Tocha Humana (Johnny Storm)

by

av_johnnystormInfo/ Curiosidades/ Outras Mídias

Human Torch – Stan Lee & Steve Ditko
Primeira Aparição: Fantastic Four #1 (1961)
Nome: Jonathan “Johnny” Lowell Spencer Storm
Outros Nomes: Homem Invisivel
Nacionalidade: Americano (Glenville, Long Island, Nova York) Terra 616
Raça: Humana (Alterado por raios-cósmicos)
Status: Ativo

Poderes:
Pirocinese,
– Controle sobre o calor ambiente, que lhe permite revestir seu corpo com um invólucro de chamas;
– Rajadas intensas de plasma de intensidade variável, até uma rajada Supernova; que geralmente é liberada em todos as direções e com temperatura muito próxima a do Sol;
– Controla qualquer tipo de fogo;
– Absorção de calor, podendo inclusive apagar incêndios;

– Voô; Voa à velocidade supersônica;

– Pode captar fontes de calor e enxergá-las como sensor de calor.

– Não sente frio ou calor

Como Homem Invisível

Como Homem-Invisível
Invisibilidade e Campo de força .
Equipamentos:

Uniforme de moléculas instáveis – Roupa banhada por raios cósmicos que se adaptam aos poderes de seu usuário. Inicialmente era a mesma roupa que fora usada no dia em que receberam os poderes, mas logo Reed Richards foi capaz de criar novos e melhores trajes.

Fantasticarro – Transporte do grupo em suas aventuras. É capaz de se dividir em modulos independentes para levar cada membro da equipe individualmente ou em grupo. Os equipamentos e armamentos instalados nele variam conforme a necessidade da missão

Bastão de Controle Cósmico – Utilizava quando era líder da Zona negativa 

Habilidades:
Conquistar mulheres

Mecânica – Especializado desde a adolescência, aos 15 anos foi capaz de reformular totalmente a transmissão de um carro. Seu projeto e perspicácia mecânico entrou na criação do Fantasticar MK-2. Ele também construiu o Aranha-móvel.

– Experiência como piloto de corrida profissional.

Características Psicológicas:
Sedutor, mulherengo,
Impetuoso, esquentado
Imaturo

Características Físicas: Loiro com o porte fisico atlético

Outras Características:
Gosta de estar em grandes velocidades e de adrenalina. Adora carros potentes, de corridas e esportes radicais;
Adora a fama;
Um dos mais desejáveis solteiros do cenário sobre-humano

Afiliações: Quarteto Fantástico, Força Fantástica, Arautos de Galactus,Vingadores Secretos (Guerra Civil), Fundação Futuro

Base de Operações: Edificio Baxter, Four Freedons Plaza, Pier 4, Zona Negativa

Ocupação: ex-Bombeiro, ex-Chefe financeiro do Quarteto Fantástico Inc,  ex-ator, mecânico, piloto de carro de corrida, artista de circo, governante da Zona Negativa.

Parentes Conhecidos:
Pai -Frankling Storm

Mãe (morta) – Mary Storm
>> Irmã – Susan Storm Richards (Mulher-Invisível)
>> Cunhado – Reed Richards (Sr. Fantástico)
>>>> Sobrinho – Franklin Richards
>>>> Sobrinha – Valeria Richards

>>Ex-esposa – Lyja

>>Primo – Bones

Tia paterna – Marygay Jewel Dinkins

Relacionamentos: Dorrie Evans, Princesa Pearla, Valeria, Crystalys, Rebecca Rainbow, Frankie Raye, Cristal, Lorrie Melton, Julie Angel, Zajhi, Lyja [ex-esposa], Ravonna (Nebula), Bridget O’Neil, Namorita, Cole Whitman, Psionics, Amy Brys, Mary Jane, Darla

Biografia:

1- Inicio: Jhonny Storm tinha uma família feliz; filho do cirurgião Franklin Storm e de Mary Storm e irmã de Susan Storm (Mulher-Invisível), até que um acidente de carro mudou isso: Franklin tentou usar seus conhecimentos de médicos para salvar a vida de Mary mas não conseguiu.

Johnny Storm sempre foi ousado e cabeça quente, curiosamente desenvolveu um interesse especial por carros ainda muito cedo, mesmo tendo perdido a mãe num acidente de automóvel. O jovem passava boa parte de seu tempo livre na companhia de mecânicos e entusiastas, e aprendeu a revisar uma transmissão antes mesmo de completar quinze anos. Já seu pai Franklin se entregou a bebida, após o acidente, abandonou a profissão e acabou assassinando um agiota que devia dinheiro.

Por mais excitante que fosse o veículo, foi uma fátidica viagem a Califórnia para visitar sua irmã mais velha, Susan Storm (Mulher Invisivel) que ofereceu a Johnny a oportunidade de participar da mais emocionante jornada de todos os tempos: O noivo de Sue, Reed Richards (Sr. Fantástico), havia supervisionado a construção de uma nave estelar exploratória, mas estava na iminência de perder suas verbas. Quando o engenheiro aeronáutico decidiu realizar um teste de voô imediato com seu melhor amigo Ben Grimm (Coisa) como piloto, Johnny e Sue insistiram em acompanha-los como passageiros.

2- Quarteto Fantástico:
A viagem espacial acabou se tornando um desastre. No espaço, a nave estelar inesperadamente encontrou radiação intensa, que alterou a genética do corpo dos quatro tripulantes. Tendo adquirido o dom de emitir e revestir seu corpo de plasma causticante, Johnny agarrou prontamente a oportunidade de grandes aventuras quando Reed sugeriu que todos empregassem seus poderes únicos em prol da humanidade formando o Quarteto Fantástico, Johnny concordou em se unir a equipe e adotou o nome Tocha Humana, em homenagem a Jim Hammond, herói da 2° Segunda Guerra Mundial com o mesmo nome.

O mais novo do grupo, mostrava-se com um comportamento às vezes fútil ou mesmo infantil. Muitas vezes isso se demonstra nas brincadeiras que faz, geralmente tendo Ben Grim (que havia assumido um aspécto rochoso e o codinome Coisa) como vítima. Ben e Johnny podem implicar um com o outro como irmãos, mas protegem-se mutuamente com grande ardor.

Como qualquer outra família, os membros do Quarteto Fantástico passaram por momentos dolorosos, sempre permanecendo juntos por causa do amor que nutrem uns pelos outros, não por necessidade. Mas depois de uma batalha com o Miracle Man, Johnny deixou o grupo e se deparou com um amnésico Príncipe Submarino, Namor. Reconhecendo ele, o jogou no mar tentando fazer Namor se lembrar de quem era.

O plano deu certo, mais o Príncipe Submarino reencontrou sua Atlântida destruída, declarando guerra a superfície, e foi combatido por Johnny e seus amigos do Quarteto Fantástico, ao retornar ao grupo.

Embora tenha se tornado muito famoso como integrante do Quarteto Fantástico, Johnny voltou aos subúrbios de Long Island para concluir o colegial, esperando que ninguém na comunidade percebesse que ele era o Tocha Humana – um fato que logo se mostrou impossível de esconder.

Enquanto estava na equipe, ainda conseguia tempo para suas próprias aventuras, lutando sozinho contra o Mago (Bentley Wittman), Pete Pote de Pasta, Urze Negro entre outros.

Conheceu e lutou ao lado de outros heróis como o Homem de Gelo e o Homem-Aranha, este último invadiu o Edifício Baxter na esperança de impressionar o Quarteto.  Johnny e Peter Parker chegaram a disputar a mesma garota, Dorrie Evans. Apesar de seus equívocos iniciais, e do jeito invejoso e competitivo de Johnny, os dois eventualmente se tornaram bons amigos.

Namorou com Dorrie Evans, mas ela acabou se cansando de seus desaparecimentos constante e terminou com ele.

Quando o Super-Skrull (Kl’rt), possuindo os poderes combinados do Quarteto Fantástico, atacou a equipe, o Tocha Humana conseguiu prendê-lo dentro de uma caverna, mas o Super-Skrull escapou e assumiu a forma de Franklin Storm. O Quarteto ficou a mercê do Super-Skrull, mas outros Skrulls amarram uma bomba ao peito do Franklin real, e Franklin sacrificou sua própria vida para salvar seus filhos. Uma viagem à terra natal Skrull e a morte de Warlord Morrat, o Skrull que autorizou o assassinato de Franklin, trouxe alguma medida de vingança, mas isso não foi a última vez que os Skrulls iriam interferir na vida de Johnny.

Quando se formou, Johnny mudou-se para o quartel-general da equipe no Edifício Baxter, em Nova York. Nessa época, viajou para Wakanda. conhecendo e ajudando o Pantera Negra a derrotar o Garra Sônica.

Além disso, Johnny conheceu a jovem Inumana Cristalys .


Foi amor à primeira vista. Os dois começaram um relacionamento romântico. Vendo isso com maus olhos, a corte inumana fez de tudo para impedir tal romance de prosseguir, mas foi inevitável. A relação
 sobreviveu a volta de Cristalys para Attilan e uma longa separação. 

image42

O inumano Maximus cria a Zona Negativa que acaba tragando Cristalys. Para salvá-la, Jhonny entra na zona negativa pela primeira vez. Jhonny fica impressionado na imensidão das coisas e como nós humanos somos pequenos comparado ao universo.

Ele e Crystallis realmente estavam apaixonados. Sua namorada chega a pertencer a equipe para substituir sua irmã Susan Storm, que estava grávida.

image39

Cristalys teve que voltar para sua terra natal por estar adoecida pela exposição prolongada à poluição atmosférica. Tempos depois, Jhonny descobre que Crystallis ira se casar com Mercúrio. Enciumado, tem uma batalha fútil com Mercúrio até que aceita o fim do relacionamento que tinham.

image04

Eventualmente tendo uma filha com ele. Johnny ficou arrasado, mas tentou seguir em frente.

Esperando relembrar os velhos tempos com Dorrie Evans, ele descobriu que ela havia se casado e teve dois filhos desde que eles tinham se separado. Apesar de abandonar o Colégio, Johnny continuou amigo de Wyatt Wingfoot, que muitas vezes participou da aventuras do Quarteto.

Johnny começou a sair com a cantora mutante Cristal; eles tiveram poucos encontros, pois Alison achava Johnny muito infantil e incapaz de levar um relacionamento sério.

No espaço, o quarteto ajudou os Campeões da Xandar contra os Skrulls. Lá os outros integrantes foram atingidos por um raio de envelhecimento, ele tenta usar a arma para reverter o efeito mas sem sucesso. Seu desespero é tao grande que ele chega a derreter a arma. Johnny destruiu o robô assassino Skrull X, permitindo que Reed use sua arma para reverter o envelhecimento. Certo de seu fracasso e da morte dos seus colegas, Johnny estava a abandonar o Ed. Baxter quando os três o surpreendem vivos, bem e jovens de novo.

2.1- Guerras Secretas: Johnny e muitos outros heróis foram enviados para  as Guerras Secretas promovidas por Beyonder, lá Johnny foi ferido e recebeu os cuidados de Zajhi, uma alien com poderes curativos e com grande capacidade de sedução. Os dois começaram a ter um curto namoro até que Colossus também se apaixona por ela, mesmo com ela já tendo um caso com o Tocha Humana.


2.2 – Johnny e Lyja: Quando os heróis da terra retornaram, o Coisa acabou decidindo ficar no mundo de Beyonder e foi substituido pela Mulher-Hulk na equipe. Mas não foi somente nisso que foi substituido. Johnny se apaixonou por Alicia Masters, a ex-namorada do Coisa.

E juntos tiveram ótimos meses juntos até que Ben Grimm resolveu retornar. Isto tornou a convivência com o Coisa quase impossível. Johnny se casa com Alicia porém, depois Tocha descobre que ela não era a verdadeira Alicia, mas uma impostora Skrull chamada Lyja.

Susan e Reed decidem se aposentar da equipe sendo substituídos por Crystalis e Sharon Ventura.

image31

Quando estava na Universidade Empire States, foi abordado por Devos e os Skrulls Paibok e Lyja que se uniram unicamente para atacá-lo. Para se defender usou o seu poder de supernova e acabou destruindo a universidade. Se sentindo culpado e sem saber como encarar o Quarteto pelo seu erro, foi viver como um pária até ser encontrado pelo “Novo Quarteto Fantastico” Wolverine, Homem Aranha, Hulk e Motoqueiro Fantasma que vão detê-lo, só assim ele pede ajuda do Quarteto.

2.3- Massacre/Heróis Renascem:

Pouco depois, os principais heróis da Terra enfrentaram o vilão Massacre. Vários desses heróis—incluindo o Quarteto, os Vingadores e o Hulk — teriam morrido no último esforço para derrotar Massacre, não fosse a intervenção de Franklin Richards que conseguiu criar uma realidade alternativa para eles habitarem. Enquanto isso, na verdadeira Terra, o grupo de pretensos heróis conhecidos como Thunderbolts arrasou o Four Freedoms Plaza, deixando os heróis sem uma base quando retornaram do universo paralelo. Eles foram obrigados a usar o galpão onde Reed armazenava equipamentos como QG, rebatizado de Pier 4.

Ao mesmo tempo em que o Píer 4 foi destruído na luta contra Diablo, Reed e Noah Baxter finalizam a reconstrução do novo Edíficio Baxter no espaço e o transportam de volta a seu velho lugar, em Nova York. Infelizmente para o QF, o gerente financeiro aplica um golpe e rouba todo o dinheiro de Reed e seus empreendimentos, forçando a equipe a a declarar falência e se mudar do Edífio Baxter, indo morar no Brooklyn. Lá cada um dos integrantes busca um emprego normal.  Não tendo trabalhos como ator, Johnny ironicamente acaba conseguindo um emprego no Corpo de Bombeiros. A situação de falência é logo revertida e eles voltam a morar no Edíficio Baxter.

Reed, Ben e Sue resolvem investigar uma incursão não autorizada a Zona Negativa mas Johhny, por descuido e desleixo não responde ao sinalizador e chega tarde para a missão e o portal da Zona Negativa acaba sendo fechado.

Namor ataca Nova Yorque pra se vingar da comissão Gideon que vem envenenando dos oceanos e o Tocha Humana com a ajuda da Mulher-Hulk e do Homem-Formiga conseguem dete-lo. Decidido a enfrentar a comissão Gideone descobrir o que está acontecendo, Johnny chama a Mulher-Hulk, Homem-Formiga e a Namorita pra fazerem parte do Quarteto enquanto sua familía esta perdida na Zona Negativa.

2.4- Homem-Invisível: Seres de uma nave espacial decide levar Sue com eles pois é do interesse deles o poder de invisibilidade dela para esconder outros mundo de Galactus, Reed cria uma máquina que transporta os poderes de Sue para Johnny e vice versa, fazendo o líder da nave acreditar que ele havia retirado os poderes dela, porém quando a nave vai embora, Johnny é capturado por Galactus e transformado em seu arauto.

2.5- Guerra Civil: Logo depois da tragédia em Stanford, Johnny entrava em uma boate quando foi abordado e cobrado pela a ação do Novos Guerreiros, um pouco antes de o acertarem com uma garrafa em sua nuca, o deixando em coma por alguns dias.

Depois de sua recuperação, a equipe se divide; Sue e Johnny unem-se aos Vingadores Secretos do Capitão América, o Coisa muda-se para Paris, regressando aos EUA somente na batalha final e Reed foi um dos líderes da força do Homem de Ferro e a favor do registo oficial dos super-heróis.

2.6- Pós-Guerra Civil: Após a vitória do lado pró-registo, Sue e Reed vão de férias para tentar recompor o seu casamento, com Ben e Johnny contando com o reforço de Pantera Negra e Tempestade para substituí-los.

2.7- Invasão Secreta: Quando os Skrulls atacaram a Terra, um dos alvos deles foi a família fantástica. Em um ataque rápido, um dos alienígenas se fez passar por Sue e mandou o topo do Edifício Baxter para Zona Negativa, contendo dentro dele Ben, Johnny, Franklin e Valéria. Johnny percebe que aquele Skrull ele já conhecia: era sua ex-esposa Lyja.
Depois de de uma breve discussão, ela ajuda o Tocha Humana e seus amigos a chegarem a prisão 42, para voltarem a Terra, enquanto fica para trás para reavaliar seu propósito de vida.


2.8- Reinado Sombrio: Devido as armações de Daken, Johnny teve sua perna atingida por uma flecha-arpão, e o Quarteto teve que lidar com alguns Vingadores Sombrios, tais como Ares, Venom (McGargan), Norman Osborn e uma pequena tropa do MARTELO. Só na ultima investida de Osborn foi que o Quarteto se livrou, após Franklin atirar nele com sua arma de brinquedo.

2.9- Tio Johnny: A relação entre Johnny e seu sobrinho é muito forte por terem muita afinidades e Reed acabar dando mais atenção a Valéria.  Tocha Humana demonstra uma certa inveja quando Frankling diz que gostaria de chamar o Homem Aranha para sua festa de aniversario.


Ele e o Coisa foram tirar férias no Neomundo. Tudo se encaminhava para uma viagem tranquila, porém encontraram o lugar em crise e a beira da extinção. E Franklin e Valéria foram escondidos junto com seus tios.

Enfrenta Arcade sozinho quando levou Franklin e Sanguessuga para uma loja de brinquedos

Uma bela garota chamada Amy Brys chega ao edifício Baxter à procura de Johnny para informá-lo de que está esperando um filho dele.

2.10- Morte: Sob as ordens do Aniquilador, um culto organizado por insectóides da Zona negativa tenta invadir a terra através de um portal dimensional no Edificio Baxter, Johnny e Ben (sem poder) tentam defender as crianças do edifício.


Para evitar a invasão da aniquilação e proteger sua família, Johnny ficou para trás para selar o portal e fazer uma última resistência contra a avassaladora onda de aniquilação. Tocha Humana os impede se sacrificando e ficando preso na zona negativa.


Toda comunidade heróica se emocionou com a perda, inclusive o deus Thor derramou lágrimas.
Homem-Aranha conversa com Franklin falando que também perdeu seu tio quando era novo.

3- Líder da Zona Negativa- Johnny Storm morreu, lutando bravamente contra dezena de milhares de insectóides, ou ao menos estaria morto se não fosse os vermes-curadores que recuperaram seu corpo diversas vezes da batalha violenta contra os Insectóides.

Johnny foi enviado para a prisão, onde se reuniu com a Brigada Luminosa. Juntos, eles escaparam, derrotaram o Aniquilador e Johnny se tornou o líder da Zona negativa.

Um ataque dos Krees a Terra fez com que os planos de invasão do Aniquilador fosse antecipado, e Tocha Humana junto com a Brigada Luminosa dos Inumanos Universais enfrentam a gigantesca horda de Aniquilador. Tocha Humana derrota Aniquilador e volta para a Terra mais maduro, em posse do Bastão de Controle Cósmico e trazendo o Aniquilador numa coleira. Juntando-se ao combate contra os Krees, ele e sua horda insetóide que agora lidera derrota a invasão alienígena.

De volta, Jhonny tenta dividir o apartamento com Ff_human_torch_08_rarPeter Parker mas logo é expulso pelo teioso por ser muito festeiro e tornar a causa um caos. O quarteto adota um novo uniforme.

Aniquilador vive como um reles escravo e Tocha com o bastão cósmico governa a zona negativa. Para resolver a revolta dos vermes da zona negativa, as crianças da Fundação Futuro resolvem criar um sistema democrático para atender as vontades da Zona Negativa mas com isso o Aniquilador é eleito líder democraticamente.

4.0- Quarteto Fantástico: Jhonny não consegue se manter maduro por muito tempo ao retornar a sua vida normal. 

Reed Richards leva a família para se aventurar entre dimensões e o inconsequente Johnny Storm chama Darla uma mulher sem nenhuma experiencia heróica para substituí-lo na equipe enquanto viajava em uma aventura pelo espaço e outras dimensões.

tochamane.jpg

O motivo da viagem foi que todos os 4 heróis estavam sofrendo de degeneração celular, o motivo foi um sobrecarregamento de poder causado pela drenagem de poder que um Dr. Destino de outra dimensão fez com o quarteto de seu mundo. Jhonny foi o ultimo a saber junto com as crianças. Eles encontram suas versões alternativas e retiram o excesso de poder.

4.1- Sem poderes: Ff_human_torch_11_rarAo retornar, Jhonny investiu em uma carreira de cantor intérprete e rapidamente estava conseguindo atingir um grande sucesso.

Um portal para o universo condensado de Franklin foi misteriosamente aberto, libertando uma horda de salvagens criaturas voadoras que invade toda Manhattan causando ferimento e destruição. Reed criou uma bomba neural e Tocha Humana salva a todos detonando a no céu com sua forma super-Nova. Todos os monstros foram incapacitados instantaneamente mas, como efeito colateral de ser atingido pela bomba, perdeu seus poderes.

Sr. Fantástico foi incapaz de devolver os poderes ao Tocha, e Johnny fingiu não se importar, falou que iria focar na sua carreira como uma celebridade.

tochahumana impotente

Numa batalha contra o novo Quarteto Terrível, Johnny se faz de isca para os vilões serem pegos pelo campo de força de Sue.

O Quarteto fantástico foi a julgamento, acusado de proporcionar diversos malefícios à população por possuirem inumeros equipamentos e portais que podem gerar graves riscos a população. Eles perdem o Edifício Baxter e a guarda das crianças da Fundação Futuro.

Citações:
aspasEm Chamas”
aspasSomos como formigas” (ao se deparar com um poder maior)

Edições Importantes:
. Primeira aparição: Fantastic Four #1 (1961) No Brasil: Super X (5ª série) #12 (1968 ed. Ebal)

. Engravida Amy Brys – Fantastic Four Annual 32 No Brasil – Universo Marvel #16

( Contribuições: Bolivartrask, Petter, Caio Ribeiro e Fabiano)

Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

Páginas: 1 2 3

22 Respostas to “Tocha Humana (Johnny Storm)”

  1. lockheedpryde1 Says:

    Só li por cima, o protoca dele,mas ficou bem legal.

  2. Guido Machado (@guidomachado) Says:

    Teve um jogo para PS1 também.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Fantastic_Four_(1997_video_game)

  3. Guido Machado (@guidomachado) Says:

    Esqueci de dizer que, embora fosse bem fiel a história, o jogo era muito ruim, além de ter uma dificuldade monstra.

  4. Microheroeman Says:

    eu chorei quando ele morreu, mas fikei feliz quando criaram a Fundação do Futuro, oq não é mais Spoiler, pois o checlist oficial de abril já saiu no UM616

  5. Microheroeman Says:

    eu chorei a morte dele…

  6. Mishtall Says:

    Muito bom mesmo. Vcs estão de parabéns.

  7. Japaa Says:

    *apagado por conter Spoiler – o site só publica os acontecimentos depois que sai aqui pela Panini. Informações que ainda não chegaram são apagadas.*

  8. Caio Ribeiro Says:

    Tocha nunca foi membro dos vingadores

  9. Suellen Says:

    A marvel tem um jogo online no facebook onde ele e varios outros personagens são jogavéis. Acho bacana colocar isso nos protocolos!
    O nome do jogo é alliance avengers!

    • bolivartrask Says:

      Sim.. conhecemos o jogo. Mas eu não o jogo..
      Quem jogar e quiser me passar a lista dos personagens (herois, vilões, secundários npcs) que aparecem e falar rapidamente o que eles fazem no jogo é só me passar que a gente acrescenta.

  10. los Says:

    Existe a possibilidade dele ainda estar vivo ou ja era pra sempre, alguem tem alguma novidade?

    • Deadpool Says:

      Caro los, se você não acompanha spoiler isso mesmo é só com o tempo para saber, tem que aguardar as publicações sair aqui no Brasil, mas se você quiser saber realmente tem que pesquisar mais na internet, aqui no blog não é de nosso costume falar sobre spoiler, falar de historias que não foi publicado ainda.

  11. Murilo Says:

    Sobre um suposto boate do Tocha ser um maconheiro, isso procede?!? Poderia entrar nas curiosidades essa abordagem.

  12. Murilo Says:

    Confesso que não conheço muito do Quarteto, mas vi essa notícia aqui e fiquei intrigado:
    http://www.diariopernambucano.com.br/noticias/governo-americano-manda-matar-heroi-maconheiro-censura-quadrinhos-da-marvel-comics/

  13. André Says:

    Cadê a foto do mini Tocha em Chamas?

  14. Fera Negro Says:

    nossa, o tocha cheira uns baseados kkkk essa e nova pra min kkk

  15. gabriel iespa Says:

    não deveiram cologar ,aquela edição onde ele morre,e volta a vida,e morre e volta a vida

  16. Agente Venom Says:

    O Tocha reviveu e já tá na Fundação Futuro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: