Hank Pym

by

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias

Ant-Man – Stan Lee e Jack Kirby
Giant Man – Stan Lee e Jack Kirby
Goliath – Stan Lee e Don Heck
Yellow Jacket – Roy Thomas e John Buscema
Wasp – Dan Slott e Khoi Pham
Primeira Aparição: Tales of Astonish 27 , 1962
Nome: Henry “Hank” Jonathan Pym
Outros Nomes: Homem-Formiga, Gigante, Golias, Jaqueta Amarela, Vespa, Cientista Supremo
Nacionalidade: Norte-Americano (Elmsford, New York) EUA
Raça: Humana  (Modificado pelo excesso de partículas Pym)
Status: Ativo

Poderes:
Como Homem Formiga:

Reduzir de tamanho ficando no tamanho de um inseto;

– Sua força mantém a de um homem normal (mesmo com seu peso reduzido)

– também capaz de reduzir o tamanho de outras pessoas ou objetos

Como Gigante / Golias:

Aumentar seu tamanho (Atualmente não precisa mais das particulas Pym pelo excesso de uso.)

– Ficando assim com super-força, resistência, velocidade e agilidade acima do comum comparado com as pessoas de tamanho natural;

– Inicialmente ele podia aumentar apenas para 7,5 metros (25 pés) e só se mantinha assim por exatos 15 minutos;

– Ao atingir 100 metros ele pode levantar 50 toneladas.

Como Jaqueta Amarela:

– Aumento e redução de tamanho até a altura maxima de 30 metros ou a estatura de uma formiga.  Força sobre humana em tamanho ampliado, mantem a força de um humano normal em altura reduzida.

Como Vespa:

– Redução de tamanho

– Ferrão – raio disparado da mão (assim como o usado por Janet)

– Vôo (surge asas quando reduz seu tamanho, assim como ocorria com Janet)

Equipamentos:
Partículas Pym – dão a capacidade de alteração de tamanho, no caso, encolher era sua especialidade, mantida a força-física de quando estava no tamanho normal. Pode ser encontrada em forma líquida ou gasosa (opcional).

Pelo excesso de exposição às partículas, agora Pym pode crescer e encolher sem precisar utilizá-las.

Capacete – permite alcançar a comunicação telepática rudimentar com formigas e outros insetos mais elevados e de controlar suas mentes.

– Possui um alto falante

– Particulas Pym ficavam alojadas no capacete

Manoplas capazes de disparar rajadas de força

– Seu uniforme é feito de moléculas instáveis em qualquer identidade

– Possui botas hidraulicas que permitem que ele dê saltos e pouse com sucesso

– Ele também carregava um fio de nylon inquebravel para laçar adversários ou atira-los ao redor

Como Jaqueta Amarela:

– Luvas chamadas de  “ferrões” – Emitir raios de eletricidade

– Asas Artificiais –  implantados em seu uniforme para lhe permitir voar.

Como Gigante:

Capacete – Aumentar e encolher pessoas e objetos.

Pym pode encolher um laboratório inteiro ou uma matriz de armas de fogo para o tamanho de um micro-chip guardado nos compartimentos de seu uniforme. 

Transporte:  Frequentemente utilizava formigas voadoras. 

-Pequenas naves voadoras.

Habilidades:
– Considerado um dos maiores cientistas do mundo, possui considerável experiência em vários domínios científicos como a física subatômica, robótica, cibernética, programação e entomologia. Grande conhecedor de bioquímica, de criação de inteligencia artificial e genética.

– Lutas: Treinado em Judô, Treinado pelo Capitão América, Possui também sua própria forma de luta graças a sua alteração de tamanho

– Estrategista Notável

Características Psicológicas: Mesmo sendo um grande gênio, possui um forte complexo de inferioridade e sentimentos de inadequação em relação aos outros heróis.
Por um tempo teve problemas de multiplas personalidade e depressão

Como Jaqueta Amarela – cafajeste, sem as travas  morais de Pym.

Características Físicas: Loiro

Outras Características:

Ateu

Fã de gibi da EC Comics

Afiliações: Vingadores, Defensores, Vingadores da Costa Oeste, “Defensores Secretos”, Comissão de Assuntos Super-humanos, Academia de Vingadores

Base de Operações: Mansão dos Vingadores, Hidrobase, Bolsão Pym/Mansão Infinita,

Ocupação:Bioquímico,  geneticista, atual cientista supremo da Terra

Parentes Conhecidos:

Avó – Angela Pym

Pai- Brad Pym

Mãe –

Ex-Esposa (morta) – Maria Trovaya
Ex-Esposa – Janet Van Dyne (Vespa)
>> Criação/Filho – Ultron
>>>>”Neto” – Visão
>>>>>>Bisneto – Billy Kaplan (Wiccano) 
>>>>>>Bisneto – Thomas “Tommy” Shepherd (Célere)
>>>>”Neta” – Jocasta
>>>>”Neta” – Alkhema
>>>>”Neto” – Victor Mancha
>> Filho: William Nelson

Relacionamentos: Maria Trovaya (ex-esposa), Janet Van Dyne (ex-esposa), Tigresa, Pássaro de Fogo, Criticos Noll

Biografia (Atualizações em verde):
1-Homem-Formiga:A policia secreta da Hungria matou sua primeira esposa, a húngara Maria Trovaya.

Logo depois, o cientista inventou as “partículas Pym”, uma fórmula para encolher objetos, que seria usada para beneficiar a humanidade. Pym, numa emergência, arriscou usar o tal soro nele mesmo e acabou caindo num formigueiro do quintal onde enfrenta alguma formigas.

E assim Hank começou a usá-la em si mesmo. Pym constrói um capacete cibernético que permite que se comunique e controle formigas. Além disso, Pym projeta um traje de herói e se auto-denomina o Homem-Formiga.

Depois, o famoso bioquímico foi apresentado ao Dr. Vernon Van Dyne, cientista que queria entrar em contato com uma raça alienígena. mas Pym se impesionou mesmo foi com a filha dele Janet (futuramente conhecida como Vespa) que parecia muito com sua falecida esposa apesar de mais nova.

Vernon conseguiu seus objetivos, à custa de sua vida pois foi assassinado. Assim Pym ficou muito próximo de Janet e começam a namorar. Ela desconhecia a vida dupla que Pym possuia como o diminuto herói Homem-Formiga. Impressionado pela força moral de Janet, Hank revelou sua identidade secreta e propôs converte-la em uma super heroína, para que assim pudesse vingar a morte de seu pai. Baseando-se em suas recentes pesquisas sobre a estrutura orgânica das vespas, Pym lhe implantou células insectóides sob as escápulas e têmporas de Janet, lhe dando asas, antenas e a capacidade de comunicar-se telepaticamente com insetos adotando o codinome Vespa.

Homem Formiga e Vespa levam o assassino do pai de Janet a justiça. E assim se forma a inseparavel dupla de heróis.

2- Vingadores: Pym, junto com a Vespa, Homem do ferro, Thor e Hulk, forman a equipe dos Vingadores.

quando ele bolou o plano que os fez vencer Loki, percebeu que ele acrescentava a inteligência ao grupo. Mas mesmo assim tinha sérios problemas de inferioridade, batalhando ao lado de heois tão poderosos.

2.1-Gigante/Golias: Por se sentir inferior, Pym desenvolveu um gás que poderiam aumentar seu tamanho, ao usar esse novo poder, passou a se denominar o Gigante. E mais tarde, Golias.Mas não impediu de ter sentimentos de inadequação por comparar os seus poderes com outros heróis como Thor.

Seguindo com seus experimentos científicos, ele criou o perigoso andróide Ultron, que se rebela e quase destruiu a Costa Oeste. O vilão quis acabar por diversas vezes com o mundo, mas foi impedido pelos Vingadores.

criandoultron

Pym também deixou o uniforme para ser usado pelo Scott Lang que se tornaria o segundo Homem-Formiga.

2.2 Jaqueta Amarela / Casamento: 

Pym se dedicava muito aos seus experimentos e algo o travava de dar um passo a mais em seu relacionamento com janet e pedí-la em casamento. Até que deixou cair uns frascos contendo gases não testados levando à criação de uma nova personalidade, mais auto-confiante, assim assumiu o codinome Jaqueta Amarela.

Com esta nova identidade, conseguiu pedir a mão de Janet em casamento.

2.2.1 – Vingadores Eternamente: Na véspera de seu casamento, um Rick Jones de um futuro próximo conjura um grupo de sete Vingadores, Jaqueta foi um deles, os integrantes vieram de diversas épocas.Curiosamente, uma Janet e um outro Pym foram convocados mas como Gigante. Jaqueta se recusava a acreditar que ele era Pym, achava que era outra pessoa e que o tinha matado. Aos poucos vai se convencendo e se recusa a se transformar em alguém como ele.

Jaqueta se separa da equipe e chega até a se aliar a Immortus mas por fim retorna a ajudar a equipe no momento certo contra os Guardiões do Tempo, estes ultimos que queriam destruir toda a humanidade de se alastrar para fora da Terra por considerarem a raça mais destrutiva do universo.

Ao fim da aventura, retornou ao seu tempo, no dia de seu casamento com Janet.

Pym e Janet se casam. A vida de casado não foi boa para os dois, Henry tinha cada vez mais problemas mentais devido ao trabalho – e, como se soube depois, devido a manipulações do vilão Kang. Após um episódio de violência doméstica, foi dominado por Ultron e atacou os Vingadores, ele e a Vespa separaram-se.

Não só o casamento acaba como ele também é demitido dos Vingadores pela sua má conduta.

Depois é capturado pelo vilão Cabeça-de-Ovo que agrava ainda mais sua atual instabilidade mental e é preso pelo suposto assassinato do vilão, Pym consegue provar a sua inocência mas decide abandonar a vida de herói.

3-Vingadores da Costa Oeste: Mesmo sem ser mais um super-herói, a sua vida vida não estava livre de ação e aventuras. Foi convocado para unir aos Vingadores da Costa Oeste liderados por Gavião Arqueiro para atuar como uma espécie de auxiliar técnico.

Mas os problemas psicológicos de Pyn não estavam resolvidos, ele tenta cometer suicidio por causa do arrependimento por tudo que passou recentemente mas é impedido por La Espirita.

Ela e Tigra estudaram suas condições antes dele tentar rever sua ex-esposa novamente.

Pym aparentemente resolveu seus problemas mentais, integrando suas personalidades. Com isso, voltou a usar a identidade de Jaqueta Amarela.

Ele e Vespa tentaram a reconciliação, tendo ela também abandonado a carreira super-heroística para viverem juntos na Inglaterra. Os dois decidiram, porém, que não daria certo, apesar de continuarem amigos.

4- Vingadores: De volta a vida de herói, a dupla retorna para os Vingadores, Hank volta a ser o Gigante (e depois Golias) antes de ser literalmente dividido em duas pesssoas. O cientista contido (como Gigante) e seu lado imprudente (como Jaqueta amarela). Depois de reintegrados em um só, manteve a identidade de jaqueta e retornou para a janet.

5- Substituido por Skrull: Pym está longe da vida heróica e disposto a se dedicar a sua pesquisa.  Seu casamento vai mal. Janet, sem a atenção que gostaria do marido, sai, bebe e se recente de terem saído de Nova Iorque. Enquanto isso, Hank dá uma palestra sobre genética avançada e acaba tendo um caso com uma ouvinte, porém ela era uma skrull e o derrota.

E assim Pym foi substituido por um alienígena Skrulll chamado Críti-Noll, se passando por Pym foi um dos maiores idealistas do registro de herois que acabou causando uma verdadeira Guerra Civil entre os heróis, em seguida tornou-se o diretor da Iniciativa dos 50 Estados, comandando ao lado do Máquina de Combate no Campo Hammond em Stanford para treinar e preparar todos aqueles que possuíam super-poderes para trabalharem para o Governo Americano.

Um de seus atos também foi derrotar Ultron que havia infectado a armadura do Homem de Ferro mas, o que ninguém ficou sabendo foi que os computadores de Pym foram infectados por Ultron e aguardava o tempo correto para voltar a atacar.

Depois foi descoberto que a Aniciativa era um plano skrull para plantar um agente super-skrull em cada equipe norte-americana. O agente skrull Críti-Noll só foi desmascarado na batalha final da Invasão Skrull e o Hank verdadeiro é trazido de volta.

6- Reinado Sombrio / O Vespa: Após a morte de Janet Van Dyne (uma das conseqüências da Invasão Skrull), Hank percebe que o que os Skrulls usaram foram antiparticulas Pym, ou seja, ele tinha um percentual de culpa, o que só piorou a dor do luto.
Ele entra em sua máquina e a ativa. Depois de uma descarga violenta que atinge todo o seu corpo, tem toda a sua biologia redesenhada. A partir de então quer se tornar um novo herói. E para tal, acredita que deve assumir um novo codinome. E assim, surge… O Vespa, em homenagem à sua mulher.

7- Poderosos Vingadores: Hank e Jocasta estão em sua base, o Bolsão Pym – um lugar que deveria ser minúsculo, que metafisicamente se torna enorme quando dentro –  quando são visitadis por Jarvis, Hércules e Amadeus Cho. que o convidam para liderar uma nova formação dos Vingadores.  Ele recusa inicialmente mas é convencido de sua importancia na equipe. Para completar, encontram com Feiticeira Escarlate (na verdade era Loki se passando por ela) que também estava reunindo novos poderosos vingadores.

Para se tornar base da equipe, é construida a Mansão Infinita dentro do Bolsão Pym. A mansão possui infintas portas que, através do Bolsão, pode levar para qualquer lugar.

Pym, como líder é nomeado o cientista supremo da terra pelo ser Eternidade.

A ex-agente Sharon Carter diz a Hank Pym que foi ela quem atirou em Steve e que tinha algo estranho na arma que usara. Pym investiga a arma e percebe que é de tecnologia do Dr. Destino o que levou a concluir que era uma máquina do tempo e trazer Steve Rogers de Volta.

Após a morte de Hércules, Pyn fica sozinho com Jocasta na imensidão da mansão pois seu grupo estava desfeito. E esse era o momento perfeito para Ultron- que estava dentro dos sistema de Pym- atacar.

Ultron toma o controle da mansão e de mais de dez milhões de robôs em forma de Jocasta, assim ele pretende atacar seu “pai” e herdar toda a mansão. Pyn recebe a visita de Ás e Jacquie membros do Departamento de Operações Planetárias para Atividades Designadas Anormais (DOPADA), eles são atacados pelas dez milhões de Jocasta, Pyn encolhe seus amigos e consegue fugir.

Ultron retorna e encontra Pyn, Jocasta faz um acordo com Ultron de se casar com ele por livre espontânea vontade e em troca ele deixaria a mansão, Ultron aceita o acordo, os dois se casam e vão embora.

8- Era Heróica / Academia Vingadores: Pym e alguns antigos Vingadores  formaram a academia Vingadores para ajudar a guiar jovens super-humanos que tinham sido anteriormente persuadidos pelo malígno Norman Osborn a desenvolverem os seus poderes. Eles dizem que os garotos possuem um grande potencial para se tornarem um dia Vingadores mas a verdade é que todos temem que eles se tornem vilões no futuro.

Ajude o site com um resumo da sua nova fase como Gigante

 

Citações:
aspasAvante, Vingadores!”

Edições Importantes:
. Cria as particulas Pym – ( Tales to Astonishinh #27, 1962) No Brasil – ??

. Torna-se o Homem -Formiga – (Tales to Astonishing #35, 196? No Brasil – ??

. Conhece, namora e transforma Janet em Vespa – (Tales to Astonishing #44, 1963) No Brasil – ??

. Funda os Vingadores – ?? No Brasil – ??

. Como Gigante – Tales to Astonish #49, 1963 No Brasil – ??

. Como Golias – The Avengers #28 ,1966 No Brasil – ??

. Como Jaqueta Amarela – The Avengers#59 ,1968 No Brasil – ??

. Casa com janet Van Dyne – Avengers #60 , 1969 No Brasil – ??

. Luto / se torna O Vespa – Secret Invasion: Requiem, 20?? – No Brasil – Avante Vingadores #36, 20??

(Contribuições –  Bolivar Trask , Emerson Padula, Lucas Coutinho e Caio Ribeiro)

Bibliografia:

http://www.marvel616.com/2009/07/o-que-aconteceu-com-hank-pym.html

http://www.marvel616.com/2010/01/poderosos-vingadores-avante.html

http://gentlemenofleisure1.blogspot.com/2009/11/to-better-know-hero-hank-pym.html

Quer acrescentar alguma informação? Comente:

Anúncios

Páginas 1 2 3

20 Respostas to “Hank Pym”

  1. @_JJunior Says:

    Hank Pym tem uma personalidade que apesar de ser cheia de culpas (como por exemplo o nascimento de Ultron) é legal a beça.

  2. Lucas Coutinho Says:

    muito bom

  3. Aline Wonka Says:

    Traduzir o codenome não foi o pior. O pior foi – se não me engano – a Ebal, que traduziu Gothan para Riacho Doce.

    E em se tratando de pessimos maridos, acho que o Clinr Barton é pior, por não acreditar que a mulher foi estrupada e ficar do lado do estrupador.

  4. Ju@n Says:

    Cara, tem que por a vespa original também!

  5. Mr. Grey Says:

    Os mais inteligentes na minha opinião, são esses: Reed Richards, Tony Stark, Hank Pym, Fera, o Xavier (que também tem uma mente invejável), o Prodígio (quando ainda tinha poderes), Norman Osborn e Amadeus Cho.

  6. gabriel iespa fonseca Says:

    ele sempre foi meu heroi preferito como homem-formiga.Eu sempre quis ser henry pym e ele esta na lista de favoritos depois do demolidor ,o vilao mercenario,Steve Rogers,punho de ferro,thor,motoqueiro fantasma,cavalheiro da lua e os mutantes deadpool e nocturno

  7. Enzo Says:

    ele ja mudou de alter-ego denovo(agora é o gigante)

  8. Illyana Says:

    Só eu acho que ele como Homem Formiga é a coisa mais inutil do mundo?

  9. lockheedpryde1 Says:

    eu ñ acho!

  10. Caio Ribeiro Says:

    Vingadores Eternamente não é uma afiliação

  11. Caio Ribeiro Says:

    Goliath – Stan Lee e Don Heck
    Yellowjacket – Roy Thomas e John Buscema
    Wasp – Dan Slott e Khoi Pham

    Agora ele voltou a ser o Gigante

  12. Monteiro Felipe Says:

    atualmente hank pym desistiu de ser o vespa e voltou a ser o gigante, antes de lutar com o homem absorvente na Academia de Vingadores

  13. romanova Says:

    O Hank e um dos meus vingadores favoritos

  14. pedro paulo rangel Says:

    gostei muito do site , bem completo e atualizado , parabens a todos

  15. jose de albuquerque Says:

    gostei muito das informações

    valeu,pois sou muito fã do homem formiga

  16. Zanog Wagner Says:

    Podem deixar atualiza do que o filme do Homem-Formiga será lançado ano que vem, mal vejo a hora de vê-lo em ação na telona. Mais uma vez, agradeço pela atenção

  17. felipe marvel Says:

    fais um protocolo da nico minouro

  18. Zanog Wagner Says:

    Então, tem um trecho que diz “preciosa” em vez de “precisa”;
    A seguir: “Aumentar seu tamanho (Atualmente não ‘preciosa’ mais das particulas Pym pelo excesso de uso.)”.
    Obrigado pela atenção…

  19. goné Says:

    eu gosto mais do hank como homem formiga e jaqueta amarela

  20. hank Says:

    na série vingadores unidos homem formiga faz aparição em um episódio nesse episódio acontece um acidente com as particulas pym as particulas amarelas aumentam e as azuis diminuem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: