Mefisto

by

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias


Mefisto – Stan Lee e John Buscema
Primeira Aparição: Silver Surfer #3 (1968)
Nome: Mefisto
Outros Nomes: Mefistófoles, Satã, Jack Scratch, Nick Scratch, Velho Nick, Grande Corruptor, Devorador de Almas, Mestre do Reino das Almas Perdidas, Sua
Majestade Satânica, Mal Encarnado, Lorde Negro de Tudo que é Mal, Mestre da Malícia, Guardião dos Sete Pecados, Aquele Que Sussurra nas Trevas, Fazedor de Pactos, Persuasor Maligno, Serpente, Espírito das Mentiras Universais, “Muffy”, Maya, “Um amigo”, o Mensageiro, Lorde das Profundezas, Escuridão, o Perdido, Desespero, Ódio e Maldade, Dor, o Mundo Inferior, as Profundezas, Depravação, Mal e Tentação.
Nacionalidade: Inferno 616
Raça: Lorde demoníaco
Status: Ativo
 Poderes:
É uma entidade sobrenatural imensamente poderosa, possui energias místicas usadas na manipulação de realidade.
Projeção Astral.
Levitação.
Telepatia.
Teleporte.
Invisibilidade.
Ilusionismo.
Projeção de raios de energia.
Transmorfismo (sua forma verdadeira é desconhecida).
Mudanças de tamanho.
Capacidade de abrir portais espaciais, temporais e entre realidades.
Pode canalisar seu poder para dotar-se de super-força e outra capacidades físicas.
É capaz de ver ou sentir quase qualquer coisa no universo físico e em diversas outras instâncias da realidade.
Não pode dominar ninguém sem que a pessoa em questão o permita.
É capaz de capturar as almas de humanos que morreram recentemente ou que não nasceram por uma mudança repentina no destino (aconteceu com a filha do Homem Aranha em “One More Day”).
Equipamentos: Nenhum

Equipamentos:

Habilidades:

Características Psicológicas: Mentiroso, egoísta, possui comportamento maligno. cínico e trapaceiro, capaz do que for preciso para apoderar-se das almas inocentes.

Características Físicas: Variável,
sua forma humanóide tem altura aproximada de uns 2,10 m, olhos todos brancos, pele e cabelos vermelhos

Outras Características:

Afiliações: Lordes Demoníacos; Lordes dos Reinos Divididos; liderou a Legião dos Amaldiçoados e a Legião dos Perdidos.

Base de Operações: Inferno

Ocupação: Governante do Inferno

Parentes Conhecidos:
Irmãos – Lordes demoníacos
ex-esposa – Spohrrinox
>> Filho – Coração Negro
>> Filha – Mefista

Relação quase paternal com Mikal Drakonmegas (Hellfire), Daimon Hellstrom (Hellstorm), Satana Hellstrom,

Relacionamentos: Spohrrinox, Vampira (contra sua vontade)

Biografia:
1.Origem: Mefisto é um dos Lordes do Inferno: demônios que reinam nas profundezas. Bilhões de anos atrás, a maioria dos Deuses Anciões, as primeiras formas de vida na Terra, se degeneraram em demônios e foram consumidos, destruídos, ou banidos do plano mortal pelo monstruoso Demogorge, que então espalhou suas energias e se uniu
ao Sol. Com o passar do tempo, estas energias primitivas geraram uma nova raça maléfica, moldada pelos desejos inconscientes de seus primeiros adoradores humanos.
Mefisto e seus irmãos se aproveitavam da crença humana na existência de um único senhor do mal, Satã (palavra hebraica para “adversário”), cada um clamando ser esta entidade e dono do Inferno. Algumas alianças foram feitas entre os lordes demoníacos, formando os Lordes dos Reinos Divididos. Além disso, Mefisto ganhou poder e influência quase infinitos ao se aliar a uma raça criada no início do universo por Nêmesis (raça essa que mais tarde se tornaria as Jóias do Infinito).

