Abutre (Adrian Toomes)

by

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias


Vulture – Stan Lee e Steve Ditko
Primeira Aparição: Amazing Spider-Man #2 (1963)
Nome: Adrian Toomes
Outros Nomes: Falcão
Nacionalidade: Estadounidense (Staten Island, NY, EUA) Terra-616
Raça: Humano
Status: Ativo

Poderes:

  • Super-Força – Adquiriu após ter utilizado seu uniforme incontáveis vezes.

File_000

Equipamentos:

Asas mecânicas, bateria nas costas responsável pelo voo

Campos eletromagnéticos que energizam seu corpo, dando força acima do normal.

Vários tipos de granadas e uma pistola de plasma

Habilidades: Inventor brilhante e um gênio no campo da engenharia mecânica e elétrica

Características Psicológicas: Rancoroso

Características Físicas: Velho, calvo ,orelhudo e narigudo

Outras Características:

Afiliações:  Sexteto Sinistro, Doze Sinistros, Abutres, Seis Superiores

Base de Operações: 

Ocupação: Inventor, Engenheiro elétrico,  Dono de uma Loja de Consertos (Bestman e Toomes Electronics)

Parentes Conhecidos:

Irmão (provavelmente morto) – Marcus

Filha- Valerie Jessup

Relacionamentos:

Biografia:

1- Infância: 

Os pais do jovem Adrian Toomes morreram durante os primeiros anos de vida do garoto. Adrian foi criado por seu irmão mais velho Marcus, e considerado um brilhante aluno por seus professores durante a escola. Seu irmão Marcus tornou-se paraplégico após um acidente de motocicleta, assim a mesa virou e Adrian teve que cuidar do irmão.

2- Origem do Abutre: 

Já numa idade avançada, Adrian usou sua elevada inteligência para tornar-se um engenheiro elétrico e inventor, o que o fez co-fundar uma pequena empresa, a “Bestman & Toomes Electronics”. Seu sócio, Gregory Bestman, que tinha um forte tino pros negócios, cuidava de todos os assuntos administrativos. Enquanto Toomes entrava com a parte inventiva de inovação tecnológica. Toomes dedicou a maior parte de seu tempo ao seu principal projeto: uma vestimenta eletromagnética que permitiria que seu portador voasse como um pássaro.

Adrian_Toomes_(Earth-616)_from_Amazing_Spider-Man_Vol_1_241_001

No entanto, sua desatenção aos detalhes revelou-se desastrosa quando ele descobriu que Bestman tinha desviado consideráveis quantias de dinheiro da empresa que eles dividiam  e que os contratos que assinou sem ler davam todos os direitos da empresa para o seu sócio.

Ao confrontar Bestman, Toomes descobriu que sua exposição à vestimenta eletromagnética havia lhe concedido força sobre-humana. Ainda assim, ele não conseguiu intimidar seu adversário, e Bestman assumiu o controle total da empresa na esteira das ameaças de seu parceiro. Assim, a parceria acabou e Toomes jurou vingança. Toomes encontrou-se sem recurso legal: No papel, pelo menos, Bestman era o único proprietário da empresa.

Já um homem velho, Toomes aposentou-se a uma fazenda em Staten Island em suas poucas economias. Lá, ele continuou a desenvolver suas vestimentas voadoras.

Agora, ao invés de lucrar com a invenção, ele resolveu utilizá-la para se vingar de Bestman, invadiu o escritório de seu ex-socio na esperança de descobrir provas incriminatórias. Mas o que Toomes encontrou foi o dinheiro que o ex-sócio conseguiu  às custas dele, ele roubou o dinheiro e vandalizou o lugar pois sua busca por provas não teve êxito. Arranjando assim uma nova carreira como ladrão e percebendo o potencial de vingança oferecido por sua inovadora invenção e força recém descoberta, Toomes criou o alter-ego Abutre.

Atraído pelo dinheiro fácil e pelos caminhos da malandragem, o idoso Abutre então se preparou para iniciar sua carreira de crimes.

A possibilidade de controlar magnetismo e voar deram ao vilão um poder incrível e com isso,  desafiou toda a polícia com um bilhete ameaçador. O Homem Aranha interferiu e depois de algumas tentativas conseguiu capturá-lo.

Depois disso, ele enfrentou o Homem-Aranha diversas vezes, levando a pior em muitas delas. Seu ponto fraco era a corcova que tinha no uniforme, onde ficava a tecnologia responsável pelo seu voo e super-força.

Passando um tempo, Toomes conseguiu escapar da prisão, onde havia sido privilegiado por um suposto bom comportamento, tendo acesso à ferramentas que lhe garantiram criar um modelo improvisado de asas, que permitiram sua escapada.

Assim, retomou sua série de crimes. Ele lutou novamente contra o Homem-Aranha, que descobriu que o neutralizador magnético não funcionava mais contra as novas asas do Abutre.

O Aranha levou uma grande queda nesta batalha, quebrando o braço no processo. Quando o Abutre atacou mais tarde o Clárim Diário, Peter transformou-se no Homem-Aranha e derrotou seu inimigo, prendendo suas asas com sua teia.

thevulture

Bem no início de sua carreira como vilão, ele derrotou o viajante do tempo Cable, que estava fora de forma.

3- Sexteto Sinistro:

Após ser derrotado pelo Homem-Aranha pela segunda vez, o Abutre se tornou membro-fundador do Sexteto Sinistro.

Ele e outros cinco membros da galeria de inimigos do Aranha uniram-se, seguindo a liderança do Doutor Octopus. A formação inaugural do Sexteto Sinistro ainda era composta pelo Homem-Areia, Mysterio, Electro e Kraven, o caçador. Cada vilão enfrentou o Homem-Aranha separadamente (devido a um senso de orgulho compartilhado entre todos), e foram um a um devidamente derrotados.

homemaranha sextetosinistro

Seu companheiro de cela Raniero “Blackie” Drago ficou fascinado por suas façanhas como Abutre. Os dois ficaram amigos, e Drago ganhou a confiança de Toomes, até que um suposto “acidente”, engendrado por Drago, ocorreu na loja de máquinas da prisão.

Toomes sofreu graves lesões, que pareciam ser fatais. Em seu leito de morte, o então empático inventor revelou a Drago a localização secreta de uma segunda vestimenta do Abutre, empoderando-o para uma possível vingança contra o Homem-Aranha.

Drago saiu da prisão e adotou a identidade do Abutre, mas não tinha a habilidade e a experiência necessárias para usar a armadura de vôo em seu pleno potencial. Quando Toomes ouviu falar da queda de Drago nas mãos do Aranha, sua vontade de se vingar fez com que ele se recuperasse rapidamente. Ele escapou da prisão e voltou para sua fazenda, para desenvolver um traje de vôo melhorado. Toomes derrotou mais tarde Drago em um combate cara-a-cara, reivindicando assim o manto do Abutre.

Outro que se aproveitou da tecnologia de Toomnes foi o presidiário Honcho. Ele roubou a tecnologia de Toomes e, junto com outros presidiários fugitivos, formou os Abutres, uma equipe de vilões voadores que enfrentou o Homem-Aranha. Toomes, quando ficou sabendo, conseguiu escapar também, ele tinha a intenção de acabar com a raça da equipe.

Outros também viriam a usar o nome do Abutre, incluindo o professor Clinton Shallot, e muito mais tarde, Jimmy Natale.

Abutre humilhou o gangster Sr. Morgan, que contratou o Matador para assassinar o Aranha, atrapalhando sua vingança. O Abutre então organizou o assassinato dos principais mafiosos de Nova York para se tornar o novo líder do crime em Nova York. Em mais uma batalha contra o Aranha, Toomes foi preso novamente, mas não por muito tempo.

Na sequência, o Abutre buscou finalmente se vingar de seu ex-sócio Gregory Bestman, que desviou todos os lucros da empresa em seu próprio benefício. Ele consegue raptar Bestman, mas o Aranha impediu o assassinato. Capturado novamente, o Abutre ao menos vê que seu antigo sócio também se deu mal, ao ser denunciado à receita federal pelas autoridades, que já sabiam de sua má conduta no mundo dos negócios.

4- Nathan Lubensky: 

Durante um de seus muitos períodos de saúde frágil, internado em uma clínica de fisioterapia, Toomes iniciou uma amizade com Nathan Lubensky, um senhor de cadeira de rodas que se tornou o novo companheiro de May Parker. Nathan desconhecia o alter-ego de Toomes e encorajava o criminoso ferido lhe dando forças e motivação para continuar vivendo.

Seguindo o conselho de Nathan, o Abutre tenta tomar o controle da clínica em que ambos estavam internados. Durante mais uma batalha com o Aranha, Toomes quase mata Nathan sem querer, e o choque de quase tirar a vida de um homem que acreditava nele faz com que ele seja capturado novamente.

Adrian_Toomes_(Earth-616)_from_Amazing_Spider-Man_Vol_1_337_001

Durante o retorno do Sexteto Sinistro,  o Abutre escolhe aleatoriamente na multidão May Parker como refém (sim, ela mesma!). Pouco suspeitava ele que Nathan também estivesse com May, e neste momento, Nathan salta de sua cadeira de rodas e agarra Toomes, que voa alto com o amigo nas costas, sem saber de quem se tratava, e advertindo para que ele soltasse. Ao olhar para baixo e ver a altura que estavam, Nathan sofre um fulminante ataque cardíaco. Toomes foge sem sequer saber que foi o responsável pela morte do amigo, enquanto Nathan dá seus últimos suspiros nos braços de May.

Mais tarde, Toomes foi diagnosticado com câncer, causado pela exposição frequente ao seu traje eletromagnético. Na tentativa de ser perdoado por seus pecados anteriores, ele perseguiu a família Parker, implorou que May o perdoasse por ter indiretamente causado a morte de Nathan. Aranha e Abutre batalharam fervorosamente, mas o destaque fica para May, que com profundo rancor, desejou que o câncer levasse Toomes lentamente e com muito sofrimento; no entando, ela visitou o vilão na prisão no dia seguinte e pede desculpas pelo que foi dito, embora não possa perdoá-lo, uma vez que “só Deus poderia fazê-lo”.

spidey188a

5- Jovem: 

Interessado na pesquisa sobre rejuvenescimento da Dra. Benita Sanchez, da Universidade Empire State, Toomes ameaça a doutora e ela lhe cede suas ferramentas, ainda em fase de testes. Ao utilizar no Homem-Aranha, Toomes recuperou sua juventude, tornando Peter Parker velho; porém, esta troca de idades dura pouco tempo (cerca de três horas apenas). Em busca por retomar novamente a juventude, ele se envolve com o Camaleão, que sugere que ele use a máquina da Dra. Sanchez para drenar vida artificial da andróide que neste momento se passava por Mary Parker, a mãe de Peter Parker, em uma complexa trama que também envolveu o Duende Verde, nesta época dado como morto. Ao absorver a força vital da andróide, além de se tornar jovem novamente, é imediatamente curado do câncer.

S-M-V-vulture1-andrian-toomes1(1)Durante esse período, ele tentou matar todos os que o conheciam como um velho, na tentativa de começar sua vida do zero, mas esse plano deu errado quando ele atacou um falso Gatuno, que havia frustrado sua tentativa de adquirir a sua antiga empresa uma vez, e o Homem-Aranha. Embora Toomes tenha quase matado o falso Gatuno, o Homem-Aranha conseguiu levá-lo ao hospital a tempo.

Em uma luta posterior contra o Homem-Aranha, o Abutre foi “atacado” por David Kalen, um homem capaz de dissolver tudo aquilo que tocasse e que transformou seu poder em um tormento depois que seu próprio irmão morreu. Assim, Toomes retornou à sua velhice, provavelmente devido ao poder de Kalen ter destruído o efeito da fórmula da juventude de Adrian.

Toomes estava preso em uma prisão de segurança máxima quando vê em um jornal que o Nitro vai ser julgado. 

Alguém envia a Toomes uma cópia de seu traje de Abutre e ele escapa levando também Rusty, um mutante que estava na cela ao lado. O Abutre invade o julgamento de Nitro e o liberta, Rusty e sua namorada Skids lutam contra eles e conseguem derrotá-los, mas acabam muito feridos.

Sob a tutela de Al Kraven, o filho de Kraven, o Caçador, Toomes se aventurou brevemente por um período de heroísmo, mas em pouco tempo ele voltou para suas atividades como vilão.

Trabalhou por um breve período para o Coruja, mas ele falhou em uma missão e foi severamente espancado como punição. Seu rosto ficou brutalmente ferido pela Gata Negra.

Posteriormente, ele se revelou como membro dos Doze Sinistros de Norman Osborn. Nesse período ele usou um capacete, provavelmente para mascarar as feridas em sua face.

6 – Guerra Civil: Durante a Guerra Civil dos super-humanos, ele foi preso junto com Ceifador e o Ardiloso pelo Capitão América e sua crescente Resistência. Ele foi amarrado em um poste com Ceifador e teve seu nariz quebrado. Mais tarde, foi encontrado e levado sob custódia pela S.H.I.E.L.D.. De sua cela, ele assistiu o Homem-Aranha revelar sua identidade para o mundo.

Depois que Peter Parker mudou de lado, Toomes falou com o Homem-Múltiplo sobre a inerente fraqueza do Homem-Aranha, que era sua incapacidade de utilizar seus poderes para ganhos pessoais. A S.H.I.E.L.D. devolveu seu equipamento de voo e o encorajou a caçar o Homem-Aranha, que era agora um fora da lei. Depois, o Abutre atacou o Homem-Aranha em uma sessão de lançamento e conseguiu o atingir com um sedativo poderoso.

Spidey_VS_Vulture-850x560

No entanto, Toomes ficou inconsciente e o Homem-Aranha, percebendo que havia alguma coisa errada, o levou até um hospital. Toomes acordou algumas horas depois. Então um médico revelou que ele havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral e que muitos dos músculos do lado esquerdo do seu corpo estavam paralisados. Quando o médico saiu, o Homem-Aranha entrou no leito e Toomes então pediu a ele que o matasse, pois estava fraco. O Homem-Aranha se recusou a fazê-lo, ele disse que o herói também era um fraco e que sempre foi. Após alguns comentários a respeito do Tio Ben, o Homem-Aranha pegou um travesseiro e começou a sufocar Toomes. Mesmo doente, ele lutou, tentando resistir. Parker, então, tirou o travesseiro e disse que para alguém que implorara pela morte, ele havia lutado muito para sobreviver.

Depois disso, Peter Parker fez um pacto com o demônio Mefisto. A identidade de Peter tornou-se novamente secreta para Toomes e para o mundo.

Quando Al Kraven começou a capturar super-humanos com temas de animais para criar um zoológico, Abutre foi um dos que ele apreendeu. Para fazer com que Abutre parasse de usar seu intelecto a fim de encontrar um modo de remover seu colar de bomba, Kraven quebrou as mãos dele várias vezes, mas com a ajuda de Rino, o Abutre conseguiu escapar.

7 – Retorno:  Um novo grupo de ladrões voadores foi visto em Nova York e o Homem-Aranha, junto com o policial Carlie Cooper, procurava descobrir o que estava acontecendo. Eles descobriram que o grupo de ladrões tinha um líder que também disponibilizou a tecnologia para que os membros do bando conseguissem voar, era Adrian Toomes, o Abutre original.

Depois de descobrir de onde esses ladrões vieram, o Homem-Aranha confrontou e subjugou todos eles. No fim, ele lutou contra o Abutre (que usou sua tecnologia magnética para ganhar super força), mas o vilão escapou.

Os capangas de Abutre na verdade eram crianças e ele as ordenou que recuperassem alguns documentos que ele deixou para trás no seu antigo esconderijo.

Otto como Superior Homem Aranha , inicialmente ofereceu dinheiro para Toomes desistir da sua vida de crimes e sair da cidade mas, quando vê que ele está utilzando crianças fica furioso e o ataca ferozmente, como Peter Parker nunca faria. Toomes fica muito ferido, com queimaduras e cego, devido às lentes esmagadas.

bumerangueabutreescorpiao

Junto com o Bumerangue e o Escorpião, Toomes foi encarcerado e tratado na enfermaria do Raft.

Os mini assassinos de Alistair Smythe se curaram e aprimoraram onde Smythe lhes fez a oferta para matar o Homem-Aranha (que era Otto Octavius).

superior12

Ele foi finalmente abatido e foi temporariamente forçado por Homem-Aranha a trabalhar como um de seus Seis Superiores.

8 – Mudando para Falcão: Toomes desenvolveu uma versão modificada de seu arsenal de Asas Eletromagnéticas, chamada de Uniforme do Falcão, com capacete reforçado e asas leves, afiadas e feitas de nanotecido, que respondiam aos seus comandos mentais. Ele então assumiu a identidade de Falcão, acreditando que estava disponível, e roubou um lugar em East Village. O Homem-Aranha tentou impedir, mas ambos foram imobilizados pela pasta-arma do novo Ardiloso, que roubou o traje do Falcão para ele mesmo.

Citações:
aspasEu estou apenas seguindo o instinto … o instinto do abutre, de atacar quando sua presa nao pode mais lutar ou fugir” (A Teia do Aranha #38)

Edições Importantes:

Primeira aparição – The Amazing Spider Man #2 – 1963 No Brasil –??

Substituido por um Abutre mais novo – The Amazing Spider Man #48 – 1967 No Brasil –??

Retorno  – The Amazing Spider Man #63 – 1968 No Brasil –??

Os Abutres – ?? (1985) No Brasil – Homem Aranha #82 1990

Mata Nathan – ?? – No Brasil – Homem Aranha Anual #3

Desculpas à Tia May – MEPP 186/188 No Brasil – ATeia do Aranha #75 (1996, Ed.Abril)

( Contribuições: Bolivar Trask, Breno Dallas, Luiz Baran, Patryck e Superior Bolivartrask, revisão por Patryck)
Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

Anúncios

Páginas 1 2 3

3 Respostas to “Abutre (Adrian Toomes)”

  1. José Guilherme Rodrigues Monici Says:

    Já tava na hora de um protocolo do abutre , ficou muito bom.

  2. Dr Cáspio Says:

    Porque quase todo vilão da marvel usa verde ou púrpura ?
    Ex: abutre, duende verde, dr octopus, escorpião, magneto, dr destino, galactus, mystério, kraven, toupeira, Hella, mandarim, loki, kang …

    • bolivartrask Says:

      Essa é uma ótima questão. E muitos deles combinam verde com purpura. Dos heróis, apenas o Hulk usa essa combinação de cores.

      Provavelmente tem muito personagem clássico com essa cor por causa da limitação de cores das impressoras na época e os criadores devem achar que verde e roxo sao mais vilanescos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: