Forge


forge

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias


Forge
Primeira Aparição: Uncanny X-Men #184 (1984)
Nome: Desconhecido (ver pag. 2)
Outros Nomes: O Criador, Gênese
Nacionalidade: Estadunidense (Oeste Americano, EUA) Terra 616
Raça: Mutante
Status: Ativo

Poderes Mutantes:
Engenharia Intuitiva – Capacidade de inventar ou recriar qualquer aparelho eletrônico, vendo ligações e conclusões lógicas imperceptíveis aos comuns, feitas em seu subconsciente que levam a novas criações tecnologias.

Outros Poderes: Conjurar incontáveis magias Cheyenne

Habilidades:
Grande conhecimento das ciências e tecnologias
Habilidade com armas de fogo de todos os portes
Contatos importantes no governo dos EUA

Características Psicológicas:

Características Físicas: Traços físicos comuns de índio cheyenne, porte físico atlético, mão e perna direita amputadas.

Equipamentos:
-Mão direita mecânica, perna direita mecânica.
-Neutralizador

Afiliações: Pentágono, Ilha Muir, X-Men, X-Factor

Base de Operações: Eagle Plaza, Pentágono, Ilha Muir, Instituto Xavier, Complexo Falls Edge, Casamata X, Bunker em reserva Indígena Cheyenne

Ocupação: ex-soldado da guerra do Vietnã, Inventor

Parentes Conhecidos: Nenhum.
Tutor Xamânico – Nazé

Relacionamentos: Tempestade, Mística

Biografia: (Alterações recentes em verde)
1- Guerra do Vietnã: Forge é um índio cheyenne, um mutante com poderes tecnológicos e aprendiz de Nazé, o shaman de sua tribo. Nazé queria que ele continuasse desenvolvendo seu conhecimento às artes místicas mas Forge, na época um jovem de 18 anos, tinha seus próprios sonhos e queria ser um soldado. Ele se alistou na guerra do Vietnã para lutar em nome dos EUA. [Uncanny X-Men #262, 1990]. 

Na Guerra, perdeu a mão e a perna direita durante um ataque de aviões B-52. Ele conjuga uma antiga magia e acaba liberando O Adversário, uma entidade milenar que volta a assolar a Terra. Mutilado e responsável pela morte de todos seus amigos de tropa, tentou o suicídio porém sem sucesso.

Forge decide não mais usar suas magias e se dedica totalmente a seu lado tecnológico. [Uncanny X-Men #263, 1990].

2- Forge e Tempestade: Devido a sua capacidade mutante de inventar ou recriar qualquer aparelho eletrônico, se tornou um grande inventor e fabricante de armas especiais com sede no Eagle Plaza.

Foi contratado pela S.H.I.E.L.D. e o governo dos EUA, para criar uma arma inspirada na tecnologia de Rom, com o objetivo de anular o poder de super-seres, e ser usado em grande escala pelo governo. O que Forge, como mutante, foi contra. Henry Gyrich resolve como teste utilizar a arma na mutante Vampira, vilã recém admitida nos X-Men mas acaba acidentalmente atingindo Tempestade.

forge-bolado

Forge, se sentindo culpado, leva Tempestade para um lugar seguro, sua casa. Os dois tem um curto e intenso caso. Tempestade ao descobrir que ele era o responsável pela perda do seu poder termina tudo.

O governo contatou novamente Forge, dessa vez para impedir os Espectros que estavam atacando o Sol gerando consequencias apocalipticas. Mas ele recusou pois ainda estava desconfiado de Gyrich e do governo, e permaneceu assim mesmo quando o General Locklin começou a ameaçá-lo. Ele mudou de ideia, porém, após perceber o quão perigosa a situação realmente era após uma conversa com Rom.

Seu tutor Naze faz um ritual místico para tentar um acordo com o Adversário e ajuda-lo, porém O Adversário resolve possuir o velho. Possuído, convence Tempestade de que Forge é um grande perigo fazendo-a esfaquear Forge. Saindo de cena as 2 únicas pessoas capazes de impedir O Adversário: Nazé e Forge.

3- Morte Forjada dos X-Men: Depois de se recompor, utiliza a alma dos X-Men para deter O Adversário, acarretando na suposta morte dos integrante da equipe e de Madelyne em Dallas. A cena é filmada e transmitida para todo o mundo ao vivo e assim todos passaram a achar que a maior equipe mutante estava morta. A equipe achou uma ótima oportunidade de passar a agir ocultamente não contando que estavam vivos nem para os mais próximos, como os Novos Mutantes e parentes.

Como todos, Illyana, nova mutante e irmã caçula de Colossus, achou que Forge tinha assassinado seu irmão. E quis se vingar, Forge respondeu seu ataque utilizando de sua magia cheyenne na defensiva.

forge-illyana

Por precaução, Forge introduziu um vírus na rede de dados federal, apagando qualquer referência aos X-Men e grupos associados.

4- Busca pelos X-Men: A Força Federal, liderada por Mística é convocada por Val Cooper para ir junto com Forge até a ilha Muir. Mísitica é contra pois acreditava que Forge tinha matado sua filha Vampira.

A mutante Sina além de prever sua própria morte nessa missão, previu também um relacionamento entre Forge e Mística,  Sina pede para Forge amar Mística como ela sempre amou e se entrega à morte pelo mutante Legião.
Depois de uma sangrenta luta na Ilha Muir entre Carniceiros, Força Federal e os mutantes da ilha Muir, Forge aceita o convite de Banshee de realizarem uma busca para achar os X-men, e assim começa uma grande parceria.

talho amandasefton forge moira polaris

Uma piloto chamada Cylla foi contratada pela dupla para levá-los da ilha Kírínos até a Grécia, porém a os dois muda de planos em cima da hora e desistem do vôo. Assim que o pequeno jato levanta vôo, com Cylla dentro apenas, é explodido por uma rajada dos Irmãos Fenris.

Forge e Banshee resgatam Jean Grey que havia sido sequestrada pelos Morlocks, agora liderados por Masque e distorcidos para que parecessem os X-Men. Forge ficou angustiado quando necessitou assassinar uma Morlock com aparencia de Tempestade. Depois, Colossus (sem memória) e Callisto também foram seqüestrados pelos mutantes do esgoto e trio os salva. Mas nenhum deles se une a dupla. [Uncanny X-Men #262, 263 (1990)]

Os dois vão até o subsolo da Mansão Xavier (destruída por Sr. Sinistro) quando Tempestade e Gambit invadem o local sorrateiramente, eles reconhecem a  Ororo e os dois se aliam a meta de retornar com os X-Men. Despois a equipe retorna com a entrada de Logan, Psylocke e Jubileu.

forge banshee jeangrey

5- X-Men: Depois dos X-men reunidos novamente, os dois se unem a equipe e enfrentam vilões como Skrulls, Guarda Imperial e Rei das Sombras.

Depois que Xavier divide a equipe em dois esquadrões, Forge passa a trabalhar apenas como suporte, criando aparelhos e fazendo a manutenção. Quando o viajante do tempo Bishop entra na equipe, comenta com Forge que ele será conhecido no futuro como Gênese. Dias depois, Forge se irrita com outro comentário do mutante viajante, que o chamou de subalterno. Forge então deixou muito claro para o X-Man novato que está lá apenas fazendo um favor a Xavier e que iria fazê-lo engolir as palavras se falasse isso novamente.

5.1- Pede Tempestade em casamento: A irritação de Forge se justifica ao se mostrar apreensivo por Tempestade não lhe dar muita atenção desde que ele passou a trabalhar na mansão. E Forge discute relação com ela e a pede em casamento e ir morar com ele longe dos X-Men. Tempestade diz que precisava pensar. Enquanto isso Forge percebe que Tempestade nunca abandonaria os X-Men e que seus sentimentos não são tão recíprocos. Forge decide ir embora da Mansão com a Mística que estava precisando de apoio psicológico. Tempestade fica na chuva e diz chorando “eu ia dizer sim”.

mistica forge

Forge volta para Eagle Plaza junto com Mística, e a ajuda com sua crise de identidade depois da morte de Sina. Descobre inícios de que Magneto estava vivo mas nada diz. Forge é atacado por Fitzroy que queria ganhar pontos para conseguir uma deboa colocação nos Upstarts. Forge derrota o vilão com uma arma que havia criado no café da manhã.

6- X-Factor: É convidado por Val. Cooper para participar na liderança do X-Factor (equipe mutante do governo que substituiu a Força Federal) depois que Destrutor sai da equipe. E lá volta a ter mais contato com Mística que o provoca sempre.

Forge consegue recuperar a matriz de Lasca fazendo deixar de ser um holograma consciente para ser um ser composto de fótons.

forge-adversario

O X-factor começou a desmoronar quando o governo mandou a equipe ir atrás de dois mutantes. Os mutantes em questão eram: Homem Múltiplo, que todos acreditavam estar morto e Fortão, que havia acabado de sair de um estado de coma. Forge então percebeu que seu grupo era na verdade um mero fantoche do governo e um grupo de mutantes que caçava mutantes. Não aceitando esse status, ele finge a morte de toda a equipe, desligando-se, então, do governo americano.

Posteriormente , Forge atuou novamente ao lado de Mística quando ela participou como uma operativa secreta do Professor Xavier em missões arriscadas e secretas.

7- Pos Dia M: Seus poderes se mantém após o Dia M, o dia em que a maioria dos mutantes perderam seus poderes. Depois ajuda os Novos X-Men a enfrentar Nimrod.

Fera recorre a Forge para ajudar a resolver o problema da iminente extinção dos mutantes e os dois percebem, com uma das invenções de Forge, que também não há indícios de mutantes nos futuros e realidades surgidas da nossa realidade após o Dia M.

Com uma máquina que poderia levar a possíveis futuros mas sem chance de retorno, cópias do Madroxvão investigar o futuro masLayla Millerse joga na máquina temporal e também vai junto.

Desesperado com a extinção da raça mutante e enlouquecendo devido aos frequentes ataques que vinha sofrendo (como o do Bishop para roubar sua maquina do tempo). Forge acabou criando um elo com outra dimensão, onde elaborou mais de suas pesquisas genéticas e acabou criado outro tipo de mutação. Mutantes com o cromossomo Y. Mutantes diferentes dos habituais, com aparências desfiguradas e aparentemente acéfalos.

Forge já aparentado estar em um grau avançado de loucura, é detido pelos X-Men que na tentativa de descobrir o que o seu antigo aliado estava fazendo, e na tentativa de salvá-lo, acabam explodindo toda a nova raça de mutante junto com Forge, que se negou abandonar suas crias morrendo com elas.

8 – Cable X-Force:

forge e cable

Aparentemente sobrevivendo, Forge foi mais tarde abordado por Cable, que usou sua telepatia para criar um cenário que retratava a mente de Forge como uma máquina. Forge usou suas habilidades para reparar a construção da máquina, curando-se de sua insanidade. Quando ele acordou, ele encontrou Cable ferido pedindo ajuda a Forge. Ele então construiu a Cable um braço biônico para substituir seu braço esquerdo deteriorado, transformando-o em uma arma poderosa.

9 – Extraordinários X-Men:

forge e cerebra

Após os eventos de Guerras Secretas, vemos que Forge é novamente um membro dos X-Men liderado por sua antiga companheira, Tempestade. Ele residia em Fortaleza-X, que era o complexo da Escola Jean Grey, que agora foi teletransportado para a dimensão conhecida como Limbo. Isso foi feito para que os mutantes tivessem um refúgio para as névoas terrígenas tóxicas que vagavam pelo globo. Forge construiu uma Sentinela com as habilidades do Cerebro chamado Cérebra. Ele também construiu uma plataforma de transporte para teleportar a equipe para qualquer lugar que eles quiserem.

Ele deixou os X-Men porque precisava de uma folga. Então ele começou a trabalhar com Cristal como gerente de palco / cenógrafo.

10 – Era do X: Forge foi um dos muitos mutantes que se opuseram ao enlouquecido Nate Gray de refazer o mundo à sua imagem. Quando Gray percebeu que sua visão do mundo nunca aconteceria com os X-Men por perto, Gray fez seus inimigos desaparecerem em um instante, incluindo Forge.

Forge e os outros foram transportados para outra realidade criada por Nate Gray, na tentativa de criar uma utopia onde eles e todos os outros mutantes estivessem em paz, alterando suas memórias para que não resistissem. Forge atuou como o diretor do Complexo Prisional da Sala de Perigos, lar de “criminosos mutantes”, como Fera, Bishop, Miragem, Polaris e Gabrielle Kinney.

Forge fez da prioridade dar as boas-vindas a Bishop e fez uma visita à prisão. Enquanto caminhavam, Forge disse-lhe que usaria um colar inibidor para diminuir suas habilidades, mas isso poderia ser removido depois que Bishop provasse que podia se controlar e cumprisse as regras. Ele então continuou explicando sobre o que o trabalho deles implicava, que eles deveriam reabilitar e ajudá-lo a aprender a se tornar um membro produtivo da sociedade. Forge então levou Bishop para sua cela e a trancou, pois ele o deixou com a noção de que aprenderia seu lugar nas coisas e esperava que sua estadia fosse curta e produtiva. Forge finalmente retornou ao mundo real depois que Nate decidiu liberar os mutantes que ele aprisionou lá depois que ele foi levado a perceber as falhas de sua realidade.

11 – Dinastia X:

forge e xavier

Charles Xavier encomendou à Forge a adição de uma nova funcionalidade ao Cérebro, a capacidade de armazenar os pensamentos e a personalidade de todos os mutantes para ressuscitá-los com a ajuda dos “Cinco” em caso de morte. Forge enfatizou a complexidade da tarefa e quanto trabalho o Cérebro precisaria.

Mais tarde se juntou aos recém-reformados X-Men no Extramundo, defendendo Krakoa das hordas de Amenth. [X of Swords: Destruction #1 (2020)]

Citações:
aspasDiga-me, Rainha dos Ventos… Você é corajosa o bastante para tomar uma decisão sozinha? Ororo, você quer se casar comigo?”

aspasEste Geotermal 960 é de vibranium polimérico. Foi criado por mim hoje cedo no café da manhã. E, se você não reparou, eu sempre estive além do meu tempo.” (Antes de atirar com a arma que iria destruir uma armadura de Fitzroy criada 80 anos no futuro)

Edições Importantes:

. Mágica má empregada durante a Guerra (Uncanny X-Men #227, 1988 ) No Brasil –Superalmanaque Marvel #5 (1992, Ed. Abril)
.  inventa o neutralizador, cuida de Tempestade sem poderes (Uncanny X-Men #184-186, 1984)No Brasil – X-Men #9 e 10 (1989, Ed. Abril)
. Com Tempestade e outros vs Espectros (Uncanny X-Men #187-188, 1984)No Brasil – X-Men #11 e 12 (1989, Ed. Abril)
. Aliado a Rom vs Espectros (Rom #62-64, 1985) No Brasil –Superalmanaque Marvel #1 (1989, Ed. Abril)
. Recupera os poderes de Tempestade (Uncanny X-Men #226, 1988 ) No Brasil – Superalmanaque Marvel #5 (1992, Ed. Abril)
. Com os X-Men, vs Adversario, utiliza a alma dos X-Men para deter o adversario (Uncanny X-Men #227, 1988 )No Brasil – Superalmanaque Marvel #5 (1992, Ed. Abril)
. Enfrenta Illyana pela suposta morte de Colossus (New Mutants #65-66, 1988 ) No Brasil –X-Men #41 (1992, Ed. Abril)
. Encontra Amahl Farouk, inicio da busca pelos X-Men (Uncanny X-Men #253, 1989) No Brasil –X-Men #55 (1993, Ed. Abril)
. Batalha na Ilha Muir, recruta Banshee para buscar os X-Men (Uncanny X-Men #254-255/X-Men Forever #2, 1989/2001) No Brasil – X-Men #56/57 (1993, Ed. Abril)
. Cria uma poderoso sistema de defesa para a Ilha Muir (Uncanny X-Men #257-258, 1990) No Brasil –X-Men #59/60 (1993, Ed. Abril)
. Ajuda a Tropa Alfa a salvar James Hudson (Alpha Flight #88-90, 1990)No Brasil – Wolverine #46 (1995, Ed. Abril)
. Com Banshee e Jean Grey, vs Morlocks (Uncanny X-Men #261-263, 1990) No Brasil – X-Men #62-63 (1993/1994, Ed. Abril)
. Com Charlotte Jones, vs Magistrados (Uncanny X-Men #264, 1990) No Brasil – X-Men #64 (1994, Ed. Abril)
. Com Banshee e X-Factor ajuda Arcanjo (X-Factor #57-58, 1990) No Brasil –X-Men #64 (1994, Ed. Abril)
. Com Banshee, Quarteto Fantástico, X-Factor, Novos Mutantes, Tempestade e Gambit, vs Ahab (Fantastic Four Annual #23/X-Factor Annual #5/X-Men Annual #14, 1990)No Brasil – X-Men Anual #1 (1994, Ed. Abril)
. Com X-Men, X-Factor e Novos Mutates, vs Magistrados e Cameron Hodge (Uncanny X-Men #270/New Mutants #95/X-Factor #60/New Mutants #96/X-Factor #61/Uncanny X-Men #272/New Mutants #97/X-Factor #62, 1990-1991) No Brasil –X-men #68-70 (1994, Ed. Abril)
. Com X-Men e Lila Cheney vs Skrulls (Uncanny X-Men #273-277, 1991)No Brasil – X-Men #71-74 (1994, Ed. Abril)
. Com X-Men e X-Factor, vs Rei das Sombras (Uncanny X-Men #279/X-Factor #69/Uncanny X-Men #270/X-Factor #70, 1991) No Brasil – X-Men #76-77 (1995, Ed. Abril)
. capturado por Mechadoom, solto por Deathlok, X-Men (Deathlok #2 & 5, 1991)No Brasil – Não publicado
. upgrade na tecnologia da escola Xavier, redesenho do novo passaro negro (X-Men #1, 1991) No Brasil –??
. Ajuda a resgatar Jean Grey de Fitzroy (Uncanny X-Men #282-283, 1991)No Brasil – ??
. Pede Tempestade em casamento (Uncanny X-Men #289-290, 1992) No Brasil – X-Men#?? (199?, Ed. Abril)
. Com Mistica, contra Fitzroy (Uncanny X-Men #301-302, 1993)No Brasil – ??
. Se alia ao X-factor (X-Factor #93-94, 1993) No Brasil – ??
. Se reconcilia com Tempestade (Uncanny X-Men #306, 1993)No Brasil – ??
. Cria uma teia planetaria eletromagnetica para se opor a Magneto (X-Men #25, 1993)No Brasil – ??
. X-Factor avaliado (X-Factor #95, 1993)No Brasil –??
. manda X-factor prender Haven (X-Factor #97-99, 1993)No Brasil – ??
. Com Polaris, vs Doutor estranho (Doctor Strange: Sorcerer Supreme #69, 1994) No Brasil – ??
. Constroi sala de perigo para o X-Factor (X-Factor #107, 1994) No Brasil – ??
. vs Falange (X-Factor #106/X-Force #38/Excalibur #82, 1994) No Brasil –??
. Upgrade na Lasca (Bishop #1-2, 1994-1995) No Brasil – ??
. Cria nano-inibidor para Mystica (X-Factor #114, 1995)No Brasil –??
. Com X-Factor, vs Adversario, retorna a magia shamanica (X-Factor #120-121, 1996)No Brasil –??
. Resgata Fera do Fera Negro (X-Factor #125-126, 1996)No Brasil – ??
. X-factor falha em previnir a vida de Graydon Creed (X-Factor #130, 1997)No Brasil – ??
. Atacado por Dentes-de-Sabre (X-Factor #136-137, 1997)No Brasil – ??
. Cria sala de treinamento para Geração X (Generation X #47,1999)No Brasil – ??
. Monitora Genosha (Uncanny X-Men ’99 Annual, 1999)No Brasil – ??
. Ajuda Mística com agente de Xavier (Mystique #1-3, 2003)No Brasil – ??
. Impede Mística de assassinar Xavier (Mystique #23, 2005)No Brasil – ??
. Ajuda a localizar e a resgatar Cable (Cable & Deadpool #15, 18, 2005)No Brasil – ??
. Vs Nimrod, Constroi novos braceletes para Faísca (New X-Men #21, 2005)No Brasil – ??
. Descobre que mutantes perderam seus poderes até nas realidades alternativas (X-Factor #23, 2007) No Brasil –X-Men #82 (2008, Ed. Panini)
. Envia Layla Miller e cópia de madrox ao futuro (X-Factor v.3 #25, 2008 ) No Brasil – X-Men #85 (2009, Ed. Panini)

( Contribuições: bolivartrask e )

Quer acrescentar alguma informação? Encontrou algum erro? Dúvidas? Comente:

13 comentários sobre “Forge

  1. O momento mais interessante do Forge saiu aqui no Brasil em um X-Men número 80 e poucos, em que ele pede a Tempestade em casamento… ela nada diz , o Forge decide ir embora com a Mística (que está doidinha). A tempestade fica na chuva e diz chorando “eu ia dizer sim”

  2. Em relação à máquina que o Forge inventa que descobre que não há mutantes em realidades paralelas após o dia M.
    Pelo que entendi não é bem assim. A máquina busca realidades paralelas que se separaram da Terra 616 após o dia M. Ou seja, tds as realidades que surgiram de fatos após o dia M não possuíam mutantes (isso até o momento do nascimento da Messias). Mas as realidades que existiam já separadas da 616 antes do Dia M continuam com mutantes. Essa é a razão da existência de outras realidades com mutantes, como as mostradas nos Exilados.
    Não sei se fui claro nesse meu ponto de vista. Mas é como se a 616 fosse uma linha, dessa linha a cada acontecimento diferente surgisse outra linha. Um acontecimento futuro não afeta as linhas que se separaram anteriormente. Tipo, a realidade que surgiu com a morte do Xavier (Era do Apocalipse) não foi afetada pelo Dia M, pois são linhas que já estavam separadas…
    Qq coisa me escreve!
    abs

  3. Como ele morreu?

  4. Seria legal falar algo sobre a tentativa da Magia de matar o Forge por achar ele culpado da “morte” dos X-Men (incluindo seu irmão).

  5. Desesperado com a extinção da raça mutante, e enlouquecendo devido aos frequentes ataques que vinha sofrendo (como o do Bishop para roubar sua maquina do tempo). Forge acabou criando um elo com outra dimensão, onde elaborou mais suas pesquisas geneticistas e acabou criado outro tipo de mutação. Mutantes com o cromossomo Y. Mutantes diferentes dos habituais, com aparências desfiguradas e aparentemente acéfalos.

    Forge já aparentado estar em um grau avançado de loucura, é detido pelos X-Mens que na tentativa dedescobrir o que o seu antigo aliado estava fazendo, e na tentativa de salvá-lo, acabam matando todos os “novos mutantes” junto com Forge, que se negou abandonar suas “crias”.

    Imagem dessa fase, recorta e posta ai: http://www.aintitcool.com/images2007/comics/column209/axm30p6.JPG

  6. A razão do Bishop caçar a messias é para inpedir que seu futuro aconteça, mas ele tambem ja comentou que Forge estava no seu futuro, então ja que o Forge morreu então existem duas possibilidades, ou o futuro do Bishop não vai acontecer mesmo, ou o Forge ainda vai voltar…

  7. Muito boa observação, paulo.. acrescentei la nas curiosidades, ok? Coloquei junto que o nome dele nesse futuro é Criador

  8. eu axo q forge devia ter esperado o sim da tempestade e nao desistir ne trask?

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.