 

2 Zarathos: Dois mil anos atrás: Mefisto descobriu uma campanha expansionista do demónio Zarathos, que estava consumindo almas por direito pertencentes aos Lordes Demoníacos e recrutando um exército de seguidores onde, no futuro, ficaria a América do Norte. Mefisto atendeu às preces de um príncipe nativo e salvou sua princesa raptada, removendo a alma do homem e o fazendo imune ao poder de Zarathos. Desta forma, o demônio em ascensão perdeu a confiança de seus servos. O demônio mais antigo então derrotou e escravizou um enfraquecido Zarathos. O príncipe sem sua alma, não mais podia amar e, tempos depois, se tornou Centurious, que rouba outras almas na esperança de recuperar a sua. Sabendo que Zarathos era ligado aos Espíritos da Vingança pré-Cataclismo (os quais haviam prendido parte da essência de Zarathos no Medalhão do Poder), Mefisto periodicamente apaga as memórias de seu derrotado inimigo e o une com servos humanos, que servem Mefisto como seus próprios Espíritos da Vingança.

O Senhor das Mentiras fez um pacto com o pastor da cidade de Patience, Destin Kale (parte da linhagem espiritual em posse de fragmentos do Medalhão do Poder), aceitando o sacrifício de almas como troca pelo progresso da cidade. Depois das ações de Destin terem sido descobertas por Magdalena, companheira de seu filho Noble Kale, o pastor
queimou a mulher como bruxa.

Quando as Fúrias, espíritos do Olimpo que vingam mulheres mortas injustamente, atacaram Patience, Destin fez Mefisto transformar seu filho em um guerreiro-esqueleto flamejante que destruiu as atacantes. O anjo Uriel então impediu o Lordedemoníaco de tomar a alma de um inocente, Noble Kale, e os dois poderosos seres concordaram em transformar Noble em um novo Espírito da Vingança para vingar o sangue inocente derramado sobre a Terra. Apesar de Uriel ter feito Mefisto jurar não tocar um dedo sobre a descendência de Noble, o demônio – sem encostar em ninguém – fez com que cada primogênito de seus descendentes fosse, de ali em diante, o hospedeiro do Espírito da Vingança, hoje conhecido como o Motoqueiro Fantasma.

3.Cynthia von Doom: Várias décadas atrás, Mefisto se uniu a outros Lordes Demoníacos, prendendo o ambicioso anjo caído, Olivier, na forma de um humano recém-nascido. Na nação europeia da Latvéria, Cynthia Von Doom convocou o demônio, adquirindo poder para se vingar do tratamento dado a seu povo pelo barão Sabbat. Depois que este poder matou todas as crianças de uma vila, uma transtornada Cynthia foi morta e sua alma clamada pelo Príncipe das Mentiras. Quando chegou à idade adulta, o filho de Cynthia, Victor, contatou as profundezas para libertar sua mãe. Anos mais tarde, Victor, agora chamado de Dr. Destino, convocou Mefisto novamente, que concordou em duelar pela alma de Cynthia a cada ano. Todo ano, com a chegada do verão, Destino duela com o demônio para ganhar a liberdade para a alma de sua mãe, sempre falhando.

4.John Blaze: Há vinte anos, Naomi Kale, a Motoqueira Fantasma do período e hospedeira de Noble Kale, conseguiu evitar magicamente que seu filho John Blaze se tornasse o próximo Espírito da Vingança. Enquanto a mulher morria, Mefisto zombou dela ao dizer que se John não se tornasse O Motoqueiro Fantasma, ele ainda se veria transformado em UM Motoqueiro Fantasma. Além disso, o papel destinado a ele ainda seria passado para a outra filha de Naomi, Barbara, e então para seu irmão mais novo, Daniel (ambos criados por uma mãe adotiva, Francis Ketch), quando a menina entrou em coma.

5.Surfista Prateado: Em anos recentes, Mefisto se tornou cada vez mais fascinado pelos superseres da Terra. O demônio particularmente se sentiu atraído pelo espírito aparentemente puro do Surfista Prateado. Mefisto então tentou o Surfista, recentemente preso na Terra, com poder e prazeres, até mesmo oferecendo a ele Shalla Bal, ainda vivendo em Zenn-La, mas o herói resistiu. Mefisto enviou o Holandês Voador (um antigo servo) contra o Surfista, mas, inspirado pela nobreza do herói cósmico, o Holandês renunciou a seu antigo mestre. Mais uma vez ameaçando Shalla Bal, o demônio coagiu Norrin Radd a se tornar seu servo, perdendo novamente o controle quando o herói percebeu que Mefisto o havia enganado para que matasse Bal por engano. O Príncipe das Trevas então mandou a mulher para a Latvéria, fazendo-a acreditar que era uma simples camponesa de nome Helena e, mais tarde, guiando o Dr. Destino para que a usasse para manipular o Surfista – sem que nenhum dos dois percebesse a verdadeira identidade de Shalla.

 

6.Motoqueiro Fantasma: Quando o pai adotivo de John Blaze, o motociclista e duble Craig “Crash” Simpson, se viu com câncer, John, sem saber de seu legado oculto, usou em desespero um tomo negro para convocar Satã. Como “Satã”, Mefisto apareceu e aceitou a oferta de John de se tornar seu servo caso ele curasse seu pai. Sem saber disso, Crash, procurando uma chance final de brilhar, morreu ao tentar pular sobre 22 carros em sua moto. Quando “Satã” voltou pela alma de John, Roxanne, a namorada de Blaze (e filha do duble falecido) conseguiu banir misticamente o demônio. Mesmo assim, Mefisto uniu o jovem a Zarathos, fazendo-o se transformar à noite no Motoqueiro Fantasma. O demônio continuou com suas tentativas de tomar a alma de Blaze, possivelmente por procurar um dos pedaços do Medalhão dentro dela, e enviou vários de seus agentes. Mefisto também manipulou John Blaze com vários tipos de falsas esperanças, fingindo ser o “Mensageiro”, que representava tudo que é bom e correto; e o Amigo, um tipo de salvador que protegeria a alma do jovem de Satã. Mefisto também se aliou a outros Lordes para enfrentar o Motoqueiro Fantasma e o rebelde Daimon Hellstrom (O Filho de Satã).

7.Franklin Richards: O exorcista Elspeth Cromwell tentou certa vez expulsar demônios dentro dos aventureiros superpoderosos, Sr. Fantástico e Mulher Invisível, inadvertidamente possibilitando a Mefisto capturar as almas destes dois, mais a do filho deles, Franklin Richards. No entanto, o jovem Franklin usou seus vastos poderes mutantes para aniquilar o demônio. O Inferno, então, foi atingido por um cataclismo.

8.Wanda Maximoff: Renascido graças ao mal da humanidade, Mefisto descobriu que sua alma havia sido espalhada em seis fragmentos, sendo que agora apenas um estava em seu poder. O demônio deu poder a Martin Preston como Mestre Pandemônio e o enganou para que procurasse pelos estilhaços de alma, acreditando serem seus. Enquanto isso, a desavisada mística mutante Feiticeira Escarlate (Wanda Maximoff) encontrou dois dos pedaços da alma do vilão, usando ambos para conceber seus filhos gêmeos, apesar de estar casada com um andróide, o Visão. Mais tarde, ela deu à luz estes filhos, Thomas e William (futuramente conhecidos respecivamente como Wiccano e Célere.)

9.Dr. Destino: Mais tarde, o Dr. Destino raptou Franklin Richards antes de seu confronto anual com Mefisto, e o ofereceu ao demônio em troca da alma de sua mãe, mas o Príncipe das Mentiras foi obrigado a libertar o infante, já que seus poderes ameaçavam destruí-lo mais uma vez.

10. Mefisto Vs Heróis Marvel: A inimiga dos deuses asgardianos Hela usurpou almas mortais do reino de Mefisto, enfraquecendo-o tanto em poder quanto em respeitabilidade.

Porém, Mefisto elabora um complexo plano para se apoderar da alma de Thor, e pra isso, ele envolve  equipes de heróis e se apodera da alma de Sue Richards, depois de Jean Grey, depois seduz Vampira que derrota os x-men um a um e, por fim, absorve a alma de Thor.

 

Finalmente, Mefisto permitiu a Hela recuperar seu controle momentâneo da alma do deus asgardiano. Consciente de que Thor causaria imenso distúrbio no reino da adversária, tal fato devolveu a Mefisto o equilíbrio cósmico, restaurando seu poder e seu reino. Dá-se um embate entre Mefisto e Hela e a deusa da morte asgardiana acaba livrando Thor da maldição de não morrer!

11.Strange e Von Doom: Logo após estes fatos, o Dr. Destino e o Dr. Estranho viajaram para o Inferno, onde von Doom traiu Stephen Strange para libertar sua mãe, apesar da mulher recusar tal preço por sua liberdade. Destino então libertou o Dr. Estranho e a batalha que se seguiu contra Mefisto destruiu o receptáculo onde estava a alma redimida de Cynthia von Doom, liberando-a para seguir a um plano superior.

12.Nova: O demônio também enganou a arauto de Galactus conhecido como Nova (Frankie Raye), fazendo-a adentrar o Inferno, o que, logo depois, fez com que o Surfista Prateado sacrificasse sua alma à Mefisto. Porém, o próprio Galactus viajou para o reino sombrio e ameaçou consumi-lo caso o demônio não os libertasse.

13.Thomas e William: Nessa época, o Mestre Pandemônio descobriu que os filhos da Feiticeira Escarlate eram dois dos quatro fragmentos de alma que ele ainda procurava e raptou e se fundiu a Thomas e William. Depois que Agatha Harkness localizou os outros dois pedaços restantes, Mefisto absorveu todos eles, mas a velha feiticeira. Conseguiu desligar as crianças do poder de sua mãe e, já que o poder de Maximoff era tudo o que mantinha a existência das crianças, suas essências se dissolveram, dispersando Mefisto novamente por um tempo. Com as almas libertadas, os 2 tiveram direito de encarnar e, por terem sido criados com os poderes da Feiticeira Escarlate, acabaram adquirindo os poderes dela (Wiccano) e do Mercurio (Célere).

 

14.Cosmo: Quando Thanos obteve o poder virtualmente ilimitado da Manopla do Infinito, Mefisto clamou ser parte da raça de demônios criada por Nêmesis e, prometendo ao titã revelar os segredos das Jóias do Infinito, se tornou sua companhia nesse período. O demônio aconselhou o vilão supremo em seus esforços para conquistar sua amada,
a Morte em pessoa e, na investida dos heróis da Terra, deu aos atacantes uma chance de vitória ao convencer o semideus a vencer usando somente a gema do poder para impressionar sua amada. Thanos derrotou todos mesmo assim e, quando as forcas do universo o atacaram, Mefisto tentou roubar a Manopla. O titã venceu e aprisionou todos,
porém perdeu sua fonte de poder para sua suposta neta Nebula. A vilã transformou o demônio e as entidades cósmicas em um monumento a ela mesma que durou muito pouco, já que o terráqueo Adam Warlock em seguida conquistou a Manopla do Infinito e reverteu estes efeitos. Depois que Shalla Bal pereceu, o Surfista Prateado convocou o mesmo Adam Warlock e sua Guarda do Infinito (os guardiões das Gemas do Infinito) para trazê-la de volta. Apesar de o Surfista ter oferecido sua própria alma pela de Shalla, Mefisto não aceitou, o considerando falho, já que Galactus havia manipulado a psique do herói previamente. A gema da alma de Warlock foi o meio que permitiu ao herói cósmico forçar o demônio a restaurar a alma de sua ex-companheira.

15.Vingadores: Depois que Satannish usurpou as almas de Lizzie Borden, Lucretia Borgia, Heinrich Himmler e Josef Stalin, estimadas por Mefisto, o demônio se juntou aos Vingadores para atacar o reino de Satannish e recuperá-las. As almas foram destruídas no processo e Mefisto maliciosamente matou a vingadora Harpia (Bobbi Morse) e reclamou sua alma.

 

16.Danny Ketch: O Príncipe das Mentiras também tentou levar a alma de Marlo Chandler, noiva de Rick Jones, durante o casamento dos dois, mas foi frustrado pelo Hulk. Mefisto mais tarde testou o Motoqueiro Fantasma (Ketch) e John Blaze contra dois de seus servos sem almas. Mais tarde, o demônio fez um pacto com o policial Michael Badilino,  aparentemente dando a ele poderes infernais capazes de se opor ao Motoqueiro. Na realidade, Mefisto havia apenas permitido a Badilino acessar o Medalhão do Poder, que era parte de sua linhagem. Após o Espírito da Vingança deter os planos de seu maior adversário, que tentava condenar um grupo de estudantes envolvidos em um sacrifício humano, o demônio deu poderes ao jovem James Carruthers para que ele banisse o Motoqueiro do plano mortal em troca da saúde de seu aclamado irmão mais velho. O herói, no entanto, simplesmente desistiu de permanecer nesta realidade ao se tornar novamente Danny Ketch em nome de James. Mefisto então curou o irmão do jovem e o tornou novamente humano.

17.Coração Negro: Fingindo ser uma Nova ressuscitada, Mefisto repetidamente tentou o Surfista Prateado e conseguiu sua alma depois que o ser cósmico ofereceu-se inteiro para sua “amada”. O Surfista reagiu violentamente ao engodo e aparentemente matou o demônio, que, no entanto, sobreviveu para revelar que seu objetivo era na verdade levar o herói a se tornar um assassino. Um esforço subsequente de Coração Negro para juntar Motoqueiro Fantasma, Wolverine e o Justiceiro contra Mefisto falhou, mas o filho do Príncipe das Trevas golpeou mortalmente seu pai com uma lâmina coberta do sangue inocente de Lucy Crumm durante este episódio.

 

Coração Negro então tomou o reino de Mefisto. O espírito do demônio, impedido de ir para o Inferno-e para o Céu, passou a vagar pela Terra como uma sombra, capaz somente de incentivar humanos a atos maléficos. Quando o Surfista Prateado foi infectado por um vírus da alma pelo Outro, o ancião chamado Scrier planejou a morte do ex-arauto de Galactus para acabar de vez com o vírus. Mefisto então atacou a alma do herói e possuiu a feiticeira Agatha Harkness durante uma sessão em que ela e Scrier tentavam trazer o Surfista de volta. Scrier e Harkness expulsaram a essência do demônio, que foi destruído pelo ancião antes que este restaurasse a alma do herói morto. Coração Negro, depois de algum tempo, foi derrotado e expulso do Inferno por Noble Kale, que assumiu o trono do lugar brevemente, antes do próprio Mefisto torná-lo novamente.

18.Dormammu: Hellstorm, Hela e Plutão ajudaram os Thunderbolts a atacar o Inferno com o intuito de recuperar a alma da Harpia. Com a ajuda secreta da própria heroína falecida e com uma flecha fortificada com a magia do caos de Wanda Maximoff, o Gavião Arqueiro dispersou a essência de Mefisto por um breve período. Os Thundebolts então escaparam com seu alvo real, que se revelou ser Patsy Walker. Como Felina, Walker havia sido capturada pelo feiticeiro extradimensional Dormammu e seu agente, Nicholas Scratch. Mefisto descobriu o plano de Dormammu de conquistar todos os infernos existentes, e então se uniu a Hela, Hellstorm, Plutão e Satannish contra o feiticeiro, mas foi traído e capturado por Satannish, antigo aprendiz de Dormammu. Libertado pela Felina, o Príncipe das Trevas se juntou aos outros governantes demoníacos para realizar um feitiço que congelou o Inferno. Enfraquecido pelo frio mágico, Dormammu fugiu e Mefisto se vingou do traidor, destruindo-o. O reino recém-recuperado, no entanto, foi destruído pelo Arquiinimigo, uma entidade quase onipotente criada por um computador arcano capaz de reunir diversos conhecimentos, construído por Magia (Amanda Sefton). Mefisto e os Lordes dos Reinos
Divididos lutaram inutilmente contra o Arquiinimigo até que descobriram sua origem. Magia então destruiu o computador, acabando com o invencível adversário. Mefisto então, novamente assumiu seu reino.

19.Thanos: Após uma semana treinando o jovem feiticeiro Jack Holyoak, o demônio se uniu às entidades cósmicas para combater Thanos depois que ele se tornou mais poderoso do que nunca em posse do Coração do Infinito. O titã, sem ter a intenção, consumiu todo o universo, mas então se sacrificou para restaurara realidade e todos que existiam nela ao antigo status quo. Enquanto novas guerras em seu reino estavam se aproximando, Mefisto tentou e falhou em enganar o x-man Noturno para que ele ficasse fora do conflito, mas foi bem-sucedido em convocar Nicholas Scratch depois que este havia sido banido do Inferno.

19.Pacto com Homem-Aranha: Após a Guerra Civil, Peter Parker estava tentando se esconder com sua tia May e esposa Mary Jane em um hotel quando um assassino tentou mata-lo com um tiro de rifle. O sentido aranha foi o suficiente para ele desviar da bala mas sua tia acabou sendo atingida. Mesmo com ajuda indireta do Homem de Ferro, May estava cada vez pior e com seus dias contados. Sentindo-se culpado pelo que aconteceu, Peter procura ajuda de vários especialistas, desde médicos a feiticeiros até que, em um momento de desespero, Mefisto resolve “ajuda-lo”. Inicialmente Peter se vê indo atras de uma estranha garotinha que chamou sua atenção. No caminho encontra um rapaz “nerd” especialista em computadores e um outro que conseguiu ganhar muito dinheiro na vida. Mefisto encontra Peter e explica que esses dois eram possibilidades do que teria acontecido com ele se a aranha radioativa não tivesse picado ele e que, se ele quisesse, Mefisto poderia mudar o passado para salvar sua tia ao custo do casamento dele com Mary Jane.

whowill011

 

Peter pede um tempo para conversar com sua esposa para decidir o que faria e após um dia resolve aceitar a proposta com uma condição imposta por Mary Jane (não revelada). Apos acertado o pacto, Mefisto revela que a garotinha que Peter havia visto era na verdade a filha do casal que nasceria em alguns meses e que, por ter sido criada de uma união única como a deles, seria uma alma pura e, com a mudança na realidade, a alma dela nunca existiria. Mefisto cumpre sua palavra e altera toda a realidade, salvando a vida de May. Como consequencia, a identidade do Homem-Aranha voltou a ser  secreta.

Citações:
aspas

Bibliografia:

Homem-Aranha 82 (Ed. Panini)

Edições Importantes:

Quer acrescentar alguma informação? Encontrou algum erro? Dúvidas? Comente:

Anúncios

Páginas: 1 2 3

8 Respostas to “Mefisto”

  1. Lord Seph Says:

    realmente ele é digno de ser o inimigo da humanidade… coloca aí como outros nomes joe Quesada… só sendo o proprio diabos para quiser manter aquela mumia ainda viva XD.

  2. Em busca de... Says:

    Qual o Título, nome e número da revista em que há a briga entre Galactus e Mefisto, conforme tópico 12? Lembro-me que já li, e estou querendo encontrar para minha coleção.

    Grato!

  3. Deadpool Says:

    Eu ja ouvi falar que o Mefisto ele é o mesmo em todas as Realidades, eagora sera mesmo????

    • bolivartrask Says:

      cara.. isso é uma boa pergunta.. bem dificil de responder por sinal.
      Alguém tem uma resposta sobre isso?

      • bolivartrask Says:

        perguntei em uma comunidade no orkut e me responderam o seguinte:

        “Mefisto não é único nas realidades da Marvel, ele já apareceu na Terra X, na linha Ultimate (como o próprio Satã) e senão me engano, no Mangaverso.”

        Aproveitei e perguntei tb se o inferno poderia ser considerado outra dimensão e o mesmo cara respondeu:

        “Não dá para confirmar nem negar que o Inferno é uma “outra” dimensão na Marvel, os próprios escritores se confundem quando se trata deste assunto, parece que o “Inferno” como domínios do Satã, Mefisto e outros demônio de primeira grandeza são outras dimensões mesmo, mas em se tratando do Inferno normalizados pelos homens, é como se fosse algo muito pior.”

  4. lucas bishop Says:

    mefisto e joe quesada,q num sabe nada de bons exemplos!!!kkkk

  5. Alexandre Garcia Says:

    O próprio Mefisto disse ao um barman que não era o Diabo, logo sua dimensão não é o Inferno bíblico, então acho que deveria ser escrito com letra minúscula

  6. Dragomaniaco Says:

    Não sei no que ganha o Mefisto em salvar uma velhinha a beira da morte, não vai ter nem a alma do Homem Aranha e muito menos o da Mary Jame.

    Mas enfim, foi uma das raras vezes em que um vilão sai bem no final, seja lá como ficou ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: