Barão Zemo (Helmut Zemo)

by

210x150_HelmutZemoInfo/ Curiosidades/ Outras Mídias

Baron Zemo – Tony Isabella, Roy Thomas, Sal Buscema
Primeira Aparição: Captain America #168 (1973)
Nome: Helmut J. Zemo
Outros Nomes: Fênix, Cidadão V, John Watkins III, Cruz de Ferro, Mark Evanier, Jim
Nacionalidade: Alemão (Leipzig, Alemanha, Terra 616)
Raça: Humana
Status: Ativo

Poderes:

Equipamentos:

Espada de Adamantium.

– Rochas Lunares: Manipulação de energia em grande escala para vários efeitos, como aumento de força e resistência, criação do espaço de dobra, manipulação da gravidade, manipulação de luz, faseamento molecular e mais.

Ele também faz uso de diversas armas de energia e dispositivos de controle da mente.

Além delas faz uso de grande parte dos equipamentos inventados por seu pai, incluindo:

Adesivo X forma um vínculo inquebrável com qualquer substância, a menos que seja submetido a um solvente especial.

Arma desintegradora.

Habilidades:

– Gênio estratégico e tático, bem como um planejador brilhante e organizador.

– Grande capacidade científica e inventiva, mas não no nível de seu pai era;

– Combatente superior ao seu pai, tanto em habilidade física como destreza;

– Esgrimista: habilidade com espadas medievais, rapieiras e possivelmente outras armas usadas na Europa Medieval;

– Atirador especialista: Helmut é um atirador de nível olímpico com armas de fogo.

– Forte influencia e manipulaçãoo: uma influência perigosa para qualquer indivíduo que encontra. Ele usou sua habilidade para mudar moralmente pessoas, mesmo com a maior das boas intenções para cruél. Suas táticas têm causado às vezes até as pessoas a questionar a sua própria moralidade, e julgamento para outros indivíduos.

image06Características Psicológicas:

Características Físicas: Rosto desfigurado.

Outras Características: Viúvo

Afiliações: Império Secreto, Mestres do Terror, Thunderbolts, Batalhão-V, Comissão de Atividades Super-Humanas, Batalhão-V, Redentores, Hidra.

Base de Operações: Castelo Zemo (Leipzig, Alemanha), Montanhas Sierra Madre Oriental (México), Monte Charteris, Bagalia.

Ocupação: Barão de Zeulniz, Engenheiro, Governante de Bagalia

Parentes Conhecidos:

– Antepassado distante (morto) – Harbin Zemo (Barão Zemo I)

– Antepassado distante (morto) – Hademar Zemo (Barão Zemo II)

– Antepassado distante (morto) – Heller Zemo (Barão Zemo III)

– Antepassado distante (morto) – Herbert Zemo (Barão Zemo IV)

– Antepassado distante (morto) – Helmuth Zemo (Barão Zemo V)

– Antepassado distante (morto) – Hackett Zemo (Barão Zemo VI)

– Antepassado distante (morto) – Hartwig Zemo (Barão Zemo VII)

– Antepassada distante (morta) – Isla Zemo

– Antepassado distante (morto) – Hilliard Zemo (Barão Zemo VIII)

– Antepassada distante (morta) – Gretchen Zemo

– Antepassado distante (morto) – Kleinenshvitz

>> Tataravô (morto) – Hoffman Zemo (Barão Zemo IX)

>>Tataravó (Morta)- Nome Não Revelado

>>>> Bisavô (Morto)- Hobart Zemo (Barão Zemo)

>>>>>>Avô (Morto)- Herman Zemo (Barão Zemo)

>>>>>>Avó (Morta)- Nome Não Revelado

>>>>>>Mãe (Morta)– Hilda Zemo

>>>>> Pai – Heinrich Zemo (Barão Zemo)

>>>>>>>Irmã (Morta)- Heike Zemo

The Kinder (Várias crianças adotadas),

Parente Distante- Wendell Volker

Parente Distante- Senhorita Klein

Parente Distante- Sr. Fleischtung

Relacionamentos: Baronesa Heike Zemo (ex-esposa), Soprano.

Biografia:

1- Inicio:

Barão Helmut Zem é o 13º na linhagem dos Barões Zemo, filho do Barão Heinrich Zemo, o mestre nazista, cientista e inimigo do Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial. Heinrich levou seu filho a acreditar nos ideais nazistas de uma raça superior, e que somente a linhagem de Zemo deve governar o mundo.

Descobrindo sobre morte de seu pai, Helmut, agora um engenheiro e estrategista, culpou o Capitão América, e adotou o codinome Fênix, image01a fim de matá-lo por vingança. Helmut recriou muitos dos experimentos e fórmulas do antigo Barão Zemo, incluindo o Adesivo X. Capturou o Capitão América, colocando-o sobre um caldeirão fervente com a substância. Ajudado pelo Falcão, o Capitão lutou com o jovem Zemo que caiu em um tonel de Adesivo X.

image11

O Capitão acreditou que Zemo tivesse morrido. Mas, ele conseguiu escapar por um tubo no fundo do recipiente. No entanto, ganhou as marcas do líquido fervente, ficando com o rosto irremediavelmente desfigurado.

2.0- Barão Zemo:

Zemo retirou-se de cena por um bom período, construindo um recanto para si no México, trabalhando em mais alguns experimentos de seu pai, image03além de planejar uma nova investida contra o Capitão América. Aliando-se a  Primus, o transmorfo criado pelo geneticista Arnim Zola, sequestrou o amigo de infância de Steve Rogers, Arnold Roth, a fim de atraí-lo para uma armadilha. Ele fez o Capitão a enfrentar hordas de criaturas, antes de revelar que ele sabia sua identidade secreta.

Aliou-se ao grande estrategista nazista Caveira Vermelha e sua filha, a Madre Superiora (Sinthea Shmidt) onde foi submetido por eles a um intenso treinamento. Zemo obteve do Caveira a oportunidade de desafiar o Capitão América novamente ao fazê-lo reviver seu grande drama; a morte do fiel companheiro Bucky, provocada por seu pai Heinrich Zemo.
Tornaram-se frequentes as discussões entre Zemo e a Madre Superiora para saber quem seria o sucessor do Caveira. Zemo perdeu a disputa, ao enfrentar o poder das rajadas mentais da Madre Superiora.  

Helmut retornou e continuou a tentar dominar o mundo e se vingar do Capitão América, mas sempre sendo derrotado por seu arqui-inimigo. Um plano em particular o levou a recriar a equipe de super-vilões de seu pai conhecida como os Mestres do Terror. Sob sua direção, os Mestres do Terror conseguiram tomar a mansão dos Vingadores, sendo a maior derrota que os Vingadores já haviam sofrido. No fim foi confrontado pelo Capitão América e acabou sendo derrotado.

image12

Zemo, com a ajuda da Batroc e sua equipe, tentou ressuscitar seu pai usando a Jóia do Sangue. 

Enfrentou o Homem-Aranha e Rattus, usando as criaturas de Arnim Zola

Helmut mais tarde se casou com a Baronesa Heike Zemo, uma mulher que uma vez afirmou ser uma reencarnação de Heinrich Zemo. Os dois viveram juntos no Castelo Zemo e resgataram 25 crianças que consideraram dignas dentre as escravas de Damon Dran formando os Kinder, crianças que seguiam Zemo e eram doutrinadas para desenvolverem uma devoção ao nazismo. Capitão América e a sua parceira Cascavel seguiram uma pista sobre as crianças desaparecidas e derrotaram Zemo e a Baronesa, libertando as crianças.
image02

3.0- Thunderbolts

Zemo planejava criar uma nova equipe de Mestres do Terror mas perde todo seu propósito de vida ao saber que o Capitão América e os Vingadores aparentemente se sacrificaram ao enfrentarem a ameaça psíquica conhecida como Massacre. Sem objetivo, Zemo teve a ideia de fazer os Mestres se passarem por uma thunderbolts-logonova equipe super-heroica para substituir os Vingadores, acumulando confiança e os recursos públicos até que estivessem prontos para atacar. Zemo image01adotou a identidade de Cidadão V, um aventureiro da década de 1940 que foi morto por seu pai.

Sob a direção de Zemo, a equipe, chamada de Thunderbolts, foi aceita como os novos heróis de Nova York muito mais fácil do que esperava, e logo tiveram acesso aos equipamentos utilizados pelos heróis, como os Vingadores e o Quarteto Fantástico. A equipe trabalhou ao lado do Homem-Aranha e enfrentaram vários vilões em Nova York.

image02

Usando essa nova confiança e equipamentos adquiridos, Zemo quase conseguiu conquistar o mundo inteiro, mas alguns dos Thunderbolts, desejando continuar como heróis, se voltaram contra ele.

Zemo então saiu da equipe e revelou ao publico que eles eram os Mestres do Terror. Tentou se vingar dos Thunderbolts na base de seu pai na América do Sul, mas acabou sendo vencido.
Foi então confrontado por um novo Cidadão V, alegando ser o verdadeiro herdeiro do título como Zemo nunca foi. Zemo escapou de ser capturado, mantendo-se foragido durante vários meses.

Zemo mais tarde se tornou alvo do misterioso Carrasco (na realidade, Nômade trabalhando em nome de um agente do governo, Henry Gyrich, quando ambos foram controlados mentalmente), o qual perseguiu Zemo até sua sede e o decapitou. No entanto, Zemo sobreviveu devido a um dispositivo criado por seu sócio robótico Tecno, um dispositivo que transferiu a consciência de Zemo a um computador no momento da sua morte. Tecno, com um perverso senso de humor, então transferiu a consciência de Zemo para o corpo em estado de coma do neto do Cidadão V original John Watkins III, o qual havia operado como o moderno Cidadão V com um grupo secreto conhecido como o Batalhão-V.

zemo andreastriucker

Zemo fingiu ser Watkins revivido e assumiu como o agente principal do Batalhão-V, um papel que lhe deixou em contato com vários membros dos Vingadores e dos Thunderbolts novamente. Por um tempo, Zemo, como Cidadão V, liderou os Redentores, uma equipe de super-agentes organizada pela Comissão de Atividades Super Humanas (a mesma organização que foi manipulada para criar o Carrasco).

image04

Os Redentores foram confrontados pelo arqui-inimigo dos Thunderbolts, Graviton, o qual começou a matar os heróis antes de tentar remodelar o mundo à sua própria imagem. Zemo escapou e decidiu reativar seus antigos colegas Thunderbolts, Mach-3 e Soprano, já que os Thunderbolts haviam se separado no momento. Os fundadores restantes, Rocha Lunar e o Armador, inicialmente aceitaram em servir Graviton, a fim de serem poupados, mas logo mudaram de lado. Através de uma mistura de táticas surpresas e negociação, os Thunderbolts conseguiram enfrentar Graviton e revelaram que os alienígenas conhecidos como P´Tah estavam usando as energias de Graviton para abrir um portal para a dimensão deles. Os Thunderbolts enfrentaram a invasão P’Tah, mas foi necessário o esforço de Graviton para fazer com que o portal implodisse, enviando a si mesmo e os P’Tah de volta. Ao mesmo tempo, o Batalhão-V tentou teletransportar Zemo para fora da área. A combinação de energias interferiu com a presença de Zemo na mente do Cidadão V, e a presença de Zemo foi enviada para os sistemas mecânicos do Armador.

Graviton salvou os Thunderbolts, usando seus poderes para enviá-los para o planeta conhecido como Contra-Terra, uma duplicata da Terra orbitando o lado oposto do sol, onde o Capitão América e os Vingadores foram após aparentemente se sacrificarem. Embora Armador soubesse que ele continha a consciência de Zemo, Zemo propositalmente manteve sua presença em segredo dos outros Thunderbolts. Disfarçadamente, Zemo e Armador confrontaram a contraparte de Zemo na Contra-Terra, o herói alemão Cruz de Ferro, eimage04 Armador colocou a mente de Zemo dentro de sua contraparte. Zemo confrontou o pai de sua contraparte, o qual embarcou em um esquema de conquista global e o matou, desejando conquistar o mundo por conta própria.

Zemo então convidou os Thunderbolts para acompanhá-lo na conquista da Contra-Terra. O resto da equipe, no entanto, desejava salvar o mundo em vez de conquistá-lo. Zemo começou a ajudá-los nessa tarefa, inicialmente para os converter à sua causa de governar a civilização e acabou considerando isso uma ótima forma de alcançar os mesmos objetivos.

Os Thunderbolts reviveram a cidade flutuante de Attilan e a popularam com os refugiados e sobreviventes do mundo dilacerado pela guerra. Os Thunderbolts tornaram-se famosos por seu heroísmo e esforços para resolver os problemas do mundo. Eles foram saudados por muitos como os salvadores do mundo, muitas vezes deixando Zemo excitado com sentimentos inesperados.

Eventualmente, a equipe encontrou uma nave espacial, cujos motores emitiam uma radiação que começou a devorar a Terra de dentro e confrontaram um ser nascido dessa mesma radiação, o Anomalia. Os soldados adolescentes rebeldes chamados de Jovens Aliados chegaram para mostrar aos Thunderbolts que o vazio criado pela máquina estava ligada à outra Terra e alegaram que apenas um planeta poderia sobreviver. Zemo estava pronto para usar o Anomalia para puxar a Terra real para o vazio, a destruindo. O resto dos Thunderbolts, no entanto, começaram um plano para combinar os seus poderes para retirar a nave alienígena da Terra e cortar a ligação entre os mundos. No entanto, a fim de concluir este plano, os Thunderbolts precisava estar dentro do vazio, a fim de mantê-lo afastado da Terra real enquanto fechava. Ao fazerem isso, eles iriam ressurgir do vazio na Terra real, perdendo suas funções e lugar na Contra-Terra.

Imediatamente após saírem do vazio, os Thunderbolts confrontaram seus antigos colegas de equipe, Gavião Arqueiro e Soprano, os quais haviam formado uma outra versão dos Thunderbolts na Terra e também estavam tentando lidar com o vazio. As duas equipes de Thunderbolts combinaram suas forças para tapar o vazio e afastar a nave alienígena da Terra.

Após muita discussão, o Gavião Arqueiro concordou em deixar os Thunderbolts sob liderança de Zemo, relutantemente concordando que Zemo havia provado ter o potencial para ser um herói. Zemo parabenizou sua equipe, alegando estar embarcando em uma nova missão, baseado em suas experiências na Contra-Terra, para servir os interesses do mundo em geral, mesmo que isso significasse que eles teriam de governá-lo, a fim de salvá-lo.

A Guerra Civil entre os super-heróis que separou dois amigos, pode unir também inimigos. Zemo e Tony Stark fizeram um acordo pois mesmo com Zemo que dizia estar regenerado, havia uma desconfiaça mutua entre eles. Ele ajuda ao tony stark agindo como um agente duplo infiltrado, tony stark não queria prender ao Capitão América por uma questão de amizade, então ele usa Zemo para contatar ao Capitão América em seus esconderijos.

image09

Zemo liderou os Thunderbolts em muitos atos de heroísmo questionáveis, onde os fins justificam os meios. Na verdade, o plano final de Zemo envolvia a criação do “Libertador”, um dispositivo que drenaria a utilização anormal de energia em todo o mundo. Ele esperava que isso fosse reduzir as ameaças globais, eliminando o terrorismo sobre-humano, e estabilizando o status quo do mundo. Os Thunderbolts conseguiram lançar o Libertador, mas acabaram sendo desafiados pelos Vingadores. Sentindo-se traída, Rocha Lunar absorveu os poderes que o Libertador havia drenado, combinando-os com os seus poderes já aumentados. No entanto, enquanto ela enfrentava os Vingadores, seu estado emocional, combinado com o seu poder quase cósmico, começou a ameaçar todo o planeta. Os Thunderbolts e os Vingadores se uniram para enfrentar a Rocha Lunar. Durante a batalha, Zemo bloqueou uma rajada de Rocha Lunar que iria atingir o Capitão América, o que acabou o deixando terrivelmente marcado novamente. No fim, as equipes derrotaram Rocha Lunar, removendo as pedras alienígenas que lhe davam poderes. Zemo agarrou as duas rochas lunares, gritando para os Vingadores que haviam cometido um erro em destruir a sua visão e se teletransportou para longe.

4 – Nascido Superior

Zemo foi enviado de volta no tempo, viajando através dos séculos, e se deparando com todos os eventos principais de seus antepassados da linhagem Zemo. Em 1503, Zemo inspirou o jovem Heller Zemo a matar seu pai corrupto, Hademar e cumprindo seu papel como o terceiro Barão Zemo. Durante a Guerra dos Sete Anos, Zemo salvou a vida de Elsbeth Kleinenshvitz, a noiva judaica de Hilliard Zemo, de uma execução antissemita. Em 1879, Zemo secretamente se tornou o guarda de viagem de Hobart Zemo. No entanto, ele não conseguiu salvar a vida de Hobart, durante uma revolta civil. Durante a Primeira Guerra Mundial, Zemo conheceu seu avô Herman Zemo e testemunhou ele utilizando agentes químicos contra as forças Britânicas, as quais eram lideradas por Union Jack. Por fim, em sua jornada, Zemo ficou cara a cara com seu pai durante seu mandato como um nazista. Isto resultou em uma luta violenta entre pai e filho.

Ao chegar no presente, Zemo foi recebido por seu primo distante, Wendell Volker, o qual foi responsável por trazer Zemo ao seu tempo e por matar parentes distantes de Helmut Zemo e planejando matar o próprio Barão. Mas Volker hesitou, não conseguindo completar seu plano. Volker tenta se matar mas Zemo o detem e oferece a chance de se tornar seu pupilo.

5- Era Heroica:

Descobriu com o vilão Fantasma que Bucky Barnes era o novo Capitão América recém assumido, ou seja,  seu pai falhou em matar Bucky na segunda Guerra.
Para se vingar, a
liado ao Mão de Ferro Hauptmann (Jurgen Hauptmann), Besouro (Janice Lincolm) e Armador, revelou à imprensa do mundo o passado de Bucky como o assassino soviético conhecido como Soldado Invernal. Com todo alvoroço na mídia, Bucky teve que responder por seus atos.

Barão Zemo e Pecado viajaram até o deserto do saara para localizar um cofre secreto do Caveira Vermelha contendo um livro que poderia mudar os rumos da 2ª Guerra. Após adqueirir o artefato, Pecado se voltou contra Zemo, destruindo seu dispositivo de teletransporte e roubando seu aerobarco para escapar. Aumentando a inimizade que Zemo possui por ela.

image05

Zemo culpou o Gavião Arqueiro por usurpar o controle dos Thunderbolts. Zemo fez um acordo com o Flecha Certeira (Buck Chisholm), o qual estava sofrendo de câncer, para treinar o irmão do Gavião, Barney Barton para se tornar um mestre arqueiro em troca de cuidados médicos. Quando o treinamento estava completo, Zemo não cumpriu o acordo. O Flecha Certeira foi entregue na Torre dos Vingadores.

Os Thunderbolts enfrentaram o exército aquático de Zemo. Eles também enfrentaram os primeiros Thunderbolts, que incluía Zemo como Cidadão V.

Zemo também enfrentou os Vingadores com uma equipe dos Mestres do Terror formado por adolescentes super poderosos sobreviventes do sadismo de Arcade.

capavilh

6- Hidra:logo 80px Hidra

Zemo fez uma aliança com o Codinome Bravo para matar o Capitão América. Após a Bravo falhar, ele se aliou com a Rainha Hidra para fundar uma nova filial da Hidra.

Um arsenal da Hidra foi invadido por Hulk e Demolidor, enquanto os heróis lutavam contra os agentes da Hidra, Zemo disparou um feixe de partículas que bloqueou os fótons, cegando a todos, permitindo que ele escapasse. Evidentemente, o feixe não teve efeito sobre o Demolidor, mas o mesmo não pode ser dito do Hulk que em pânico, se debatia contra tudo, não importando se fosse amigo ou não.

Zemo se tornou o novo líder dos Mestres do Terror do Conselho das Sombras após a morte de Max Fury.

 Com a ajuda de outras filiais de super-vilões da Hidra, começou a recrutar alguns dos novos Inumanos (Nuhumanos) que estavam surgindo pela Terra. Um deles, um garoto chamado Lucas, possuía uma característica especial: o seu sangue continha uma toxina capaz de deixar os seres humanos estéreis. Acreditando que iria criar um novo mundo puro, Helmut recrutou o garoto. O novo Capitão América Sam Wilson, e seu companheiro Nômade (Ian Zola) resgatam Lucas sem saber que era um agente da Hidra, Zemo corta a garganta de Ian Zola e, sabendo que Ian era filho adotivo de Steve Rogers, enviou a foto de seu cadáver ao antigo Capitão.

image06

 Zemo com ajuda de Pecado pretendia lançar e detonar uma bomba contendo as toxinas de Lucas na atmosfera, mas Sam Wilson destruindo a bomba. Enfurecido por ter seu plano frustrado, Zemo se preparou para decapitar Sam, mas foi atingido por Nômade, o qual surpreendentemente estava vivo. Zemo tenta novamente expalhar a toxina pelo planeta mas Ian atirou sua espada em suas costas. Ian afirmava que às vezes fazer a coisa certa significa matar as pessoas necessárias, com o que Zemo concordou. Em seguida, a base da Hidra em que estavam se autodestrói, deixando seu destino desconhecido.

7- Pleasant Hill 

Zemo sobreviveu, mas foi capturado pela S.H.I.E.L.D. e preso em sua nova prisão de super-seres, uma pequena cidade chamada Pleasant Hill. Os prisioneiros de lá tiveram suas memórias e aparências mudadas com o uso de um Cubo Cósmico senciente chamado Kobik, no caso de Zemo, foi transformado em um simples jovem chamado Jim. Armador consegue alertar que Pleasant Hill era uma prisão e reverter Jim de volta a Zemo. Furioso com a perversão de sua identidade, Zemo prometeu destruir Pleasant Hill e toda a S.H.I.E.L.D. Usando o dispositivo do Armador, Zemo recupera as memórias dos vilões e forma um exército e, em um ataque coordenado que mergulhou Pleasant Hill no caos.

Kobik foi capturada por Zemo, mas Steve Rogers reuniu os Vingadores e sua Divisão de Unidade contra ele e seu exército de super-vilões para salvá-la. Quando Kobik foi libertada, mostrou-se ressentida com o conflito que Zemo causou em Pleasant Hill, e transportou-o para o Himalaia. Com Zemo também foi teletransportado o Dr. Erik Selvig, cuidador do Kobik, por ter usado ela para fazer o que S.H.I.E.L.D. queria.

Ao saber que o Caveira vermelha estava liderando uma facção da Hidra, Zemo decide provar que ele é real líder da organização.

helmut zemo

Citações:
aspasEmbora tenha a aparência de granito, a justiça é uma massa flexível. Moralidade, um conceito inconstante, inclinando-se para a vontade do conquistador. É a perspectiva do vencedor que forma a história e define o futuro. Contanto que você ganhe, você reivindicará a autoridade moral – Não importa os meios que você usou para reivindicá-la. Os cristãos sabiam disso quando lançaram suas cruzadas. Napoleão e Alexandre sonhavam com um mundo unido e compreendiam o banho de sangue que isso exigia. E os americanos sabiam disso quando eles lançaram suas bombas atômicas. Você e sua prole conhecerão apenas a abundância, riqueza e conforto, Lucas. Você não só irá salvar o mundo – Você será seu rei. O corajoso jovem que pôs fim à nossa cruzada. – E um início à Era da Hidra!”

Edições Importantes:

. Primeira aparição como Fenix – Capitain America #168 (1973) No Brasil – Capitão América #6 (1975,  ed.Bloch)

. Enfrenta Madre superiora e perde: Capitão América #99 (Ed. Abril)

. Mestres do Terror Invadem a Mansao dos Vingadores: Avengers V.1 #273 – 277 (1986, 87) No Brasil:  Capitão América #146,147 (1991, Ed. Abril)

( Contribuições: Bolivartrask, Diogo Vieira)

Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

Páginas: 1 2 3

5 Respostas to “Barão Zemo (Helmut Zemo)”

  1. Ivan Bismarck Schmidt Rodrigues Says:

    achei bos

  2. Ivan Bismarck Schmidt Rodrigues Says:

    eu achei boa e legal

  3. Bolivartrask Superior Says:

    Vcs agora postam spoilers?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: