumir a identidade enquanto se recuperava. Um jovem chamado Roscoe, que era treinado pelo Falcão, ousou assumir o manto do Capitão mas foi morto pelo Caveira Vermelha, depois disso Rogers se torna novamente o Capitão América.

Sam sintia-se ainda mais inferior a Steve Rogers. desejando possuir mais poderes, recebe ajuda do Pantera Negra, que cria asas que lhe permite voar.

3 – Vingadores: 

A ligação dos Vingadores com o governo dos EUA, Henry Peter Gyrich, acreditava que os Vingadores precisavam de um integrante negro, e então recruta Falcão, um dos poucos super-heróis afro-americanos ativos para preencher uma cota racial para a equipe. Ressentido por entrar na equipe desta maneira, Sam sai na primeira oportunidade que surge.

Eventualmente, uma nova equipe de Vingadores é montada para combater a ameaça internacional do Escorpião. Depois, as Nações Unidas se oferece para fazer esta nova equipe de Vingadores como uma agência internacional de paz. Tendo sido chamado pelo seu talento, e não pela cor de sua pele, Falcão decide ficar como um membro dessa equipe de Vingadores.

Sam tinha descoberto que ele poderia estender a ligação telepática que tem com Asa Vermelha, permitindo-lhe controlar outras aves e “ver” através de seus olhos.

Ele usa esta habilidade para espionar Henry Gyrich (agora a ligação dos Vingadores com as Nações Unidas) e descobre que o secretário de defesa e senador Dell Rusk, obriga Gyrich a espionar os Vingadores, Falcão convence Gyrich a dar informações falsas, enquanto recolhe provas para denunciá-lo. Rusk era na verdade o Caveira Vermelha, que lançou um ataque de arma biológica contra os Estados Unidos. Sam foi fundamental para derrotar o vilão.

4- O Caveira Vermelha revela o verdadeiro passado do Falcão como “Snap” Wilson e tenta sem sucesso usar o Cubo Cósmico para faze-lo matar o Capitão América.

Agora, consciente de seu passado, mas decidido a continuar como um herói, é nomeado chefe dos agentes na S.H.I.E.L.D.

A dupla se une a SHIELD e,  junto com Redentora e Jack Flag invadem a ilha da IMA (Idéias Mecânicas Avançadas) que pretendia duplicar o Cubo Cósmico. Steve Rogers estava com atrofia muscular, mas mesmo assim não usou o poder do cubo para se curar.

Ele estreia um novo traje quando luta contra o Treinador.

Durante a Guerra Civil entre heróis, Falcão era contra a lei de registro dos heróis e lutou na ilegaldade ao lado do Capitão e outros heróis.

gc06-01.jpg

Inclusive, esteve infiltrado entre os guardas da Prisão 42 e liberta os Jovens Vingadores que tihnham sido capturados.

5- Morte e retorno de Steve Rogers:

Steve Rogers foi dado como morto e foi simbólicamente enterrado no Cemitério Nacional de Arlington no recém-instalado Memorial do Capitão América onde possui uma estátua esculpida pela escultora cega Alícia Masters. Sam foi um dos heróis a carregar seu caixão.

Sam Wilson sobe ao altar e fala da importância que Steve Rogers teve e mostra como todas as pessoas que ali estavam, sejam eles heróis, antigos heróis, agentes da SHIELD, ex soldados de guerra, antigos prisioneiros da guerra, ou cidadães, todos tem história com o Capitão, e com um belo discurso, Sam toca o coração de todos os presentes e telespectadores que olhavam o enterro pela televisão.

Apesar de improvável, Sharon Carter conta para o Falcão que Steve pode estar vivo.

Com ajuda de alguns Vingadores e outros velhos aliados de Steve – incluindo Bucky Barnes, que substituia o Capitão América, consegue acabar com os planos do Caveira e resgatam Rogers.

A filha do Caveira Vermelha, Pecado, rapta Falcão e Viúva Negra e os leva para o alto da estatua da liberdade, Bucky os salva.

Pouco tempo depois, o trio falcão, Viúva e Bucky enfrenta novamente Pecado, que agora estava muito mais poderosa e atende por Skadi, Buck é dado como morto devido a um ataque de Skadi.

6- Heróis de Aluguel:  

Após as mundanças no crime organizado de Nova York gerada pelo Demolidor em sua Terra das Sombras, falcão se torna um agente dos Heróis de Aluguel, aparentemente sob direção de Misty Knight.

tumblr_n254z7u6XS1rrtz3xo1_500.png

Atualmente está novamente em uma equipe dos Vingadores. E já ma primeira missão, se mostrou capaz de controlar aves alienígenas recém criadas por Ex-Nihilo.

7 – Novíssimo Capitão América:

Enquanto isso, Steve Rogers desistiu de ser o imagesCapitão América, já que o Soro de supersoldado não estava mais em seu corpo e passou o seu legado para Sam, o qual se tornou o Novíssimo Capitão América. Ian Rogers, filho adotivo de Steve, decidiu a se juntar ao Sam como um companheiro em suas missões, sob o nome de Nômade. Apoiou os Vingadores na guerra contra os Iluminatti e morreu na incursão final entre a Terras 616 e 1610, mas todo o Multiverso foi recriado por Reed Richards, inclusive Sam.

falcao america

Sam cortou seus laços com a S.H.I.E.L.D. após uma série de eventos desencadeados pelo hacker conhecido como Sussurrador, o qual havia vazado os planos da S.H.I.E.L.D. para criar um Cubo Cósmico, um projeto que Sam se opôs publicamente. Quando a S.H.I.E.L.D. tentou capturar o Sussurrador, Sam o ajudou, acreditando que as ações do hacker eram justas e que a S.H.I.E.L.D. revidou de forma desproporcional. Com a ajuda do Sussurrador, Sam passou meses derrubando diferentes células da Hidra, e fez um acordo para adquirir imunidade diplomática. Isso tudo abalou sua amizade com Steve.

8-Sam_Wilson_Captain_America_1

A separação de Wilson de seus superiores deu outro passo quando ele decidiu parar de trabalhar para o governo, acreditando que os Estados Unidos precisavam de um Capitão América que era socialmente mais ativo do que antes. Nessa época, juntou-se a um novo time de Vingadores.

8 – Império Secreto:

Por desacreditar no sonho americano, Sam abandona o manto de Capitão América.

Captain-America-Sam-Wilson-22-Review-Cover-Feature

Falcon_movie

 

Quando Steve Rogers se revelou como um apoiador da HIDRA todo esse tempo e dominou o mundo, alguns heróis, incluindo Sam criaram uma resistência.

Bibliografia: Marvel Wikia

Citações:
aspas Eu realmente amei esse lugar um pouco. É onde me encontrei com meus dois melhores amigos ” (referindo-se a ilha de Exilados e ao Capitão América e Asa Vermelha)

Edições Importantes:

( Contribuições: Bolivartrask, Caio Ribeiro, Bolivartrask Superior)

Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

Anúncios

Páginas: 1 2 3

3 Respostas to “Falcão”

  1. junior Says:

    1 a comentar mas legal o protocolo

  2. junior Says:

    ele tambem apareçeu nos vingadores os super herois mais poderosos da terra http://avengersearthsmightiestheroes.wikia.com/wiki/Falcon

  3. João Pedro Viana Says:

    Ele aparece no jogo lego marvel com dlc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: