Galactus

by

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias/ Arautos

Galactus – Jack Kirby e Stan Lee
Primeira Aparição: Fantastic Four #48 (1966)
Nome: Galan
Outros Nomes: O Devorador de Mundos
Nacionalidade: Taa [Pré-Univero 616]
Raça: Desconhecida
Status: Ativo

Poderes:
Incontáveis poderes cósmicos:
Possui controle total sobre a matéria, telepatia ilimitada, controle cósmico, rajadas cósmicas, teletransporte e etc

Onisciência

Equipamentos:
Armadura que o ajuda a controlar sua energias

Habilidades:

Características Psicológicas:

Não possui compaixão, pois é um sentimento que pode ser fatal para ele. Mas embora se mostre suficientemente compassivo para devorar apenas mundos sem vidas, Galactus não é seletivo pois deseja sobreviver.

Características Físicas:

Como Galan:
Corpo Humanóide, aparentemente calvo com 3 filetes de cabelo.

Como Galactus:
Gigantesco, seu tamanho varia de acordo com a sua vontade.
Seu corpo é físico e não abstrato com das entidades espaciais.

Outras Características:

Afiliações:

Base de Operações: Planeta Taa, Taa II, “nave esférica”

Ocupação: Galactus é considerado uma das cinco entidades essenciais  do Universo , juntamente com Eternidade, Morte, Infinito e Oblivion. Galactus foi mencionado como a “3ª força do Universo” ao lado de Eternidade e Morte.

Parentes Conhecidos:
Parentesco inclassificável – Morte (ver pag. 2)

Parentesco inclassificável – Eternidade

Filha – Galacta

Relacionamentos:

Biografia:
1- O Fim: Originalmente chamado de Galan, vivia no planeta Taa, a civilização mais evoluída do universo segundo o próprio. Até que todo o universo começou a ruir. Era o Big Crunch – evento onde todo o universo colide, gerando o fim de tudo que existe. Galan viajou até os confins do espaço investigando o iminente fim do universo, até que voltou para o seu planeta sem boas notícias.

Taa foi o último planeta a ser atingido pela radiação conseqüente do derradeiro evento que finalizava qualquer vida existente. No último instante, Galan consegue escapar do planeta condenado numa nave espacial com alguns outros sobreviventes. Ao invés de morrer vítima da radiação que já tinha extinto a vida por todo o universo, Galan propõe aos seus companheiros que eles pilotassem a nave diretamente até o centro do Big Crunch.

galactus-1

Todos os tripulantes foram mortos com a radiaçao, menos Galan, o solitáro sobrevivente que ouviu consciência do universo dizer que iria drenar toda a energia do cosmo para seu próprio interior e perecer sob seu próprio peso. O universo estava a morrer e poupou Galan do destino de seus semelhantes absorvendo Galan para dentro de si.

galactus-everithing-dies

E assim, o universo finda, o tempo passou além do que podemos conceber enquanto Galan vagou inerte em sua gestação num casulo de energia cósmica para completar sua metamorfose. Até surgir o Big Bang que geriu o Universo Marvel atual.

2- Surge Galactus: E assim vagou por milênios enquanto a vida começava a florescer.

Um vigia viola o seu julgamento de não interferência e usa seu poder telecinetico para mudar a direção da espaçonave que vagava, ao adentrar a nave, o curioso vigia investiga o ser que lá jazia e acaba despertando-o. O vigia percebe que logo a enorme fome energética do ser não se contentaria com nada menor que um planeta e tem a oportunidade de acabar com o perigo antes que centenas de planetas fossem assimilados pelo ser, mas preferiu não interferir mais do que já tinha feito e deixou-o seguir seu curso de destruição.

Galan, cria sua armadura que o ajuda a controlar sua energias, transforma sua nave em um encubadora e retorna ao seu descanso.

Sua nave adentrou o planeta Arqueópia e após incontáveis décadas, enfim emerge como uma entidade de vasto poder cósmico, essencial e intrínseco ao recém-formado universo. Galactus com sua imensa fome dizimou seu primeiro planeta: Arqueópia o planeta que o abrigou matando todos que lá moravam, não por sadismo, mas por sobrevivência. Galactus descobriu que só podia saciar sua impressionante fome devorando as energias brutas dos planetas. Embora suficientemente compassivo para devorar apenas mundos sem vidas, Galactus não podia ser seletivo se desejava sobreviver.

Com objetivo de procurar os planetas ideais para serem devorados, Galactus concede poderes cósmicos para quem for merecedor se tornar seu arauto.  Seu primeiro arauto foi o ser conhecido como Desventurado.

Em 1582, Galactus visita a Terra e é impedido por Galileu, que pertencia a uma antiga ordem da S.H.I.E.L.D.

3- Tempos Atuais: Para evitar a destruição de mundos habitados, ele alistou Norrin Radd e o transformou em seu arauto Surfista Prateado. Batedor avançado, o Surfista ficou incumbido de localizar mundos sem vida e ricos em energia.

Com o passar dos anos, no entanto, tornou-se cada vez mais difícil para o arauto encontrar mundos apropriados e despovoados.

Galactus, determinou-se a consumir o farto planeta Terra, mas o Quarteto Fantástico (auxiliado pelo Vigia Uatu e pelo arauto rebelde de Galactus, o Surfista Prateado) o derrotou sob a ameaça do Nulificador Total, um aparelho alienígena poderoso o bastante para erradicar o Devorador de Mundos. Galactus viu-se forçado a poupar a Terra, mas puniu seu arauto insubordinado erguendo uma barreira de energia que impedia o Surfista de deixar o planeta.

Seu novo arauto foi Gabriel, conhecido como o Arauto do Apocalipse. Apesar de tê-lo servido com total fidelidade, seu corpo sintético foi destruído após um feroz embate com o Surfista.

Galactus é requisitado pelo Quarteto Fantastico para salvar a Terra do vilão Esfinge, Galactus obviamente não deu ouvidos ao grupo até que Reed diz que se enfrentar esfinge ele estará livre da promessa de nunca devorar a Terra. Galactus aceita mas com uma condição: Que o quarteto encontre um novo arauto para ele, o Quarteto é recebido ao trono de Tyros, o terrivel; Tyros, o domador, o quarteto o derrota e o leva até o devorador de mundos.

Tyros foi selecionado por ser um homem sem sentimentos, que não acharia repugnante sua missão de procurar planetas para serem devorados. Galactus lhe concede o poder cósmico, o devorador de planetas explica que o Surfista representava as aguas, Gabriel o ar e Firelord o fogo, logo Tyros torna-se Terrax, capaz de moldar as rochas a seu bel-prazer.

Terrax logo o traiu e retornou a Terram, seu antigo império. Até que Galactus reclamou seu arauto de volta e Terrax fugiu para não ser punido, indo para um buraco negro. Mesmo sabendo que nenhum ser vivo retornou de um, ele preferiu correr o risco do que enfrentar o Devorador de Mundos.

O grande potencial de armazenamento de luz da mutante Cristal atraiu o interesse de Galactus. Que acreditou que a mutante seria um dos poucos seres capazes de gerar luz dentro de um buraco negro. Galactus lhe deu uma grande dose de energia ampliando ainda mais seus poderes e a fez entrar em um buraco negro onde se escondia Terrax.

Terrax se recusava de retornar e enfrentou Cristal que mesmo com os poderes ampliados teve dificuldade de derrotá-lo. Ela e Terrax conseguem a façanha de serem os primeiros seres vivos a retornar de um buraco negro. Terrax retorna ao posto de arauto e Cristal é teleportada ilesa para casa.

Terrax novamente se rebela contra Galactus aproveitando que ele estava enfraquecido, mas Galactus não suportando mais a ousadia de seu arauto, retira seus poderes cosmicos, voltando a ser apenas Tyros. Enfraquecido, Galactus não tinha outra opção além de deverar a Terra mas Frankie Raye se sacrifica para ser arauta de Galactus em troca da preservação da Terra, assim como Surfista Prateado tinha feito com sua terra natal.

Frankie Raye, agora a arauta Nova, parte com Galactus que, fraco, recebe a visita da Morte que diz que não é o momento dele que sua vida e a destruição que causa é essencial para o equilíbrio universal.  Nova, abandonando sua compaixão humana pela sua fidelidade a Galactus, o conduz até o planeta natal dos Skrulls que tem sua energia vital totalmente devorada.

Mais tarde teve sua função no Universo esclarecida em um julgamento onde várias raças tentavam decidir o destino de Galactus por suas ações pregressas. Através de um depoimento de Odin foi a público que sua função é a de encontrar um planeta seguro, que fosse capaz de sobreviver a próxima entropia do universo, uma vez que o próprio Galactus seria o único sobrevivente de uma entropia anterior.

Temido como ameaça por todas as raças estelares, ele devastou inúmeros mundos habitados na imensidão do universo conhecido. Mas em uma ocasião, não conseguiu se alimentar do planeta mãe dos Espectros pois a corrupção da raça dos Espectros era tamanha que foi capaz de contaminar o planeta em que viviam, tornando-o inadequado.

Retorna fisicamente para a Terra a fim de recuperar seu arauto, o Surfista Prateado.

A mutante Rachel Grey, com os poderes da Fênix, encara Galactus  tentando evitar que este devorasse mais um planeta, que revelou-lhe que a Fênix era uma ameaça tanto quanto ele. Enquanto os poderes do Devorador de Mundos dependiam das vidas dos habitantes dos planetas que sugava, os da Fênix vinham dos seres ainda não nascidos.

O fantástico Johnny Storm se torna o novo arauto de Galactus e, com os poderes de Susan, cria uma arma gigante, que é energizada por Quasar, conseguindo retirar momentaneamente os poderes, fazendo retornar a sua forma no tempo em que era Galan.

O Quarteto tenta mostrar para ele a bondade da Terra, Alícia consegue tocar o coração de galan com suas motivações mesmo sendo cega. Galan, momentaneamente sente o calor humano, e as emoçoes de ser uma pessoa normal, ele prende-se na zona negativa a fim de fazer com que seu poder retarde o encontro com ele, afinal ele não queria ver outro mundo morrer pelas suas mãos.

No entanto, a necessidade de Galactus por energia é avassaladora. Assim, trata-se apenas de uma questão de tempo até que seu apetite gigantesco traga-o de volta a Terra.

Para escapar do disparo do Nulificador Definitivo, ele resolveu se exilar em outra dimensão, ficando preso lá, sendo dado por um tempo com morto. Depois, Reed joga Hiperstorm na mesma dimensão, pois apenas Galactus poderia contê-lo.

3- Aniquilação: Ao sentir a destruição da fornalha, Galactus invoca o Surfista Prateado pois precisava da ajuda de seu favorito para derrotar dois seres que lá estavam sendo aprisionados por eras, Tenebrus, das trevas interiores e Égide, dama dos lamentos. Apos aceitar o chamado,

Galactus fortalece o Surfista e o coloca novamente no posto de arauto, deixando Estelar lutar ao lado de outros ex-arautos defendendo outros seres vivos da invasão de Aniquilador. Durante o processo de tranformação do Surfista, uma armada da aniquilação chega para enfrentar Galactus mas seu arauto derrota toda a armada rapidamente.

Ao derrotar a armada, Galactus e Surfista enfrentam Tenebrus e Égide e acabam sendo derrotados e entregues ao Aniquilador como parte de um acordo. Galactus então é preso em um mecanismo inventado por Thanos com a finalidade de utilizar o devorador para transformar os planetas em energia e transferir esta energia para um estoque pessoal do Aniquilador. Preso neste mecanismo Galactus começa a definhar de fome.

Finalmente Drax derrota Thanos e, com a ajuda do Surfista, consegue desligar o mecanismo que prendia Galactus. Galactus enfurece e absorve todos os cristais armazenados contendo a energia dos planetas destruídos por Aniquilador e explode com seu poder praticamente toda armada invasora. Após este fato, diz-se que Galactus voltou a consumir planetas mas num ritmo muito maior.

4-Arauto de Franklin Richards: Galactus vai até a Terra ao descobrir que uma versão sua do futuro está morta e enterrada nas profundezas da Terra por Reed Richards, ao descobrir a verdade vai até Neomundo e o destrói se vingando de sua morte futura.

Reed Richards usa O Arco para convocar Galactus a defender a Terra contra quatro Celestiais de outra dimensão, ele destrói um dos Celestiais mas no fim acaba sendo derrotado. Até que se torna arauto do Franklin Richards do futuro. Os dois juntos destroem os Celestiais.

Franklin revela que, quando ocorrer o grande entropia, estará junto com Galactus.

5- Cataclismo: Lacerações na estrutura do contínuo espaço-tempo arrastou Galactus para outra realidade conhecida como Ultiverso. Após se encontrar com a sua contraparte, o enxame Gah Lak Tus, decide devorar a Terra ultimate e saciar-se. 

Citações:
aspasJá que fui destinado a percorrer a imensidão do espaço, sempre procurando por novas fontes de energia, não tenho escolha… Devo penetrar na Galáxia Negra e destruir tudo o que possa existir lá! Não faço isso por ódio ou ambição, pois são emoções inferiores! Faço porque preciso… porque sou GALACTUS!” (Álbum Gigante# 32, 1970 Ed. Ebal.)

Edições Importantes:

Galactus cria o Surfista Prateado – The Silver Surfer vol. 1 #1 (Agosto de 1968) No Brasil – ??

Quarteto impede de Galactus devorar a Terra – Fantastic Four #48-60 (1966) No Brasil – Origens dos Super-Heróis Mavel #4 (1995)

Arauto Gabriel enfrenta Surfista Prateado – ?? No Brasil: Hulk #4 (19??, Ed. ??)

Livre da promessa de deixar a Terra em paz – ?? No Brasil – Grandes Heróis Marvel #12 (19??, Ed. Abril)

Julgamento de Galactus – Fantastic Four #?? No Brasil – Marvel Saga #2, Ed. Abril , 1991

(Contribuições Henrique e Bolivartrask)

Quer acrescentar alguma informação? Comente:

Anúncios

Páginas 1 2 3 4

40 Respostas to “Galactus”

  1. Henrique Says:

    deu trabalho para postar mas ficou muito bem feito, bom trabalho Bolivar

  2. JOAO BATISTA FURTADO Says:

    cristal tambem foi arauto de Galactus ,quando terrax se escondeu de
    Galactus em um buraco negro.

  3. bolivartrask Says:

    Valeu Henrique, tua ajuda foi essencial pro protocolo ficar bom !

    João Batista Furtado, eu sempre ouvi falar disso mas sinceramente não li essa história. No proprio protocolo da Cristal esta falando que ela foi um arauto, mas ao fazer o do galactus fiquei achando que ela não chegou a ser, foi apenas cogitada por Galactus…
    Pra um protocolo não contradizer o outro, vou tentar achar essa edição e ler pra matarmos nossa curiosidade.

    valeu pelo comentario !

  4. Em busca de... Says:

    Teve uma saga em que Galactus quebrou sua promessa e pacto com Reed Richards, e resolveu devorar a Terra. Nisso, em diversas tentativas de para-lo – todas sem sucesso – o Dr. Destino voltava no tempo diversas vezes e tentava avisar aos heróis a investida de Galactus, para todos se prepararem. Alguém se lembra dessa saga? Estou à procura desse também (e de outro, que postei comentário em “Mefisto”).

    Grato!

  5. bolivartrask Says:

    Em Busca de…, infelizmente eu não seu que saga é essa. Se souber aonde essa história se encaixa na biografia, me diga para eu poder acrescentar no protocolo dele.

    João Batista Furtado, acabei de ler a história da Cristal.. como suspeitava, ela não foi oficialmente um arauto, mas o Galactus a convocou para um única missão.

  6. Emerson Padula Says:

    Aniquilação: Ao sentir a destruição da fornalha, Galactus invoca o Surfista Prateado pois precisava da ajuda de seu favorito para derrotar dois seres que lá estavam sendo aprisionados por eras, Tenebrus, das trevas interiores e Égide, dama dos lamentos. Apos aceitar o chamado, Galactus fortalece o surfista e o coloca novamente no posto de arauto, deixando Estelar lutar ao lado de outros ex-arautos defendendo outros seres vivos da invasão de Aniquilador. Durante o processo de tranformação do Surfista, uma armada da aniquilação chega para enfrentar Galactus mas seu arauto derrota toda a armada rapidamente.

    Ao derrotar a armada, Galactus e Surfista enfrentam Tenebrus e Égide e acabam sendo derrotados e entregues ao Aniquilador como parte de um acordo. Galactus então é preso em um mecanismo inventado por Thanos com a finalidade de utilizar o devorador para transformar os planetas em energia e transferir esta energia para um estoque pessoal do Aniquilador. Preso neste mecanismo Galactus começa a definhar de fome.

    Drax derrota Thanos e, com a ajuda do Surfista, consegue desligar o mecanismo que prendia Galactus. Galactus enfurece e absorve todos os cristais armazenados contendo a energia dos planetas destruídos por Aniquilador e explode com seu poder praticamente toda armada invasora. Após este fato, diz-se que Galactus voltou a consumir planetas mas num ritmo muito maior.

  7. reinaldo Says:

    shala ball amada do surfista prateado tambem foi um arauto de galactus chamada “Luminaris” numa história da antiga série ” o que aconteceria se….” da marvel lançada aqui no brasil lá pelos anos 80 .

  8. reinaldo Says:

    é verdade, mas tambem é interessante explorar as possibilidades que a marvel apresentava com essa série.
    imagine só, um único fato, atitude ou decisão poderia mudar a historia de inumeros personagens que conhecemos hoje.
    já pensou se peter parker não fosse picado pela aranha radioativa? se num único segundo ele não estivesse naquele laboratorio e outra pessoa estivesse no lugar dele? será que o homem aranha seria tão querido se fosse um outra pessoa alem de peter?
    e se reed richards resolvesse cancelar a viagem dos quatro ao espaço, talvez não existisse o quarteto fantastico, e se o capitão américa não tivesse sisdo encontrado congelado ? os vingadores seriam os mesmos ???? sei lé… é legal imaginar essas possibilidades.

  9. Lord Seph Says:

    na verdade xiste uma historia semelhante a essa… se chama tiros na noite… é um What If… soberbo.

  10. Emerson Padula Says:

    Existem varios “What If”….talvez fosse legal criar uma sessão em cada peresonagem com os “What if” que envolvem ele.

  11. Lord Seph Says:

    isso no maximo deveria ir para curiosidades então… o Aranhã mesmo tem uma lista enorme.

  12. bolivartrask Says:

    Bom gente, acho que os protocolos já estão de bom tamanho né? Nossa equipe sempre atendeu a varias sugestões de coisas pra acrescentar mas assim, cada vez mais, um protocolo fica mais trabalhoso de ser feito e mais demora pra ser concluído. Então sem What if, ok? heheh Principalmente pq What if é outra realidade, teoricamente seria um protocolo separado.

  13. chitakiamaro Says:

    Silver Surfer 1 de 1968 foi publicado no brasil pela primeira vez em 1969, pela GEP, na revista Edições Gep – Edição Extra 1 sendo relançado pela Abril em 1979, em Heróis da TV (2ª Série) edição 4, e em 1984 em Grandes Heróis Marvel (1ª Série) edição 3. a luta entre o Surfista e Gabriel aconteceu em Fantastic Four 121, de 1972. a editora que publicou o Incrível Hulk 4 foi a Abril, em 1983. só acrescentando as informações (:

  14. chitakiamaro Says:

    *corrigindo Silver Surfer 1 foi republicado, não relançado, pela Abril em 1984.

  15. chitakiamaro Says:

    *e corrigindo de novo, desculpa por ser chato, também foi republicado em 1979.

  16. Em busca de... Says:

    Mais comentários:

    Encontrei! Em inglês! Eis a saga que comentei e perguntei:

    http://www.comicvine.com/fantastic-four-doomsday/37-77814/

    Observem a montagem das quatro capas, que se encontram no site: Galactus parece Guliver!

    Lembro que no final de um dos epsódios, depois de destruída a Terra, só sobrava a Mjolnir. Em outro, só sobrava o escudo do Capitão. Achei muito legal. Pena que na época eu não comprei, deixei passar. Agora queria colecionar.

  17. Mishtall Says:

    Bolivar, a saga que o “Em Busca De” está falando é a Heróis Renascem, que se passa após os principais heróis da Marvel serem dados como mortos após a batalha com Massacre. Particularmente, eu achei essa saga uma bela porcaria, que só serviu pra afastar, por um ano inteirinho, os heróis de suas histórias oficiais.

  18. Microheroeman Says:

    Acbei de ler.
    mto bom. Principalmente a part do parentexco com a M.O.R.T.E. Gostei.

    PS: Bolivar, leu meu post nos pedidos de protocols c o protocol da tempestade da realidade “Geração Marvel”? Aguardo resposta.

    parabens pelo protocol e pelo site

  19. Microheroeman Says:

    oq seria uma entidade cosmica?

  20. Lord Seph Says:

    Até onde me lembro uma entidade Cósmica é uma força que rege o cosmo e até mesma a existencia… Além do Galactus existem mais 4 entidades, das quais só consigo me lembrar da Morte e da eternidade.

  21. Microheroeman Says:

    obrigado Lord Seph!!!!

  22. Alexandre Garcia Says:

    O Gladiador também já foi arauto de Galactus, aliás se bem me lembro o devorador acabou com o mundo dele

  23. eu msmo Says:

    O que houve com galactus quando Reed Richardso enviou para a zona negativa ? li esse hq faz tempo como ele escapou? isso acontece quando Gabriel vai a terra por ordem de galactus buscar o surfista

  24. Josivan Says:

    Muito legal esse site, conheci a poucos dias, parabens.
    Estou na espera de protocolos sobre:

    The One Above All (TOAA ou “God”)
    Beyonder
    Living Tribunal (tribunal vivo)

    Existe alguma previsão para inclusão deles?
    De ante mão, obrigado

  25. Fragata Says:

    Cara, se o corpo do Galactus é realmente físico, então acho que algum editor pisou na bola recentemente = P

    Na primeira aventura do Homem Aranha com a Fundação Futuro, Reed Richards diz mais ou menos assim:

    Realmente acha que a aparência de um ser que devora mundos é de um caucasiano de botas roxas, isso é apenas o que a percepção deles mostra, ou seja: supõe que Galactus tenha uma outra forma.

  26. Andrey Grego Costa Says:

    Sabem quem também já foi arauto de Galactus? Ninguém menos que o Super-Homem: na graphic novel Devastação Infinita, onde ele encontra o Quarteto Fantástico.

    • Fragata Says:

      Eu lembro dessa história do Super Arauto, mas só vi por anúncio, não cheguei a comprar a revista xD. Nessa história, o Super descobre que quem destruiu Krypton na verdade foi o Galactus xDDDDD

  27. Gustavo Gonçalves Says:

    O galactus não havia morrido?Alguem tem detalhes dessa saga?

    • Enoc Fragata Says:

      Se você fala da vez em que ele foi atingido pelo Nulificador Definitivo e sumiu, não, ele não morreu, na verdade ele resolveu se exilar em outra dimensão pra escapar do nulificador e ficou preso lá, mas logo depois o Reed resolveu “abrir a porta” de novo pra jogar lá dentro o Hiperstorm, um vilão que era tão poderoso que só o Galactus poderia contê-lo.

      Depois disso, não sei como o Galactus saiu, mas ele reapareceu novamente na Saga Aniquilação.

  28. Fernando Says:

    Não sei se o que direi aqui é spoiler, afinal a personagem apareceu há algum tempo nos EUA e acho que não foi e nem será publicado no Brasil, mas coloca em parentes conhecidos, que o Galactus tem uma filha, Galacta também conhecida como Gali. Para saber mais sobre ela:
    http://www.puropop.com.br/quadrinhos/2011/04/19/quadrinhos-incompreendidos-3-galacta/

  29. Hulk Says:

    bolivartrask, poderia por favor me explicar ou listar quais são os poderes cósmicos de Galactus? Eu tenho dúvida e me confundo as vezes o que são esses poderes….

  30. Bruno Vox Says:

    Faltou Tony Stark arauto em 2014 na animação Avengers Asemble!

    • bolivartrask Says:

      Ola Bruno Vox, por enquanto não vou acrescentar os arautos do desenho naquela lista não… mas acrescentei essa informação na pagina Outras Mídias. valeu.

      Hulk, eu tb nao sei direito uhahauhuehua

  31. LeoneColossus Avatar do Cyttorak Says:

    Se Galactus é tão poderoso por que ele perde para simples humanos como vingadores e quarteto fantástico?

  32. Visitante de Um Mundo Paralelo Says:

    Em QFSP ele está dentro da nuvem, não sendo a própria nuvem em si

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: