Cristalys

by

av_crystalisInfo/ Curiosidades/ Outras Mídias

Crystal – Stan Lee & Steve Ditko
Primeira Aparição: Fantastic Four #45 (1965)
Nome: Crystalia Amaquelin
Outros Nomes: Crystalia Amaquelin Maximoff
Nacionalidade: Attilana (Attilan, Oceano Atlântico) Terra-616
Raça: Inumana
Status: Ativa

Poderes:

Força, agilidade, velocidade, reflexo e durabilidade maior que um ser humano

Outros Poderes:

_Adquiridos através das Névoas Terrigeneas:

>> Controle dos 4 elementos:

-Pirocinese: manipulação do fogo;

-Hidrocinese: controla aproximadamente 15 mil litros de água, forma chuvas e manipula o movimento das águas, podendo controla-la em todas as suas formas, como gelo;

-Geocinese: manipulação de diversos materiais derivados do elemento terra, como o ferro, calcário, granito, etc. Consegue criar abalos sísmicos de até 6,7 graus na escala Richter;

-Aerocinese: cria pertubações atmosféricas, podendo gerar ventos com intensidades de um furacão, podendo chegar até a 115 milhas por hora. Pode utilizar o ar para voar em altas altitudes e velocidades. Controla o ar a uma distancia de até 30 milhas, pode também usar o ar para criar campos de força, respirar em baixo da agua e desviar ataques;

Além disso, misturando ar com terra ela pode criar uma tempestade de areia, ar com água pode criar um tufão, água com fogo pode criar tempestade de fogo; Como tambem pode controlar a fadiga mental por até uma hora;

Equipamentos:

Utilizava pílulas para sobreviver a poluição humana;

Uniforme inumano resistente a chamas, calor e frio criado;

Habilidades:

Artes marciais (ensinadas pelo Capitão América);

Características Psicológicas:

De natureza rebelde e apaixonada, não se adequava as regras inumanas.

Se envolve com facilidade, principalmente em paixões impossíveis.

Grande senso de justiça. Por muitas vezes toma as decisões corretas no conselho inumano;

Características Físicas:

Corpo esbelto, Cabelo ruivo-claro com um círculo negro na parte de trás e faixas horizontais, olhos verdes;

Outras Características:

Afiliações: Família real Inumana, Quarteto Fantástico, Vingadores, Conselho Galactico.

Base de Operações: Attilan, Edifício Baxter, Mansão dos Vingadores, Hala, Nova Attilan

Ocupação: Conselheira real, Princesa dos Inumanos e Krees.

Parentes Conhecidos:
Avó materna – La
Avô materno – Kobar
Avó paterna – Zeta
Avô paterno – Magnar
>>Tio – Mander
>>Tia – Rynda
>>Mãe – Ambur Amaquelin
>>Pai – Quelin
>>>>Irmã – Medusalith Amaquelin-Boltagon (Medusa)
>>>>Ex-Marido- Pietro Maximoff (Mercúrio)
>>>>>>Filha- Luna Maximoff
>>>>Marido- Ronan
>>>>Primo de segundo grau – Gorgon
>>>>Primo de segundo grau/ Cunhado – Blackagar Boltagon (Raio Negro)
>>>>Primo de segundo grau – Tritão
>>>>Primo de segundo grau- Psynapse
>>>>Primo de segundo grau – Maximus Boltagon
>>>>Primo (Morto)- Karnak
>>>>>>Sobrinho – Ahura Boltagon

Relacionamentos: Tocha Humana, Mercúrio, Norman Webster, Cavaleiro Negro, Sentinela, Ronan.

Biografia:

1- Origem dos Inumanos: No começo da Guerra Kree-Skrull, há milhões de anos terrestres atrás, os Krees estabeleceram uma base no planeta Urano, um ponto estratégico entre os impérios Kree e Skrulls. Ao trabalharem nessa base, eles perceberam quando os poderosos Celestiais foram à Terra e começaram a práticar experiências com os seres vivos do planeta.

Intrigados com o fato, eles resolveram fazer suas próprias experiências com os Homo sapiens, do qual resultou uma nova espécie de humanos evoluídos que foi chamada de Inumanos .

image51

A intenção dos Krees era usar essa nova espécie como soldados na guerra, mas depois abandonaram a idéia.

Os Inumanos aos poucos criaram uma sociedade separada da dos humanos normais, desenvolvendo uma avançada tecnologia. Realizam experiências mutagênicas com a Névoa Terrígena, pelo qual ganharam vários poderes especiais e formam uma comunidade conhecida como Attilan, longe do conhecimento dos humanos normais.

2-  Inumanos: image00Crystalys é a segunda filha de dois nutricionistas Inumanos. Quelin, seu pai, era irmão de Rynda, esposa de Agon, rei dos Inumanos. Por essa razão, ela é considerada parte da família real de Attiilan.

A família real dos inumanos costumavam aproveitar os poderes concedidos pela Névoa Terrígena e obter treinamento militar. Porém Crystalys não queria pois pretendia levar uma vida pacífica.

image23

Assim como Medusa, sua irmã mais velha, foi submetida quando criança à misteriosa névoa terrígena, o que lhe concedeu poderes de controle dos elementos da natureza.

image08

image38Sua irmã mais velha Medusa estava sofrendo de amnésia  até que os Inumanos a acharam em Nova York, refugiada com o Quarteto Fantástico. Cristalys então conheceu Johnny Storm (Tocha Humana) e os dois começaram um relacionamento romântico que sobreviveu a volta de Cristalys para Attilan e uma longa separação.

Vendo isso com maus olhos, a corte fez de tudo para impedir tal romance de prosseguir, mas foi inevitável. Depois de 2 anos de relacionamentos eles chegam a falar em casamento.

image42

3- Quarteto Fantastico: Crystalis image21ingressou no Quarteto pela primeira vez para substituir Susan Storm, quando ficou grávida pela primeira vez.

Chegando inclusive a derrotar sozinha o vilão Mago.

image39

Mas seu romance com o Johnny viria a esfriar mais tarde.

Cristalys teve que voltar para sua terra natal quando adoeceu por não possuir defesas contra a exposição prolongada à poluição atmosférica fora de Attilan, no Himalaia. No entanto, no caminho de casa, o alquimista Diablo usou Cristalys em seus planos malígnos contra o Quarteto.

4- Crystalys e Mercúrio: Crystalis salva o mutante e vingador conhecido como Mercúrio (Pietro) quando ele foi ferido pelas Sentinelas.

Cristalys e Mercúrio  logo se apaixonaram e decidiram se casar. Tocha Humana, enciumado, tem uma batalha fútil com Mercúrio. Até que aceita o fim do relacionamento que tinham.

image04

O casamento de Cristalys e Mercurio é o primeiro casamento entre um inumano e um humano (embora um humano mutante). Jhonny assiste a tudo entristecido.

Durante o casamento em Attilan foram atacados por Ultron. Reed coloca em curso um ousado plano para transplantar a cidade dos Inumanos para um lugar mais seguro, a Lua. Os recém casados logo tiveram uma filha que, por ter nascido na Lua foi chamada Luna.

image03

O casal Feiticeira Escarlate e Visão vão até a Lua para conhecer a pequena Luna. Em seguida uma surpresa, Magneto aparece e revela que é pai de Pietro e Wanda, sendo assim avô de Luna.

image07

Mercúrio queria exercer o direito do pai para ter um filho dele submetido às Névoas Terrígenas Mist mas Cristalys o convenceu a deixá-la crescer normal.

A negligencia e o temperamento instável de Mercúrio prejudicava a relação que tinham até que Cristalys teve um caso com um corretor de imóveis humano chamado Norman Webster, e o maquiavélico Inumano Maximus, usou seus poderes mentais para influenciar a reação de Pietro, quando descobriu a traição.

image43

Ainda que Crystalis sentisse uma certa paixão por Norman, ela terminou o relacionamento, respeitando a decisão da Família Real, que não apoiava o divórcio entre Crystalis e Pietro. Pietro atacou os Vingadores e o Quarteto Fantástico, que por fim o prendeu. Esse temperamento instável de Pietro e a relação bastante conturbada que tinham faz os dois se afastarem porém permaneceram oficialmente casados por ordem de Raio Negro.

5- De volta ao Quarteto: image12Tempos depois, foi recrutada novamente pra o Quarteto quando Reed Richards e Susan Storm se afastaram da equipe para dedicar-se ao seu pequeno filho.

image50

O tocha humana havía se casado e ainda assim sentia uma atração por Crystalis que era recíproca. Para evitar a confusão ela voltou a se encontrar com Norman que, por sua vez, não quis permanecer mantendo contato com ela.

Cristal voltou a Attilan para lidar com uma crise entre o filho de Medusa e Raio Negro. Em meio às dificuldades, ela e Mercúrio se reconciliam.

6- Vingadores: image44Os Inumanos foram atacados por alienígenas e Cristalys pediu ajuda aos Vingadores. Logo depois ela se juntou a eles, movendo-se para a mansão Vingadores com Luna e a babá Marilla.

image35

Desde que retornaram, a relação com Pietro se manteve fria, apesar dos esforços dos dois.

image20

O mutante Fabian Cortez sequestra a Luna, e X-Men e Vingadores se aliam para resgatá-la.

image09

Crystalis se apaixona pelo Cavaleiro Negro (Dane Whitman) que acabava de salvar sua filha, embora ela logo reconciliado com Mercúrio mais uma vez.

image14

image01Cristalys estava entre os heróis que aparentemente se sacrificaram para acabar com a ameaça do poderoso Massacre. Esse sacrifício poderia ser feito apenas com heróis não-mutantes. Na verdade foram transportado para uma realidade diferente criada por Franklin Richards. Retornando meses depois junto com os outros heróis.

Ajudou na reestruturação dos Vingadores e aceitou o status de membro reserva, e voltou para Attilan.

Os Inumanos foram capturados pelos Kree, Ronan esperava usar os Inumanos para assassinar os inimigos dos Kree, os Shi’ar e sua imperatriz Lilandra. Raio Negro duelou e derrotou Ronan, então, os Inumanos retornaram para a Terra. No entanto, todas as nações rejeitaram os os Inumanos, a única nação que ofereceu aos Inumanos um lugar para viverem, foi Latveria, governada pelo vilão Dr. Destino, e os Inumanos aceitaram a oferta.

image26

7- Dizimação: Quando a maioria dos mutantes perderam seus poderes durante a dinastia M onde somente 198 mutantes seguem com seus poderes mutantes, Crystalys acudiu Mercúrio que estava sem poderes e quase morto.

image37

Mercurio tem uma crise de ciúmes quando vê o jovem inumano Jolen flertando com sua ex-esposa e o ataca deixando Cristalys muito irritada.

image32

Paralelamente, Mercúrio a usou para furtar as Névoas Terrígenas em uma tentativa de usá-las para restaurar os poderes dos mutantes. A filha deles, Luna, também foi exposta à névoa.

Ele devolveu os poderes para outros ex-mutantes com a névoa. Ele ainda deu poder para sua filha humana Luna. O furto obrigou um skrull disfarcado de  Raio Negro a declarar guerra ao Governo dos EUA. Crystalis termina definitivamente com Mercúrio. Seu casamento com Cristalys foi anulado e perdeu os direitos sobre a filha e nem poderá vê-la. Além de tudo, será sentenciado a morte caso volte a Attila.

8 – Guerra dos Reis: Os Guardiões da Galaxia tentam alertar os Inumanos do perigo de uma rachadura no espaço-tempo devido aos eventos que vinham ocorrendo. Phyla-Vell, que estava perturbada, faz Crystalis de refém e começa uma luta contra os Inumanos, quando é teleportada junto da equipe para a base.

image13

Os Inumanos e o exército de Vulcano rastreiam os teleportes e uma batalha começa. Os Guardiões conseguem despistá-los e Crystalis é solta.

9- Casamento Kree: Durante a ivasão Skrull, a irmã de Cristalys, Medusa faze um acordo com Ronan, o Accusador para ajudá-los a deter os alienígenas transmorfos. Ronan aceita sob a condição de casar com Cristalys. Medusa aceita.

image25

Com o verdadeiro Raio Negro de volta, os Inumanos passaram a ficar mais ofensivos e estratégicamente mantiveram o acordo para aproximar os laços políticos com os Krees.

Crystalys casa-se com Ronan, o acusador.

image10

O casamento foi interrompido com um ataque ao império Kree da Guarda Imperial Shia’r liderada por Vulcano. Ronan foi espancado quase até a morte no ataque. Ao visitar Ronan em recuperação, Cristalys, inadvertidamente ajudou a reunir as população Kree quando ela mostrou compaixão para com plebeus Kree feridos. Atos que (graças a Polaris) acabaram por ser transmitido através das redes Kree. Isso a levou a ser conheciao como a rainha do povo entre os Kree.

Citações:
aspas

Edições Importantes:

– Primeira aparição: Fantastic Four nº 45, 1965  No Brasil – O Homem-Aranha nº 62, 1974 (Ebal) (Não sei dizer se são a mesma historia)

– Nascimento de Luna, Attilan vai para a Lua – Fantastic Four #240, 1981 No Brasil – Homem Aranha #52 (Ed. Abril)

– Entra para os Vingadores – Avengers, vol. 1 #343 No Brasil – ??

(Contribuições: Bolivartrask, Bielg, Publyo Palma, Caio Ribeiro e Bolivartrask Superior. Revisão: Kontusz)

Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

Páginas: 1 2 3

5 Respostas to “Cristalys”

  1. Ivan Bismarck Schmidt Rodrigues Says:

    achei bom

  2. Sandra Says:

    Bom cada vez me conquista nota 100 muito bom mesmo!

  3. erick santos Says:

    Pow queria sobre o living laser

  4. Emerson de Lima Says:

    Quais Revistas além do Quarteto Fantastico V1 ela aparece ??

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: