Barão Mordo

by

av_karlmordoInfo/ Curiosidades/ Outras Mídias

Baron Mordo – Stan Lee & Steve Ditko
Primeira Aparição: Strange Tales #111 (1963)
Nome: Karl Amadeus Mordo
Outros Nomes:
Nacionalidade: Romeno (Transilvânia, Romênia) Terra 616
Raça:  Humano
Status: Ativo

Poderes:

Manipular energia mágica presente no ambiente para uma variedade de efeitos.

Sua habilidade deriva de três fontes principais:

  • Poderes pessoais da mente, da alma e do corpo
  • Poderes adquiridos através da exploração de energia mágica do universo para efeitos específicos
  • poderes adquiridos através do contato com energia extra-dimensional, invocando entidades ou objetos de poder existentes em dimensões místicas tangenciais (este último meio de poder geralmente acontece por meio de encantamentos)

Alguns efeitos provenientes dessa habilidade são:

  • Explosões de energia mágica: Criar esferas mágicas de energia com alto grau de potência e força
  • Campo de força: Pode levantar campos de energia ou paredes com alto grau de invulnerabilidade a danos físicos e mágicos
  • Projeção Astral: Separar sua alma ou essência vital do corpo físico, podendo viajar pelo espaço infringindo as leis da física. Nessa forma é invisível, intangível e incapaz de sofrer danos, exceto pelas formas de magia mais rigorosas. Na forma astral, só possui os poderes mágicos que residem na própria mente: fundição de pensamento, psicocinese, etc. Pode permanecer em forma astral até que haja deterioração de sua forma física (cerca de 24 horas). A forma física é bastante vulnerável ao ataque quando a forma astral está ausente. Caso sofra algum ataque mortal em sua forma física, a forma astral permanece presa ao plano astral como se fosse um fantasma. Enquanto a forma astral está ausente, a forma física permanece em transe e inerte como se ele estivesse morto.
  • Fusão de pensamentos: Pode fundir seus pensamentos com o de outras pessoas por curtas e longas distâncias, semelhante à telepatia. Pode se fundir e comunicar-se dessa forma com múltiplas mentes simultaneamente.
  • Teletransporte: Pode se teletransportar pela Terra ou às dimensões mágicas. O teletransporte dentro de uma mesma dimensão é mais desgastante do que o teletransporte entre dimensões. Essa habilidade faz com que todos os feiticeiros fiquem desorientados por um tempo, que pode variar dadas as circunstâncias. Por isso,o teletransporte é uma habilidade perigosa e raramente utilizada. O teletransporte físico através do tempo ao invés de no espaço é a façanha mais desgastante de todas

Outros poderes:

  • Levitação
  • Criar ilusões
  • Hipnose
  • Materializar objetos
  • Necromancia

Equipamentos:

Habilidades:

  • Especialista em ocultismo e conhecimentos mágicos
  • Hábil em artes marciais

Características Psicológicas: Competitivo, egoísta, invejoso

Características Físicas: 

Calvo, com cabelo preto, olhos castanhos, aparentemente 1,83m, 113kg, características masculinas. Cavanhaque, seus olhos emanam uma luz verde quando usa seu poder (Em alguns momentos ficam totalmente brancos)

Outras Características:Viúvo

Afiliações: Formerly Legion Accursed, Ofensores (contra sua vontade e incocastelo-mordonsciente)

Base de Operações:

Castelo Mordo – Situado Varf Mandra na Transilvânia, é o castelo da família Mordo;

Kamar-Taj – Cidade no Himalaia

kamar-taj

Ocupação: Feiticeiro

Parentes Conhecidos:

Mãe – Baronesa Sara Mordo

Pai – Barão Nikolai Mordo

Avô – Visconde Heinrich Krowler

Filha – Astrid Mordo

Meia-irmã – Lilia

Sobrinha e mãe da sua filha- Lilia Calderu

Relacionamentos: Lilia Calderu

Biografia:

1- Ínicio: Após o final da Primeira Guerra Mundial, o Barão Nikolai Mordo da Transilvânia, furioso com o mundo moderno, desejava que sua terra natal retornasse à sua antiga glória. Ele pediu a Miarka, Rainha Feiticeira dos Ciganos para ensiná-lo os caminhos da magia negra, a fim de alcançar seu objetivo.

mordo01

O Visconde Heinrich Krowler da Bavária, que queria se vingar das Forças Aliadas, ficou sabendo das habilidades mágicas emergentes do Barão. Como Krowler já havia esgotado seu potencial mágico, ele tentou lançar um feitiço para roubar as habilidades de Nikolai, mas o feitiço só funcionava com membros do próprio sangue. Mudando seus planos, o Visconde mandou sua filha, a Baronesa Sara, à Transilvânia para se casar com Nikolai. Nove meses depois do casamento, Sara teve um filho a quem chamaram Karl Amadeus Mordo.

A infância de Karl Mordo foi muito solitária, sendo frequentemente ignorado por seus pais, pois sua mãe o considerava apenas uma parte do esquema de Krowler e seu pai estava muito ocupado perseguindo seus próprios objetivos em busca da supremacia dos Cárpatos.

mordo02

Temendo que os planos do Barão pudessem interferir nos seus próprios, Krowler mandou Sara matar Nikolai.

Após o assassinato, ela e seu filho deixaram o castelo em Varf Mandra, na Transilvânia, voltando à Bavária.

mordo03

O Visconde começou a ensinar seu neto os caminhos da magia negra, fazendo de Mordo seu pupilo. Uma noite, Mordo descobriu que o assassinato do seu pai era parte dos planos de seu avô para ele. Sozinho em seu quarto, jurou se vingar por seu pai e também levar adiante seu plano de um perfeito mundo feudal, com Karl governando como o segundo Barão Mordo.mordo05

2- Treinamento com o Ancião: Quando Mordo tinha 18 anos, por volta da década de 1930, Krowler o enviou para as montanhas do Tibet para
encontrar o fabuloso
Ancião, que se tornou seu tutor. Mesmo sendo adulto e humano, por morar no Palácio do Ancião, ele teve seu envelhecimento retardado. O Ancião percebeu que o enorme desejo por poder fazia de Mordo alguém perigoso, mas escolheu ensiná-lo assim mesmo, acreditando que seria capaz de manter os olhos nele.

mordo04

Um dia, enquanto examinava velhos documentos e pergaminhos, Mordo aprendeu sobre uma entidade chamada Dormammu. O Ancião mandou que Mordo não recorresse à entidade e proibiu-o de tocar nesse assunto para sempre. Uma noite, Mordo desafiou o Ancião e fez contato com a criatura e por causa disso, graças ao feitiço de transferência, Krowler soube como invocar Dormammu.

Em 1943, Dormammu possuiu o corpo de Krowler, mas ele acabou sendo expulso por um Doutor Estranho viajante do tempo, deixando o corpo e a mente de Krowler destruídos. Mordo soube da condição de seu avô e, depois de lançar um feitiço no Ancião, permitindo que ele partisse sem ser detectado, voltou a Bavária, onde capturou sua mãe e seu avô e os ofereceu como sacrifício à Dormammu.

Quando soube o que Mordo havia feito, o Ancião decidiu treinar um feiticeiro de grande poder para se opor à ameaça de seu antigo aprendiz. Décadas depois, Stephen Strange chegou ao Tibete, procurando pelo Ancião.  

3- Conspirando contra o Ancião: Mordo ficou bastante ressentido quando Stephen Strange começou seus ensinamentos e para evitar que ele permanecesse ali, lançou um feitiço que impedia a capacidade de falar de Stephen, mas o plano falhou e Strange se tornou discípulo do Ancião.

Mordo decidiu partir, mas continuou com seus estudos e se tornou um poderoso rival de Doutor Estranho. Os dois lutaram muitas vezes, até que um dia Mordo tentou eliminar o Ancião, usando a sua forma astral para controlar um assistente do seu antigo mestre e envenená-lo. Esperava que dessa forma ele conseguisse os segredos do Ancião. Dr Estranho desconfiou que algo estava errado quando não conseguiu contatar o mestre e também o visitou espiritualmente. Ele enfrentou Mordo e conseguiu enganá-lo usando seu amuleto e um pequeno truque, derrotando-o.

mordo06

4 – Doutor Estranho: Mordo novamente armou para Strange. Ele atraiu seu oponente até a Inglaterra, fazendo com que Stephen acreditasse que iria ajudar o místico Clive Bentley. Quando o Doutor Estranho chegou, entretanto, encontrou apenas a filha de Clive, Victoria Bentley, uma mística com poderes latentes. O Lord Clive Bentley havia morrido há dez anos.

Enquanto Victoria procurava entender quem era o visitante estranho e o que estava acontecendo, Mordo atacou. Ele esperava que o ataque surpresa lhe desse alguma vantagem e tentou controlar a mente de Doutor Estranho, mandando que ele matasse Victoria, mas Stephen estava preparado para a investida. Sabendo que seus poderes não eram suficientes para derrotar Strange, Mordo fugiu.

mordo07

Pouco tempo depois, Mordo atacou novamente. Dessa vez, enganando Strange enquanto ele estava no plano astral. Ele prendeu a forma espiritual de Strange, pois sabia que se o feiticeiro ficasse separado de seu corpo físico por mais de 24 horas, poderia morrer. Procurando a ajuda do Ancião, Strange conseguiu recuperar um anel místico que lhe permitiu quebrar os feitiços de Mordo e retornar ao seu corpo mortal, vencendo mais uma vez.

mordo08

Em outra ocasião, Mordo criou uma réplica em miniatura do Sanctum Sanctorium e planejava transportar Strange com sua casa até uma dimensão desconhecida. Procurando um feitiço de localização, Dr. Estranho viajou na forma etérea até o refúgio de Barão Mordo, apenas para cair em uma nova armadilha: uma prisão em forma de garrafa. Mordo foi até a casa do Ancião e surpreendeu-se ao perceber que Strange havia chegado antes dele. Ele então soube que, como sua prisão não tinha chão, Strange foi descendo ao máximo, até enfraquecer o feitiço o suficiente para poder se libertar. Durante a batalha que se seguiu, os poderes do bem do Doutor Estranho tinham vantagem sobre os poderes do mal de Mordo. Ele então roubou o corpo físico de Stephen para que morresse, já que sua alma estava no plano astral e colocou o corpo na exposição de um museu de cera.mordo09 Novamente eles se enfrentaram no plano astral, mas Doutor Estranho criou uma armadilha e derrotou Mordo, colocando agora o corpo do vilão em exposição no museu de cera.

Algum tempo depois, Mordo sequestrou o Ancião e Stephen começou a procurá-lo por todo lugar, ao mesmo tempo em que tentava manter-se seguro das investidas de Mordo.

Ele encontrou e perdeu o Ancião sucessivas vezes em antigas ruínas astecas até que finalmente enfrentou Mordo em um duelo místico do qual saiu vitorioso.

5 – Servo de Dormammu: Quando Dormammu resolveu invadir a Terra, ele usou Mordo como um peão, enviando o feiticeiro e seus capangas para atacarem o Ancião. Mordo então deixou uma mensagem para todos os místicos do mal, pedindo que eles ajudassem a destruir Strange. O Barão mandou seus capangas para matarem Dr. Estranho em Hong Kong, mas ele escapou.

Dormammu enfeitiçou Mordo com seus poderes mágicos e o enviou para lutar contra Strange que facilmente foi derrotado mais uma vez. Dormammu o enviou para a Dimensão Negra e lá Mordo foi forçado a lutar contra Strange de novo.

mordo10

Doutor Estranho ficou em vantagem, com ajuda da feiticeira Clea, o que o leva a soltar os Acéfalos a fim de manter Dormammu ocupado tempo suficiente para que Strange unisse Mordo e seus capangas em moléculas. Mordo canalizou seus poderes em um de seus capangas e o enviou como isca, mas ele foi facilmente derrotado. O Barão chegou pouco depois para descobrir que seu oponente havia escapado. Ele então sequestrou o corpo inconsciente do Ancião e o transportou para a Dimensão Negra, fazendo-o refém junto com Clea. Strange propôs um duelo contra Mordo pela liberdade de seus amigos e mais uma vez saiu vitorioso.

mordo11

Cansado das constantes derrotas de Mordo, Dormammu transportou Strange, Mordo e o Ancião Para a Dimensão Negra. Enquanto lutava contra Dormammu, Stephen foi atacado pelas costas por Mordo, mas Dormammu ficou furioso pela interferência em sua batalha honrada contra o Doutor Estranho e baniu seu servo. Ainda assim, Strange derrotou o demônio, fazendo-o jurar não invadir sua dimensão.

Com a derrota de Dormammu, Doutor Estranho conseguiu desfazer todos os feitiços da entidade, inclusive trazendo Mordo de volta. Stephen colocou o Barão em uma prisão mágica.

6 – Concentrando o poder de Zom: Mordo escapou da prisão unindo-se a um grupo de místicos que foram soltos após a derrota de Zom. Eles formaram uma equipe conhecida como Circle Sinister. Doutor Estranho os rastreou e mais uma vez confrontou Mordo. No entanto, Strange convence Mordo a ajudar reunir toda a essência mística maligna por meio de um rito de exorcismo, mas para coletar todos os fragmentos ao mesmo tempo, era preciso colocá-los em um hospedeiro humano, um papel que Mordo aceitou representar.

Quando o exorcismo terminou e todo o poder do mal desencadeado por Zom foi reunido no corpo de Mordo, ele atacou. Strange foi facilmente derrotado pelos novos poderes do Barão que o baniu para outro reino. Doutor Estranho retornou com o Bastão do Poder Polar e lutou contra Mordo. O bastão absorveu o excesso de poderes de Mordo e o baniu para um reino paralelo.

mordo12

7 – Se passando por Doutor Estranho: 

Durante a batalha no Sanctorium, Mordo assumiu a identidade do Doutor Estranho enquanto o original estava sem poderes. Com a ajuda do Ancião, Stephen recuperou seus poderes e atacou o impostor, mais uma vez vencendo facilmente. Ao desmascarar seu sósia, ele descobre que era ninguém menos que o Barão Mordo, seu velho inimigo.

8 – Destruindo o mundo:

Barão Mordo estava no Sanctorium desde que enlouqueceu. Strange examinou os sonhos do outro feiticeiro e percebeu que Mordo estava sendo aterrorizado por Pesadelo, um demônio que se alimenta de sonhos e que era a razão para que o Barão ficasse insano. Porém, antes que o Dr. Estranho pudesse pará-lo, Mordo inconscientemente cortou a conexão de Stephen com o mundo de Pesadelo. Strange procurou a ajuda do Velho Genhis, mas descobriu que graças a Pesadelo, ele também estava completamente louco. Mordo então acordou de outro sonho e ele foi até o Velho Genghis em sua forma astral, recuperando sua mente. O Barão invadiu o mundo em que Eternidade enviou Strange, só que lá foi atingido por toda loucura que já havia experimentado. Clea chegou para tentar ajudar Strange, mas Mordo tinha espalhado sua insanidade por todo aquele mundo, causando a destruição.

9 – Retorno:

Os poderes de Mordo foram impulsionados a níveis quase infinitos durante o tempo em que ficou fora da Terra. Quando ele retornou, começou a espionar seu velho inimigo Strange. Ele o atacou no apartamento de Morgana Blessing, uma escritora amiga de Stephen, e aparentemente o derrotou. Mordo então voltou sua atenção para Morgana e estava perto de matá-la quando foi atacado pelo gato de estimação da escritora. Na verdade, esse gato estava possuído pela forma astral do Doutor Estranho, que aproveitou um momento de distração do inimigo para usar seus poderes com máxima potência, lançando um poderoso feitiço que aparentemente destruiu o Barão e trouxe tudo de volta ao normal.

Quando Morgana se aproximou de seu gato no dia seguinte, foi revelado que ele era, na verdade, um disfarce de Mordo que havia sobrevivido à batalha contra Doutor Estranho. Ele matou o verdadeiro gato e tomou seu lugar para que pudesse se esgueirar até o Sanctorium de Stephen Strange. Mordo atacou Clea e Wong e o ataque chamou a atenção de Doutor Estranho, mas quando tentou reagir, ele foi facilmente interrompido por Mordo que teleportou-se para fora levando Morgana e Clea como suas prisioneiras. Eles viajaram no tempo de volta para a Inglaterra de 1943, seguidos por Strange e então foram aprisionados naquela era por Dormammu.

Seu avô, o Visconde Heinrich Krowler, usou Karl Mordo como um peão que deveria alcançar imensos poderes mágicos para que depois, ele lançasse um feitiço sobre o rapaz que enviaria todo o seu conhecimento místico de volta ao passado, permitindo assim que seu avô os utilizasse. Krowler pretendia usar sua influência mística para ajudar a impulsionar a candidatura de Adolf Hitler, dando-lhe vasto poder e esperava que depois ele mesmo se tornaria um segundo líder nazista.

Quando Mordo adulto viajou até o passado, ele jogou conforme os planos de seu avô que o dominou e usou sua força mágica para ajudar Dormammu, que esperava com isso poder entrar na Terra nesse passado, quando não havia um Doutor Estranho para impedí-lo de dominá-la. Quando Krowler pediu Dormammu para poupar seu neto, a entidade se recusou e transformou Mordo na forma mística mais básica.

Usando encarnações passadas de Dormammu contra o próprio, Strange lançou um feitiço de amor, conectando todos naquela sala a si, quebrando o feitiço de seus inimigos e aparentemente destruindo Mordo e Dormammu. No processo, Krowler enlouqueceu.

10 – Rouba a alma de Doutor Estranho:

Mordo atacou Strange e roubou sua alma, mas Doc reverteu o feitiço e prendeu Mordo e o sequestrador de Sara Wolfe em uma pequena soul sphere. Mordo disse à Sara para libertá-lo do porão de Doc, só que quando se viu livre, ele atacou Strange e Clea.

Mordo, Doutor Estranho, Clea e Umar lutaram contra Dormammu. Umar engana Dormammu, que era governante de uma parte da Dark Dimension (além dos Acéfalos) enquanto ela e o Barão Mordo governavam todo o resto. Algum tempo depois, Clea depôs Umar e o Barão, apenas para libertar Dormammu.

11 – Câncer

O Barão Mordo descobriu que ele estava com cancer e fez acordo com qualquer um que pudesse encontrar uma cura. Mordo havia prometido sua alma a duas entidades, Satannish e Mephisto, por uma cura, então Strange teve que lutar contra ambos.

Não fica claro se Astrid Mordowas nasceu antes ou depois da formação em magia de Mordo, mas ele aparentemente a introduziu à magia. Quando ele ficou doente, ela atacou o Doutor Estranho.

As várias tentativas de cura de Mordo falharam e então ele retornou ao Tibet para pedir perdão a todos, incluindo o Doutor Estranho. Ele foi perdoado e morreu em paz.

12 – Homem-Aranha

Contudo, depois que o Homem-Aranha e o Doutor Estranho estiveram envolvidos em uma aventura de viagem no tempo, parece que surgiu um Mordo mais jovem e malvado.

13 – Os Ofensores:

Barão Mordo e outros foram escolhidos em algum ponto no passado pelo Collector, que havia feito uma aposta com o Grandmaster. O Collector formou um time que contava com o Hulk Vermelho, Tiger Shark, Barão Mordo e Terrax  e a missão deles era encontrar e derrotar a equipe de Hulk, Namor, Doutor Estranho e Surfista Prateado. Ansioso por se vingar de sua contraparte, o Hulk Vermelho concordou em fazer parte da luta, nomeando seu time como “The Offenders”. Mordo confrontou Strange e Dormammy (Terra- 90512), mas foi morto pelo Rulk, assim como todos os demais participantes. Eles foram todos ressuscitados e mandados de volta à sua própria linha do tempo sem nenhuma memória desses episódios.  

14 – X-Factor

Sequestrou Cartier, o pai de Monet, e o manteve prisioneiro na América do Sul, exigindo a própria Monet em troca da liberdade do pai. Quando foi confrontado por M, Guido Carosella e se viu sob a mira das bombas do M.R.D., ele concordou em teleportar os Cartier com os heróis até o esconderijo do X-Factor. Em troca, pediu que Monet transferisse sua energia para ele, uma vez que o teleporte tivesse terminado. Com seus poderes mentais, Monet fez com que Mordo acreditasse que havia matado o X-Factor e tinha conseguido se curar, porém o câncer o dominava cada vez mais. M então deixou que Mordo fosse embora, meio louco.

15 – Morte e retorno

Thor matou Mordo cravando o Jabjorn, seu machado, em sua cabeça. O cadáver de Mordo foi visto por Kang no Brasil. Ele então foi até seu túmulo e pegou o Jabjorn para si.

mordo16  

Barão Mordo retornou, graças aos poderes de Dormammu, com o objetivo de matar o Doutor Estranho em nome de seu superior.

Citações:

aspas

Edições Importantes:

. Descobre a verdade sobre sua história e jura vingança (Doctor Strange, Sorcerer Supreme #6)

. Treinamento com o Ancião ( Doctor Strange, Sorcerer Supreme #7)

. Se ressente pela presença de Strange ( Strange Tales #115)

. Tenta matar o Ancião (Strange Tales #111)

. É banido pelo Ancião ( Strange Tales #115)

. Ajuda Dormammu em sua tentativa de invadir a Terra (Strange Tales #130)

. Se passa por Doutor Estranho (Marvel Feature #1)

. Pede perdão a todos e morre (Doctor Strange, Sorcerer Supreme #87)

. Ressuscitado pelo Collector (Hulk Vol. 2 #10)

. Ressuscitado por Dormammu (Doctor Strange Vol. 4 #13)

( Contribuições: Patryck Garbazza e Bolivartrask. Revisão: Patryck Garbazza )

Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

Páginas: 1 2 3

4 Respostas to “Barão Mordo”

  1. Ivan Bismarck Schmidt Rodrigues Says:

    bom

  2. PumpedUpKicks Says:

    Sensacional!

  3. Bolivartrask Superior Says:

    Ruim

    Brincadeira kkk ficou show

  4. Jorge Luiz Says:

    Ele também aparece em uma animação dos Vingadores antiga …

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: