Morte

by

Curiosidades:

av_morteInfo/ Curiosidades/ Outras Mídias

O conceito da morte como uma entidade 

O conceito de morte como uma entidade tem existido em muitas sociedades, desde o início da história. A partir do século XV, com o reavivamento da cultura greco-romana como fonte de inspiração artística; veio a ser mostrada como uma figura esquelética carregando uma gadanha (ferramenta similar à foice) e vestida com uma túnica negra com capuz; sendo inspirada em Hades, o deus grego do mundo inferior (Plutão para os romanos). Na cultura ocidental, a Morte é frequentemente associada a esta figura, de aspecto semelhante ao enraizado no século XV. No oriente é chamada de Yama, Yanluo, Enma Dai Oh, Rei Yŏmna, ou mais recentemente, Shinigami (Deus ou Anjo da Morte).

Existe também na bíblia, Abaddon (também chamado de Apollyon), um anjo cuja verdadeira identidade é um mistério e que aparece no livro de Jó (capítulo 26, versículo 6) e no livro do Apocalipse (capítulo 9, versículo 11), onde é chamado de Anjo do Abismo. Nas tradições judaicas antigas de onde a Bíblia surgiu, o anjo da morte era chamado pelo nome de Samael, anjo esse que para os estudiosos bíblicos, principalmente a partir do Novo testamento é identificado como Satanás “o que tinha o império da morte” (Hebreus, 2:14).

Em alguns casos, a Morte é capaz de realmente matar a vítima, levando a contos em que ela pode ser subornada, enganada ou aprisionada, a fim de manter a vida, como no caso de Sísifo. Outras crenças sustentam que a Morte é um psicopompo, servindo apenas para cortar os últimos laços entre a alma e o corpo e para guiar os mortos para o outro mundo sem ter qualquer controle sobre o fato da morte da vítima.

Em várias línguas (por exemplo, em línguas eslavas e românicas), assim como no português, a Morte é personificada na forma feminina, enquanto em outras, ela é apresentada como uma personagem masculina.

Anúncios

Páginas: 1 2 3

5 Respostas to “Morte”

  1. Ivan Bismarck Schmidt Rodrigues Says:

    achei ótima

  2. Visitante de Um Mundo Paralelo Says:

    Como assim a Morte é viva?

  3. André Costa Says:

    Adorei a abordagem dada a personagem Morte. Não ficou só restrita aos quadrinhos e deu uma explicação mais abrangente do Mito que é real em nossas vidas. A explicação do fato da morte ser masculina em algumas culturas e femininas em outras foi ótima, pois eu não sabia por que isso acontecia. Ótimo trabalho!

  4. Brian Says:

    Só uma informação sobre Abbadon: ele é Jesus Cristo (pasmem). Ele possuí esse título de “Anjo do Abismo” porque ele lança Satanás no abismo, o prendendo por mil anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: