Nova (Richard Rider)

by

Info/ Curiosidades/ Outras Mídias

Nova – Marv Wolfman e John Buscema
Primeira Aparição: The Man Called Nova #1 (1976)
Nome: Richard Rider
Outros Nomes: Kid Nova, Nova #11249-44396, Nova Primordial, Quasar
Nacionalidade: Estadunidense (Hempstead, Nova York, EUA) Terra 616
Raça: Humano / Xandariano
Status: Inativo (Supostamente Morto)

Poderes:
> Super força, a Força Nova concede para ele uma força que é capaz de erguer mais de 100 toneladas;

> Super constituição, com a Força Nova seus músculos são mais resistentes, pode ficar mais de 24 hs sem que se canse;

> Velocidade supersônica, se canalizar uma boa quantia de Força Nova ele pode se mover em velocidades mais rápidas do que a luz;

> Agilidade e reflexos acima da media humana;

> Invulnerabilidade, seu corpo é altamente resistente a todas as formas de danos físicos podendo resistir a balas de alto calibre, quedas de alturas tremendas, a exposição a condições extremas de temperatura e pressão, explosões de energia poderosas, ácidos corrosivos, e as forças de impacto tremendo sem sofrer ferimentos, (já suportou força suficiente para destruir três Sistemas Solares)

> Voo, pode usar a Força Nova para impulsionar-se através do ar a velocidades tremendas;

> Fator de cura regenerativo, canalizando Força Nova ele pode regenerar rapidamente tecidos danificados;

> Energia concussiva, pode canalizar a Força Nova e expelir a energia na forma de extremamente poderosas explosões concussiva, ele pode liberar pulsos extremamente poderosos, ele pode criar uma poderosa descarga eletromagnética que pode anular a gravidade.

Equipamentos:
Uniforme da Tropa Nova: Protege o usuário do vácuo espacial, bem como do intenso calor, também lhe garante 6 horas de ar respirável.

Mente Global:
É um coletivo sapiente criado para governar e manter todas as formas de cultura Xandariana. A Mente Global contém todos os conhecimentos recolhidos pelo povo Xandariano incluindo arte, ciência, história e filosofia. Rider pode acessar qualquer aspecto desta tecnologia, comunicando com a Mente Global verbalmente ou mentalmente. Como resultado, muitas vezes a Mente Global contatou Rider espontaneamente e geralmente oferece conselhos, instruções, recomendações, e até mesmo críticas. Vinculada com Rider a Mente Global é altamente útil, no entanto, também no fato de que a Mente Global é crucial para ajudar a manter o controle da Força Nova.

Algumas outras características demonstradas pela Mente Global:

– Ajuda a conter a Força Nova, mantendo toda sua mente e sanidade intacta;
– Downloads dos perfis de oponentes diretamente para a mente de Rider;
– Detecta energia nas proximidades, incluindo aqueles usados em teletransporte;
– Pode assumir o controle do corpo de Rider enquanto ele dorme;
– Acesso a sistemas de computador fortemente protegidos;
– Analisar os atacantes, incluindo a detecção de surtos de adrenalina em seus corpos;
– Detecta a aproximação de super-humanos com poderes baseado em energia;
– Permite Rider para invadir as transmissões de TV via satélite, e transmitem sua voz e imagem para a TV;
– Pode proteger Rider de manipulação psiônica usando escudos psíquicos.

Habilidades:

Características Psicológicas:

Características Físicas:

Outras Características:

Afiliações: Tropa Nova, Campeões de Xandar, Novos Guerreiros, Defensores (por apenas um dia), Selecionados, Vingadores Secretos

Base de Operações: Xandar

Ocupação: Ex- garçom de lanchonete, Centurião Nova

Parentes Conhecidos:

Tio paterno (morto) – Dr. Ralph Rider
Tia paterna –  Ellen Rider
Pai – Charles Rider
Mãe – Gloria Rider
>>Irmão – Robbie Rider

Relacionamentos: Namorita (namoro),  Laura Dunham (namoro), Gamora


Biografia: (Atualizações recentes em verde)

1- Origem: O estudante de Ensino Médio Rich Rider, de 17 anos era apenas um garoto comum. Comum até demais para seu gosto. Não é um atleta, não é um gênio, não faz sucesso com as garotas. Um “joão-ninguém”, com um sonho tolo de se tornar um super-herói. Mas sua realidade era se esquivar da provocação e intimidação do seu colega Mike.

Até o dia em que Rhomann Dey, o último Centurião Nova, chega à Terra perseguindo Zorr, destruidor do planeta da Tropa Xandar. A partir deste encontro, a vida do simplório Richard Rider nunca mais foi a mesma, recebeu os poderes do Centurião Nova, que está as portas da morte. Esses poderes serviram para não só vingá-lo, como também todo seu planeta morto.

2- Nova: Depois de sair do hospital por causa do coma de receber os poderes, Rich vai a aula de matemática e resolve 18 a 5ª potencia de cabeça, testa seus novos poderes e se torna o Nova.

Enfrenta Zorr o Conquistador, que é o responsável pela morte do povo do Centurião.

No fim, Nova é salvo pelo próprio Centurião, que a milhas de distancia extingue sua própria força vital para vingar seu povo e proteger o herói adolescente.

Nova enfrenta o poderoso Thor que tinha sido controlado pelo Corruptor.

Depois disso, enfrenta Dreaded One, Tyrannus e os Asseclas do Toupeira. Muitas vezes, a mãe do Nova que geralmente informava-o o que estava acontecendo de crimes, porque ela é voluntária da polícia.

Um amigo da escola conhecido como Caps, é seqüestrado pelo seu tio, o supervilão Megaman (não é o mesmo dos video games :P). Quando enfrentava-o sua casa é incendiada, então nova decide salvar sua família ao invés de perseguir o vilão que escapa. Ele consegue retirar a mãe, o pai e o irmão mas sua casa é destruída. Depois Nova derrota a ameaça.

Seu pai se encontra desempregado, Rich ia retirar seu dinheiro da poupança para  dar ao seu pai quando o banco foi assaltado pelo Homem Areia.

Seu pai acaba pedindo ajuda financeira ao Clube Interno, um notório grupo de vilões. E ele deve fazer o que eles mandarem em troca da ajuda que eles proveram a ele, por causa disto, seu pai acaba preso. Foi liberado sob fiança.

Nova é testado por MVAs de Nick Fury e depois que o herói é bem sucedido, Nick o convoca para derrotar o vilão Garra Amarela. Depois ele enfrenta o Blecaute.

Seu inteligente irmão mais novo, Robbie Rider, investigava sério para descobrir qual era o grande segredo de Rich até que Nova acaba ferindo seu próprio pai que estava trabalhando com os criminosos do Clube Interno, ele o leva pro hospital e resolve dizer sua identidade para toda família.

Nova parte pro planeta Xandar na nave do Nova Primordial acompanhado de mais seis super-seres: o Cometa e seu filho Vigilante do Crime, e os vilões Dr. Sol, Esfinge, Potencius e Diamante.

.

No caminho eles são atacados pelos skrulls que foram despachados pelo Imperador, e uma violenta luta se segue. Os skrulls fogem derrotados. O vilão Esfinge absorveu o conhecimento de Xandar e se tornou um gigante e foi destruir a Terra onde enfrentou o Quarteto Fantástico e Galactus, enquanto isso, Nova e os outros super-seres enfrentam mais skrulls.

3- Novos Guerreiros: Se une a um grupo de jovens heróis fundado por Dwayne Taylor (Radical), herdeiro de um grande império que jurou usar seus recursos para combater o crime. Mudou seu nome para Kid Nova e agora dividia sua vida de Novo Guerreiro com suas obrigações com a tropa de Xandar. Em sua primeira missão juntos enfrentam Terrax.  

2017146-new_warriors1_22_crop

A equipe enfrentam o Fogo da Meia-Noite, ajudam Thor a enfrentar o Fanático, enfrentam também o Pensador Louco, Primus e a equipe Psionex.

Teve um romance com Namorita (Nita Prentiss), que foi se degradando aos poucos. Seu romance com Namorita se desfez de vez quando a Atlante sofreu mutações e sua pele fica azul.

Rich, em sua identidade civil, começou um relacionamento com uma garota chamada Laura Dunham, mas eles se separassem quando ela descobriu sobre sua vida de super-herói.
Nova e Rita retornam com seu relacionamento até que Rita passou novamente por mudanças de aparência e poderes, precisando de apoio de Rich, mas ele se afastou dela por causa de seus próprios problemas pessoais. Rich depois ficou com ciúmes do relacionamento de Nita com Johnny Storm (Tocha Humana), e quase começou uma relação com Mickey Musashi (Turbo).

A equipe passou a trabalhar em seu programa de TV no estilo reality show, no qual caçam super-vilões em pequenas cidades dos EUA diante das câmeras.

Richard retorna para o espaço abandonando a equipe, e nem suspeita que a equipe passaria por maus bocados.

4- Aniquilação: O vilão Aniquilador tentou dominar a galáxia, iniciando uma guerra cósmica sem precedentes. Uma das consequência foi a aparente morte de Quasar (Wendell Vaughn) e a tomada de seus braceletes quânticos pelo Aniquilador. Outra consequência foi a morte de toda a Tropa Nova, Richard Rider foi o único sobrevivente. Agora ele carrega a Mente Global de Xandar e todo o legado desse planeta morto dentro de sua mente.

Na batalha final, Richard Rider, detentor do poder da Tropa Nova tomou a decisão em sacrificar a própria vida se necessário para por fim ao Aniquilador. Foi um confronto acirrado, mas é certo que o Aniquilador ainda assim era muito mais poderoso, principalmente detendo as pulseiras quânticas do falecido Quasar.

Nova esteve á beira da morte, mas a filha de Quasar, Phylla-Vell, mostrou-se digna da coragem de seu pai e impediu o vilão de matar Nova ao roubar as pulseiras quânticas dele.

Foi o máximo que ela conseguiu antes de ser brutalmente atingida pelo Aniquilador.

E, certamente, foi essa coragem da jovem que estimulou Rider a se por novamente de pé e atingir o vilão em seu ponto fraco. Já que era incapaz de ferir a carapaça da criatura, Nova arrancou as entranhas do inimigo pela goela. Assim, pereceu o Aniquilador. Assim, o universo foi salvo.

5- Guerra Civil: Enquanto Nova estava no espaço, os Novos Guerreiros acabaram sendo acusados de imprudência por uma lamentável tragédia que aconteceu em Stanford que desencadeou uma guerra civil entre heróis e uma lei obrigando o registro de cidadãos com super poderes.

Enquanto isso, sem suspeitar de nada, Richard recebe uma missão da Mente Global e segue o trajeto para cumprí-la, mas ocorreu um erro na Mente Global e Richard acaba caindo na Terra. Richard aproveita e vai rever seus pais. Logo o Homem de Ferro e a SHIELD vão averiguar a queda. Stark conversa com Richard, fala sobre os trágicos acontecimentos recentes, Richard fica indignado sobre o ocorrido, encontra com Justiça, um membro dos Novos Guerreiros, que fala a sua versão da história. No outro dia, Richard é seguido por um antigo inimigo o Diamante, depois de derrota-lo os Thunderbolts aparecem e lutam com Nova até a intervenção do Homem de Ferro.

Richard volta para sua casa, seus pais ficam confusos pois Richard enfrentou os Thunderbolts, que são os mocinhos na cidade, Richard sai da casa e encontra com Suplicio, que logo revela ser Robert Baldwin, o antigo Speedball.

Richard Rider esta muito mais confuso, a Terra que ele conhecia mudou muito e ele retorna para o espaço.

6- Aniquilação², a Conquista: Richard Rider tenta dar um rumo em sua vida. Mas ele não encontrará paz por muito tempo, pois, com os Skrulls e os Krees em frangalhos, a Galáxia está em seu estado mais vulnerável. E assim uma nova ameaça começa a surgir: Falange. Nova enfrenta Gamora e Drax que foram assimilados.

Depois, Nova conseguiu uma aliança com Magus e Warlock contra a Falange.

7- Invasão Secreta: Os Skrulls encurralam Nova em um planeta isolado, sob o pretexto de uma infestação Falange, com a intenção de matá-lo antes que ele pudesse retornar à Terra e descobrir a invasão. No entanto, Kl’rt, o Super-Skrull original revelou-se no planeta e salvou Richard. Ele informa a Rider que seu povo está em uma cruzada religiosa, e que eles estão atacando o planeta Terra. Chocado, Richard imediatamente correu de volta para a Terra, tendo Kl’rt como aliado que o esconde dos outros Super-Skrulls.

Ele vai para Projeto Pégasus para ajudar seu irmão Robbie, onde ele ajuda Falcão de Aço em defesa da instalação.

Surpreendentemente, o Projeto Pégasus revela que eles têm restaurado à vida Wendell Vaughn (Quasar) e reativando a Mente Global, que foi quem autorizou os construtos de defesa cibernética no complexo, que virou a maré da batalha. Mas, um navio de guerra Skrull aparece para destruir a base, que em si é destruída pelo o que parece ser Centuriões Nova, saudando Richard como o Nova Primordial.

8- Novos Centuriões Nova: Rider ficou sabendo que enquanto ele dormia, a Mente Global Xandariana recrutava novos membros, o que abalou a confiança entre ambos. Uma nova base da tropa foi montada, e uma nova Xandar começou a existir, e não era um planeta qualquer, e sim o planeta vivo conhecido como Ego. A Mente Global abacou sendo fundida a Ego, e milhares de recrutas foram trazido para treinamento, entre eles estava Bob Rider, irmão de Richard, a situação degringolou quando Rider negou-se a repassar a força nova para Ego, o que culminou com a retirada de seus poderes, e foi deixado na Terra como um reles mortal.

Rider conseguiu tornar-se o novo canditado a Quasar e Protetor do Universo, sobre a tutela do espírito de Wendell Vaughn a orientá-lo.

9- Guerra dos Reis: Como não podia deixar de acontecer, Nova Xandar/Ego bateu de frente com o avanço da conquista galáctica promovida pelo Imperador Shiar, o Vulcano na época. E Nova participa da batalha contra Vulcano

Após esses eventos, Rider volta a ser um Nova Primordial e estabelece uma nova cordialidade com a tropa recém-formada.

10 – Vingadores Secretos: Depois que o Reinado Sombrio de Norman Osborn caiu, Steve Rogers foi elevado ao posto de maior policial do mundo. Como uma de suas primeiras ações, formou uma nova equipe de Vingadores, os Vingadores Secretos.

Rogers o convocou para a equipe e Nova ficou nervoso por ser convocado por uma lenda viva.


Nova foi recrutado para uma missão de reconhecimento em minerações abandonadas da Roxxon em Marte. Ao chegar lá, acaba sendo hipnotizado pela Coroa da Serpente e a coloca em sua cabeça. Quando os Vingadores chegam a Marte, encontram o Nova hipnotizado tentando desenterrar um antigo mal. Para deter o Nova, Steve Rogers coloca o seu capacete de Nova e passa a portar o seu poder.

Ao acabar, Nova se despede e fica a disposição dessa nova equipe. Luta ao lado de Homem-Aranha impedindo um roubo a banco incomum, parabenizam um ao outro por finalmente ingressarem aos Vingadores. Mas após receber uma preocupante mensagem dos Guardiões da Galaxia, ele deixa o seu posto de Vingador, forçando Steve Rogers e Fera a procurar outro herói cósmico para substituir. 

11- Thanos Imperative / Morte:  Nova, junto com outros poderosos seres como Surfista Prateado, Gladiador, Ronan, Bill Raio Beta e Quasar entram em batalha contra as forças do Cancerverse para salvar heróis capturados incluindo sua ex-namorada Namorita.

Nova contraria as vontades de Medusa e Blaastar e vai salvar os Guardiões da Galáxia. Ao enfrentar os Revengers (os Vingadores do Cancerverso), precisou absorver os poderes dos Centuriões Novas pra ampliar seu poder. Depois, Nova e o Senhor das Estrelas corajosamente acabam enfrentando Thanos que estava enlouquecido pela sua amada Morte o ignorar. O portal do Cancerverso é fechado e nunca mais ouviram falar dos dois heróis.  

Presumindo que os dois estão mortos, foi feito um belo funeral em Attilan com os principais heróis do galáxia. Uma estátua dos dois foi construída em homenagem. Seu irmão e Namorita ficam arrasados com a perda. Os Centuriões Nova permaneceram sem poderes. (Não publicado no Brasil)

12- Novo Nova: Um jovem humano com um diferente uniforme de Nova surge alertando os Vingadores que a Força Fênix se aproxima da Terra. O legado da Tropa Nova não chegou ao fim.

Citações:
aspas

Edições Importantes:
Primeira aparição: The Man Called Nova #1 (1976), No Brasil: Super-Heróis Marvel #1 (1979, RGE)

.Nova e Thor: Nova v.1 #4 (1976), No Brasil: Almanaque Marvel #7 (1980, Ed. RGE)
.Nova e Homem Aranha: Nova v.1 #12 e Spider Man #171, No Brasil: Teia do Aranha #41 (Ed. Abril)
.Revela sua identidade para sua família: Nova v.1 #21-22 (19??), No Brasil: ??
.Primeira aparição novos guerreiros: ?? No Brasil: Homem Aranha #136 (Ed. Abril)
.Guerra Civil: Nova v.2 #1 a 3 (2007), No Brasil: Marvel Apresenta #37 (2008, Panini)
.Aniquilação²: Nova v.2 #8 a 12 e Nova Annual #1 (2008), No Brasil: Marvel Apresenta #41 (2009, Panini)
.Invasão Secreta: Nova v2. #16 – 18 (2008), No Brasil: Marvel Apresenta #44 (2009, Ed. Panini)
.Se torna Quasar: Nova v.2 #23 (2009) No Brasil – Não publicado

.Convocado pros Vingadores secretos –  I am an avenger #3, 2010 No Brasil – ??
.Dominado pela Coroa da Serpente vs. Steve Rogers – Secret Avengers #01-03, 2010 No Brasil – ??

. Morte: Thanos Imperative #6, 2010 No Brasil – ??

( Contribuições: Deadpool, Bolivartask e Lucas Coutinho )

Bibliografia:

O diário de Nova (tópico MBB, Feito por Pip, o Troll)

NovaPrimePage.com

MarvelWikia.com

Quer acrescentar alguma informação? Comente:
Quer utilizar nosso texto? Ok, mas coloque a referência com link pro nosso site

Anúncios

Páginas: 1 2 3

11 Respostas to “Nova (Richard Rider)”

  1. Mishtall Says:

    Aí, galera. Belo protocolo. Eu fiquei algum tempo longe das hq’s e não conhecia esse personagem, até ler sobre ele no Universo Marvel 616, e fiquei muito curioso sobre sua origem e, graças a vocês, eu pude conferí-la aqui. Gostaria de agradecer a vocês por disponibilizarem tantas informações sobre variados personagens do Universo Marvel. Muito obrigado e, por favor, continuem o excelente trabalho. Um forte abraço a todos da equipe. Valeu!!

  2. LUKE Says:

    Aí galera, o Nova agora é jogável no Marvel Super Hero Squad online… seria bom acrescentar

  3. rhygar Says:

    Nova é um dos Meus personagens Favoritos, mas há algumas coisas que eu não entendo muito, e é em relação à Tropa.

    Lá eles tem patentes (Denarian, Centurian e tals) e eles possuem niveis diferentes de acesso à Força Nova.
    A força Nova é Fracionada dependendo do número de integrantes da tropa?

    Exemplo:
    A tropa tem capacidade para gerar 100 de energia. Se temos 2 Centurians e ele usa tudo, não sobra nada pro outro? Afinal ele possui 100% de acesso à força.

    É ligeiramente diferente à Tropa dos Lanternas (DC) onde mesmo q eles tenham níveis diferentes, cada um tem a sua própria “bateria”.

    Pergunto isso pq na Imperativa Thanos, o Rider retira os poderes dos poucos membros da Tropa para se fortalecer.

  4. Microheroeman Says:

    oq aconteceu com ele depois do lance da Coroa da Seroente?

  5. Microheroeman Says:

    quem é Rhomann Dey?

  6. Lockheed Pryde Says:

    se eu soubesse eu te falava

  7. thiago Says:

    quero fazer uma pergunto: como vcs fazem esses bunequinhos para porem nos protocolos? acho mto legal

  8. junior Says:

    ele participa no ultimante homem aranha

  9. vitor eugenio Says:

    ele aparece junto com o thor em almanaque marvel 7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: